Helen Otoni Vieira Batista, Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Matem?tica | Geometria |
Utilizar o conhecimento geom?trico para realizar a leitura e a representa??o da realidade e agir sobre ela, conforme compet?ncia de ?rea 2 da Matriz de Refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM.
Identificar caracter?sticas de figuras planas ou espaciais, conforme habilidade H7da Matriz de Refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM.
PRIMEIRO MOMENTO: Agu?ar o olhar geom?trico por meio da arte.
Inicie a aula apresentando aos seus alunos a sele??o de obras a seguir (figura 1). Elas s?o do artista e fot?grafo turco Sakir G?kcebag.
Coment?rio: Use o projetor multim?dia para ampliar as imagens. Desse modo, o aluno poder? contemplar mais facilmente as obras e observar suas caracter?sticas. Para acessar o site do artista use o link: <http://www.sakirgokcebag.com/PhotoPojects.aspx>.
Figura 1: Imagens dos quadros de Sakir G?kcebag/ WM
Fonte: Adaptado de <http://www.sakirgokcebag.com/PhotoPojects.aspx>. Acesso em 18/06/2013.
Incentive seus alunos a observarem os quadros de Sakir G?kcebag ajudando-os a estabelecerem rela??es com as formas geom?tricas: quadrado, c?rculo, ret?ngulo, esfera. Para isso, sugiro que durante a apresenta??o das obras provoque um debate com perguntas do tipo:
a) Qual ? a rela??o dos quadros com a matem?tica?
b) Quais formatos as melancias utilizadas pelo artista apresentavam antes dos cortes?
c) O que voc? pode afirmar sobre as medidas dos ?ngulos usados nos cortes?
d) Que recursos matem?ticos o artista usou para produzir encaixes t?o perfeitos?
e) Que figuras geom?tricas planas voc? identifica nas obras? Desenhe.
f) Que figuras geom?tricas espaciais voc? identifica nas obras? Desenhe.
Observa??o: Dentre as coloca??es dos alunos, espera-se que percebam na geometria dos quadros: formas arredondadas, esf?ricas, prismas, quadrados, ret?ngulos, setor circular, as simetrias, ?ngulos de corte iguais a 90? e 180?.
Coment?rio: ? importante que o professor observe se os alunos distinguem as figuras espaciais das planas. Caso seja necess?rio, fa?a uma revis?o: formas bidimensionais e tridimensionais.
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SEGUNDO MOMENTO: Construir o conceito de esfera.
Os quadros de Sakir G?kcebag chamam a aten??o, entre outras coisas, para o formato esf?rico das melancias. Dessa forma, este ? um bom momento para trabalhar o conceito de esfera. Assim sendo, pode-se desenvolver as seguintes atividades:
1) Pe?a aos seus alunos que fa?am um esbo?o de uma melancia ?redonda? usando o compasso. Lembre-os que est?o desenhando no plano uma figura espacial, portanto precisam usar algum recurso de ilus?o de ?tica. Questione como isso pode ser feito e se for necess?rio sugira o tra?o equatorial para um desenho em perspectiva. Veja o modelo na figura 2.
Figura 2: representa??o geom?trica da melancia, em perspectiva.
Fonte: Dispon?vel em: <http://wchaverri.wordpress.com/formas/esfera/> Acesso em: 17 jun 2013.
2) Levante as quest?es, a seguir, permitindo que seus alunos falem de suas percep??es.
a) Quais outros objetos do nosso cotidiano apresentam forma semelhante?
b) A forma representada ? bidimensional ou tridimensional? Plana ou espacial?
c) Para construir a circunfer?ncia utilizada no desenho, voc? precisou utilizar o compasso. Qual ? a posi??o do ponto representado pela ponta seca do compasso? E no desenho em perspectiva, qual ? a posi??o desse ponto?
d) Marque tr?s pontos distintos na circunfer?ncia. Fa?a a medida da dist?ncia destes at? o centro.
e) Quais as medidas encontradas? O que voc? observa?
