Portal do Professor

Início do Conteúdo

EDUCA??O NO CAMPO: espa?o diferenciado de aprendizagem

Autor e Co-autor(es)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Deslocamentos populacionais
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espa?o e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial ?tica Justi?a
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Analisar a diferen?as entre a vida rural e urbana.
  • Conscientizar sobre as desigualdades sociais existentes entre as regi?es rurais e urbanas.
  • Aprender a rotina de uma escola de campo.
  • Desenvolver atitudes cooperativas e solid?rias com os alunos que vivem em outras localidades.
  • Valorizar a cultura do campo.

Duração das atividades

5 aulas de 1 hora.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necess?rio que os alunos estejam cursando pelo menos o quarto ano do ensino fundamental e j? estejam alfabetizados. Al?m disso, se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno- UCA, ? fundamental que os alunos saibam utilizar recursos do Classmate como navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o TuxPaint. Caso sua escola n?o participe do projeto, voc? precisar? encaminhar os alunos ao laborat?rio de inform?tica para a realiza??o das atividades sugeridas.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

1? Momento: Convidar os alunos para assistirem o v?deo: ?Chico Bento em: na ro?a ? diferente!? Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0. Acesso em 12 de junho de 2013.

?

2? Momento: Em roda de conversa, refletir com os alunos sobre o v?deo: Porque na ro?a ? diferente? O que o primo de Chico Bento estranhou quando estava na ro?a? Voc?s conhecem pessoas que moram na ?rea rural? Algu?m na sala reside na ?rea rural? Como voc?s imaginam que ? a vida no campo?

3? Momento: Dividir a turma em dois grupos: A e B. Solicitar aos alunos do grupo A que conversem sobre como ? a vida na ?rea rural e registrem ideias principais em uma cartolina. Aos alunos do grupo B sugira que conversem sobre como ? a vida na ?rea urbana e tamb?m registrem em uma cartolina. Ap?s esse momento abrir a roda para a discuss?o coletiva sobre as duas realidades retratadas pelos alunos. Professor, para tornar a aula mais interessante e garantir a participa??o de todos os alunos voc? poder? incentivar os alunos a fazerem uma dramatiza??o sobre as duas realidades ?A vida rural? e a ?Vida urbana? a partir dos registros feitos inicialmente por eles. Aproveite a oportunidade para dizer aos alunos que geralmente no meio rural visualizamos planta??es, pastos, cria??es, fazendas, rios e lagos, dentre outros. A dist?ncia entre uma casa e outra ? bem maior que nas cidades e algumas dessas caracter?sticas interferem na vida das pessoas que l? residem. No meio urbano, por sua vez, a paisagem ? marcada por v?rias constru??es, autom?veis, pessoas circulando em ritmo acelerado, sendo que essas caracter?sticas tamb?m se refletem no modo de vida das pessoas que habitam nas cidades.

4? Momento: Ap?s a dramatiza??o convidar os alunos para assistirem o v?deo: ?Vida Maria?, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=2Ef7FAadGiI. Acesso em: 10 de junho de 2013.

Sinopse: O v?deo ? uma anima??o de curta metragem que retrata a dura realidade da maioria dos nordestinos que em virtude das condi??es prec?rias de moradia, de alimenta??o, de vida, s?o impedidas de estudar.

Ap?s exibi??o do v?deo, solicitar aos alunos que produzam um texto sobre o que o v?deo lhe fez refletir.

ATIVIDADE 2:

1? Momento: Disponibilizar algumas imagens aos alunos para que eles visualizem. Sugerem-se as seguintes imagens:

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/-r3Puo-IgQaE/TycN2YaDA7I/AAAAAAAADEk/Tkix8uQnUoI/s1600/escola%252Brural%252B1.jpg&imgrefurl=http://joaramos.blogspot.com/2012/01/foram-fechadas-37776-escolas-rurais-no.html&h=336&w=448&sz=32&tbnid=amwS6oVrt4tLZM:&tbnh=92&tbnw=122&prev=/search%3Fq%3Descolas%2Brurais%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=escolas+rurais&usg=__8sKm2VjRTaTw9EiLFWo2uJa50K0=&docid=nxtEjJ85r3Dq3M&sa=X&ei=9Cq3UdwZ66jQAfaCgagJ&sqi=2&ved=0CD8Q9QEwAA&dur=429. Acesso em 12 de junho de 2013.

Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/boletim-educacao/files/2010/05/campo.jpg&imgrefurl=http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/boletim-educacao/2010/05/21/abandono-das-escolas-rurais/&h=293&w=495&sz=35&tbnid=rHQC6ZNzhGu4hM:&tbnh=72&tbnw=122&prev=/search%3Fq%3Descolas%2Brurais%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=escolas+rurais&usg=__ZqHLlmjv_oWmzdjcOA6-Y3mkBok=&docid=oYvaIHM1PlA3zM&sa=X&ei=9Cq3UdwZ66jQAfaCgagJ&sqi=2&ved=0CEIQ9QEwAQ&dur=140. Acesso em 12 de junho de 2013.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_a_k9yS1B4pg/S_0PRiCuOII/AAAAAAAAFZo/5V91DEx6Cq4/s1600/8_02_f137site_GGBeS.jpg&imgrefurl=http://adrianaferraz.blogspot.com/2010/05/pesquisa-revela-estudo-precario-na-zona.html&h=195&w=300&sz=18&tbnid=9tq1Il7XJkM6bM:&tbnh=90&tbnw=138&prev=/search%3Fq%3Descolas%2Brurais%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=escolas+rurais&usg=__FCUGP9sDEvUn_y_Qrvm5lk4into=&docid=_8L1VLfIUEXsGM&sa=X&ei=9Cq3UdwZ66jQAfaCgagJ&sqi=2&ved=0CEUQ9QEwAg&dur=182. Acesso em 12 de  junho de 2013.

2? Momento: Refletir sobre as imagens por meio das seguintes quest?es: Voc?s identificam esses lugares? O que as pessoas est?o fazendo?

3? Momento: Ap?s a reflex?o sobre as imagens e a discuss?o sobre diferentes realidades vividas pelas pessoas no meio rural, ou em escolas rurais, solicite aos alunos que proponham uma legenda para colocar abaixo das mesmas. Para isso dever?o utilizar seus notebooks/Um Computador por Aluno para acessarem tais imagens e identific?-las.

4? Momento: Dando continuidade, convide os alunos para assistirem o v?deo: ?Escolas rurais- TVendo e aprendendo?. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=xhoaiWv4wIM. Acesso em 12 de junho de 2013.

5? Momento: Os alunos dever?o imaginar que estudam numa escola rural. Em seguida, produzir?o um texto relatando como ? a aula nessa escola, sua rotina de atividades (o que fazem), a hora do lanche (organiza??o, o que comem), a hora do recreio (brincadeiras, outras atividades), que conte?dos s?o ensinados, como s?o os professores, dentre outros.

ATIVIDADE 3:

1? Momento: Dividir os alunos em duplas para utilizarem seus notebooks/Um Computador por Aluno e acessarem os links abaixo para fazerem as leituras dos textos sugeridos. Cada dupla dever? ler um texto eletr?nico.

1) Escola rural. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/educacao/escola-rural/. Acesso em 12 de junho de 2013.

2) Mais for?a para a Educa??o no Campo. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/mais-forca-educacao-campo-618019.shtml. Acesso em 12 de junho de 2013.

3) Pedagogia de altern?ncia na Educa??o Rural. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/salvacao-lavoura-497826.shtml.Acesso em 12 de junho de 2013.

4) Educa??o Rural: encurtando dist?ncias. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/educacao-rural-encurtando-distancias-685747.shtml. Acesso em 12 de junho de 2013.

2? Momento: Ap?s a leitura dos textos, cada dupla dever? destacar palavras-chave sobre a educa??o no campo e, em seguida, procurar no ca?a-palavras abaixo algumas palavras com sentido semelhante ao encontrado no texto eletr?nico sobre o tema.

