Portal do Professor

Início do Conteúdo

Transporte escolar: o que podemos aprender do caminho de casa para a escola e da escola para casa?

Autor e Co-autor(es)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Deslocamentos populacionais
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espa?o e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educa??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Situa??es urgentes no Brasil em rela??o aos direitos da crian?a
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Adotar posturas e comportamentos seguros quando est?o no transporte escolar. Conhecer diferentes meios de transporte utilizados por alunos para chegarem ? escola.
  • Conscientizar sobre diferentes situa??es vividas pelos alunos no caminho de casa para a escola e da escola para casa.
  • Perceber que o transporte escolar viabiliza o estudo de muitos alunos que residem longe da escola.
  • Desenvolver percep??o cr?tica sobre a qualidade dos transportes escolares dispon?veis na atualidade.
  • Favorecer o respeito, coopera??o e solidariedade com os alunos que moram em lugares de dif?cil acesso.

Duração das atividades

5 aulas de uma hora

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

1? Momento: Para introduzir o tema solicite que os alunos se sentem em duplas e conversem sobre o transporte que pegam para irem ? escola. Cada aluno dever? entrevistar o seu colega sobre o transporte utilizado; desde quando utiliza o mesmo; a conserva??o do ve?culo; quem ? o motorista ou condutor; entre outros. Orientar os alunos a anotar em seus cadernos ou em seus notebooks/Projeto Um Computador por Aluno as informa??es relatadas pelos colegas.

2? Momento: Convidar os alunos para assistirem o v?deo da TV ESCOLA:

?Sinal verde: transporte escolar?. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1160. Acesso em 10 de junho de 2013.

?

3? Momento: Ap?s a exibi??o do v?deo, perguntar aos alunos: Sobre o que o v?deo trata? Que alerta ele faz? O que voc?s acharam da postura do passageiro? E do motorista?

Dar oportunidade para todos os alunos se pronunciarem e apresentarem, inclusive, informa??es colhidas anteriormente no momento da entrevista com os colegas.

4? Momento: Os alunos, em duplas, dever?o construir um roteiro de perguntas para realizarem com motoristas de transporte escolar buscando conhecer a realidade vivida por eles em seu trabalho cotidiano. Caso os alunos encontrem dificuldades para produzir tais quest?es, sugerem-se as seguintes:

1)    Voc? trabalha com transporte escolar h? quanto tempo?

2)    Voc? gosta do que faz?

3)    Relate uma situa??o dif?cil vivida durante o seu trabalho:

4)    Relate uma situa??o engra?ada vivida durante o seu trabalho:

5)    Voc? estabelece regras com os alunos que voc? transporta?

6)    Os alunos com os quais voc? trabalha seguem as regras?

7)    Voc? costuma atrasar para buscar ou levar seus passageiros?

8)    Voc? sente que os passageiros te respeitam em sua fun??o?

9)    O tr?nsito lhe causa stress? Quando? Como voc? lida com isso?

10) Os passageiros lhe causam stress? Quando? Como voc? lida com isso?

5? Momento: Os alunos dever?o fazer contato com condutores de transporte escolar para agendar a entrevista. ? fundamental fazer a media??o entre esses alunos e tais condutores para garantir a legitimidade e seriedade da entrevista. Sugere-se que o professor produza uma carta de encaminhamento para os alunos apresentarem aos motoristas no momento do contato, caso ele n?o possa estar junto. Tamb?m a fam?lia poder? ser orientada a mediar tal situa??o. 

6? Momento: Marcar uma data para a apresenta??o dos trabalhos em sala de forma que garanta uma boa discuss?o sobre a realidade vivida pelos condutores de transporte escolar e pelos passageiros, e as possibilidades de garantir que tal transporte seja eficaz e seguro.

ATIVIDADE 2:

1? Momento: Para dar continuidade ao estudo sobre o tema, convide os alunos para se deitarem no ch?o, em uma posi??o confort?vel e fecharem os olhos. Coloque uma m?sica tranquila para ouvirem. D? prefer?ncia para m?sicas instrumentais, para viabilizar que os alunos concentrem na atividade. Quando perceber que os alunos est?o concentrados comece a retomar o percurso que eles fazem de casa para a escola, dizendo: voc?s v?o procurar se lembrar sobre como foi o seu percurso de casa para a escola hoje: vieram de ?nibus, de carro, de transporte escolar, a p?? Com quem vieram? Conversaram durante o trajeto? Sobre o qu?? O que viram: lojas, supermercados, escolas, farm?cias? Fizeram o mesmo trajeto de sempre? Como estava o tr?nsito: calmo, agitado? Aconteceu alguma coisa diferente: acidentes, tr?nsito impedido etc. Quanto tempo os alunos gastaram para chegar ? escola?

2? Momento: Os alunos dever?o abrir os olhos e sentarem-se na roda para relatar sobre o que conseguiram se lembrar. D? a oportunidade para que todos relatem suas hist?rias.

3? Momento: Cada aluno individualmente dever? utilizar seus notebooks/UCA do Projeto Um Computador por Aluno para desenhar o caminho de sua casa ? escola, com todos os detalhes que se lembrar. Caso a escola n?o participe do projeto UCA as produ??es poder?o ser feitas em cartolinas com l?pis de cor e caneta hidrocor. Socializar tais produ??es.

Tarefa de casa: Solicitar aos alunos que observem o trajeto da escola para casa e registrem para posterior relato em sala na pr?xima aula.

ATIVIDADE 3:

1? Momento: Retome com os alunos a atividade da aula anterior e proponha um momento de apresenta??o das tarefas de casa. Cada aluno dever? relatar o que observou em seu percurso da escola para casa.

2? Momento: Ap?s esse momento convide os alunos para assistirem o v?deo: Caminhos da escola: transporte escolar. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2588. Acesso em 10 de junho de 2013.

3? Momento: Explorar o v?deo por meio das seguintes quest?es: O que acharam do v?deo? Voc?s sabiam que alguns alunos utilizam diferentes meios de transporte para chegarem ? escola? Voc?s conhecem pessoas que utilizam barco para irem ? escola? O que voc?s pensam sobre isso? Na sua percep??o o fato desses alunos levarem muito tempo para chegarem ? escola interfere no aproveitamento da aula?

4? Momento: Ap?s esse momento de reflex?o e discuss?o solicite que cada aluno produza um texto com o seguinte t?tulo: ?As li??es que aprendo no trajeto de casa para a escola e da escola para casa?. Se a escola tiver um jornal, tais produ??es poder?o ser publicadas nesse ve?culo de comunica??o como forma de divulga??o e sensibiliza??o de outros alunos para o tema.

Recursos Complementares

V?deo Youtube: Transporte escolar. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=lo7i1scpetE. Acesso em 10 de junho de 2013.

V?deo Youtube: Reportagem Transporte escolar. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=yA2nAPgTNbc. Acesso em 10 de junho de 2013.

V?deo Youtube:Moradores do Assentamento do Morape cobram melhorias no transporte escolar. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=RliFk9F4Pg0. Acesso em 10 de junho de 2013.

Avaliação

A avalia??o dever? ser cont?nua e processual. Procure observar o envolvimento das crian?as nas discuss?es e a conscientiza??o sobre diferentes situa??es vividas pelos alunos no caminho de casa para a escola e da escola para casa. Al?m disso, durante as discuss?es em aula e nas produ??es realizadas procure identificar se os alunos perceberam que o transporte escolar, deve sempre estar em condi??es adequadas, e ser conduzido por uma profissional especializado para garantir um trajeto seguro.