Portal do Professor

Início do Conteúdo

O corpo em textos jornal?sticos: o arranjo sob medida

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Rela??es sociopragm?ticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender que a postura corporal gera v?rias interpreta??es, dependendo, inclusive, do seu lugar de ocorr?ncia.
  • Elaborar quest?es de interpreta??o sobre a posi??o corporal e a m?dia: efeitos de sentido.
  • experimentar "tratar" a imagem na produ??o de um g?nero jornal?stico.

Duração das atividades

200 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • G?neros jornal?sticos (entrevista, not?cia, reportagem, texto opinativo etc).

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias e recursos:

  • discuss?o oral e coletiva;
  • trabalho em grupo;
  • elabora??o de quest?es;
  • produ??o de g?neros jornal?sticos;
  • data-show e internet.

?

M?dulo 1

Atividade 1

Nessa atividade, os alunos dever?o compreender que a postura corporal gera v?rias interpreta??es, dependendo, inclusive, do seu lugar de ocorr?ncia.

?

O professor inicia a aula exibindo uma foto

1

http://www.cartacapital.com.br/revista/692  Acesso em 19 jun. 2013.

e dizendo: "essa ? uma foto que foi retirada de uma capa de revista de circula??o nacional. Qual das op??es relaciona-se a essa foto na revista?"

a.(    ) "Meu olho est? ardendo!"

b.(    ) "Estou de olho em voc?!"

c.(    ) "Que coceira!"

d.(    )"Abre o olho Perillo!"

?

Professor, destaque com os alunos a pista: a foto ? de uma capa de revista de circula??o nacional. Essa pista j? indica algumas pressuposi??es que dever?o ser levadas em considera??o, tais como:

  • capa de revista de circula??o nacional tratar? de assunto de interesse do pa?s e n?o apenas regional.
  • capa de revista apresenta, geralmente, o assunto ou tema mais importante do per?odo em que foi publicada.
  • a postura corporal do homem, muito provavelmente, em capa de revista de circula??o nacional, n?o condiz com a de um cidad?o comum, j? que nenhum cidad?o comum seria capa de revista de circula??o nacional se n?o por algum motivo relevante ? sociedade. Logo, pode se tratar de um homem que seja foco de interesse pol?tico ou econ?mico do pa?s.

?

Ap?s a resposta dos alunos, o professor dever? exibir a foto contextualizada:

2

http://www.cartacapital.com.br/revista/692 Acesso em 19 jun. 2013.

?

A ideia ? despertar nos alunos a curiosidade acerca das v?rias interpreta??es que a posi??o corporal pode gerar, incluindo seu lugar de ocorr?ncia. Nesse caso, a pressuposi??o de que n?o se tratava de um cidad?o comum ? confirmada porque Perillo, o homem com o dedo no olho, ? pol?tico e governador do estado de Goi?s, no terceiro mandato. O enunciado "Abre o olho Perillo" n?o somente referencia diretamente a postura corporal do pol?tico, mas tamb?m direciona as interpreta??es a partir do momento que se tem conhecimento do contexto social e pol?tico da edi??o da revista. Ademais, como se trata de uma revista de circula??o nacional cujas mat?rias s?o focadamente orientadas pelos temas pol?ticos e econ?micos do pa?s, a posi??o corporal de Perillo ? bastante sugestiva a v?rias interpreta??es, mas, sobretudo, coloca como a m?dia, no caso espec?fico a Revista Carta Capital, entende e percebe a situa??o que envolve Perillo. Carta Capital, a meu ver, ao colocar a imagem de Perillo com o dedo no olho, apresenta uma vers?o ir?nica acerca dos acontecimentos, de modo que coloca em d?vida a posi??o do governador em rela??o ao envolvimento com o contraventor Carlinhos Cachoeira.

Professor, para orientar os alunos quanto ? situa??o de Perillo, leia mais informa??es em: http://veja.abril.com.br/infograficos/rede-escandalos/perfil/marconi-perillo.shtml Acesso em 19 jun. 2013. 

?

Atividade 2

Os alunos dever?o elaborar quest?es de interpreta??o sobre a posi??o corporal e a m?dia: efeitos de sentido.

?

Os alunos dever?o formar grupos de at? 3 pessoas para elaborarem aos colegas quest?es sobre a rela??o posi??o corporal e argumenta??o, na m?dia. A seguir, algumas sugest?es para a atividade:

Professor, as imagens abaixo dever?o ser acompanhadas de seu contexto no lugar de ocorr?ncia para que os alunos sejam capazes de elaborar quest?es sobre a rela??o posi??o corporal e a m?dia. Somente no momento de trocar as quest?es com outros grupos ? que os alunos dever?o mostrar apenas as imagens descontextualizadas para gerar os efeitos esperados.

