Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as rela??es sociais |
| Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
| Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Trabalho e rela??es sociais |
| Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es de trabalho |
| Ensino M?dio | Sociologia | Estrutura e estratifica??o social: a quest?o das desigualdades sociais |
| Ensino M?dio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
| Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
| Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
| Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
| Ensino M?dio | Hist?ria | Tempo: transforma??es e mentalidades |
| Ensino M?dio | Hist?ria | Trabalho |
Estrat?gias:
Recursos:
Retomando: Aspectos centrais da coloniza??o portuguesa no Brasil: latif?ndio, monocultura e trabalho escravo
Inicie as atividades da proposta retomando com os alunos os aspectos gerais da coloniza??o portuguesa no Brasil a partir da leitura, interpreta??o e debate do texto abaixo indicado:
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Economia colonial: cana e trabalho escravo sustentaram o Brasil Col?nia (...) O pacto colonial pode ser entendido como uma rela??o de depend?ncia econ?mica que beneficiava as metr?poles. Ao participarem do com?rcio como fornecedoras de produtos prim?rios (baratos) e consumidoras dos produtos manufaturados (caros), as col?nias dinamizavam as economias das metr?poles propiciando-lhes ac?mulo de riquezas. Portugal procurou criar as condi??es para o Brasil se enquadrar no pacto colonial. Os portugueses concentraram seus esfor?os para a col?nia se transformar num grande produtor de a??car de modo a abastecer a demanda do mercado internacional e beneficiar-se dos lucros de sua comercializa??o. (...) Para o processo de produ??o e comercializa??o do a??car ser lucrativo ao empreendimento colonial, os engenhos introduziram a forma mais aviltante de explora??o do trabalho humano: a escravid?o. A introdu??o do trabalho escravo nas grandes lavouras baixava os custos da produ??o. (...) Os engenhos eram as unidades b?sicas de produ??o das riquezas da col?nia. Mais do qualquer outro local, o engenho caracterizava a sociedade escravista do Brasil colonial. No engenho, havia a senzala, que era a constru??o r?stica destinada ao abrigo dos escravos; e havia a casa grande, a constru??o luxuosa na qual habitavam o senhor, que era o propriet?rio do engenho e dos escravos; juntamente com seus familiares e parentes. Consta que por volta de 1560, o Brasil j? possu?a cerca de 60 engenhos que estavam em pleno funcionamento, produzindo o a??car que abastecia o mercado mundial. Confira o texto completo em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/economia-colonial-cana-e-trabalho-escravo-sustentaram-o-brasil-colonia.htm Acesso em 15/06/2013 |
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Orienta??es para estudo e discuss?o do texto
1. Os alunos devem ler o texto completo no link indicado acima e responder as quest?es propostas. 2. Oriente os alunos a fazerem um esquema das ideias centrais do texto.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914 Acesso em 20 jun 2013. 3. Ap?s a elabora??o do esquema, os alunos estar?o preparados para discutir as ideias centrais do texto. Para isto, sugerimos: a. O professor deve solicitar a um aluno que leia a primeira ideia/palavra-chave que tenha colocado no esquema do texto e que fale sobre ela. Em seguida, deve perguntar a um segundo aluno se aquela mesma ideia tamb?m foi destacada por ele e por qu?. b. A din?mica continua at? que todas as ideias centrais do texto sejam mencionadas. Caso os alunos n?o mencionem em seus esquemas ideias consideradas centrais pelo professor, este deve apresent?-las, discutindo-as. |
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Ambientes e instala??es do engenho colonial: descri??o e interpreta??o de imagens
Orienta??es para a atividade:
a. Utilizando computadores com internet, os alunos devem acessar o link http://people.ufpr.br/~lgeraldo/imagensengenhos.html. No link eles encontrar?o imagens relativas aos engenhos coloniais, suas instala??es, objetos de trabalho, trabalhadores escravos em seus of?cios, dentre outros. Confira duas delas:
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Paisagem com planta??o (O Engenho), por Frans Post (1668). Nesta imagem da segunda metade do s?culo XVII, observa-se o trip? constitu?do por engenho, casa grande e capela. Ao fundo, veem-se casas dispersas na paisagem, moradias de escravos e de lavradores de cana radicados pr?ximos aos engenhos. Nota-se tamb?m detalhes da vida de um engenho real, isto ?, movido por roda d'?gua: casa de moenda, casa de purgar e batimento dos p?es de a??car ao ar livre. Confira as observa??es acima e a imagem ampliada no link http://people.ufpr.br/~lgeraldo/imagensengenhos.html Acesso em 15/06/2013 |
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Processo do a??car. Simon de Vries. (?)Utrecht, 1682. Nesta gravura publicada na segunda metade do s?culo XVII, observa-se o conjunto das atividades do mundo do a??car - desde o plantio at? a purga - bem como diferentes tipos de engenho - o movido a bois e a ?gua. Confira as observa??es acima e a imagem ampliada no link http://people.ufpr.br/~lgeraldo/imagensengenhos.htm/ Acesso em 15/06/2013 |
b. Individualmente, os alunos devem observar atentamente cada detalhe das imagens (todas as que se encontram no link e que dizem respeito ao tema da aula), registrando-as por escrito. Ao final desta atividade, eles ter?o no caderno um conjunto de informa??es acerca das instala??es e funcionamento de um engenho no Brasil colonial.
