Portal do Professor

Início do Conteúdo

As diferentes manifesta??es do basquetebol.

Autor e Co-autor(es)

Liliany Nascimento Cust?dio imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cleber Garcia Casagrande, Leandro Rezende e Elizabet Rezende Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Projetos de forma??o dos alunos
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Valores culturais
Ensino M?dio Geografia Estrutura e din?mica de diferentes espa?os urbanos e o modo de vida na cidade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar o Basquete como manifesta??o cultural e meio de intera??o social.
  • Identificar adapta??es desta modalidade como alternativa para a pr?tica dos diferentes grupos sociais, seus limites e necessidades.
  • Relacionar as modalidades de basquete existentes com os grupos e ambientes sociais.

Duração das atividades

7 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio nenhum conhecimento pr?vio.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2: Identificando as diferentes manifesta??es dos esportes.

1? Atividade:

1. Apresente aos alunos ? tem?tica ?As diferentes manifesta??es do esporte?, e informe que nas pr?ximas aulas, focalizaremos uma ?nica modalidade esportiva. Divida a turma em grupos de aproximadamente quatro alunos e entregue para cada componente do grupo uma folha sulfite em branco, apresente as seguintes imagens aos grupos ou entregue um envelope de imagens retiradas de revistas, jornais impressos ou da internet.

Sugest?es de imagens de esportes:

  Imagem 1  Imagem 2  Imagem 3

Fonte: http://mensagens.culturamix.com/frases/frases-memoraveis-sobre-o-esporte-e-curiosidades-olimpicas. Acesso em: 15 de junho de 2013.

Fonte: http://clubalfa.abril.com.br/fotos/esportes/segundona-esportiva/as-melhores-fotos-do-esporte-5/#pid=64462. Acesso em: 15 de junho 2013.

Fonte: http://fisioterapiadenisepripas.blogspot.com.br/2011/08/o-esporte-paraolimpico-quebrando.html. Acesso em: 15 de junho 2013.

Essas imagens disponibilizadas dever?o apresentar aos alunos, pessoas de diferentes nacionalidades, deficientes ou n?o, de v?rias faixas et?rias, sexo, praticando diversas modalidades esportivas inclusive o basquetebol.

2. Solicite aos alunos que observem as imagens de forma cr?tica levando em considera??o todas as suas caracter?sticas e aspectos sociais. Ap?s essa observa??o solicite que cada aluno registre em uma folha sulfite suas percep??es e sentimentos que estas imagens despertam. A partir das imagens, auxilie os alunos a reconhecer o esporte como uma manifesta??o cultural e um meio de intera??o social.

Sugest?es de perguntas motivadoras para que os alunos expressem suas percep??es e sentimentos:

  1. Quais modalidades esportivas foram apresentadas nas imagens?
  2. Das modalidades esportivas apresentadas, qual ou quais se aproximam pela sua historia, regras e manifesta??es culturais?
  3. Quais caracter?sticas que chamaram mais aten??o?
  4. Em quais aspectos as imagens se diferenciam?
  5. Em rela??o a sua viv?ncia, quais imagens voc? mais se identificou?
  6. As pessoas praticam os esportes presentes nessas imagens com qual objetivo?
  7. ? poss?vel praticar essas modalidades com outros objetivos? Quais?

?

imagem ilustrativa 1

Fonte: http://www.nba.com/heat/gallery/611%E7%83%AD%E7%81%ABvs%E9%A9%AC%E5%88%BA%E5%BD%B1%E9%9B%86. Acesso em: 15 de junho de 2013.

3. Para auxiliar os alunos a reconhecer o esporte como uma manifesta??o cultural e um meio de intera??o, sugira aos grupos primeiramente, que apresentem para a turma as figuras que escolheram e as percep??es que tiveram ao analis?-las.

Durante as apresenta??es proponha um debate entre os alunos de forma com que todos participem, discutam e analisem as imagens e as considera??es dos colegas. A cada apresenta??o, escolha outro grupo para debater suas percep??es e defender suas exposi??es em rela??o ? apresenta??o.

Finalize a atividade comunicando aos alunos que trabalharemos com o Basquete enquanto uma manifesta??o cultural, buscando identificar suas possibilidades de pr?ticas em diferentes grupos sociais.

2? Atividade: Dialogue com os alunos e questione sobre a viv?ncia que eles t?m com o basquete, suas expectativas e impress?es sobre as diferentes manifesta??es desse esporte.

Utilize as seguintes quest?es para nortear e suscitar a participa??o dos alunos:

  • O que voc?s conhecessem do basquetebol?
  • H? diferentes manifesta??es desse esporte?
  • Em quais aspectos o basquetebol pode ser manifestado de diferentes formas?

