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Aquecimento global: culpado ou inocente? Fazendo interdisciplinaridade por meio do julgamento dos alunos

Autor e Co-autor(es)

Leonardo Donizette de Deus Menezes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

?derson de Oliveira Passos, Antomar Ara?jo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente
Ensino M?dio Matem?tica ?lgebra
Ensino M?dio F?sica Calor, ambiente e usos de energia
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Aplicar as tecnologias da comunica??o e da informa??o na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida, conforme compet?ncia da ?rea 1 da matriz de refer?ncia de Linguagens, C?digos e suas Tecnologias do ENEM;
  • Reconhecer posi??es cr?ticas aos usos sociais que s?o feitos das linguagens e dos sistemas de comunica??o e informa??o, conforme habilidade H4 da matriz de refer?ncia de Linguagens, C?digos e suas Tecnologias do ENEM;
  • Analisar informa??es envolvendo a varia??o de grandezas como recurso para a constru??o de argumenta??o, conforme habilidade H14 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM;
  • Compreender as ci?ncias naturais e as tecnologias a elas associadas como constru??es humanas, percebendo seus pap?is nos processos de produ??o e no desenvolvimento econ?mico e social da humanidade, conforme compet?ncia da ?rea 1 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades

7 a 8 horas/aulas (50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Navegar na rede mundial de computadores;
  • Usar recursos dispon?veis na Internet;
  • Aquecimento global.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS MATERIAIS:

  • Computadores;
  • Internet;
  • Aparelho de televis?o;
  • Projetor multim?dia.

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A presente proposta de aula prev? a exibi??o de filmes muitas vezes considerados longos para alunos da Educa??o B?sica. Por isso, aconselha-se ao professor dividir a aula em diferentes momentos, por?m que eles sejam sequenciais para que os objetivos sejam alcan?ados.

Para todos os filmes, solicite aos alunos que registrem os fatos, as caracter?sticas e os dados que considerem mais importantes abordados, pedindo-lhes, inclusive, que escrevam uma sinopse de cada um deles. Caso julgue necess?rio, o professor pode interromper os v?deos para as discuss?es com a turma.

Coment?rio: Os tr?s primeiros filmes dessa sequ?ncia t?m mais de uma hora de dura??o, por isso, ? preciso conscientizar os alunos, em rela??o ? aten??o necess?ria para a compreens?o dos argumentos e justificativas, nele apresentadas. Caso julgue necess?rio, o professor pode editar o document?rio e exibir apenas trechos, por?m a edi??o deve considerar as inten??es e objetivos pretendidos, tendo o cuidado de n?o tirar-lhe o sentido.

  

1? MOMENTO

Professor, utilize um computador com acesso ? Internet, conectado a um projetor multim?dia para que seja poss?vel exibir o v?deo  document?rio ?Uma verdade inconveniente?, de 2006, dispon?vel no site em vers?o legendada: <http://vimeo.com/24857305>. Acesso em 13 jun. 2013. Outra sugest?o ? que o professor pode alugar o v?deo, geralmente dispon?vel em v?deos locadoras.

Coment?rio: Espera-se que os textos dos alunos apresentem uma sinopse que traga as informa??es no seguinte sentido: ?No filme Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, apresenta uma perspectiva preocupante sobre o futuro da Terra e as causas e consequ?ncias do aquecimento global e os fatores que influenciam este fen?meno. No document?rio, Al Gore apresenta dados e argumentos que buscam conscientizar os expectadores sobre as mudan?as de atitudes individuais e/ou coletivas que podem contribuir para minimizar os efeitos do aquecimento global e, assim, preservarmos as condi??es clim?ticas e de sobreviv?ncia em nosso planeta?.

Em seguida, apresente como v?deo complementar para expor outra vis?o em rela??o ao document?rio anterior, a apresenta??o: ?Uma verdade mais do que inconveniente?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=u7LBPHtOBnk>. Acesso em 13 jun. 2013.

Coment?rio: Para este filme, espera-se que a s?ntese dos alunos traga subs?dios no seguinte sentido: ?Nesse filme, Marianne Thieme, deputada da Holanda, apresenta argumentos e dados relevantes e complementares sobre a contribui??o da atividade pecu?ria para o aquecimento global, uma vez que Al Gore n?o aborda o tema apresentado pela deputada holandesa no v?deo anterior?.

Ap?s a exibi??o dos dois filmes, pondera-se a necessidade de um momento de reflex?o e discuss?o com os alunos sobre os assuntos abordados. ? interessante que o professor apresente questionamentos, tais como:

  • Nos filmes exibidos h? alguma novidade, uma informa??o que at? ent?o era desconhecida?
  • Quais s?o as evid?ncias do aquecimento do planeta?
  • Quais as consequ?ncias e os riscos do aquecimento global para a vida no planeta?
  • Quais s?o as esp?cies de animais que poder?o ser mais afetadas?
  • A pecu?ria impacta no efeito do aquecimento global?
  • Tornar-se vegetariano/a contribui para diminuir o aquecimento global?