c. Oriente os alunos a observarem tamb?m as diferentes etapas da produ??o do a?ucar:
Dispon?vel em: http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/eng_colonial.html
Acesso em 15/06/2013
d. Os alunos podem encontrar o texto referente ?s etapas de produ??o do a??car no link acima e fazer uma leitura atenta do mesmo. Em seguida, proponha uma discuss?o sobre o tema e esclare?a as poss?veis d?vidas dos alunos.
| Proponha aos alunos que fa?am uma pesquisa sobre as etapas de produ??o do a??car na atualidade, para que possam descobrir se ainda existem processos artesanais semelhantes aos existentes no Brasil colonial e tamb?m para saberem sobre quais as etapas de produ??o do a??car industrializado. |
Ainda com o objetivo de caracterizar os diferentes ambientes e instala??es que compunham o engenho no Brasil colonial, proponha aos alunos uma atividade l?dica:
JOGO: ENGENHO DE A??CAR |
a. Os alunos devem acessar o link http://patolagames.com.br/engenho/
No site eles encontrar?o todas as orienta??es para fazer o download gratuito do jogo. Veja o que os autores dizem a respeito do mesmo:
O manual do professor com sugest?es que podem ser aplicadas ap?s o jogo se encontra no link: http://www.patolagames.com.br/engenho/images/manual_profe.pdf
Acesso em: 20 jun 2013.
Grupos de leitura |
Os alunos devem formar grupos de leitura onde possam socializar conclus?es sobre o tema do m?dulo 2. Sugerimos grupos formados por 4 alunos.
Leituras indicadas:
Casa grande. http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=831&Itemid=182
Trabalho escravo africano nos engenhos coloniais. http://www.alunosonline.com.br/historia-do-brasil/trabalho-escravo-africano-nos-engenhos-coloniais.html
Trabalhadores assalariados nos engenhos coloniais. http://www.brasilescola.com/historiab/trabalhadores-assalariados-nos-engenhos-coloniais.htm
Amor em cativeiro. http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/amor-em-cativeiro
Pesquise sobre o tema na Biblioteca Nacional Digital. http://bndigital.bn.br/projetos.htm
Sites acessados em 20 jun 2013.
Orienta??es:
a. Os grupos devem selecionar as fontes que dever?o ser lidas e interpretadas por todos os seus membros.
b. Procurar termos, express?es, palavras desconhecidas e organizar um vocabul?rio para cada fonte trabalhada.
c. Os alunos devem fazer anota??es das ideias centrais das fontes trabalhadas no caderno.
d. Os alunos devem discutir no grupo suas d?vidas e conclus?es sobre as fontes analisadas e solicitar ao professor esclarecimentos acerca das poss?veis d?vidas suscitadas durante as leituras.
DEBATE |
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Promova um debate entre os alunos para que possam socializar as reflex?es e discutir poss?veis d?vidas que n?o foram esclarecidas.
a. O professor deve ser o coordenador do debate, colocando as regras para a din?mica, fazendo a inscri??o dos alunos que desejam falar, controlando o tempo das falas, levantando quest?es que devem ser priorizadas na discuss?o, intervindo se houver eventuais problemas e anotando quest?es que devem ser retomadas para esclarecimentos ao final da din?mica, entre outros.
b. No decorrer do debate, a participa??o ? livre e todos os alunos podem pedir a palavra sempre que julgarem necess?rio. Cabe ao coordenador (professor) administrar as falas para que todos que solicitarem um tempo sejam contemplados e possam expor as suas considera??es.
c. Ao final do debate, o coordenador deve estipular um tempo m?nimo (por exemplo, 1 minuto) para que cada um dos membros participantes do debate possam expor as suas ?ltimas considera??es sobre o tema. Portanto, aqueles que falaram menos ou n?o falaram durante o debate tamb?m ter?o a oportunidade de colocar as suas conclus?es.
d. Para fechar a din?mica, o professor/coordenador apresentar? as quest?es que anotou durante o debate, as quais ainda necessitam de esclarecimentos, colocando as suas pr?prias considera??es sobre o tema.
