Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o leitora |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o oral |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o escrita |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o oral |
utilizar as express?es que denotam sentimentos e sensa??es;
falar e escrever expressando seus sentimentos;
fazer perguntas e responder sobre gostos e prefer?ncias;
ouvir e entender os gostos e prefer?ncias de outras pessoas.
O aluno dever? ter no??es b?sicas da l?ngua inglesa, tais como, conhecimento do verbo to be, de verbos no presente simples e de pronomes pessoais. Para isso, o aluno poder? acessar a aula do Portal do Professor no seguinte link:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49474 (acesso em 28.06.2013)
Recursos utilizados:
?
Professor, no laborat?rio de inform?tica ou na sala de aula, com a ajuda de um datashow, introduza o tema da aula projetando as informa??es abaixo, que devem ser lidas pelos pr?prios alunos, para todo o grupo:
When you talk about your favorite things you talk about the best liked or most enjoyed things.
Examples:
- "What's your favorite color?" "Green."
Fonte: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-favorite-things.php (acesso em 28.06.2013)
Em seguida, pedir para que os alunos acessem e assistam ao v?deo no site: http://www.youtube.com/watch?v=gIgnWXTgVTk&feature=c4-overview-vl&list=PLECDB3ECC0AF0E938 (acesso em 30.06.2013). Ao assistirem o v?deo, os alunos dever?o ficar atentos e identificar, nos di?logos, as senten?as com a estrutura like / hate / love + substantivo ou verbo na forma 'ing'. O professor dever? pausar o v?deo cada vez que a estrutura aparecer, escrevendo as senten?as no quadro e solicitando que os alunos as repitam.
Alguns exemplos de senten?as que aparecem no v?deo:
We like chocolate.
I love reading.
He hates shopping or He hates to shop.
They really like sailing.
They like music and dancing.
Do they like biking or Kayaking?
Imagem ilustrativa do v?deo no referido site http://www.youtube.com/watch?v=gIgnWXTgVTk&feature=c4-overview-vl&list=PLECDB3ECC0AF0E938
Atividade 2: Oral production
Professor: Pe?a aos alunos para que, em duplas, leiam e pratiquem o di?logo abaixo e, em seguida, apresentem para todo o grupo. Fique atento ? pron?ncia das palavras e as corrija, quando necess?rio. Em seguida, os alunos dever?o falar de suas pr?prias prefer?ncias, relatando seu filme e ator preferidos. Os alunos poder?o fazer varia??es nos di?logos, falando sobre outras prefer?ncias, como, por exemplo, cores, comidas ou seus lugares favoritos.
Leila is talking to her new friend Cathy:
Leila: | What kind of films do you like best? |
Cathy: | Science fiction. And you? |
Leila: | Comedy. And who's your favorite actor? |
Cathy: | Tom Cruise. |
Leila: | I like Robert de Nero most. |
Fonte: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-favorite-things.php (acesso em 28.06.2013)
Professor: Ainda no laborat?rio de inform?tica, pe?a aos alunos para que acessem o link: http://www.esl-lab.com/like1/likefra.htm (acesso em 28.06.2013), ou?am e completem o di?logo com as palavras que est?o faltando. D? um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para que os alunos realizem a atividade, que poder? ser repetida quantas vezes acharem necess?rio. Para a corre??o, projete no datashow o di?logo completo (como apresentado a seguir), pedindo aos alunos para que comentem seus erros. Em seguida, pe?a para que leiam o di?logo em voz alta. Verifique a pron?ncia correta das palavras, bem como a participa??o e o envolvimento de todos os alunos com a atividade.
?
Imagem ilustrativa do site: http://www.esl-lab.com/like1/likefra.htm (acesso em 28.06.2013)
#Di?logo na ?ntegra, a ser projetado no datashow, a fim de facilitar o acompanhamento da leitura pelo grupo:
Man: Hey, Kathy. I'm thinking about renting a movie for tonight's party, and I want to know what kind of movies you like.
Woman: Okay. What kind of movies do you have in mind?
Man: Well, what about action movies?
Woman: Ah, I don't really like action movies. Too much violence.
Man: Okay, do you like comedies?
Woman: Now, I do enjoy comedies.
Man: Fine. Well, what do you think of horror movies or love stories?
Woman: Uh . . . I'm not really crazy about horror movies, but love stories are often fun to watch. Oh, and I really like foreign films, too.
Professor, chame a aten??o dos alunos para o seguinte vocabul?rio contido no di?logo, que, tamb?m, se refere ? express?es utilizadas para relatar gostos e prefer?ncias:
Fonte: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-favorite-things.php (acesso em 28.06.2013)
No intuito de praticar e refor?ar o vocabul?rio introduzido no di?logo (atividade 3), o professor dever? pedir aos alunos para que fa?am o seguinte exerc?cio:
Complete the sentences with the following words:
crazy about ? watch ? comedies ? have in mind ? foreign films |
a) I really like ???????. because they make me laugh.
b) My sister is really ?????????.. love stories.
c) What kinds of movies do you want to ?????????.?
d) What movies do you want to ????????..?
e) What movies do you ???????. for tonight?s party?
f) I often enjoy renting ???????. even though I can?t understand what the actors are saying. I just read the subtitles.