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Aconselha-se que as perguntas sejam realizadas ap?s a reflex?o sobre cada uma delas. As respostas a essas perguntas s?o pessoais e objetivam despertar os alunos para a discuss?o do tema proposto. Por?m, espera-se que os alunos exponham argumentos com informa??es apresentadas nos pr?prios v?deos exibidos e registradas em suas sinopses, tais como:

- O aumento da concentra??o de gases como o CO2 e o metano provocado pela intensifica??o do desmatamento, pecu?ria e queima de combust?veis f?sseis para sustentar a vida na Terra contribuem para o aquecimento global.

- As esp?cies de animais das florestas tropicais e dos polos do globo terrestre s?o os que mais sofrem com o aquecimento global.

- Como evid?ncia do aquecimento global h? o aumento m?dio da temperatura terrestre; o r?pido derretimento da camada polar; o aumento do n?vel do mar, entre outras respostas.

Ap?s as discuss?es, prop?e-se ao professor indagar os alunos se eles acreditam que o aquecimento global ? uma realidade e quais s?o as concep??es e as imagens que veem ? mente dos discentes quando ouvem o termo ?aquecimento global?.

Sugere-se ao professor finalizar esse primeiro momento com a seguinte quest?o: De acordo com seus conhecimentos, o que voc? diria se ouvisse que o aquecimento global ? uma grande farsa?

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2? MOMENTO

Sugere-se ao professor a partir da quest?o anterior, ?De acordo com seus conhecimentos, o que voc? diria se ouvisse que o aquecimento global ? uma grande farsa??, ouvir algumas respostas dos alunos. Em seguida, informe aos alunos que h? cientistas que defendem essa hip?tese e, ent?o, exiba a vers?o legendada do document?rio ?A grande farsa do aquecimento global?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=XojMReumoDQ>. Acesso em 14 jun. 2013.

Coment?rio: Espera-se que os textos dos alunos apresentem uma sinopse que traga informa??es no sentido de que:

?Nesse v?deo, cientistas defendem a teoria de que o aquecimento global ? uma farsa e contestam as explica??es de que a quantidade de di?xido de carbono, principalmente emitido pelas atividades humanas, s?o os principais respons?veis pelas mudan?as clim?ticas do planeta. Esses cientistas defendem que o aquecimento global ? um fen?meno natural e peri?dico?.

Ap?s a exibi??o do filme, julga-se interessante que o professor questione os alunos:

  • Quais s?o suas opini?es sobre os argumentos apresentados pelos cientistas para duvidarem das causas do aquecimento global?
  • Quais s?o as evid?ncias e fatos analisados pelos cientistas para sustentarem sua teoria?

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As respostas a essas perguntas tamb?m s?o pessoais e objetivam despertar os alunos para a discuss?o do tema proposto. Por?m, espera-se que os alunos apresentem, em seus argumentos, informa??es apresentadas no v?deo exibido e registradas em sua sinopse, tais como:

- O processo hist?rico da Terra e o registro de mudan?as clim?ticas ao longo do processo hist?rico da Terra;

- A queda inesperada do ?ndice de aquecimento terrestre durante a fase p?s-guerra em que se deu grande crescimento econ?mico;

- A maior rela??o da radia??o emitida pela atividade solar com a varia??o da temperatura da Terra do que os gases como o CO2, entre outras justificativas.

Avalia-se a potencialidade de explora??o dessa aula de forma interdisciplinar com a Matem?tica. Para isso, tornam-se importantes questionamentos do tipo:

  • Como s?o determinadas as previs?es do clima? As previs?es do clima s?o confi?veis?
  • Como ? medido o aquecimento global?
  • Como os cientistas determinam as influ?ncias dos diversos fatores que interferem no clima na Terra?

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Espera-se, com estes questionamentos, chamar a aten??o dos alunos para a presen?a da Matem?tica e dos modelos matem?ticos nos mecanismos de medidas e previs?es clim?ticas. Em seguida, sugere-se que o professor apresente os textos dispon?veis em: <http://www.comciencia.br/reportagens/clima/clima09.htm> ou <http://cafecomciencia.wordpress.com/2009/10/15/como-medir-o-aquecimento-global/>.  Acesso em: 14 jun. 2013. Esses textos objetivam a percep??o pelos alunos da dificuldade de se prever o comportamento clim?tico, sendo que, o caminho mais aceito junto ? comunidade cient?fica ? o modelo matem?tico. 

Posteriormente, sugere-se que o professor apresente a entrevista em v?deo com o matem?tico Pedro Leite da Silva Dias e com o climatologista Jos? Marengo sobre modelagem clim?tica e o aquecimento global, dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=xtIyPmML7T4>. Acesso em 14 jun. 2013.

