Portal do Professor

Início do Conteúdo

Organiza??o da rotina escolar: repetindo com alegria

Autor e Co-autor(es)

Selma Sueli Santos Guimar?es imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Participar da constru??o da rotina escolar da turma.
  • Internalizar a no??o de tempo, passado, presente e futuro.
  • Aprender no??es de quantidade.
  • Registrar atrav?s da escrita e do desenho a rotina de trabalho da turma.
  • Aprender os nomes dos dias da semana e sua ordem.
  • Associar linguagem oral e escrita.

Duração das atividades

02 aulas de 1 hora e 30 minutos aproximadamente

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento b?sico do alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

  • Aparelho de som.
  • Painel com os dias da semana feito pelo professor.
  • Cart?es com as atividades escolares feitos pelo professor.
  • Folha impressa com atividades.
  • Potes de sorvete vazios.
  • Papel colorido.

M?dulo 1 - A rotina escolar e os alunos

A crian?a, ao ingressar na escola ou em um ambiente escolar novo, necessita de um tempo consider?vel para se adaptar a esse espa?o diferente e desconhecido. Portanto, a rotina escolar, que ? um conjunto de atividades que visam ? organiza??o do tempo que o aluno permanece na escola, deve apoiar-se na reprodu??o di?ria de momentos ali vividos e nos sinais que remetem ?s atividades do cotidiano escolar.

A proposta que aqui se apresenta ? organizar um quadro semanal que ? previamente definido pelo professor. Mas a maneira como ele ser? exposto na sala de aula ? criada pelos alunos com media??o do professor.

ATIVIDADE 1 - Apresenta??o do quadro de rotina

Prepare, previamente, um quadro semanal semelhante ao quadro abaixo. Este ? apenas um projeto, o material de confec??o do quadro assim como os detalhes s?o definidos pelo professor. Poder?o ser usados diferentes tipos de material, como cartolina, papel cart?o, pl?stico, feltro e/ou outros. Seja criativo, a rotina escolar deve ser apresentada aos alunos de maneira divertida. ? muito importante que as atividades di?rias se desenvolvam com alegria, evitando-se, assim, a monotonia.

quadro rotina

Quadro de rotina criado pelo formador no Word, salvo no Paint e inserido no Portal do Professor como m?dia.

Apresente o quadro aos alunos abordando a ordem dos dias da semana e sua nomenclatura. Fa?a perguntas, tais como:

  •  Quantos dias tem a semana?
  •  Quantos dias por semana vamos ? escola?
  •  Qual ? o primeiro dia da semana?
  •  No domingo vamos ? escola?
  •  Qual o primeiro dia da semana com aulas?
  •  Qual seu dia da semana preferido? Por qu??

Depois disso, ou?a e cante a can??o Dias da semana de Patati Patat?.

Can??o dispon?vel em: http://www.4shared.com/mp3/6j1gRbft/25__DIAS_DA_SEMANA_-_PATATI_PA.htm> . Acesso em: 19 jun 2013.

Letra da can??o:

 Quantos s?o os dias da semana
  S?o sete, s?o sete
  Quantos s?o os dias da semana
  S?o sete, s?o sete

  Segunda-feira, ter?a-feira
  Quarta-feira, quinta-feira,  sexta-feira
  S?bado e domingo ( 2x )

  De segunda ? sexta-feira
  Vou para escola estudar
  Eu aprendo muita coisa
  Eu aprendo o b,a,b?

  Mas no s?bado eu levanto
  Brinco muito sem parar
  No domingo eu descanso
  Com meus pais vou passear

  Quantos s?o os dias da semana
  S?o sete, s?o sete
  Quantos s?o os dias da semana
  S?o sete, s?o sete

ATIVIDADE 2 - Listando as atividades

Em seguida,  fa?a um levantamento das atividades realizadas em sala, listando-as no quadro negro ou branco, fazendo perguntas do tipo: O que fazemos quando chegamos ? escola? Fa?a a media??o para que eles consigam listar as atividades contidas no seu planejamento.

Veja as sugest?es de atividades abaixo, n?o ? necess?rio contemplar todas as atividades listadas, procure aquelas que se adequam melhor ? sua realidade escolar.

