Leandro Rezende, Elizabet Rezende de Faria e Tiago Soares Alves
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es de trabalho |
N?o ? necess?rio nenhum conhecimento pr?vio.
Aulas 1 e 2: Entendendo a vida de um atleta profissional
1. Apresente aos alunos a tem?tica ?Vida de um atleta profissional?.
- Para isso, use a din?mica ?A caixa de talentos?. Organize uma caixa com figuras de atletas profissionais que sejam conhecidos pelos alunos. Atr?s de algumas figuras escreva uma pergunta numerada sobre a tem?tica (veja sugest?o de roteiro de perguntas abaixo).
- Distribua os alunos em c?rculo na sala de aula e proponha que um aluno de cada vez segure a caixa. Ele deve escolher aleatoriamente uma figura e entreg?-la para o colega que ele mais identifica com a imagem, e os demais colegas far?o o mesmo. Em seguida, com as figuras em m?os solicite aos alunos que leia as perguntas de acordo com a numera??o.
Sugest?o de roteiro de perguntas:
1. Como voc? imagina ser a rotina de uma atleta profissional?
2. Quais os aspectos positivos de ser uma atleta profissional?
3. Existem aspectos negativos de ser uma atleta profissional?
4. O esporte que esse atleta da figura representa ? bem difundido no Brasil?
5. A rotina de uma atleta profissional ? a mesma independente do esporte que ele pratica?
6. Como o atleta profissional deve lidar com as frustra??es do dia a dia, principalmente, nas competi??es?
Sugest?o de imagens para a din?mica
(Frente) (Verso)
Fonte da figura: http://www.anutricionista.com/como-deve-ser-o-cardapio-de-um-jogador-de-futebol.html. Acesso em: 16 de junho de 2013.
Fonte da imagem do verso: imagens da pr?pria autora.
2. Ap?s essa primeira atividade, apresente v?deos sobre relatos de viv?ncia de atletas profissionais. De modo que eles n?o percam o foco dessa atividade, oriente os alunos a observarem os seguintes pontos enquanto est?o assistindo o v?deo:
1?) Qual ? o esporte praticado pelo atleta do v?deo?
2? ) Qual o grau de difus?o deste esporte no Brasil
3?) O atleta menciona algum ponto positivo ou negativo de sua profiss?o? Quais?
4?) O que o v?deo mostra sobre a rotina do atleta profissional?
5?) O que o atleta profissional fala sobre os momentos das competi??es?
Sugest?es de v?deos:
Atletas de alto rendimento. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Aylv0kPX70w. Acesso em: 16 de junho de 2013.
Responsabilidades de um atleta. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=0ng9TLWy_WQ&list=PL-6xYbzC5qR09Jlr3OiOBIsHxI621kYRL&index=18. Acesso em: 16 de junho de 2013.
Carl?o fala da vida de um atleta de alto rendimento. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=qJ18lj0CtLg. Acesso em: 19 de junho de 2013.
3. Ap?s os v?deos o professor permitir? que os alunos se pronunciem em rela??o ?s perguntas acima. Na forma de di?logo aberto, um de cada vez, o aluno poder? responder uma pergunta e/ou comentar a pergunta do colega.
4. Ap?s a discuss?o, solicite aos alunos que registrem os pontos positivos e negativos se um atleta profissional, diante do que ele viu no v?deo e do resultado das discuss?es. Ao final da aula, oriente os alunos para uma vota??o de modo que elejam uma das modalidades apresentadas no v?deo para vivenciar na pr?xima aula.
Fonte: http://imguol.com/2012/05/13/o-tenista-espanhol-juan-carlos-ferrero-durante-partida-contra-o-sul-africano-kevin-anderson-em-roma-ferrero-ganhou-por-6-4-e-7-5-1336914905666_1920x1080.jpg. Acesso em: 17 de junho de 2013.
5. Na aula seguinte, de forma descontra?da, retome o v?deo discutido na aula anterior e diga aos alunos: Agora voc?s v?o se ?sentir na pele do atleta?. Esclare?a a eles, que far?o apenas parte da rotina do atleta que seria a viv?ncia da atividade mais votada na aula anterior.
6. Antes de encerrar a aula o professor antecipar? a informa??o de que faremos uma pesquisa sobre a vida dos atletas profissionais, s? que agora ampliando o foco para outras quest?es que nos interessam. Essas quest?es ser?o definidas na pr?xima aula.
Aulas 3 e 4: A vida de um atleta profissional em diversos esportes
1. Informe ? turma que ser? feito uma pesquisa sobre a vida de atletas profissionais da cidade: futebol de campo, voleibol, t?nis, atletismo, nata??o. Para isto, divida a turma em cinco grupos e sorteie para cada grupo um dos esportes citado acima. Para realizar esta pesquisa encaminhe os alunos para o Laborat?rio de Inform?tica ou solicite que eles utilizem seu Netbook/Projeto UCA.
2. Construa, em conjunto com os alunos, um roteiro com as perguntas para realizar entrevistas com os atletas profissionais que praticam uma das modalidades esportivas destacadas. Para isso pergunte aos alunos:
O que voc?s querem saber sobre a vida de um atleta profissional desta modalidade esportiva?
Sugest?o de roteiro para a entrevista:
Fonte: imagens da pr?pria autora
3. Antes de entrevistar os atletas, solicite aos alunos que respondam a essas perguntas da entrevista propondo hip?teses que levantariam a respeito do que pensam que seja a vida de um atleta profissional e registrem no caderno. Assim depois de entrevistarem os atletas proponha que os alunos fa?am uma compara??o das repostas deles com as dos atletas e ver se estas se confirmam ou n?o, se aproximaram ou n?o das respostas.
