Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Dan?a: Projetos de forma??o dos alunos |
1. Refletir e discutir a dicotomia entre corpo f?sico e pensamento, sistematizando conhecimentos sobre a corporeidade.
2. Interpretar, analisar, argumentar e contra argumentar opini?es a partir de leitura, compara??o de textos e J?ri Simulado.
1. No??es de filosofia e corporeidade.
2. Ter vivenciado a aula ?O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal ? PARTE I e II
?
DICA: O projeto ?O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal?? est? dividido em quatro partes intituladas da seguinte forma:
PARTE 1: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE I
PARTE 2: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE II
PARTE 3: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE III
PARTE 4: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE IV
?
1? MOMENTO: Constru??o da Tese de Defesa
1. Disponibilizar um tempo para os alunos constru?rem coletivamente uma Tese de Defesa para o J?ri Simulado preparado na aula anterior (O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal ? PARTE II, publicada no Portal do Professor). Para auxiliar nesta tarefa, os alunos poder?o consultar os registros feitos pelos pr?prios colegas no Blog (mencionado na PARTE II) e as anota??es feitas individualmente na escola e em casa. Durante a realiza??o dessa atividade e de todas as pr?ximas, o(a) professor(a) dever? fazer o registro fotogr?fico e audiovisual.
?
2? MOMENTO: O J?ri Simulado
2. Perguntar se os alunos est?o com alguma d?vida antes de iniciar o J?ri Simulado.
3. Promover o J?ri Simulado respeitando as regras anteriormente socializadas.
4. Conceder um tempo para que o corpo de jurados chegue a uma decis?o final e apresente-a argumentativamente para a turma.
?
3? MOMENTO: Leitura e An?lise de Textos sobre Corporeidade
5. Informar que foram disponibilizados no Blog da turma dois textos sobre Corporeidade:
Textos a serem lidos (Acesso em 19 de maio de 2013):
a. Corpo e Corporeidade: uma leitura fenomenol?gica - http://www.fenoegrupos.com/JPM-Article3/pdfs/rehfeld_corpo.pdf
b. Nosso Corpo e a Educa??o F?sica - http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/3312_nosso_corpo.pdf
?
Todos devem ler e realizar a seguinte tarefa:
c. Fa?a um quadro comparativo entre TER e SER um corpo na vis?o dos autores, utilizando, para tanto, fragmentos textuais ou exemplos citados pelos autores que evidenciam essas diferen?as.
d. Os autores fazem defesas entre TER ou SER um corpo? As ideias defendidas em ambos os textos se aproximam ou distanciam?
e. Depois do J?ri Simulado e da leitura dos textos, qual sua conclus?o? Afinal, TEMOS ou SOMOS um corpo? Por qu??
?
4? MOMENTO: Discuss?o sobre os textos e a retomada do videoclipe
6. Antes de recolher a tarefa de casa feita pelos alunos, recordar todo o processo vivenciado at? o presente momento e rememorar que nosso objetivo final ? produzir um videoclipe de formatura ou final de ano para turma e que, para isso, estamos colocando em estudo a linguagem corporal como objeto da Educa??o F?sica e que, n?o ? nossa pretens?o apenas criar imagens sem sentido e significado. Ou seja, devemos entender de que forma e com qual inten??o estamos colocando nosso corpo em um videoclipe.
7. Em seguida, a partir das anota??es feitas pelos alunos em casa, fazer um debate e avaliar:
a. os novos elementos que apareceram nos textos e n?o foram mencionados no J?ri Simulado;
b. se os textos contribu?ram para os alunos chegarem a uma opini?o sobre TER ou SER um corpo;
c. qual a conclus?o final dos alunos e se eles mudaram de opini?o durante o processo vivenciado?
d. a possibilidade de agora em diante produzir um videoclipe consciente do papel que o corpo assumir? nele.
(Todos os endere?os abaixo relacionados foram acessados em 17 de maio de 2013)
?
TRABALHOS ACAD?MICOS SOBRE CORPOREIDADE:
1. http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/9/18052011140424.pdf
3. http://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/118.pdf
4. http://proxy.furb.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=457
?
AULAS DO PORTAL SOBRE TEMAS RELACIONADOS:
5. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21588
6. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21081
7. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33524
A avalia??o ocorrer? durante todo o processo, tomando como refer?ncia o cumprimento das tarefas individuais e coletivas em sala de aula, a participa??o nos debates, as discuss?es e o J?ri Simulado. A partir das falas, da produ??o escrita e oral dos alunos ser? poss?vel identificar pontos que representam a amplia??o dos conhecimentos sobre o corpo enquanto linguagem n?o-verbal, o interesse dos alunos sobre a tem?tica e potencial de compreens?o, an?lise, compara??o e argumenta??o sobre determinado tema.