Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
Conhecimento b?sico do alfabeto.
A crian?a, ao ingressar na escola ou em um ambiente escolar novo, necessita de um tempo consider?vel para se adaptar a esse espa?o diferente e desconhecido. Portanto, a rotina escolar, que ? um conjunto de atividades que visam ? organiza??o do tempo que o aluno permanece na escola, deve apoiar-se na reprodu??o di?ria de momentos ali vividos e nos sinais que remetem ?s atividades do cotidiano escolar.
A proposta que aqui se apresenta ? organizar um quadro semanal que ? previamente definido pelo professor. Mas a maneira como ele ser? exposto na sala de aula ? criada pelos alunos com media??o do professor.
Prepare, previamente, um quadro semanal semelhante ao quadro abaixo. Este ? apenas um projeto, o material de confec??o do quadro assim como os detalhes s?o definidos pelo professor. Poder?o ser usados diferentes tipos de material, como cartolina, papel cart?o, pl?stico, feltro e/ou outros. Seja criativo, a rotina escolar deve ser apresentada aos alunos de maneira divertida. ? muito importante que as atividades di?rias se desenvolvam com alegria, evitando-se, assim, a monotonia.
Quadro de rotina criado pelo formador no Word, salvo no Paint e inserido no Portal do Professor como m?dia.
Apresente o quadro aos alunos abordando a ordem dos dias da semana e sua nomenclatura. Fa?a perguntas, tais como:
Depois disso, ou?a e cante a can??o Dias da semana de Patati Patat?.
Can??o dispon?vel em: http://www.4shared.com/mp3/6j1gRbft/25__DIAS_DA_SEMANA_-_PATATI_PA.htm> . Acesso em: 19 jun 2013.
Letra da can??o: Quantos s?o os dias da semanaS?o sete, s?o sete Quantos s?o os dias da semana S?o sete, s?o sete Segunda-feira, ter?a-feira Quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira S?bado e domingo ( 2x ) De segunda ? sexta-feira Vou para escola estudar Eu aprendo muita coisa Eu aprendo o b,a,b? Mas no s?bado eu levanto Brinco muito sem parar No domingo eu descanso Com meus pais vou passear Quantos s?o os dias da semana S?o sete, s?o sete Quantos s?o os dias da semana S?o sete, s?o sete |
Em seguida, fa?a um levantamento das atividades realizadas em sala, listando-as no quadro negro ou branco, fazendo perguntas do tipo: O que fazemos quando chegamos ? escola? Fa?a a media??o para que eles consigam listar as atividades contidas no seu planejamento.
Veja as sugest?es de atividades abaixo, n?o ? necess?rio contemplar todas as atividades listadas, procure aquelas que se adequam melhor ? sua realidade escolar.
Para a atividade Rodinha de conversa, veja um v?deo dispon?vel no youtube. Trata-se do v?deo Roda de nomes. Esse v?deo apresenta um atividade interessante desenvolvida pela professora que permite aos alunos reconhecer a escrita de seus nomes. Nessa atividade, a professora recita tamb?m algumas parlendas com seus alunos.
V?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=zgVr6fZf16E. Acesso em: 20 jun 2013.
Professor, para essa atividade, providencie cart?es, de sua prefer?ncia, com imagem e escrita das atividades listadas para a rotina de suas aulas. Veja as sugest?es abaixo:
Imagens dispon?veis em: http://danizinhaeduca.blogspot.com.br/2012/01/rotina-para-educacao-infantil.html. Acesso em: 20 jun 2013.
Cart?es de atividades escolares feitos em feltro. Imagem dispon?vel em: http://vestidadenuvem.blogspot.com.br/2012_02_19_archive.html. Acesso em: 20 jun 2013.
Leia, cuidadosa e pausadamente, os cart?es e apresente aos alunos a imagem que os representa. Fa?a associa??es entre a imagem e a grafia da atividade. Para isso, interfira com quest?es do tipo:
Ap?s a leitura e compreens?o de todos os cart?es, distribua-os pelo quadro semanal junto com as crian?as. V? conduzindo a atividade por meio de perguntas como:
Aproveite esse momento de questionamento para trabalhar a compreens?o do antes e do depois. Reforce o aprendizado desses conceitos enquanto vai distribuindo as atividades no quadro de rotina escolar. Algumas crian?as v?o perceber que as atividades como entrada, rodinha de conversa, calend?rio, quantos somos, lanche e atividade dirigida v?o se repetir.
Veja uma sugest?o do quadro preenchido abaixo:
Quadro criado pelo formador em Word, salvo no Paint e inserido na aula como M?dia.