Ap?s a exibi??o dessa entrevista, aconselha-se a retomada dos questionamentos anteriores sobre a presen?a dos conhecimentos matem?ticos presentes nesses mecanismos de medidas. Dessa forma, pretende-se que os alunos entendam seus entendimentos sobre as dificuldades em determinar as varia??es clim?ticas e os fatores que influenciam as quest?es clim?ticas globais.

  

3? MOMENTO

Ap?s o desenvolvimento das atividades anteriores, realizadas nos momentos 1 e 2, o professor deve dividir a turma em tr?s grupos. A proposta ? que os alunos organizem um ?j?ri simulado? (semin?rio de debates), em que o r?u seja o aquecimento global. Os alunos devem ser orientados pelo seguinte questionamento:

O aquecimento global ? o respons?vel pelas dr?sticas mudan?as clim?ticas na Terra?

Dessa forma, um dos grupos ficar? respons?vel pela acusa??o, o outro pela defesa e o terceiro, pelo julgamento. O grupo de acusa??o e defesa dever?o fundamentar seus argumentos contra e a favor do aquecimento global com fatos, gr?ficos, imagens, depoimentos, produ??o de v?deos, entre outras estrat?gias. Enquanto o grupo que constitui o j?ri dever? realizar leituras referentes ?s duas vis?es para fundamentarem seus votos, posteriormente.

Pondera-se que o professor agende um momento para a efetiva??o da proposta, garantindo tempo aos alunos para se prepararem. A decis?o final do j?ri quanto ? culpa ou inoc?ncia do aquecimento global n?o ? o principal objetivo, mas sim a forma com que os alunos elaboram as suas argui??es.

Julga-se que o momento de decis?o do j?ri torna-se um ambiente prop?cio para despertar nos alunos a consci?ncia quanto ao uso dos recursos naturais e materiais que permitem a vida na Terra de maneira sustent?vel. Por isso, aconselha-se que o professor finalize os trabalhos com a exibi??o, em vers?o dublada, do v?deo ?A hist?ria das coisas?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw>. Acesso em: 14 jun. 2013.

Finalmente, solicite aos alunos que registrem o processo de explora??o dos recursos naturais, da produ??o e consumo de produtos que contribuem para a degrada??o das condi??es de vida no planeta.

Coment?rio: Espera-se que os alunos explorem as potencialidades do conte?do do v?deo. Julga-se que esse v?deo permite perceber que, geralmente, se constroem uma no??o linear do processo de produ??o e consumo dos produtos manufaturados para manuten??o das condi??es de vida em nosso planeta. O v?deo revela, ainda, as vincula??es entre diversos problemas ambientais, alertando-nos para a necessidade de criamos um mundo mais justo e sustent?vel. Assim, independente do aquecimento global, suas causas e consequ?ncias serem naturais ou responsabilidade direta do homem, temos que ter responsabilidade com a casa que nos acolhe e permite que vivamos.

Recursos Complementares

Como atividade complementar, recomenda-se ao professor de Matem?tica a explora??o do texto dispon?vel no site: <http://portfoliomatematica.no.sapo.pt/modelacao1.htm>. Acesso em 14 jun. 2013. Esse endere?o apresenta tamb?m uma atividade que pode ser proposta aos alunos para que possam realizar uma atividade investigativa com tentativa de modelagem matem?tica. Para visualizar a proposta, deve-se orientar os alunos a darem um clique no ?cone: ?Actividade?. A situa??o problema da atividade visa a estabelecer se h? ou n?o rela??o entre a altura de uma pessoa e a medida do seu p?.

Avaliação

Recomenda-se como processo de avalia??o que o professor observe o interesse, a motiva??o e o envolvimento dos alunos na realiza??o das atividades. Al?m disso, como as atividades s?o encerradas com o j?ri na forma de apresenta??o oral, aconselha-se que o professor adote os crit?rios sugeridos pelos Par?metros Curriculares Nacionais (PCN) quando os alunos s?o envolvidos no processo de produ??o oral. Esse documento sugere que o aluno (BRASIL, 1998, p. 51):

  • Planeje a fala p?blica usando a linguagem escrita em fun??o das exig?ncias da situa??o e dos objetivos estabelecidos;
  • Considere os pap?is assumidos pelos participantes, ajustando o texto ? variedade lingu?stica adequada;
  • Saiba utilizar e valorizar o repert?rio lingu?stico de sua comunidade na produ??o de textos;
  • Monitore seu desempenho oral, levando em conta a inten??o comunicativa e a rea??o dos interlocutores e reformulando o planejamento pr?vio, quando necess?rio;
  • Considere poss?veis efeitos de sentido produzidos pela utiliza??o de elementos n?o verbais.

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Como parte do processo avaliativo, sugere-se que o professor recolha as sinopses dos alunos. Aconselha-se, ainda, que o professor elabore um instrumento de autoavalia??o que possibilite aos alunos descreverem as facilidades e dificuldades encontradas ao longo das atividades realizadas.