?

1) "Demitido e de volta"

35

http://www.cartacapital.com.br/revista/658 Acesso em 19 jun. 2013.

?

2)"A crucifica??o de Neymar"

67

http://placar.abril.com.br/galeria-de-fotos/relembre-as-capas-mais-polemicas-da-revista-placar.html Acesso em 19 jun. 2013.

?

3) "Para a pol?cia, n?o h? mais d?vidas sobre a morte de Isabella: foram eles"

89

http://ipsis.verbis.zip.net/arch2008-04-27_2008-05-03.html Acesso em 19 jun. 2013.

?

4) "Como afastar os jovens das drogas"

1011

http://portal3.com.br/wp/wp-content/uploads/2010/09/Capa_escolhida.jpg Acesso em 19 jun. 2013.

?

5) "Tarifa do transporte p?blico em S?o Paulo voltar? a ser de R$ 3."

1415

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=556743507700990&set=a.115442961831049.6251.100114543363891&type=1&theater Acesso em 19 jun. 2013.

?

6) "Governo de Minas pede apoio da For?a Nacional depois de confronto de ontem durante protestos."

1617

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=556166324425375&set=a.115442961831049.6251.100114543363891&type=1&theater Acesso em 19 jun. 2013.

?

Ao final da elabora??o das quest?es, os grupos trocar?o entre si as atividades, de modo que respondam as quest?es propostas pelos colegas. Depois, de responderem, devolver?o aos proponentes das quest?es e estes apresentar?o as atividades e as repostas dos colegas a toda turma.

Finalmente, uma grande roda de discuss?o dever? ser formada para alunos e professor discutirem sobre a forma como a m?dia posiciona o corpo humano em seus textos e os efeitos de sentido gerados por esse posicionamento.

?

Atividade 3

Os alunos, nessa atividade, experimentar?o "tratar" a imagem na produ??o de um g?nero jornal?stico.

?

Os alunos, ainda em grupo, dever?o redigir g?neros jornal?sticos (entrevista, reportagem, not?cias, artigos opinativos - conforme conhecimento pr?vio), utilizando imagens "tratadas" por eles. O adjetivo anterior est? entre aspas, porque tratar, nesse caso, refere-se a trabalhar a imagem conforme eles querem que a sociedade a compreenda (ressalta-se que h? v?rias interpreta??es para uma mesma imagem, o que definir? quais ser?o convenientes e quais n?o ser? o texto verbal que direcionar? as interpreta??es). A ideia ? que os alunos, a partir de assuntos atuais, escolham um g?nero e utilizem, necessariamente, a imagem "tratada" por eles. 

Os textos prontos dever?o ser socializados no blogue da sala ou em s?tios afins e, ainda, poder?o ser expostos em pain?is pela escola ou comporem o jornal da escola.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

BRAGA, A. Corpo, m?dia e cultura.Dispon?vel em: http://www.razonypalabra.org.mx/CORPO%20MIDIA%20E%20CULTURA.pdf Acesso em 19 jun. 2013.
CASTRO, Ana Lucia de. Corpo, Consumo e M?dia. Comunica??o, M?dia e Consumo. ESPM, vol. I n 1, p. 17- 31. 2004.
SILVA, S. B. da. Regimes de sentido e intera??o na constru??o do corpo na m?dia semanal. Dispon?vel em: http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es/eSSe71/2011esse_sbsilva.pdf  Acesso em 19 jun. 2013.
VERAS, A. L. L. Desenvolvimento e constru??o da imagem corporal na atualidade: um olhar cognitivo- comportamental. Dispon?vel em: http://rbtc.org.br/detalhe_artigo.asp?id=113 Acesso em 19 jun. 2013.
?
?
Aulas do Portal do Professor:
?
M?dia e imagem corporal. Dispon?vel em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20267 Acesso em 16 jun. 2013.
O corpo ao longo da hist?ria: padr?es de sa?de, beleza e est?tica corporal. Dispon?vel em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22306 Acesso em 16 jun. 2013.

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados pela capacidade de elaborarem quest?es envolvendo a postura corporal e a m?dia e, ainda, pelo tratamento dado a imagens (com posi??es corporais) em g?neros jornal?sticos.