Comedies ? crazy about ? watch ? have in mind ? foreign movies |
Fonte: http://www.esl-lab.com/like1/movierentals-match.htm (acesso em 28.06.2013)
Para dar in?cio ao segundo m?dulo, o professor dever? distribuir aos alunos uma xerox com a atividade intitulada: A Personal Checklist: Likes and Dislikes, que cont?m uma lista de atividades, interesses e hobies. Antes de realizar a atividade, o professor pedir? para que os alunos leiam a lista em sil?ncio, tirando as poss?veis d?vidas com vocabul?rio. Se achar pertinente, o professor poder? pedir para que os alunos leiam em voz alta, verificando a pron?ncia correta das palavras.
?
Playing sports |
Drawing |
Camping, |
Hiking |
Painting |
Fishing |
Taking care of people |
Hunting |
Babysitting |
Swimming |
Going to church/synagogue/temple |
Bicycling |
Belonging to a club |
Horseback riding |
Collecting things |
Skiing Visiting with friends |
Keeping pets Sleeping |
Taking care of animals |
Eating |
Gardening |
Using a Computer |
Playing Video Games |
Farming Cooking |
Woodworking |
Sewing |
Beauty and hair care |
Knitting |
Listen to music |
Reading |
Writing songs, stories, poems |
Photography |
Watching TV or movies |
Roller Blading |
Playing an instrument |
Motocross |
Being a leader of a group |
Working Out/exercising |
Ap?s a leitura da lista, pe?a para que fa?am o seguinte exerc?cio:
Make 10 sentences expressing your feelings about the activities listed above. You can use the expressions: I hate, I like, I don?t mind, I prefer, I don?t like, I love, I am crazy about, I prefer.
Fonte: http://www.workabilityutah.org/documents/youth/toolkit/assessments/A%20Personal%20Checklist.pdf (acesso em 28.06.2013)
Para a corre??o do exerc?cio, cada aluno ficar? respons?vel pela leitura das senten?as do colega. Dever?o criar um clima de descontra??o e intera??o entre eles, ? medida que relatam os gostos e as prefer?ncias dos colegas.
#Como introdu??o ou complemento para essa atividade, o v?deo contido na atividade 1 (m?dulo 1) poder? ser retomado, a fim de relembrar e refor?ar a estrutura like / love / hate + substantivo ou verbo na forma 'ing'.
Professor, organize os alunos em duplas para que realizem a pr?xima atividade. D? um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para a realiza??o da atividade. Em seguida, os alunos dever?o ler suas frases para os demais. FIque atento ? pron?ncia correta das palavras, ao uso do vocabul?rio e, ainda, ?s express?es que denotam sentimentos (likes and dislikes). Professor, reproduza as atividades para os alunos.
Look at the pictures and make sentences about your preferences. Each picture may be used more than once.
Example: I like playing tennis but I don?t like playing golf. I don?t mind playing................. but I love playing ...............................
1) play American football / play soccer / play baseball / play basketball / play tennis / play golf
2) dance / sing
(acesso em 28.06.2013)
3) fly a plane / drive a car
(acesso em 28.06.2013)
Para mais atividades, envolvendo as quatro habilidades lingu?sticas (falar, ler, ouvir e escrever), consultar os seguintes sites:
http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-favorite-things.php (acesso em 28.06.2013)
http://www.eslflow.com/elementarylessonplans.html (acesso em 28.06.2013)
http://genkienglish.net/favourite.htm (acesso em 28.06.2013)
http://www.pearsonlongman.com/ae/keystone/state/ca/pdf/apar/SKill-Sharpeners-3/SS3_U01_p003.pdf (acesso em 28.06.2013)
http://www.workabilityutah.org/documents/youth/toolkit/assessments/A%20Personal%20Checklist.pdf (acesso em 28.06.2013)
Em um primeiro momento, os alunos ser?o avaliados pela sua pr?pria participa??o em sala de aula, suas respostas ?s tarefas solicitadas e por seu envolvimento com as atividades propostas pelo professor.
Para um segundo momento, o professor dever? solicitar que os alunos pesquisem em casa sobre os gostos e as prefer?ncias de algumas pessoas de sua fam?lia. Os alunos dever?o elaborar senten?as com as informa??es encontradas e, na aula seguinte, reportar para a classe as prefer?ncias de seus familiares. A apresenta??o poder? ser ilustrada com imagens ou fotos e apresentada por meio de uma plataforma virtual (com slides, datashow, etc). Como crit?rio de avalia??o, o professor dever? levar em conta o capricho, a criatividade e o uso correto do conte?do aprendido na aula.