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Roteiro para a atividade:
a. Divida os alunos em grupos de 4.
b. Inicialmente, o professor poder? motivar os alunos para a atividade a partir da proje??o do v?deo ?Maquetes que Ensinam a Hist?ria?, no qual s?o exibidas maquetes produzidas por bolsistas do NEP (N?cleo de Estudos do Patrim?nio e Mem?ria) da UFSM. O v?deo est? dispon?vel no link http://www.youtube.com/watch?v=uP16xPt7v-E.
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Acesso em 15/06/2013.
c. Ainda utilizando computadores com acesso ? internet, retomando as atividades desenvolvidas anteriormente, os alunos devem acessar o link abaixo para conferirem a representa??o de um engenho e seus diferentes ambientes e instala??es:
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1- casa-grande 2- capela 3- senzala 4- roda d'?gua 5- moenda 6- fornalha 7- cozimento do caldo 8- casa de purgar 9- ro?a 10- moradia trabalhadores livres 11- canavial 12- ro?a dos escravos 13- transporte de cana 14- transporte de lenha para a fornalha |
Dispon?vel em: http://professor-rogerio.blogspot.com.br/2012/05/blog-post.html
Acesso em 15/06/2013
d. Em seguida, utilizando computadores com acesso ? internet, os alunos devem buscar exemplos de maquetes de engenho colonial no Google Imagens. Para tanto, devem digitar "maquete de engenho colonial" na barra de busca, no link http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-PT.
Acesso em 20 jun 2013.
O objetivo ? que os alunos observem os materiais utilizados na produ??o para que, posteriormente, possam tomar decis?es a respeito da maquete do seu grupo. Confira dois exemplos:
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Veja outros exemplos no link http://www.singularsaobernardo.com.br/portal/ef1/album/2011/maquete_4ano/index.htm Acesso em 15/06/2013 |
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1.Casa Grande. 2. Engenho de A??car (onde se localiza a casa de purgar e a moenda; ao lado do engenho tem um escravo com uma mesa cheia de p?es de a??car). 3. Capela. 4. Senzala. 5. Planta??o de Cana. http://professor-rogerio.blogspot.com.br/2011/08/atencao-meus-alunos-da-5-serie-maquete.html. Acesso em 15/06/2013 |
d. A etapa anterior ? importante para que os alunos fa?am anota??es e v?o planejando como far?o a maquete. As imagens e v?deo (jogo) trabalhados nas atividades anteriores tamb?m s?o refer?ncias fundamentais para o trabalho a ser realizado.
e. Os alunos devem definir o tipo de material que ser? utilizado para fazer cada ambiente/instala??o do engenho colonial, al?m das representa??es humanas. Confira algumas dicas nos links indicados abaixo:
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Dicas de como fazer maquetes. http://cadernodecienciasebiologia.blogspot.com.br/2012/12/dicas-de-como-fazer-maquetes.html Acesso em 20 jun 2013. Maquete passo a passo.http://desenhandonomanteiga.blogspot.com.br/2008/10/maquete-passo-passo.html Acesso em 20 jun 2013. |
f. Tomadas as decis?es acerca dos materiais e da fun??o de cada aluno no grupo, ? hora de colocar a "m?o na massa" e iniciar o processo de produ??o das maquetes.
a. Ao final do trabalho, em sala de aula, cada grupo deve apresentar para os colegas a sua maquete, comentando sobre cada ambiente, instala??o, grupo social representado.
b. Na apresenta??o dos grupos ? importante tamb?m comentar sobre o processo de produ??o das maquetes, os materiais escolhidos, as raz?es das escolhas, as dificuldades enfrentadas no trabalho etc.
c. Estimule cada grupo a levantar os pontos positivos da atividade, o que aprenderam com ela, o que mais gostaram de fazer, entre outras quest?es.
d. Organize um espa?o na escola para que os alunos possam socializar os trabalhos com toda a comunidade escolar.
Para alunos e professores:
Escravid?o. http://bndigital.bn.br/projetos/redememoria/escravidao.html
Projeto Tr?fico de Escravos. http://bndigital.bn.br/projetos/escravos/galerias.html
A import?ncia dos jogos educativos. http://jogos-educativos.info/mos/view/A_import%C3%A2ncia_dos_jogos_educativos/
Links acessados em 15/06/2013
Tendo em vista as estrat?gias desenvolvidas e os recursos utilizados na proposta, o professor poder? avaliar os alunos nas atividades de leitura, interpreta??o e debate das diferentes fontes trabalhadas em cada m?dulo, particularmente na atividade de produ??o, apresenta??o e exposi??o de maquetes.