Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aperfei?oando as t?cnicas de c?lculo mental para resolu??o de adi??es e subtra??es com N?meros Naturais

Autor e Co-autor(es)

Silene Rodolfo Cajuella imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

?ngela Cristina dos Santos e Antomar Araujo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer algumas t?cnicas de c?lculo mental de adi??es e subtra??es de n?meros naturais.
  •  Incentivar a pr?tica do c?lculo mental de adi??es e subtra??es, por ser a maneira mais utilizada no cotidiano dos alunos e assim contribuir para a constru??o de diferentes significados para os n?meros naturais e as opera??es de adi??o e subtra??o num contexto social, atendendo ao item H1 da matriz de refer?ncia do ENEM de Matem?tica.

Duração das atividades

2 horas/aulas (50 minutos cada)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conhecer as opera??es adi??o e subtra??o de n?meros naturais
  • Decomposi??o de um n?mero em ordens
  • No??es de arredondamento de n?meros naturais

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS MATERIAIS

  • Apresenta??o acessada atrav?s do link: www.slideshare.net/elianelias/clculo-mental-23117764
  • Computador e data-show
  • Laborat?rio de Inform?tica com acesso a internet
  • Para escolas que n?o possuem internet: tabuleiro e regras de jogos ou r?plicas de c?dulas de dinheiro.
  • Folhas numeradas de 1 a 10 para realiza??o das opera??es sugeridas no final da apresenta??o.

?

A AULA

Professor comece convidando os alunos a pensarem em situa??es do cotidiano (compras, transporte, jogos, etc.) nas quais eles t?m de realizar adi??es e subtra??es. Leve-os a pensarem se, nestas situa??es, eles fazem uso de calculadora ou de l?pis e papel para realizar estas opera??es. Fale ent?o da import?ncia de saber fazer c?lculos mentais no dia a dia.

Alguns alunos j? trazem algumas t?cnicas de c?lculo mental ensinadas pelos pais, incentive-os a relacionarem o que j? utilizam com o que est? sendo apresentado. Se algum aluno souber outra t?cnica permita que compartilhe com os colegas.

Pe?a-lhes para deixarem o caderno aberto e ap?s apresentar cada t?cnica nos slides, apresente alguns exemplos para que eles fa?am no caderno, aperfei?oando a t?cnica e outros para fazerem os c?lculos mentalmente.

A t?cnica apresentada no slide 2 (figura 1)traz a quest?o do arredondamento. Explique que neste caso fazemos o arredondamento sempre retirando a unidade, ou unidade e dezena se for o caso, para som?-la depois.

?

Figura 1: slide 2

SLIDE2

Fonte: o Autor

No slide 3 ( figura 2) o m?todo apresentado utiliza a decomposi??o das parcelas em dezenas e unidades. Este m?todo pode ser utilizado tamb?m com n?meros compostos por mais ordens. Conforme o ano de ensino, exemplifique com n?meros maiores.

Figura 2: slide 3

slide 3

Fonte: O autor

No m?todo utilizado no slide 4 ( figura 3), o aluno utiliza ao mesmo tempo adi??o e subtra??o. ? necess?rio que ele entenda a quest?o da compensa??o: o que ? retirado de uma parcela ? acrescentado na outra.

Figura 3: slide 4

slide 4

Fonte: o autor

Ap?s trabalhar o slide 6 ( Figura 4), apresente outros exemplos com n?meros que possuem centena, dezena e unidade.

Figura 4: slide 6

slide 5

Fonte: o autor

Outro exemplo que pode ser apresentado: 228 - 109 = 228 - 100 - 9 = 128 - 9 = 119.

No slide 7 (Figura 5) trabalhe a ideia de quanto falta como diferen?a entre dois valores.

Figura 5: slide 7

slide 6

Fonte: o autor

No slide 8, (Figura 6) utilizamos dois processos: do arredondamento de um dos termos compensando no outro e da ideia de quanto falta.

Figura 6: slide 8

slide 7

Fonte: o autor

Ao trabalhar os slides 9 (Figura 7), 10 e 11, verifique se os alunos sabem o que ? estimativa e quando ela pode ser utilizada, ou seja, em casos onde n?o precisamos do valor exato do resultado da opera??o.

Figura 7: slide 9

slide 8

Fonte: o autor

Ap?s terminar a apresenta??o, leve-os ao laborat?rio de inform?tica e deixe-os acessarem e jogarem os jogos do site abaixo para treinarem os c?lculos. Convide-os a sempre utilizarem os m?todos aprendidos. Sites:

WWW.rachacuca.com.br/jogos   (jogos ?Matem?gica? e ?Calculando?)

http://www.escolovar.org/mat_numero_crazy.count.machine.swf

Professor os jogos constituem uma forma prazerosa de aprendizagem e fixa??o do conte?do desta aula. Segundo os PCNs (BRASIL, 1998) por se tratar de algo l?dico, que entusiasma os alunos atrav?s da competitividade, os jogos devem ser utilizados para estimular o pensamento r?pido, o planejamento de a??es e a constru??o de uma atitude positiva perante os erros.

No caso da escola n?o possuir laborat?rio de inform?tica com acesso a internet, procure utilizar jogos de tabuleiro como  o jogo ?Serpentes e Escadas? dispon?vel para download em

 http://profcrika.blogspot.com.br/2010/08/serpentes-e-escadas-organizacao-da.html(acesso em junho de 2013) ou utilize r?plicas de c?dulas de dinheiro e crie situa??es nas quais se faz necess?rio a utiliza??o de adi??es ou subtra??es para que os alunos encenem e fa?am os c?lculos mentalmente.

Recursos Complementares

Os sites abaixo trazem jogos envolvendo c?lculos mentais, por?m,  com outras opera??es al?m de adi??o e subtra??o e um deles em ingl?s:

http://www.escolovar.org/mat_calculo-mental_teste01.out.2009.pdf

http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/buttons.html

Avaliação

Utilize os c?lculos mentais no final da apresenta??o (slides 12 a 21) como avalia??o. Para essa atividade providencie metade de uma folha A4 e pe?a aos alunos para se identificarem e numerarem a folha de 1 a 10. Combine com eles quantos segundos ter?o para resolver cada c?lculo e pe?a que registrem apenas o resultado de cada opera??o que aparece no slide na frente do seu respectivo n?mero.