  • Chegada;
  • Organiza??o do material escolar;
  • Calend?rio (dia, m?s, ano, aniversariantes etc) e tempo;
  • Chamada interativa ou ?Quantos somos??;
  • Escolha do ajudante do dia;
  • Rodinha de conversa;
  • Corre??o do Dever de casa;
  • Atividade de sala ou atividade dirigida;
  • Atividade na sala de v?deo;
  • Atividade na biblioteca;
  • Brinquedos de casa;
  • Educa??o f?sica / recrea??o na piscina / recrea??o na ducha /  recrea??o no tanque de areia;
  • Atividades de artes;
  • Massinha;
  • Dan?a / atividade corporal;
  • Atividade com jogos e brincadeiras;
  • Parquinho;
  • Lavar as m?os e Lanche;
  • Hora da fruta;
  • Escova??o;
  • Dever de casa (passando dever de casa);
  • Conta??o de Hist?ria;
  • Sa?da / despedida.

Para a atividade Rodinha de conversa, veja um v?deo dispon?vel no youtube. Trata-se do v?deo Roda de nomes. Esse v?deo apresenta um atividade interessante desenvolvida pela professora que permite aos alunos reconhecer a escrita de seus nomes. Nessa atividade, a professora recita tamb?m algumas parlendas com seus alunos.

roda de nomes

V?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=zgVr6fZf16E. Acesso em: 20 jun 2013.

M?dulo 2 - Montando o quadro de rotina escolar

ATIVIDADE 1 - Quais s?o nossas atividades?

Professor, para essa atividade, providencie cart?es, de sua prefer?ncia, com imagem e escrita das atividades listadas para a rotina de suas aulas. Veja as sugest?es abaixo:

   atividade lanche

Imagens dispon?veis em: http://danizinhaeduca.blogspot.com.br/2012/01/rotina-para-educacao-infantil.html. Acesso em: 20 jun 2013.

atv. rotina

Cart?es de atividades escolares feitos em feltro. Imagem dispon?vel em: http://vestidadenuvem.blogspot.com.br/2012_02_19_archive.html. Acesso em: 20 jun 2013.

Leia, cuidadosa e pausadamente, os cart?es e apresente aos alunos a imagem que os representa. Fa?a associa??es entre a imagem e a grafia da atividade. Para isso, interfira com quest?es do tipo:

  • Olha este desenho do parque, quais s?o as letras que usamos para escrever a palavra parque?
  • E o lanche, com que letra come?a a palavra lanche?
  • Voc?s gostam do momento de ir ao p?tio? Como se escreve a palavra p?tio? Ela come?a com a mesma letra da palavra parque?

Ap?s a leitura e compreens?o de todos os cart?es, distribua-os pelo quadro semanal junto com as crian?as. V? conduzindo a atividade por meio de perguntas como:

  • O cart?o da entrada deve estar onde?
  • E qual ? a atividade que temos depois da entrada?
  • E depois, o que vamos fazer?
  • O lanche ? depois ou antes da escova??o?

Aproveite esse momento de questionamento para trabalhar a compreens?o do antes e do depois. Reforce o aprendizado desses conceitos enquanto vai distribuindo as atividades no quadro de rotina escolar. Algumas crian?as v?o perceber que as atividades como entrada, rodinha de conversa, calend?rio, quantos somos, lanche e atividade dirigida v?o se repetir.

Veja uma sugest?o do quadro preenchido abaixo:

QUADRO

Quadro criado pelo formador em Word, salvo no Paint e inserido na aula como M?dia.

ATIVIDADE 2 - Registro

Explique a atividade abaixo, relembre quais s?o os nomes dos dias da semana cantando a can??o Dias da semana de Patati Patat?, ensinada na primeira aula.

?

atividade rotina

Atividade criada pelo formador em Word, salva no Paint e inserida na aula como M?dia.