Coment?rio: Espera-se que o aluno perceba que as dist?ncias s?o iguais.
f) O que voc? pode concluir a respeito das dist?ncias de cada ponto da circunfer?ncia at? o centro?
g) Considerando o desenho em perspectiva (figura tridimensional), o que se pode dizer da dist?ncia de cada ponto dessa figura at? o centro?
h) Que nome voc? daria para a dist?ncia entre o centro e um ponto qualquer da figura?
Coment?rio: Nesse momento o professor deve nomear a dist?ncia do centro ? superf?cie como sendo o raio da esfera (R).
i) Quando inserimos a linha equatorial, a circunfer?ncia ganha uma apar?ncia tridimensional. Voc? sabe qual ? o nome dado a essa forma geom?trica?
Coment?rio: ? importante que as perguntas sejam escritas no quadro ou que sejam entregues aos alunos impressas, para que os mesmos possam copiar e registrar as conclus?es da classe.
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PENSE UM POUCO! ...
(A) O que diferencia uma melancia de uma bola?
Resposta esperada: Que a melancia ? s?lida (casca, massa branca e massa vermelha) e a bola ? oca (?casca?).
(B) A melancia (redonda) utilizada pelo artista em seus quadros, pode ser comparada a uma esfera.
Nesse caso, a esfera tamb?m pode ser comparada a uma bola? Por qu??
Resposta esperada: N?o, porque como a esfera ? comparada com a melancia ela n?o pode ser oca.
(C) Fa?a ou projete um desenho que ilustre a esfera (figura 3). N?o se esque?a de identificar o centro e o raio da sua esfera.
Figura 3: modelo de esfera
Fonte: http://www.zmaisweb.com/home/index.php/em01/90-esfera
Agora....
Construa ent?o a defini??o de esfera, considerando quest?es como: centro, raio e dist?ncia.
Espera-se uma resposta pr?xima ? defini??o formal da esfera: ?Uma Esfera de centro O e raio R ? o conjunto dos pontos do espa?o cujas dist?ncias a O s?o menores ou iguais a R?.(SMOLE, 2003, p. 281).
Coment?rio: Observe com os alunos que: ?a esfera ? um s?lido perfeito por n?o ter arestas e por apresentar sempre a mesma forma, qualquer que seja o ?ngulo de observa??o.?. (SMOLE, 2003, p. 281).
(D) No desenho a seguir, est? representada uma esfera com dois raios alinhados, ligando uma extremidade ? outra da figura e passando pelo centro da mesma (figura 4). O segmento formado por esses dois raios ? chamado de di?metro.
Figura 4: Destaque do di?metro em uma esfera
Agora responda:
1) Como encontramos a medida do di?metro (D) da figura 4?
Resposta esperada: ?somando a medida dos raios? ou ?dobrando a medida do raio?, etc.
2) Voc? consegue estabelecer uma rela??o matem?tica entre di?metro (D) e raio (R)?
Resposta esperada: ?D = R + R? ou ?D = 2*R?.
Para finalizar esse momento, proponha aos alunos a seguinte atividade:
Atividade: ?Usando o compasso, desenhe 3 esferas em uma folha A4, de raios com medidas iguais a R=2 cm, R=3 cm e R=5 cm, respectivamente. Determine os di?metros de cada uma de suas esferas?.
Professor, recolha a atividade para avaliar.
Coment?rio:Durante a atividade verifique se seus alunos est?o utilizando o compasso corretamente e confira se os mesmos conseguiram fazer uma representa??o em perspectiva e tamb?m se est?o destacando o centro e o di?metro.
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SEGUNDO MOMENTO: Construir a ideia de Superf?cie Esf?rica
PENSE!...
Vimos que a casca, a massa branca e a massa vermelha de uma melancia (redonda) constitui a esfera. No entanto, se considerarmos apenas a casca, o que teremos?
Professor, explore as respostas dos alunos. Para isso, levante quest?es que os levem a pensar nas palavras ?superf?cie? e ?esf?rico?.
