Tha?s Cristina de Oliveira, Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Interpretar informa??es presentes nas hist?rias infantis.
Vivenciar e explorar movimentos da gin?stica.
Expor suas ideias e ouvir as ideias dos outros colegas e professor.
Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas.
Ouvir hist?rias lidas e ou contadas pelo professor de forma interativa.
Esta aula poder? ser desenvolvida com crian?as de 05 a 07 anos de idade, pois possibilita a leitura de hist?rias infantis que fazem parte do imagin?rio da crian?a, al?m de desenvolver o interesse l?dico durante a viv?ncia da ?gin?stica historiada?. Faz-se necess?rio que o aluno esteja no processo de alfabetiza??o, reconhecendo letras do alfabeto e palavras de modo que possam compreender as hist?rias contadas, interpret?-las e expor seus pensamentos.
Espa?o da ?Rodinha?
Professor utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos para a aula.
Organize-os em um c?rculo de forma que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, leve um ba? cheio de livros de hist?rias infantis e pergunte se eles conhecem hist?rias infantis como, por exemplo: Os tr?s porquinhos; A Branca de Neve e os Sete An?es; A Bela Adormecida; A Bela e a Fera; Chapeuzinho Vermelho etc. (livros que estejam dispon?veis no ba? ?pequenas hist?rias).
?
Professor deixe os alunos manusearem os livros de hist?rias dentro do ba?, enquanto isso questione os alunos:
1) Quais hist?rias voc?s conhecem?
2) De qual mais gostam?
3) Por qu??
?
Escolha com a turma algumas dessas hist?rias para contar. Ex. Os tr?s porquinhos; Branca de Neve e os Sete An?es. Fale para os alunos que, enquanto estiver contando as hist?rias ? preciso que prestem muita aten??o nos personagens, no que falam e fazem, e como fazem. Possivelmente teremos que fazer tamb?m. Os alunos poder?o acompanhar a conta??o de hist?ria por meio do projetor de slides.
Ao t?rmino de cada uma, pergunte sobre o que acontece nessas hist?rias:
1- Quem eram os personagens desta hist?ria?
2- O que os personagens das hist?rias fazem?
3- Mostre quais movimentos eles realizam?
Anote as falas dos alunos sobre os personagens e os movimentos realizados por eles.
Ap?s essa conversa e a identifica??o das hist?rias e seus acontecimentos, leia para eles quais foram os movimentos realizados pelos personagens das hist?rias que eles identificaram e o professor registrou.
Questione os alunos sobre quais tipos de movimentos os personagens realizam na hist?ria. Exemplo: na hist?ria dos tr?s porquinhos, o lobo corre atr?s dos porquinhos? Ele salta? Ele rola? E os porquinhos? Eles correm, brincam, rolam no ch?o? E na hist?ria da Branca de Neve e os Sete An?es eles tamb?m movimentam muito?
Registre as observa??es que os alunos fizerem. Caso a hist?ria escolhida n?o apresentar descri??o de movimentos dos personagens, questione sobre quais movimentos tal personagem (se for um animal ou uma pessoa) pode realizar.
?
Professor, para aumentar seu repert?rio de hist?rias infantis, acesse os links:
?
?
? importante que o professor busque hist?rias conhecidas pelo grupo para que consigam realizar a atividade.
Nos sites citados, o professor buscar? subs?dios para sua aula com rela??o ?s hist?rias, mas ? fundamental que esteja com o livro impresso ou dispon?vel em formato digital, no seu computador, para projetar e ser apresentado para os alunos durante esta aula.
Algumas sugest?es de hist?rias infantis para oferecer aos alunos:
Dispon?vel em: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=2. Acesso em 05 de junho de 2013.
?
Dispon?vel em: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=1. Acesso em 05 de junho de 2013.
?
?
?
Dispon?vel em: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=24. Acesso em 05 de junho de 2013.
Professor, antes de iniciar essa atividade prepare:
Sugest?o de painel:
NOME DA HIST?RIA: |
||
NOME DO PERSONAGEM |
MOVIMENTOS DE GIN?STICA REALIZADOS POR ELE |
N?MERO DE VEZES QUE O PERSONAGEM REALIZA O MOVIMENTO |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
Sugest?es de imagens dos movimentos b?sicos da gin?stica:
SALTAR
?
Dispon?vel em: http://lucia-desporto.blogspot.com.br/2010/05/ginastica-salto-com-pirueta-vertical-no.html. Acesso em 16 de junho de 2013.
?
ROLAR
Dispon?vel em: http://lucia-desporto.blogspot.com.br/search?q=rolamento. Acesso em 16 de junho de 2013.
?
EQUILIBRAR
?
?
Imagem dispon?vel em: http://www.drelvt.min-edu.pt/de/normativos/reg-esp-gin-artistica.pdf. (Editado pelo autor). Acesso em 16 de junho de 2013.
?
?