?

Caro professor, se nessa discuss?o estiver presentes somente aspectos voltados para as regras, t?cnicas e t?ticas do basquete oficial, interfira com os seguintes questionamentos:

  • As regras desta modalidade s?o unificadas em todo o mundo?
  • Existem outras possibilidades de jogar esta modalidade esportiva?
  • O que significa para voc? praticar o basquetebol?
  • Quando pratico o basquetebol eu aprendo valores morais? Por qu?? Quais?
  • Ser? que o contexto cultural em que vivo, interfere no meu objetivo em praticar o basquetebol? Por qu??

?

Professor, durante o di?logo e discuss?o dos alunos registre, em um painel ou no quadro negro, as fala dos alunos no que diz respeito a duas categorias:

1?. Categoria se refere aos elementos que caracterizam o basquete: regras, hist?ria, formas de disputa, caracter?sticas espec?ficas etc.

2?. Categoria caracteriza as raz?es pelas quais as pessoas optam pela pratica do basquete ou qualquer outra modalidade esportiva, bem como os valores transmitidos durante a pr?tica dessa modalidade: competi??o, integra??o, concorr?ncia, coopera??o etc.

imagem ilustrativa 2

Fonte: http://cufacolidermt.blogspot.com.br/2012/02/basquete-de-rua.html. Acesso em: 15 de junho de 2013.

Ao final, utilizando esse quadro constru?do, conclua esse momento destacando que o esporte, e nesse caso o basquetebol, ? um fen?meno sociocultural; pois, apesar de ter uma estrutura que lhe ? peculiar, o basquete, como qualquer outra modalidade esportiva, transmite valores de acordo com o sentido que damos a sua pr?tica, os quais exercem influ?ncia sobre os h?bitos e comportamentos tanto do grupo que o pratica, quanto da sociedade em que est? inserido.

3? Atividade:

1. Apresente v?deos que exemplifiquem as varia??es das caracter?sticas e estruturas dessa modalidade esportiva.

Basquetebol em cadeiras de rodas: 1a. Copa Felej = Basquete sobre cadeira de rodas - Joinville. Wmv. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=oMUXdsjLMCA. Acesso em: 31 de maio de 2013. Dura??o: 8 minutos.

Basquetebol de rua- MV Bill - Basquete de Rua (WEBVIDEO) HD. Dispon?vel em:https://www.youtube.com/watch?v=ZM-zkQwVOOg. Acesso em: 31 de maio de 2013. Dura??o 4 minutos.

Basquetebol na National Basketball Association - NBA. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=YpiP4IqBKlY. Acesso em: 31 de maio de 2013. Dura??o 3 minutos.

Basquetebol na Federa??o Internacional de Basquetebol - FIBA. Dispon?vel em:https://www.youtube.com/watch?v=CyozVR4mX2g. Acesso em: 31 de maio de 2013. Dura??o 14 minutos.

2. Solicite aos alunos que, ao assistirem os v?deos, identifiquem as seguintes quest?es presentes no Quadro de Caracteriza??o das Diferentes Modalidades do Basquete.

Fonte: imagens da pr?pria autora

Observa??o: Caso os alunos n?o consigam identificar essas quest?es no v?deo, solicite que acessem os sites abaixo para pesquisar e concluir seu trabalho.

Diferen?as das regras da NBA e FIBA. Dispon?vel em: http://wp.clicrbs.com.br/primetime/2012/07/22/conheca-as-diferencas-de-regra-entre-fiba-e-nba/. Acesso em: 15 de junho de 2013.

Regras oficiais do basquete de rua do Brasil. Dispon?vel em: http://cufasp.wordpress.com/regras/. Acesso em: 15 de junho de 2013.

Regras oficiais de basquetebol em cadeiras de rodas 2008. Dispon?vel em: http://www.cbbc.org.br/novo/conteudo/anexo/Regras_2008.pdf. Acesso em: 15 de junho de 2013.

Oriente aos grupos que est?o assistindo as apresenta??es de cada um dos grupos de trabalho que completem seu quadro (utilizando uma cor diferente) com as informa??es in?ditas apresentadas pelos demais grupos.

Professor, ap?s a conclus?o dos trabalhos dos grupos, organize a apresenta??o dos quadros constru?dos por cada grupo.

Terminada essa sistematiza??o, questione com os alunos se quem pratica essas quatro modalidades de basquetebol, o fazem com o mesmo sentido e significado. Reproduza e amplie o Quadro de Caracteriza??o das Diferentes Modalidades do Basquete no tamanho que favore?a sua leitura e utiliza??o na quadra de esportes da escola.

imagem ilustrativa 3

Fonte: http://www.cpb.org.br/wp-content/uploads/2011/11/Basquete.jpg. Acesso em: 15 de junho de 2013.