Ca?a-palavras

?

A

V

C

O

O

P

E

R

A

?

A

O

P

L

A

A

P

R

E

N

D

I

Z

A

G

E

M

?

B

I

N

M

T

C

U

L

T

U

R

A

M

L

A

V

I

N

D

I

C

E

E

V

A

S

A

O

S

S

O

L

I

D

A

R

I

E

D

A

D

E

Y

E

D

U

C

A

?

A

O

M

X

Z

W

R

D

E

S

I

G

U

A

L

D

A

D

E

H

A

T

S

F

Y

U

S

O

C

I

A

L

H

D

S

R

D

G

P

L

A

N

T

I

O

H

O

F

E

E

R

E

G

I

A

O

R

U

R

A

L

H

T

C

C

U

R

R

I

C

U

L

O

N

O

V

O

E

H

A

D

E

S

A

F

I

O

P

?

W

H

A

L

H

L

C

A

M

I

N

H

O

S

A

S

X

L

J

K

L

?

P

O

L

I

T

I

C

A

A

D

H

V

A

L

O

R

I

Z

A

?

A

O

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

3? Momento: Ap?s a identifica??o e localiza??o das palavras no ca?a-palavras, cada dupla dever? escrever pelo menos cinco frases com a palavra encontrada com base no texto lido. Por exemplo:

1)    Palavras encontradas: ?ndice e evas?o.

2)    Frase: H? um alto ?ndice de evas?o dos alunos nas escolas rurais.

ATIVIDADE 4:

1? Momento: Utilize o recurso da TV ESCOLA para aprimorar sua discuss?o sobre o tema. Convide os alunos para assistirem o v?deo: ?Caminhos da escola- educa??o no campo?. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1438. Acesso em 12 de junho de 2013.

2? Momento: Ap?s a exibi??o do v?deo, refletir com os alunos: Que tipo de escola foi retratado no v?deo? Ser? que todas as escolas rurais disp?em desses recursos? Ser? que os professores de escolas rurais se sentem motivados a ministrar aulas nesse espa?o? O que ? necess?rio fazer para que as aulas na educa??o no campo tornem-se mais interessantes?

3? Momento: Agendar uma visita a uma escola rural pr?xima ? cidade. Elaborar um roteiro de perguntas para fazer aos alunos e aos professores dessa escola. As perguntas poder?o seguir o mesmo direcionamento daquelas realizadas no momento da reflex?o sobre o v?deo Caminhos da escola: educa??o no campo.

Recursos Complementares

V?deos:

Alunos da rede rural estudam com livros did?ticos espec?ficos para a escola do campo pela primeira vez. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=LxoO797QsfY. Acesso em 12 de junho de 2013.

NOVA ESCOLA/ EDUCA??O RURAL NO BRASIL. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ctFsrUbnql4. Acesso em 12 de junho de 2013.

EDUCA??O DO CAMPO. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Nm877S-BkHg. Acesso em 12 de junho de 2013.

Not?cias eletr?nicas:

Dilma lan?a programa nacional de educa??o no campo. Dispon?vel em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,dilma-lanca-programa-nacional-de-educacao-no-campo,850945,0.htm. Acesso em 12 de junho de 2013.

Pronacampo vai melhorar qualidade do ensino no campo para aumentar produtividade. Dispon?vel em: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/03/20/governo-lanca-programa-de-educacao-para-populacao-rural. Acesso em 12 de junho de 2013.

Educa??o rural no Brasil. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-rural/. Acesso em 12 de junho de 2013.

Avaliação

A Avalia??o dever? ser cont?nua e processual. Procure identificar se os alunos ao conheceram a rotina, o funcionamento e as pr?ticas de algumas escolas de campo, conscientizaram-se sobre as desigualdades sociais existentes entre as regi?es rurais e urbanas. Como avalia??o final solicite aos alunos que em grupos de tr?s colegas, listem algumas atitudes que dever?o tomar para demonstrar coopera??o e solidariedade com os alunos que vivem em outras localidades e para valorizar a cultura do campo.