Eliana Dias e Lazu?ta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Rela??es sociopragm?ticas e discursivas |
Estrat?gias e recursos:
?
Nessa atividade, os alunos dever?o compreender que a postura corporal gera v?rias interpreta??es, dependendo, inclusive, do seu lugar de ocorr?ncia.
?
O professor inicia a aula exibindo uma foto
http://www.cartacapital.com.br/revista/692 Acesso em 19 jun. 2013.
e dizendo: "essa ? uma foto que foi retirada de uma capa de revista de circula??o nacional. Qual das op??es relaciona-se a essa foto na revista?"
a.( ) "Meu olho est? ardendo!"
b.( ) "Estou de olho em voc?!"
c.( ) "Que coceira!"
d.( )"Abre o olho Perillo!"
?
Professor, destaque com os alunos a pista: a foto ? de uma capa de revista de circula??o nacional. Essa pista j? indica algumas pressuposi??es que dever?o ser levadas em considera??o, tais como:
?
Ap?s a resposta dos alunos, o professor dever? exibir a foto contextualizada:
http://www.cartacapital.com.br/revista/692 Acesso em 19 jun. 2013.
?
A ideia ? despertar nos alunos a curiosidade acerca das v?rias interpreta??es que a posi??o corporal pode gerar, incluindo seu lugar de ocorr?ncia. Nesse caso, a pressuposi??o de que n?o se tratava de um cidad?o comum ? confirmada porque Perillo, o homem com o dedo no olho, ? pol?tico e governador do estado de Goi?s, no terceiro mandato. O enunciado "Abre o olho Perillo" n?o somente referencia diretamente a postura corporal do pol?tico, mas tamb?m direciona as interpreta??es a partir do momento que se tem conhecimento do contexto social e pol?tico da edi??o da revista. Ademais, como se trata de uma revista de circula??o nacional cujas mat?rias s?o focadamente orientadas pelos temas pol?ticos e econ?micos do pa?s, a posi??o corporal de Perillo ? bastante sugestiva a v?rias interpreta??es, mas, sobretudo, coloca como a m?dia, no caso espec?fico a Revista Carta Capital, entende e percebe a situa??o que envolve Perillo. Carta Capital, a meu ver, ao colocar a imagem de Perillo com o dedo no olho, apresenta uma vers?o ir?nica acerca dos acontecimentos, de modo que coloca em d?vida a posi??o do governador em rela??o ao envolvimento com o contraventor Carlinhos Cachoeira.
Professor, para orientar os alunos quanto ? situa??o de Perillo, leia mais informa??es em: http://veja.abril.com.br/infograficos/rede-escandalos/perfil/marconi-perillo.shtml Acesso em 19 jun. 2013.
?
Os alunos dever?o elaborar quest?es de interpreta??o sobre a posi??o corporal e a m?dia: efeitos de sentido.
?
Os alunos dever?o formar grupos de at? 3 pessoas para elaborarem aos colegas quest?es sobre a rela??o posi??o corporal e argumenta??o, na m?dia. A seguir, algumas sugest?es para a atividade:
Professor, as imagens abaixo dever?o ser acompanhadas de seu contexto no lugar de ocorr?ncia para que os alunos sejam capazes de elaborar quest?es sobre a rela??o posi??o corporal e a m?dia. Somente no momento de trocar as quest?es com outros grupos ? que os alunos dever?o mostrar apenas as imagens descontextualizadas para gerar os efeitos esperados.
1) "Demitido e de volta"
http://www.cartacapital.com.br/revista/658 Acesso em 19 jun. 2013.
?
2)"A crucifica??o de Neymar"
http://placar.abril.com.br/galeria-de-fotos/relembre-as-capas-mais-polemicas-da-revista-placar.html Acesso em 19 jun. 2013.
?
3) "Para a pol?cia, n?o h? mais d?vidas sobre a morte de Isabella: foram eles"
http://ipsis.verbis.zip.net/arch2008-04-27_2008-05-03.html Acesso em 19 jun. 2013.
?
4) "Como afastar os jovens das drogas"
http://portal3.com.br/wp/wp-content/uploads/2010/09/Capa_escolhida.jpg Acesso em 19 jun. 2013.
?
5) "Tarifa do transporte p?blico em S?o Paulo voltar? a ser de R$ 3."
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=556743507700990&set=a.115442961831049.6251.100114543363891&type=1&theater Acesso em 19 jun. 2013.
?
6) "Governo de Minas pede apoio da For?a Nacional depois de confronto de ontem durante protestos."
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=556166324425375&set=a.115442961831049.6251.100114543363891&type=1&theater Acesso em 19 jun. 2013.
?
Ao final da elabora??o das quest?es, os grupos trocar?o entre si as atividades, de modo que respondam as quest?es propostas pelos colegas. Depois, de responderem, devolver?o aos proponentes das quest?es e estes apresentar?o as atividades e as repostas dos colegas a toda turma.
Finalmente, uma grande roda de discuss?o dever? ser formada para alunos e professor discutirem sobre a forma como a m?dia posiciona o corpo humano em seus textos e os efeitos de sentido gerados por esse posicionamento.
?
Os alunos, nessa atividade, experimentar?o "tratar" a imagem na produ??o de um g?nero jornal?stico.
?
Os alunos, ainda em grupo, dever?o redigir g?neros jornal?sticos (entrevista, reportagem, not?cias, artigos opinativos - conforme conhecimento pr?vio), utilizando imagens "tratadas" por eles. O adjetivo anterior est? entre aspas, porque tratar, nesse caso, refere-se a trabalhar a imagem conforme eles querem que a sociedade a compreenda (ressalta-se que h? v?rias interpreta??es para uma mesma imagem, o que definir? quais ser?o convenientes e quais n?o ser? o texto verbal que direcionar? as interpreta??es). A ideia ? que os alunos, a partir de assuntos atuais, escolham um g?nero e utilizem, necessariamente, a imagem "tratada" por eles.
Os textos prontos dever?o ser socializados no blogue da sala ou em s?tios afins e, ainda, poder?o ser expostos em pain?is pela escola ou comporem o jornal da escola.
Para leitura do professor:
Os alunos ser?o avaliados pela capacidade de elaborarem quest?es envolvendo a postura corporal e a m?dia e, ainda, pelo tratamento dado a imagens (com posi??es corporais) em g?neros jornal?sticos.