Portal do Professor

Início do Conteúdo

O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal ? PARTE III

Autor e Co-autor(es)

Silene Rodolfo Cajuella imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Educa??o F?sica Dan?a: Projetos de forma??o dos alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Refletir e discutir a dicotomia entre corpo f?sico e pensamento, sistematizando conhecimentos sobre a corporeidade.

2. Interpretar, analisar, argumentar e contra argumentar opini?es a partir de leitura, compara??o de textos e J?ri Simulado.

Duração das atividades

02 aulas de cinquenta minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. No??es de filosofia e corporeidade.

2. Ter vivenciado a aula ?O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal ? PARTE I e II

Estratégias e recursos da aula

?

DICA: O projeto ?O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal?? est? dividido em quatro partes intituladas da seguinte forma:

PARTE 1: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE I

PARTE 2: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE II

PARTE 3: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE III

PARTE 4: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal - PARTE IV

?

1? MOMENTO: Constru??o da Tese de Defesa

1.       Disponibilizar um tempo para os alunos constru?rem coletivamente uma Tese de Defesa para o J?ri Simulado preparado na aula anterior (O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem n?o-verbal ? PARTE II, publicada no Portal do Professor). Para auxiliar nesta tarefa, os alunos poder?o consultar os registros feitos pelos pr?prios colegas no Blog (mencionado na PARTE II) e as anota??es feitas individualmente na escola e em casa. Durante a realiza??o dessa atividade e de todas as pr?ximas, o(a) professor(a) dever? fazer o registro fotogr?fico e audiovisual.

?

2? MOMENTO: O J?ri Simulado

2.       Perguntar se os alunos est?o com alguma d?vida antes de iniciar o J?ri Simulado.

3.       Promover o J?ri Simulado respeitando as regras anteriormente socializadas.

4.       Conceder um tempo para que o corpo de jurados chegue a uma decis?o final e apresente-a argumentativamente para a turma.

?

3? MOMENTO: Leitura e An?lise de Textos sobre Corporeidade

5.       Informar que foram disponibilizados no Blog da turma dois textos sobre Corporeidade:  

Textos a serem lidos (Acesso em 19 de maio de 2013):

a. Corpo e Corporeidade: uma leitura fenomenol?gica - http://www.fenoegrupos.com/JPM-Article3/pdfs/rehfeld_corpo.pdf

b. Nosso Corpo e a Educa??o F?sica - http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/3312_nosso_corpo.pdf

?

Todos devem ler e realizar a seguinte tarefa:

c. Fa?a um quadro comparativo entre TER e SER um corpo na vis?o dos autores, utilizando, para tanto, fragmentos textuais ou exemplos citados pelos autores que evidenciam essas diferen?as.

d. Os autores fazem defesas entre TER ou SER um corpo? As ideias defendidas em ambos os textos se aproximam ou distanciam?

e. Depois do J?ri Simulado e da leitura dos textos, qual sua conclus?o? Afinal, TEMOS ou SOMOS um corpo? Por qu??

?

4? MOMENTO: Discuss?o sobre os textos e a retomada do videoclipe

6.       Antes de recolher a tarefa de casa feita pelos alunos, recordar todo o processo vivenciado at? o presente momento e rememorar que nosso objetivo final ? produzir um videoclipe de formatura ou final de ano para turma e que, para isso, estamos colocando em estudo a linguagem corporal como objeto da Educa??o F?sica e que, n?o ? nossa pretens?o apenas criar imagens sem sentido e significado. Ou seja, devemos entender de que forma e com qual inten??o estamos colocando nosso corpo em um videoclipe.

7.       Em seguida, a partir das anota??es feitas pelos alunos em casa, fazer um debate e avaliar:

a. os novos elementos que apareceram nos textos e n?o foram mencionados no J?ri Simulado;

b. se os textos contribu?ram para os alunos chegarem a uma opini?o sobre TER ou SER um corpo;

c. qual a conclus?o final dos alunos e se eles mudaram de opini?o durante o processo vivenciado?

d. a possibilidade de agora em diante produzir um videoclipe consciente do papel que o corpo assumir? nele.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o ocorrer? durante todo o processo, tomando como refer?ncia o cumprimento das tarefas individuais e coletivas em sala de aula, a participa??o nos debates, as discuss?es e o J?ri Simulado. A partir das falas, da produ??o escrita e oral dos alunos ser? poss?vel identificar pontos que representam a amplia??o dos conhecimentos sobre o corpo enquanto linguagem n?o-verbal, o interesse dos alunos sobre a tem?tica e potencial de compreens?o, an?lise, compara??o e argumenta??o sobre determinado tema.