GIRAR
Dispon?vel em: http://diadafisicacp2.blogspot.com.br/. Acesso em 16 de junho de 2013.
?
BALAN?AR
Dispon?vel em: http://www.drelvt.min-edu.pt/de/normativos/reg-esp-gin-artistica.pdf. Acesso em 16 de junho de 2013.
?
ESCALAR
Dispon?vel em: http://comps.fotosearch.com/bigcomps/IMG/IMG121/10024012.jpg. Acesso em 16 de junho de 2013.
Inicie essa atividade solicitando aos alunos que escolham uma hist?ria para ser trabalhada nessa aula. Essa escolha poder? ser realizada por vota??o ou aclama??o. Se os alunos optarem por mais de uma hist?ria, defina qual ser? a primeira hist?ria a ser trabalhada.
?
Retome com os alunos o registro do professor sobre a identifica??o dos movimentos realizados pelos personagens da hist?ria. Comente com os alunos que alguns personagens das hist?rias realizam ou reproduzem movimentos da Gin?stica Art?stica. Sabem que movimentos s?o estes?
?
Ap?s esse resgate, o professor dever? contar a hist?ria mais votada pelos alunos de forma interativa. Solicite aos alunos que fiquem atentos e concentrados na hist?ria, pois, na medida em que identificar movimentos de gin?stica, os alunos dever?o registrar no painel o nome do personagem e fixar as imagens no local adequado dos movimentos de gin?stica realizados por ele. Caso alguns alunos n?o consigam escrever o professor auxilia. Se o livro for projetado o professor poder? contar a hist?ria e projetar as imagens ao mesmo tempo, para que os alunos identifiquem os personagens e as letras e as palavras.
?
Caso os personagens escolhidos n?o realizem movimentos que possam ser representados com movimentos da gin?stica, o professor tem autonomia para criar movimentos durante a conta??o da hist?ria. Se a turma escolher v?rias hist?rias o professor explica para os alunos que as demais hist?rias ser?o desenvolvidas e vivenciadas nas pr?ximas aulas.
?
?
Antes de iniciar essa atividade, o professor dever? providenciar os materiais necess?rios para a realiza??o dos movimentos de gin?stica, como por exemplo: colch?es, cordas, traves de equil?brio, bancos e/ou escadas e cordas.
Iniciar essa atividade solicitando aos alunos que identifiquem no painel, quais movimentos de gin?stica estiveram presentes nas a??es dos personagens da hist?ria contada pelo professor. Ap?s essa identifica??o, fa?a os seguintes desafios para os alunos:
Ao final da viv?ncia dos movimentos da hist?ria, os alunos dever?o registrar em forma de desenho e escrita no papel Kraft, os movimentos da gin?stica que eles realizaram durante a hist?ria.
?
Espa?o da ?Rodinha?
Professor utilize novamente o espa?o da ?rodinha? para conversar com os alunos.
Convide-os para fazer um painel e registrar movimentos da Gin?stica Art?stica que cada aluno da turma sabe fazer?
Deixe os alunos a vontade para que possam rolar, equilibrar, balan?ar, saltar, escalar, saltar e girar. Descubra qual movimento voc? consegue fazer mais vezes e guarde na mem?ria para que possa ser registrado no painel.
Ap?s aproximadamente, vinte minutos, cada aluno dever? voltar para a rodinha e contar a sua hist?ria com a Gin?stica Art?stica e escrev?-la no painel da turma.
O painel da hist?ria infantil de da hist?ria da turma dever? ficar na porta da sala de aula para contar a todos a nossa hist?ria com a Gin?stica Art?stica.
Obs. Solicite aos alunos que fa?am tamb?m registros da aula atrav?s de desenhos e tentativas de escrita.
?
Sugest?o de painel:
?
NOME DA TURMA: |
||
NOME DO ALUNO |
MOVIMENTOS DE GIN?STICA QUE ELE CONSEGUE FAZER |
N?MERO DE VEZES QUE REALIZA O MOVIMENTO |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
?
Sugest?o de aula do Portal do Professor:
Contos de fadas: hist?rias atrapalhadas ? UCA. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31308. Acesso em 04 de junho de 2013.
Hist?rias Infantis: leitura e dramatiza??o. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37423. Acesso em 04 de junho de 2013.
?
Sugest?o de leitura sobre "A import?ncia dos contos de fadas no desenvolvimento da imagina??o". Dispon?vel em: http://www.facos.edu.br/old/galeria/129102010020851.pdf. Acesso em 04 de junho de 2013.
?
Sugest?o de livro dispon?vel em PDF para baixar. "Pr?tica de leitura". Dispon?vel em: http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/imagens/livros/livro_salto_praticas_de_leitura_e_escrita.pdf. Acesso em 04 de junho de 2013.
Observar a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar as hist?rias contadas, entender e identificar cada momento da hist?ria e os movimentos realizados; se contribu?ram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade de desenho e escrita; se desenvolveram habilidades de escuta e respeito pela fala dos colegas. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.