Portal do Professor

Início do Conteúdo

Sedent?rio, eu?

Autor e Co-autor(es)

Liliany Nascimento Cust?dio imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cleber Garcia Casagrande, Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Sa?de Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Sa?de Indicadores de qualidade de vida e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conceituar sedentarismo e suas implica??es.
  • Identificar elementos que comp?em o grau de sedentarismo.
  • Analisar sua pr?tica cotidiana em rela??o ao sedentarismo.

Duração das atividades

7 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio nenhum conhecimento pr?vio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Decifrando o sedentarismo

Professor, o sedentarismo ? um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento de doen?as como a hipertens?o e dist?rbios card?acos nas pessoas que n?o t?m uma vida ativa. Nesse sentido, torna-se fundamental o papel do professor e da escola no trabalho de conscientiza??o da crian?a e do adolescente quanto ? import?ncia de mudan?a de h?bitos de vida no combate ao sedentarismo.

1. Leve os alunos para o Laborat?rio de Inform?tica ou solicite que usem o Projeto Um Computador por Aluno ? UCA. Caso n?o tenha computador suficiente para todos os alunos, a atividade poder? ser feita em dupla.

2. Inicie a aula apresentando aos alunos a tem?tica ?Sedentarismo? exibindo o seguinte v?deo: Escada de metr? ? transformada em piano. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=IzN9mYooxp0. Acesso em: 15 de junho de 2013.

3. Terminada a exibi??o, inicie a discuss?o solicitando aos alunos que respondam e comentem o significado da frase que aparece logo no inicio do v?deo, relacionando-a com o tema da aula - sedentarismo.

 ?Ser? que conseguiremos fazer as pessoas preferirem a escada somente fazendo-as mais divertidas??.

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/tag/sedentarismo/. Acesso em 19 de junho de 2013.

Depois de respondida a pergunta acima, o professor conduzir? a discuss?o com seus alunos para as quest?es relativas ao sedentarismo, atividade f?sica e aparecimento de doen?as. Para iniciar essa problematiza??o, o professor continuar? perguntando aos alunos, fazendo o exerc?cio de problematiza??o:

1.      Como voc? reagiria com uma escada mostrada pelo v?deo?

2.      Voc? se considera sedent?rio?

3.      Voc? realiza alguma atividade f?sica fora da escola? S

4.      Sua fam?lia tem o h?bito de realizar atividades f?sicas?

5.      Voc? considera o sedentarismo um problema para as pessoas?

6.      Qual a sua rotina de atividade f?sica?

7.      Pratica algum esporte fora da escola?

8.      E em casa, qual ? a sua rotina em rela??o ao uso do computador e da televis?o?

9.      Pra voc? o que ? sedentarismo?

10.  Voc? sabe quais as consequ?ncias do sedentarismo para a sa?de?

Ao final da discuss?o, proponha aos alunos que registrem em uma folha palavras chaves que definam o conceito de sedentarismo. Ap?s o registro, sugira que cada aluno leia o que escreveu, e anote no quadro as palavras que surgem e as que mais se repetem. A partir das palavras anotadas, discuta com os alunos como ser? a melhor maneira de utiliz?-las para formar o conceito de sedentarismo da turma.

Ap?s defini??o do conceito de sedentarismo da turma, acesse o site abaixo para conferir o conceito de sedentarismo:

O que ? sedentarismo? Dispon?vel em: http://www.nutricaoempratica.com.br/alimentacao-correta/o-que-e-sedentarismo. Acesso em 16 de junho de 2013.

Aulas 2 e 3: E eu, sou sedent?rio?

Fonte: http://sobreasaude.com.br/2012/06/consequencias-do-sedentarismo.html. Acesso em: 19 de junho de 2013.

1. Voc? quer saber qual seu grau de sedentarismo?  Vamos testar? Oriente os alunos para que todos acessem na internet o Teste On-line do portal IG Sa?de:

Teste: qual seu grau de sedentarismo? Dispon?vel em: http://saude.ig.com.br/bemestar/teste-qual-seu-grau-de-sedentarismo/n1597371923587.html. Acesso em 16 de junho de 2013.