ATIVIDADE 3

Para concretiza??o do aprendizado dos dias da semana e das atividades rotineiras, prepare com seus alunos um trenzinho, parecido com esse da atividade feita anteriormente. Voc? poder? fazer um trenzinho reciclando potes de sorvete. Pe?a aos alunos que tragam os potes. Prepare fichas com os nomes dos dias da semana e cole um em cada pote. Para ligar um vag?o (pote) ao outro, utilize argolas pl?sticas ou de metal. Decore o trenzinho junto com as crian?as. Depois, providencie cinco personagens, um para cada dia da semana. Os personagens poder?o ser de pel?cia, por exemplo. Cada um desses personagens entrar? em seu vag?o no dia da semana escolhido para ele. Assim, na segunda-feira, no in?cio da aula, o trenzinho estar? vazio e o personagem da segunda-feira entrar? em seu vag?o. Fa?a o mesmo para a ter?a-feira e assim sucessivamente at? na sexta-feira. Na semana seguinte, voc? poder? ir tirando os personagens do trem, da segunda at? a sexta, at? que ele esteja vazio novamente na sexta-feira. Se preferir, esvazie o trem ao final da aula na sexta-feira e, na semana seguinte, comece embarcando o primeiro personagem.

Veja sugest?es de trenzinhos abaixo:

data/img-8   

Imagem dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/-3wqZdqfnRWo/TZeQrUykq-I/AAAAAAAAAPI/-8R9xm7rgBA/s1600/SDC13381.JPG. Acesso em: 20 jun 2013.

http://1.bp.blogspot.com/-1m4qRRWV-RY/USFLra3pHJI/AAAAAAAAH-c/H9smnznHUUM/s1600/1-Artes+Talita92.jpg

Imagem dispon?vel em: .http://1.bp.blogspot.com/-1m4qRRWV-RY/USFLra3pHJI/AAAAAAAAH-c/H9smnznHUUM/s1600/1-Artes+Talita92.jpg Acesso em: 20 jun 2013.

data/img-10

Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-tlc6EKLGu5E/T0LSor70_ZI/AAAAAAAAI3g/CC-XOjUVJns/s1600/trenzinho1.jpg. Acesso em: 20 jun 2013.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre o tempo cotidiano da educa??o infantil, acesse: http://intranet.ufsj.edu.br/rep_sysweb/File/vertentes/Vertentes_31/anelise_do_nascimento.pdf. Acesso em: 19 jun 2013.

Para mais imagens sobre as atividades escolares rotineiras, acesse: http://www.google.com.br/search?q=rotina+escolar+na+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil&um=1&hl=pt-BR&gbv=2&tbm=isch&ei=egjDUc2-Fff64APioQE&start=0&sa=N. Acesso em: 20 jun 2013.

Para ver slides sobre a rotina escolar, acesse: http://www.slideshare.net/MarciaSoren/rotina-escolar-12241587http://www.slideshare.net/MarciaSoren/rotina-escolar-12241587. Acesso em: 20 jun 2013.

Para sugest?es de parlendas, acesse: https://www.google.com.br/search?q=trenzinho+feito+com+pote+de+sorvete&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=_inDUeLRItH94AOa0YHQDQ&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730#tbm=isch&sa=1&q=parlendas&oq=parle&gs_l=img.3.0.0l10.528988.532705.2.535584.32.15.0.0.0.7.270.2508.1j7j7.15.0...0.0...1c.1.17.img.uEYbHTyrX2s&bav=on.2,or.r_qf.&fp=61821302162e456b&biw=1152&bih=730&imgdii=_. Acesso em: 20 jun 2013.

Para outras ideias de trenzinho, acesse: https://www.google.com.br/search?q=trenzinho+feito+com+pote+de+sorvete&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=_inDUeLRItH94AOa0YHQDQ&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1152&bih=730#tbm=isch&sa=1&q=trenzinho+de+pote+de+sorvete&oq=trenzinho+de+po&gs_l=img.3.1.0l2.3726310.3734601.6.3739918.29.25.0.0.0.2.220.4123.3j17j5.25.0...0.0...1c.1.17.img.BN133Id1Tp4&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.48175248,d.dmg&fp=61821302162e456b&biw=1152&bih=730&imgdii=_. Acesso em: 20 jun 2013.

Para outras informa??es sobre a rotina escolar, acesse o site Pedag?gicos de Giselle Farias. Dispon?vel em: http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2008/09/rotina-escolar.html;. Acesso em: 20 jun 2013.

Avaliação

Durante as aulas, o professor dever? observar se as crian?as:

  • Participaram da constru??o da rotina de trabalho da turma.
  • Compreenderam a no??o de tempo (presente, passado e futuro).
  • Associaram as imagens das atividades de rotina ? escrita das palavras.
  • Representaram suas prefer?ncias.