?ngela Cristina dos Santos e Antomar Araujo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
RECURSOS MATERIAIS
?
A AULA
Professor comece convidando os alunos a pensarem em situa??es do cotidiano (compras, transporte, jogos, etc.) nas quais eles t?m de realizar adi??es e subtra??es. Leve-os a pensarem se, nestas situa??es, eles fazem uso de calculadora ou de l?pis e papel para realizar estas opera??es. Fale ent?o da import?ncia de saber fazer c?lculos mentais no dia a dia.
Alguns alunos j? trazem algumas t?cnicas de c?lculo mental ensinadas pelos pais, incentive-os a relacionarem o que j? utilizam com o que est? sendo apresentado. Se algum aluno souber outra t?cnica permita que compartilhe com os colegas.
Pe?a-lhes para deixarem o caderno aberto e ap?s apresentar cada t?cnica nos slides, apresente alguns exemplos para que eles fa?am no caderno, aperfei?oando a t?cnica e outros para fazerem os c?lculos mentalmente.
A t?cnica apresentada no slide 2 (figura 1)traz a quest?o do arredondamento. Explique que neste caso fazemos o arredondamento sempre retirando a unidade, ou unidade e dezena se for o caso, para som?-la depois.
?
Figura 1: slide 2
Fonte: o Autor
No slide 3 ( figura 2) o m?todo apresentado utiliza a decomposi??o das parcelas em dezenas e unidades. Este m?todo pode ser utilizado tamb?m com n?meros compostos por mais ordens. Conforme o ano de ensino, exemplifique com n?meros maiores.
Figura 2: slide 3
Fonte: O autor
No m?todo utilizado no slide 4 ( figura 3), o aluno utiliza ao mesmo tempo adi??o e subtra??o. ? necess?rio que ele entenda a quest?o da compensa??o: o que ? retirado de uma parcela ? acrescentado na outra.
Figura 3: slide 4
Fonte: o autor
Ap?s trabalhar o slide 6 ( Figura 4), apresente outros exemplos com n?meros que possuem centena, dezena e unidade.
Figura 4: slide 6
Fonte: o autor
Outro exemplo que pode ser apresentado: 228 - 109 = 228 - 100 - 9 = 128 - 9 = 119.
No slide 7 (Figura 5) trabalhe a ideia de quanto falta como diferen?a entre dois valores.
Figura 5: slide 7
Fonte: o autor
No slide 8, (Figura 6) utilizamos dois processos: do arredondamento de um dos termos compensando no outro e da ideia de quanto falta.
Figura 6: slide 8
Fonte: o autor
Ao trabalhar os slides 9 (Figura 7), 10 e 11, verifique se os alunos sabem o que ? estimativa e quando ela pode ser utilizada, ou seja, em casos onde n?o precisamos do valor exato do resultado da opera??o.
Figura 7: slide 9
Fonte: o autor
Ap?s terminar a apresenta??o, leve-os ao laborat?rio de inform?tica e deixe-os acessarem e jogarem os jogos do site abaixo para treinarem os c?lculos. Convide-os a sempre utilizarem os m?todos aprendidos. Sites:
WWW.rachacuca.com.br/jogos (jogos ?Matem?gica? e ?Calculando?)
http://www.escolovar.org/mat_numero_crazy.count.machine.swf
Professor os jogos constituem uma forma prazerosa de aprendizagem e fixa??o do conte?do desta aula. Segundo os PCNs (BRASIL, 1998) por se tratar de algo l?dico, que entusiasma os alunos atrav?s da competitividade, os jogos devem ser utilizados para estimular o pensamento r?pido, o planejamento de a??es e a constru??o de uma atitude positiva perante os erros.
No caso da escola n?o possuir laborat?rio de inform?tica com acesso a internet, procure utilizar jogos de tabuleiro como o jogo ?Serpentes e Escadas? dispon?vel para download em
http://profcrika.blogspot.com.br/2010/08/serpentes-e-escadas-organizacao-da.html(acesso em junho de 2013) ou utilize r?plicas de c?dulas de dinheiro e crie situa??es nas quais se faz necess?rio a utiliza??o de adi??es ou subtra??es para que os alunos encenem e fa?am os c?lculos mentalmente.
Os sites abaixo trazem jogos envolvendo c?lculos mentais, por?m, com outras opera??es al?m de adi??o e subtra??o e um deles em ingl?s:
http://www.escolovar.org/mat_calculo-mental_teste01.out.2009.pdf
http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/buttons.html
Utilize os c?lculos mentais no final da apresenta??o (slides 12 a 21) como avalia??o. Para essa atividade providencie metade de uma folha A4 e pe?a aos alunos para se identificarem e numerarem a folha de 1 a 10. Combine com eles quantos segundos ter?o para resolver cada c?lculo e pe?a que registrem apenas o resultado de cada opera??o que aparece no slide na frente do seu respectivo n?mero.