2. Apresente aos alunos, escrevendo no quadro, as categorias de resultados poss?veis no teste: Ativo, sedent?rio leve, moderado ou extremo. Solicite que cada aluno escreva seu nome no quadro, na categoria em que se enquadra, de acordo com o resultado do teste.

Ap?s todos registrarem seus os dados descritos no quadro, divida tr?s grupos de alunos para a constru??o de um gr?fico a partir dos dados obtidos.

Distribua para a cada grupo uma cartolina branca e canetinhas para a confec??o do gr?fico.

Defina um grupo para fazer um gr?fico comparativo entre o n?mero de alunos considerados ativos e sedent?rios e outro grupo para fazer um gr?fico comparativo entre o n?mero de alunos considerados sedent?rios leve, moderado e extremo.

Ao final da atividade, proponha a apresenta??o dos gr?ficos para o restante da turma e discuta com eles sobre os dados obtidos.

Modelo de gr?ficos:

Fonte: Imagens da pr?pria autora.

3. Ainda utilizando o Laborat?rio de Inform?tica ou Tablet, divida a turma em quatro grupos e solicite que fa?am a pesquisa ?O sedentarismo e suas implica??es?. Cada grupo ser? respons?vel por pesquisar uma implica??o do sedentarismo:

Grupo 1:

Efeitos e consequ?ncias do sedentarismo. Professor proponha para os alunos que pesquisem as doen?as que podem ser consequ?ncias do sedentarismo como: a obesidade, depress?o, ansiedade, fraturas ?sseas, c?ncer, diabetes, doen?as do cora??o etc.

Grupo 2:

Estat?stica sobre o sedentarismo no Brasil e no mundo. Sugira que os alunos procurem reportagens e pesquisas que retratam o sedentarismo e que tenham dados atuais do n?mero de pessoas sedent?rios no Brasil e no mundo, inclusive crian?as.

Grupo 3:

A rotina das pessoas e o sedentarismo. Professor sugira aos alunos que procurem saber como o estresse e a correria do dia a dia contribuem para o sedentarismo, quais as principais queixas dos sedent?rios quanto a n?o ader?ncia a atividade f?sica, quais h?bitos ruins que o cotidiano implica ?s pessoas.

Grupo 4:

Atividade f?sica X Sedentarismo. Proponha aos alunos que pesquisem reportagens e trabalhos que mostrem a import?ncia da atividade f?sica, quais s?o os seus benef?cios para sa?de, quais tipos de exerc?cios e a sua dura??o s?o necess?rios para se evitar o sedentarismo.

Fonte: http://everaldoeventos.spaceblog.com.br/1679115/A-Importancia-da-Atividade-Fisica/.  Acesso em: 19 de junho de 2013.

Sugest?es de v?deos, textos e imagens para a pesquisa:

Atividade f?sica X Sedentarismo. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=W70lZXi-DsM. Acesso em: 16 de junho de 2013.

Sedentarismo. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/saude/sedentarismo/. Acesso em: 16 de junho de 2013.

Sedentarismo j? amea?a reduzir expectativa de vida. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/sedentarismo-ja-ameaca-reduzir-expectativa-de-vida. Acesso em: 16 de junho de 2013.

Estudo liga estresse no trabalho ao sedentarismo. Dispon?vel em: http://ww2.vivaemplenaforma.com.br/Artigos/Estudoligaestressenotrabalhoesedentarismo/tabid/809/Default.aspx. Acesso em: 16 de junho de 2013.

Para finalizar a atividade o professor poder? propor que os grupos apresentem seus trabalhos para os demais colegas na pr?xima aula organizando as informa??es em PowerPoint:

Site com instru??es sobre como montar um material em PowerPoint: Dispon?vel em: http://office.microsoft.com/pt-br/powerpoint-help/criar-uma-apresentacao-basica-em-powerpoint-2007-HA010194282.aspx. Acesso em 16 de junho de 2013.

Aulas 4 e 5: Grau de sedentarismo da escola.