4. Defina em conjunto com cada grupo de trabalho e Equipes Esportivas do atleta a agenda para entrevista. Professor ? necess?rio que voc? fa?a a media??o entre seus alunos e os respons?veis pelas Equipes Esportivas, garantindo assim a seriedade da entrevista. Nesse, caso fa?a contato pr?vio com a institui??o respons?vel pela equipe entrevistada, e verifique a disponibilidade para receber os alunos da sua turma.
Mesmo que acompanhe os alunos, redija uma carta de apresenta??o do trabalho a ser realizado para que os alunos entregarem aos respons?veis pelas Equipes e aos Atletas, no momento da entrevista.
Obs.: Caso em sua cidade n?o tenha nenhuma Equipe Esportiva profissional, oriente aos alunos que fa?am essa pesquisa sem necessidade de entrevistas. Eles poder?o, utilizando a internet, pesquisar sobre a vida dos atletas utilizando o mesmo roteiro acima. Se necess?rio, reserve o Laborat?rio de Inform?tica de sua escola para a realiza??o da mesma. Nesse caso, ser? necess?rio um Guia de Sites (veja sugest?o de sites abaixo) para que os alunos n?o se percam na rede on line, em sites que fogem ao objetivo da pesquisa.
Aula 5: Analisando as entrevistas
1. Destine essa aula para as an?lises das entrevistas. Proponha aos alunos que, no caderno, organize os dados em uma tabela, descrevendo as respostas que obtiveram dos atletas na entrevista.
Sugest?o de tabela:
Fonte: Imagem da pr?pria autora
2. Informe aos alunos que na pr?xima aula os dados ser?o utilizados para a organiza??o de uma apresenta??o.
Aula 6: ?Feira dos esportes: Conhecendo seus atletas?
1. Informe aos alunos que a apresenta??o da pesquisa sobre a vida dos atletas profissionais de cada esporte ser? por meio de uma ?feira de conhecimento? chamada: ?Feira dos esportes: conhecendo seus atletas?.
2. Proponha para dire??o da escola, um momento durante as aulas, para que todos os todos os alunos da escola visitem a feira.
3. Organize essa ?feira? na quadra da escola, sendo que cada grupo ter? um espa?o delimitado por cordas e cones para a sua apresenta??o.
4. Oriente aos alunos que convidem os atletas que entrevistaram para participar da feira.
Fonte: imagens da pr?pria autora.
5. Apresente para o grupo um roteiro de como se organizar o espa?o e o resultado da entrevista para a apresenta??o.
Sugest?o de roteiro:
?Utilize imagens, v?deos, m?sicas que caracterizam a modalidade esportiva, a equipe e o atleta entrevistado na organiza??o de seu Stand.
?Caracterize seu espa?o de apresenta??o de acordo com o esporte apresentado: ex: materiais do esporte espec?fico como bolas, uniformes e outros materiais do treinamento dessa modalidade; reportagens sobre o atleta, a equipe e ou a modalidade esportiva, dentre outras possibilidades.
?Organize a apresenta??o de seu trabalho, bem como os recursos necess?rios para tal: impress?o do resultado da pesquisa; organiza??o de apresenta??o digital ? PowerPoint; confec??o de cartazes com dados do trabalho etc.
?Solicite que os alunos da turma visitem os stands dos outros grupos, registrando as informa??es que julgar necess?rio para a constru??o do Relat?rio da Viv?ncia.
?Registre essas apresenta??es com fotos e filmagem.
Aula 7: Relat?rio da Viv?ncia
Fonte: http://www.espacodovolei.com/2011_05_01_archive.html. Acesso em: 16 de junho de 2013.
1. Proponha para os alunos que, individualmente, relatem por meio de um texto, quais suas observa??es e percep??es a cerca da vida de um atleta profissional, quais suas concep??es sobre essa tem?tica ap?s a pesquisa e a participa??o em grupo, o que foi mais interessante conhecer na vida desses profissionais tanto em aspectos positivos quanto negativos.
Obs.: Como sugest?o de trabalho interdisciplinar, proponha um estudo aprofundado em parceria com a Hist?ria, Educa??o F?sica e a Filosofia, sobre os seguintes aspectos:
?Historicamente como era a vida de um atleta profissional?
?Quais caracter?sticas e fases na hist?ria do pa?s influenciaram e influenciam a rotina de um atleta profissional?
?Como a m?dia e a globaliza??o influenciam no esporte como profiss?o?
Esporte de alto rendimento 2. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=npGAlmlzRFA. Acesso em: 16 de junho de 2013.
Jovens atletas acompanham rotina do time do Brasil em Londres para ganharem. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=e83LzsJ8aGU. Acesso em: 16 de junho de 2013.
Motiva??o de um atleta. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=pS27gZxZIY4&list=PL-6xYbzC5qR09Jlr3OiOBIsHxI621kYRL&index=22. Acesso em: 16 de junho de 2013.
A dif?cil rotina de quem busca o futebol profissional. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=d1zXgDxKmeo. Acesso em: 16 de junho de 2013.
A dif?cil rotina de quem busca o futebol profissional parte 2. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=r_bq2RdJRas. Acesso em: 16 de junho de 2013.
A dif?cil rotina de quem busca o futebol profissional parte 3. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=P2ltNRSPDIQ. Acesso em: 16 de junho de 2013.
Observar a participa??o e envolvimento dos alunos em todos os momentos da aula; nas leituras interpretando as informa??es dos roteiros sugeridos; discuss?es nos debates, na pesquisa e no planejamento al?m das an?lises realizadas com argumenta??es cr?ticas e pertinentes aos assuntos trabalhados; analisar se os alunos identificaram os aspectos dial?ticos da rotina de um atleta profissional e tendo a capacidade de argumentar utilizando os conhecimentos expostos nas aulas.