ATIVIDADE 2 - Registro
Explique a atividade abaixo, relembre quais s?o os nomes dos dias da semana cantando a can??o Dias da semana de Patati Patat?, ensinada na primeira aula.
?
Atividade criada pelo formador em Word, salva no Paint e inserida na aula como M?dia.
Para concretiza??o do aprendizado dos dias da semana e das atividades rotineiras, prepare com seus alunos um trenzinho, parecido com esse da atividade feita anteriormente. Voc? poder? fazer um trenzinho reciclando potes de sorvete. Pe?a aos alunos que tragam os potes. Prepare fichas com os nomes dos dias da semana e cole um em cada pote. Para ligar um vag?o (pote) ao outro, utilize argolas pl?sticas ou de metal. Decore o trenzinho junto com as crian?as. Depois, providencie cinco personagens, um para cada dia da semana. Os personagens poder?o ser de pel?cia, por exemplo. Cada um desses personagens entrar? em seu vag?o no dia da semana escolhido para ele. Assim, na segunda-feira, no in?cio da aula, o trenzinho estar? vazio e o personagem da segunda-feira entrar? em seu vag?o. Fa?a o mesmo para a ter?a-feira e assim sucessivamente at? na sexta-feira. Na semana seguinte, voc? poder? ir tirando os personagens do trem, da segunda at? a sexta, at? que ele esteja vazio novamente na sexta-feira. Se preferir, esvazie o trem ao final da aula na sexta-feira e, na semana seguinte, comece embarcando o primeiro personagem.
Veja sugest?es de trenzinhos abaixo:
Imagem dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/-3wqZdqfnRWo/TZeQrUykq-I/AAAAAAAAAPI/-8R9xm7rgBA/s1600/SDC13381.JPG. Acesso em: 20 jun 2013.
Imagem dispon?vel em: .http://1.bp.blogspot.com/-1m4qRRWV-RY/USFLra3pHJI/AAAAAAAAH-c/H9smnznHUUM/s1600/1-Artes+Talita92.jpg Acesso em: 20 jun 2013.
Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-tlc6EKLGu5E/T0LSor70_ZI/AAAAAAAAI3g/CC-XOjUVJns/s1600/trenzinho1.jpg. Acesso em: 20 jun 2013.
Para saber mais sobre o tempo cotidiano da educa??o infantil, acesse: http://intranet.ufsj.edu.br/rep_sysweb/File/vertentes/Vertentes_31/anelise_do_nascimento.pdf. Acesso em: 19 jun 2013.
Para mais imagens sobre as atividades escolares rotineiras, acesse: http://www.google.com.br/search?q=rotina+escolar+na+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil&um=1&hl=pt-BR&gbv=2&tbm=isch&ei=egjDUc2-Fff64APioQE&start=0&sa=N. Acesso em: 20 jun 2013.
Para ver slides sobre a rotina escolar, acesse: http://www.slideshare.net/MarciaSoren/rotina-escolar-12241587http://www.slideshare.net/MarciaSoren/rotina-escolar-12241587. Acesso em: 20 jun 2013.
Para sugest?es de parlendas, acesse: https://www.google.com.br/search?q=trenzinho+feito+com+pote+de+sorvete&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=_inDUeLRItH94AOa0YHQDQ&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730#tbm=isch&sa=1&q=parlendas&oq=parle&gs_l=img.3.0.0l10.528988.532705.2.535584.32.15.0.0.0.7.270.2508.1j7j7.15.0...0.0...1c.1.17.img.uEYbHTyrX2s&bav=on.2,or.r_qf.&fp=61821302162e456b&biw=1152&bih=730&imgdii=_. Acesso em: 20 jun 2013.
Para outras ideias de trenzinho, acesse: https://www.google.com.br/search?q=trenzinho+feito+com+pote+de+sorvete&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=_inDUeLRItH94AOa0YHQDQ&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730#tbm=isch&sa=1&q=trenzinho+de+pote+de+sorvete&oq=trenzinho+de+po&gs_l=img.3.1.0l2.3726310.3734601.6.3739918.29.25.0.0.0.2.220.4123.3j17j5.25.0...0.0...1c.1.17.img.BN133Id1Tp4&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.48175248,d.dmg&fp=61821302162e456b&biw=1152&bih=730&imgdii=_. Acesso em: 20 jun 2013.
Para outras informa??es sobre a rotina escolar, acesse o site Pedag?gicos de Giselle Farias. Dispon?vel em: http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2008/09/rotina-escolar.html;. Acesso em: 20 jun 2013.
Durante as aulas, o professor dever? observar se as crian?as: