Portal do Professor

Início do Conteúdo

Tratando de prefer?ncias: likes and dislikes

Autor e Co-autor(es)

ANA CLAUDIA CUNHA SALUM imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o oral
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o escrita
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o oral

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

utilizar as express?es que denotam sentimentos e sensa??es;

falar e escrever expressando seus sentimentos;

fazer perguntas e responder sobre gostos e prefer?ncias;

ouvir e entender os gostos e prefer?ncias de outras pessoas. 

Duração das atividades

2 m?dulos/aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno dever? ter no??es b?sicas da l?ngua inglesa, tais como, conhecimento do verbo to be, de verbos no presente simples e de pronomes pessoais. Para isso, o aluno poder? acessar a aula do Portal do Professor no seguinte link:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49474 (acesso em 28.06.2013) 

Estratégias e recursos da aula

Recursos utilizados:

  • materiais impressos/xerocados
  • laborat?rio de inform?tica com acesso a internet
  • v?deos, notebooks, tablets, slides

?

                                       M?DULO 1

Atividade 1: Introducing the theme 

Professor, no laborat?rio de inform?tica ou na sala de aula, com a ajuda de um datashow, introduza o tema da aula projetando as informa??es abaixo, que devem ser lidas pelos pr?prios alunos, para todo o grupo:   

Talking about favorite things

When you talk about your favorite things you talk about the best liked or most enjoyed things.

Examples:

  • "What's your favorite color?" "Green."

Asking about favorite things:

Talking about Favourite Things

  • What's your favorite sport?
  • What sport do you like best?
  • What sport do you like most?
  • What kind of sport do you like best?
  • Who's your favorite football player?

Responding:

  • My favorite sport is football.
  • I like football best.
  • I like football most.
  • My favorite football player is Ronaldo.

Things to remember:

  • "Favourite" is British spelling.
  • "Favorite" is American spelling.

Fonte: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-favorite-things.php (acesso em 28.06.2013) 

Em seguida, pedir para que os alunos acessem e assistam ao v?deo no sitehttp://www.youtube.com/watch?v=gIgnWXTgVTk&feature=c4-overview-vl&list=PLECDB3ECC0AF0E938 (acesso em 30.06.2013). Ao assistirem o v?deo, os alunos dever?o ficar atentos e identificar, nos di?logos, as senten?as com a estrutura like / hate / love + substantivo ou verbo na forma 'ing'. O professor dever? pausar o v?deo cada vez que a estrutura aparecer, escrevendo as senten?as no quadro e solicitando que os alunos as repitam. 

Alguns exemplos de senten?as que aparecem no v?deo:

We like chocolate.

I love reading.

He hates shopping or He hates to shop.

They really like sailing.

They like music and dancing.

Do they like biking or Kayaking?  

v

Imagem ilustrativa do v?deo no referido site http://www.youtube.com/watch?v=gIgnWXTgVTk&feature=c4-overview-vl&list=PLECDB3ECC0AF0E938

Atividade 2: Oral production

Professor: Pe?a aos alunos para que, em duplas, leiam e pratiquem o di?logo abaixo e, em seguida, apresentem para todo o grupo. Fique atento ? pron?ncia das palavras e as corrija, quando necess?rio. Em seguida, os alunos dever?o falar de suas pr?prias prefer?ncias, relatando seu filme e ator preferidos. Os alunos poder?o fazer varia??es nos di?logos, falando sobre outras prefer?ncias, como, por exemplo, cores, comidas ou seus lugares favoritos.

Leila is talking to her new friend Cathy:

Leila: What kind of films do you like best?
Cathy: Science fiction. And you?
Leila: Comedy. And who's your favorite actor?
Cathy: Tom Cruise.
Leila: I like Robert de Nero most.

Fonte: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-favorite-things.php (acesso em 28.06.2013)

Atividade 3: Listening activity

Professor: Ainda no laborat?rio de inform?tica, pe?a aos alunos para que acessem o link: http://www.esl-lab.com/like1/likefra.htm (acesso em 28.06.2013), ou?am e completem o di?logo com as palavras que est?o faltando. D? um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para que os alunos realizem a atividade, que poder? ser repetida quantas vezes acharem necess?rio. Para a corre??o, projete no datashow o di?logo completo (como apresentado a seguir), pedindo aos alunos para que comentem seus erros. Em seguida, pe?a para que leiam o di?logo em voz alta. Verifique a pron?ncia correta das palavras, bem como a participa??o e o envolvimento de todos os alunos com a atividade. 

?

li

Imagem ilustrativa do sitehttp://www.esl-lab.com/like1/likefra.htm (acesso em 28.06.2013)

#Di?logo na ?ntegra, a ser projetado no datashow, a fim de facilitar o acompanhamento da leitura pelo grupo:

Man: Hey, Kathy. I'm thinking about renting a movie for tonight's party, and I want to know what kind of movies you like.

Woman: Okay. What kind of movies do you have in mind?

Man: Well, what about action movies?

Woman: Ah, I don't really like action movies. Too much violence.

Man: Okay, do you like comedies?

Woman: Now, I do enjoy comedies.

Man: Fine. Well, what do you think of horror movies or love stories?

Woman: Uh . . . I'm not really crazy about horror movies, but love stories are often fun to watch. Oh, and I really like foreign films, too.

Man: Okay. I'll go to the video store and see what I can find. Thanks  

Professor, chame a aten??o dos alunos para o seguinte vocabul?rio contido no di?logo, que, tamb?m, se refere ? express?es utilizadas para relatar gostos e prefer?ncias

  • have in mind (verb): to think about
    - What activities do you have in mind for tomorrow's picnic?
  • crazy about (phrasal verb): to like something very much
    - Carla is crazy about rock music.

Fonte: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-favorite-things.php (acesso em 28.06.2013)

Atividade 4: Vocabulary practice 

No intuito de praticar e refor?ar o vocabul?rio introduzido no di?logo (atividade 3), o professor dever? pedir aos alunos para que fa?am o seguinte exerc?cio: 

Complete the sentences with the following words:

                    crazy about ? watch ? comedies ? have in mind ? foreign films

a) I really like ???????. because they make me laugh.

b) My sister is really ?????????.. love stories.

c) What kinds of movies do you want to ?????????.?

d) What movies do you want to ????????..?

e) What movies do you ???????. for tonight?s party?

f) I often enjoy renting ???????. even though I can?t understand what the actors are saying. I just read the subtitles.

  • A corre??o do exerc?cio poder? ser realizada oralmente e com a participa??o de cada aluno, que ficar? respons?vel pela leitura das senten?as. 

Respostas:

                  Comedies ? crazy about ? watch ? have in mind ? foreign movies

Fonte: http://www.esl-lab.com/like1/movierentals-match.htm (acesso em 28.06.2013)

?

                                         M?DULO 2

Atividade 5: Written and oral production

Para dar in?cio ao segundo m?dulo, o professor dever? distribuir aos alunos uma xerox com a atividade intitulada: A Personal Checklist: Likes and Dislikes, que cont?m uma lista de atividades, interesses e hobies. Antes de realizar a atividade, o professor pedir? para que os alunos leiam a lista em sil?ncio, tirando as poss?veis d?vidas com vocabul?rio. Se achar pertinente, o professor poder? pedir para que os alunos leiam em voz alta, verificando a pron?ncia correta das palavras. 

?

Playing sports

Drawing

 Camping,

Hiking

Painting

 Fishing

Taking care of people

Hunting

Babysitting

 Swimming

Going to church/synagogue/temple

 Bicycling

Belonging to a club

 Horseback riding

Collecting things

Skiing Visiting with friends

Keeping pets Sleeping

Taking care of animals

Eating

Gardening

Using a Computer

Playing Video Games

Farming Cooking

Woodworking

Sewing

Beauty and hair care

Knitting

Listen to music

Reading

Writing songs, stories, poems

Photography

Watching TV or movies

Roller Blading

Playing an instrument

Motocross

Being a leader of a group

Working Out/exercising

Ap?s a leitura da lista, pe?a para que fa?am o seguinte exerc?cio: 

Make 10 sentences expressing your feelings about the activities listed above. You can use the expressions: I hate, I like, I don?t mind, I prefer, I don?t like, I love, I am crazy about, I prefer

Fonte: http://www.workabilityutah.org/documents/youth/toolkit/assessments/A%20Personal%20Checklist.pdf (acesso em 28.06.2013)

Para a corre??o do exerc?cio, cada aluno ficar? respons?vel pela leitura das senten?as do colega. Dever?o criar um clima de descontra??o e intera??o entre eles, ? medida que relatam os gostos e as prefer?ncias dos colegas.

#Como introdu??o ou complemento para essa atividade, o v?deo contido na atividade 1 (m?dulo 1) poder? ser retomado, a fim de relembrar e refor?ar a estrutura like / love / hate + substantivo ou verbo na forma 'ing'

Atividade 6: Talking about likes and dislikes

Professor, organize os alunos em duplas para que realizem a pr?xima atividade. D? um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para a realiza??o da atividade. Em seguida, os alunos dever?o ler suas frases para os demais. FIque atento ? pron?ncia correta das palavras, ao uso do vocabul?rio e, ainda, ?s express?es que denotam sentimentos (likes and dislikes). Professor, reproduza as atividades para os alunos.