Sugest?es:
Ideia de superf?cie
O que voc? est? cobrindo, por exemplo, quando:
- reveste o tampo de uma mesa?
- Pinta uma parede?
- Encapa um caderno?
- Azuleja o ch?o ou uma parede?
Ideia de ?esf?rica?
a - Qual ? a diferen?a entre a superf?cie formada pelo revestimento da mesa e a superf?cie formada apenas pela casca verde da melancia (redonda), utilizada pelo artista?
Coment?rio: Espera-se que o aluno observe que a superf?cie da mesa ? plana, enquanto que a que reveste a melancia (casca) ? ?curva?.
b - Ent?o se a melancia representa uma esfera, como pode ser chamada a sua casca?
Coment?rio: Aproveite as ?falas? e, se necess?rio, antes de definir a superf?cie de revestimento da esfera como ?Superf?cie Esf?rica? ressalte a quest?o do nome da figura (esfera),
Solicite aos alunos que registrem, com suas palavras, a defini??o de superf?cie esf?rica. Em seguida socialize as respostas. Esteja atento para alguma modifica??o ou complementa??o nas respostas apresentadas. Registre no quadro a resposta que foi apresentada na forma mais completa.
Resposta esperada: Superf?cie esf?rica de centro O e raio R ? o conjunto dos pontos do espa?o cujas dist?ncias a O s?o iguais a R.(SMOLE, 2003, p. 281).
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Terceiro Momento: A esfera ? um s?lido de revolu??o.
Enrique?a a percep??o de seus alunos apresentando a eles a possibilidade de girar um semic?rculo em torno do di?metro (volte na figura anterior e identifique o di?metro da esfera) e veja qual a figura que ser? visualizada. ? poss?vel uma experi?ncia simples colando o semic?rculo em uma vareta e realizando uma rota??o (figura 5).
Figura 5: visualiza??o da esfera, por meio da revolu??o do semic?rculo
Fonte: dispon?vel em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/
Essa atividade pode ser realizada com o uso de equipamentos eletr?nicos. O aluno pode conhecer esse equipamento assistindo ao v?deo ?Esfera de revolu??o?, dispon?vel no site:
http://www.youtube.com/watch?v=2aO5IxM1QM0&list=UUrzp98BB0GNKrOFOhIVwNBA. Acesso em: 17 jun 2013
Proponha aos alunos a seguinte atividade:
Atividade:
1- Observando o procedimento pr?tico utilizado na constru??o da esfera, ? poss?vel construir uma superf?cie esf?rica?
Espera-se que eles percebam que sim desde que tirem o ?miolo?, deixando apenas a linha do semic?rculo.
2- Construa uma superf?cie esf?rica.
Para essa atividade, devem estar dispon?veis algumas varetas, peda?os de arame e alicate.
CURIOSIDADE...
Quando a melancia n?o for esf?rica, como mostrada na figura 6, qual ? o seu formato?
Figura 6: Melancia alongada
Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://trabalhandomuito.files.wordpress.com/
Pe?a para que pesquisem o nome do formato e uma maneira de represent?-la por meio de um desenho uma forma para constru?-la.
DANTE, Luiz Roberto. Matem?tica. S?o Paulo: ?tica, 2005.
http://cmup.fc.up.pt/cmup/arte/
http://artenaescola.org.br/uploads/boletins/boletim-65.pdf
http://artenaescola.org.br/dvdteca/catalogo/dvd/?id_video=115
http://www.sakirgokcebag.com/PhotoPojects.aspx
SMOLE, K?tia C. S. Matem?tica. S?o Paulo: Saraiva, 2003. (ensino m?dio, v.2)
Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios:
1. As discuss?es decorrentes das quest?es iniciais.
2. A atividade n?mero 5, recolhida.
3. As respostas das quest?es apresentadas em todos os momentos.
4. A representa??o das esferas (com r?gua e compasso).
5. A atividade pr?tica envolvendo a constru??o da superf?cie esf?rica de revolu??o (terceiro momento).
6. A pesquisa realizada.