1. Proponha aos alunos uma pesquisa para ser realizada em toda a escola com o prop?sito identificar e conhecer o grau de sedentarismo das pessoas que convivem nesse espa?o. Defina com os alunos um n?mero de entrevistados. Divida os alunos em dois grupos para realizar a pesquisa, sendo que um grupo fique respons?vel pela coleta de dados com os professores e funcion?rios da escola e o outro grupo com os alunos de outras turmas do mesmo ano de ensino.

Tomando como refer?ncia o Teste On-line do portal IG Sa?de: Qual seu grau de sedentarismo? Monte o question?rio para realizar a coleta de dados na pesquisa.

Sugest?o de question?rio sobre o grau de sedentarismo:

Grupo de amostra:
(   ) Professores/as e Profissionais da Educa??o da sua Escola
(   ) Aluno/a do _____ ano de ensino.
?

Fonte: Imagens da pr?pria autora.

2. Para a an?lise dos dados, solicite aos alunos que acessem o teste e preencha as perguntas de acordo com as respostas dos entrevistados e anote o grau de sedentarismo apresentado. Ao final de toda a an?lise, monte junto com os grupos, um gr?fico com os dados compilados e afixe-o em um mural da escola que todos t?m acesso.

Aula 6: Grau de sedentarismo da escola  ?  divulgando resultado da pesquisa

Apresentar o resultado da pesquisa primeiramente para a turma e depois para a escola toda. Sugira que os grupos utilizem cartazes, v?deos e imagens para compor a apresenta??o. Proponha para a dire??o da escola um dia, para que a turma apresente suas pesquisas sobre o sedentarismo para as outras turmas. Registre essa atividade, com fotos e filmagem.

Aula 7: Ativos contra o sedentarismo

Retome com os alunos a discuss?o sobre os benef?cios da atividade f?sica para a sa?de. Questione se eles praticam alguma atividade f?sica fora da escola e quais s?o as que mais gostam. Informe aos alunos que nas pr?ximas aulas eles vivenciar?o atividades f?sicas que podem ser realizadas ao ar livre ou n?o.

Fonte: http://www.infoescola.com/educacao-fisica/caminhada/. Acesso em: 16 de junho de 2013.

Vivencie com os alunos a primeira atividade f?sica caminhada/corrida. Procure locais pr?ximo ? escola que possibilite a atividade, como pra?as, quadras, parques etc. Comece a atividade com uma caminhada orientada, mostrando seus benef?cios e de que forma simplificada pode-se evitar o sedentarismo. Depois proponha que os alunos comecem uma corrida de leve intensidade.

Recursos Complementares

Confira 7 dicas para afastar o estresse e o sedentarismo. Dispon?vel em: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/113975_EXECUTIVAS+A+BEIRA+DE+UM+ATAQUE+DE+NERVOS. Acesso em: 16 de junho de 2013.

Atividade f?sica e sedentarismo. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=o_t61g1lkDg. Acesso em: 16 de junho de 2013. Dura??o: 10 minutos.

Coca-cola contra o sedentarismo. E se nos levantarmos? Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=W70lZXi-DsM. Acesso em: 16 de junho de 2013. Dura??o: 3 minutos.

Os benef?cios da caminhada para a sua sa?de. Dispon?vel em: http://vidasaudavel.powerminas.com/os-beneficios-das-caminhadas/. Acesso em: 16 de junho de 2013.

Descubra os benef?cios da corrida e o que muda no corpo de quem pratica. Dispon?vel em: http://www.humanasaude.com.br/novo/materias/6/descubra-os-benef-cios-da-corrida-e-o-que-muda-no-corpo-de-quem-pratica_10608.html. Acesso em: 16 de junho de 2013.

Avaliação

Observe a participa??o e envolvimento dos alunos em todos os momentos da aula; nas leituras interpretando as informa??es dos roteiros sugeridos e das pesquisas; nas discuss?es e an?lises realizadas com argumenta??es cr?ticas e pertinentes aos assuntos trabalhados; se reconheceram os efeitos que o sedentarismo causa ?s pessoas e a import?ncia da atividade f?sica para a sa?de.