Aulas 3, 4, 5 e 6: Vivenciando as diferentes modalidades do Basquete.

Proponha aos alunos a viv?ncias das modalidades apresentadas na aula anterior.

Sugest?o de roteiro de a pr?tica de cada modalidade:

  • Contextualize a pr?tica de cada modalidade. Professor apoie-se em textos, imagens e v?deos, os quais, poder?o ser apresentadas aos alunos ou n?o.
  • Retome o Quadro de Caracteriza??o das Diferentes Modalidades do Basquete constru?do anteriormente e estabele?a algumas rela??es com as necessidades de adapta??es para a pr?tica do basquetebol realizadas por alguns grupos sociais realizando, por exemplo, questionamentos como:
  1. Podemos considerar essa pr?tica como uma manifesta??o cultural/social? Por qu??
  2. Que grupo social pratica essa modalidade?
  3. Em qual contexto social essa pr?tica est? presente?
  4. Com qual objetivo as pessoas podem praticar essa modalidade esportiva?

Identifique, explicite as caracter?sticas de cada modalidade e defina com o grupo de alunos, quais ser?o as adapta??es necess?rias para a viv?ncia de cada modalidade de basquete estudada.

Proponha aos alunos a viv?ncia de cada uma das modalidades de basquete.

Ao final, avalie com os alunos se as adapta??es propostas e realizadas por eles contribu?ram para a viv?ncia da cada uma das modalidades de basquete.

Aula 7 - Di?logo com outras disciplinas

Como sugest?o de trabalho interdisciplinar, proponha uma pesquisa sobre os seguintes aspectos:

  • Em que lugar de sua cidade voc?s j? viram pessoas praticando alguma modalidade do Basquete?
  • Quais s?o as caracter?sticas sociais e culturais desse lugar?
  • Seria poss?vel construir um mapa de nossa cidade apresentando os bairros onde esses esportes s?o praticados?

Convidar a turma para fazer uma pesquisa de campo e na internet (informar os sites de sua cidade: clubes sociais, entidades de apoio ? pessoa deficiente, movimentos sociais etc.) para auxiliar na pesquisa e constru??o do mapa proposto anteriormente.

Recursos Complementares

Sugest?es de textos:

Confedera??o Brasileira de Basquetebol de Cadeira de Rodas. Dispon?vel em: http://www.cbbc.org.br/. Acesso em: 15 de junho de 2013.

A hist?ria do Basquete de rua. Dispon?vel em: http://www.lub.org.br/lub/wp-content/uploads/2011/06/Hist%C3%B3ria-do-Streetball-3.pdf. Acesso em: 15 de junho de 2013.

MARQUES. R. F. R.; et. all. Esporte: um fen?meno heterog?neo: estudo sobre o esporte e suas manifesta??es na sociedade contempor?nea. Revista Movimento: Porto Alegre. V. 13. 2007. Dispon?vel em:  http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3580/1975. Acesso em: 15 de junho de 2013.

Hist?ria do NBA. Dispon?vel em: http://www.solbrilhando.com.br/Esportes/Basquete/NBA_Informacoes/Historia_da_NBA.htm. Acesso em: 15 de junho de 2013.

Sugest?es de v?deos:

D?RUAS (CUFA-DF) Basquete de Rua. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=mfeaMIs1Rbk. Acesso em: 15 de junho de 2013. Dura??o: 4 minutos.

Best Phantom: Game 4. Dispon?vel em: http://watch.nba.com/nba/video/channels/playoffs/2013/06/15/20130615-best-phantom-game-4.nba?tab=3&p=2. Acesso em: 15 de junho de 2013. Dura??o: 3 minutos.

Basquete em Cadeira de Rodas. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=Xinup9AdgqM. Acesso em: 15 de junho de 2013. Dura??o: 7 minutos.

Sugest?es de aulas do Portal do Professor sobre possibilidades de manifesta??o do basquetebol:

?Streetball? e sua rela??o com o Hip Hop. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21200.Acesso em: 15 de junho de 2013.

Avaliação

Observe a participa??o e envolvimento dos alunos em todos os momentos da aula; nas leituras interpretando as informa??es dos roteiros sugeridos; nas discuss?es e an?lises realizadas com argumenta??es cr?ticas e pertinentes aos assuntos trabalhados e se reconheceram se as v?rias manifesta??es do Basquete tem algum relacionamento com os objetivos de quem o pratica e com o contexto social e cultural da comunidade em que se insere.