Look at the pictures and make sentences about your preferences. Each picture may be used more than once

Example: I like playing tennis but I don?t like playing golf. I don?t mind playing................. but I love playing ...............................

1) play American football / play soccer /  play baseball / play basketball / play tennis / play golf

at

Fonte:  http://www.google.com.br/imgres?q=playing+baseball+and+playing+basketball&hl=pt-BR&biw=1024&bih=533&tbm=isch&tbnid=ERK2sgFUSOPvFM:&imgrefurl=http://www.123rf.com/photo_19246378_set-of-six-male-cute-fun-sports-characters--american-footballer-footballer-soccer--baseball-player-b.html&docid=4nBxkC6s8VlNFM&imgurl=http://us.123rf.com/450wm/pinkpig10/pinkpig101304/pinkpig10130400071/19246378-set-of-six-male-cute-fun-sports-characters--american-footballer-footballer-soccer--baseball-player-b.jpg&w=318&h=450&ei=dkXOUeCADOig4APl7IDYCw&zoom=1&iact=rc&dur=181&page=1&tbnh=145&tbnw=104&start=0&ndsp=16&ved=1t:429,r:4,s:0,i:91&tx=30&ty=73

(acesso em 28.06.2013)

2) dance / sing

 at

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?q=dancing+and+singing&start=129&hl=pt-BR&biw=1024&bih=533&tbm=isch&tbnid=EgfT2_PCD5E8jM:&imgrefurl=http://www.123rf.com/photo_13206560_illustration-of-girls-singing-and-dancing-on-stage.html&docid=ZEO_DzDh7yoFhM&imgurl=http://us.123rf.com/400wm/400/400/iimages/iimages1204/iimages120402360/13206560-illustration-of-girls-singing-and-dancing-on-stage.jpg&w=1200&h=1095&ei=AUjOUeLTC4L94APK5oG4Bg&zoom=1&iact=rc&dur=346&page=7&tbnh=144&tbnw=158&ndsp=24&ved=1t:429,r:31,s:100,i:97&tx=90&ty=41

(acesso em 28.06.2013)

3) fly a plane / drive a car

at

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?q=drive+a+car+and+fly+a+plane&hl=pt-BR&biw=1024&bih=533&tbm=isch&tbnid=WrbhMRBbHg200M:&imgrefurl=http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-photos-fly-drive-icon-image16452658&docid=5pQTsguL_B4DsM&imgurl=http://thumbs.dreamstime.com/z/fly-drive-icon-16452658.jpg&w=800&h=690&ei=u0nOUaX0Ari84APz4IGIAw&zoom=1&iact=rc&dur=268&page=5&tbnh=133&tbnw=159&start=65&ndsp=17&ved=1t:429,r:75,s:0,i:307&tx=81&ty=72

(acesso em 28.06.2013)

Recursos Complementares

Para mais atividades, envolvendo as quatro habilidades lingu?sticas (falar, ler, ouvir e escrever), consultar os seguintes sites

http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-favorite-things.php (acesso em 28.06.2013)

http://www.eslflow.com/elementarylessonplans.html (acesso em 28.06.2013)

http://genkienglish.net/favourite.htm (acesso em 28.06.2013)

http://www.pearsonlongman.com/ae/keystone/state/ca/pdf/apar/SKill-Sharpeners-3/SS3_U01_p003.pdf (acesso em 28.06.2013)

http://www.workabilityutah.org/documents/youth/toolkit/assessments/A%20Personal%20Checklist.pdf (acesso em 28.06.2013)

Avaliação

Em um primeiro momento, os alunos ser?o avaliados pela sua pr?pria participa??o em sala de aula, suas respostas ?s tarefas solicitadas e por seu envolvimento com as atividades propostas pelo professor. 

Para um segundo momento, o professor dever? solicitar que os alunos pesquisem em casa sobre os gostos e as prefer?ncias de algumas pessoas de sua fam?lia. Os alunos dever?o elaborar senten?as com as informa??es encontradas e, na aula seguinte, reportar para a classe as prefer?ncias de seus familiares. A apresenta??o poder? ser ilustrada com imagens ou fotos e apresentada por meio de uma plataforma virtual (com slides, datashow, etc). Como crit?rio de avalia??o, o professor dever? levar em conta o capricho, a criatividade e o uso correto do conte?do aprendido na aula.