Tha?s Cristina de Oliveira, Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Esta aula poder? ser desenvolvida com crian?as de 07 e 08 anos de idade. Faz-se necess?rio, que os alunos consigam ordenar sua fala claramente, ter o dom?nio da escrita e da leitura, concentrar nas atividades, compreender as regras do jogo.
Material: computador, projetor de imagens, l?pis para colorir, fita adesiva, pincel ou giz para quadro, papel sulfite, l?pis.
Observa??o: Professor o material depende do Jogo Ind?gena escolhido.
Local: Poder? ser realizado na sala de aula, ou outro espa?o adequado para a atividade.
1? ATIVIDADE:
Professor, em sala de aula, mostre a figura abaixo (ou outra de sua prefer?ncia) e pergunte aos alunos quem conhece esse personagem da hist?ria do Brasil.
1) Quem ? ele?
2) O que sabem sobre ele?
?
Sugest?o de imagem:
Imagem dispon?vel em: <http://www.ufjf.br/procult/files/2012/12/capa_povos-indigenas-224x300.jpg>. Acesso em: 20 de junho de 2013.
?
Em seguida, informar aos alunos que as atividades propostas ter?o como tem?tica ?os Povos Ind?genas?.
Entregar para cada aluno, uma c?pia do texto e da imagem abaixo. Em seguida, leia pausadamente conjuntamente com a turma cada frase. A cada frase lida, pedir para cada aluno colorir em seu texto a (s) palavra (s) que julgar mais importante.
Sugest?o de texto:
Texto dispon?vel em: http://cantinhodadezinha.blogspot.com.br/2011/04/texto-19-de-abril-dia-do-indio.html. Acesso em 20 de junho de2013.
?
Pe?a para alunos que coloram a figura. Professor, enquanto isso transcreva para o quadro, todas as palavras que foram coloridas pelos alunos, sem repetir palavras j? mencionadas.
Quando os alunos terminarem de colorir, fa?a a leitura coletiva de todas as palavras transcritas para o quadro e pergunte aos alunos qual o crit?rio que cada um adotou para colori-las, ou seja, por que consideraram essas as mais importantes das frases.
?
2? ATIVIDADE:
Propor aos alunos o desafio de agrupar as palavras do quadro em categorias/ grupos. Para tanto, ajude-os a identificar o que as palavras representam, por exemplo: pessoas, lugares, comidas, roupas e etc. O professor tem autonomia para escolher o texto, nesse sentido, as categorias criadas poder?o ser diferentes.
Essa atividade auxiliar? na compreens?o do texto, na alfabetiza??o e no desenvolvimento de habilidades cognitivas como identifica??o e classifica??o.
?
Sugest?o de quadro:
CATEGORIAS/GRUPOS |
PALAVRA DESTACADA DO TEXTO |
PESSOAS |
?NDIO |
LOCAL |
FLORESTA |
COMIDA |
MANDIOCA |
ROUPAS |
TANGAS |
Imagem da pr?pria autora.
3? ATIVIDADE:
Com intuito de conhecer melhor a cultura dos Povos Ind?genas, proponha uma atividade mais din?mica, qual seja: assistir ao v?deo ?Brincar de ?ndio? da Xuxa, atentando-se aos movimentos/dan?a; ?s roupas e acess?rios; e na letra da m?sica.
Dispon?vel em: http://www.pragentemiuda.org/2007/01/musica-brincar-de-indio.html. Acesso em: 20 de junho de 2013.
?
Passe o v?deo novamente, por?m, proponha aos alunos dan?arem imitando os movimentos do clipe.
Entregar a letra da m?sica ?Brincar de ?ndio? para cada aluno e, revezando, proponha a leitura individualizada em voz alta.
Dispon?vel em: http://www.pragentemiuda.org/2007/01/musica-brincar-de-indio.html. Acesso em: 20 de junho de 2013.
?
Pedir para os alunos que destaquem as palavras que n?o conhecem e, em seguida, falar uma por uma para a turma.
A seguir, explique o significado das mesmas e solicite aos alunos que tentem categoriz?-las no mesmo quadro criado na 2? atividade. Professor neste caso utilizar? o mesmo quadro, mas poder? criar outro quadro caso seja necess?rio.
?
Sugest?o de quadro:
CATEGORIAS/ GRUPOS |
PALAVRAS DESTACADAS DO TEXTO |
PALAVRAS DESTACADAS NA M?SICA |
PESSOAS |
?NDIO |
? |
LOCAL |
FLORESTA |
? |
COMIDA |
MANDIOCA |
? |
ROUPAS |
TANGAS |
? |
Imagem da pr?pria autora.
?
Ler coletivamente cada parte da m?sica novamente e explique uma pouco melhor sobre a hist?ria e a cultura dos Povos Ind?genas, justificando assim e a inten??o dos autores Michael Sullivan e Paulo Massadas ao escolher cada palavra e frase da m?sica.
Perguntar para os alunos quais as informa??es ?novas? (diferentes) que a m?sica trouxe em rela??o ao texto (?Dia 19 de Abril, dia do ?ndio?) lido na 1? atividade.
?
?
Material: fita adesiva, papel Kraft, pincel hidrocor de v?rias cores, papel sulfite, corda comprida e resistente, adere?o.
Observa??o: Professor o material depende do Jogo Ind?gena escolhido.
Local: Poder? ser realizado na sala de aula, quadra, p?tio ou outro espa?o adequado para a atividade.
?
Professor para se instrumentalizar sobre os Jogos Ind?genas acesse:
http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm. Acesso em 20 de junho de 2013.
Document?rio - IX Jogos dos Povos Ind?genas - Parte 3. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Wjcu4kGbMeM. Acesso em 20 de junho de 2013.
?
1? ATIVIDADE:
Relembre com os alunos as atividades da aula anterior.
Selecionar o Jogo Ind?gena que ser? trabalhado. Prepare o material para que esse jogo possa ser realizado. Para esta aula especificamente, foi escolhido o jogo Cabo de For?a ou Cabo de Guerra, mas o professor tem autonomia para escolher o jogo que considerar melhor para sua turma, podendo utilizar como subs?dio o repert?rio de Jogo Ind?genas sugerido.
?
Selecionado o primeiro jogo, converse com a turma os aspectos relevantes, como por exemplo:
Cabo de For?a/Guerra |
? Etnia: Ind?gena ? Pa?s: Brasil ? ?poca: Jogos Tradicionais ? mais de 500 anos e desde 1996 como modalidade dos jogos regionais ind?genas
? N?mero de jogadores: 2 grupos com n?mero igual de jogadores ? Espa?o utilizado: locais externos ? campo de futebol, campo aberto, praia ? Material Utilizado: corda grande e grossa ? 30 metros e 5 cm de espessura
|
Imagem da pr?pria autora.
?
Dispon?vel em http://janainavaz.blogspot.com.br/2010_08_01_archive.html. Acesso em 20 de junho de 2013.
?
Dispon?vel em: http://blogdodjhandro.blogspot.com.br/2011/04/iv-jheim-jogos-indigenas.html. Acesso em 20 de junho de 2013.
?
Professor escreva em fichas as regras do Jogo Ind?gena selecionado (Exemplo: Cabo de For?a/Cabo de Guerra), em forma de t?picos e entregue para os alunos. Este material deve ser preparado com anteced?ncia.
Construa no papel Kraft um quadro com a sequ?ncia das regras do ?Jogo Ind?gena? apresentado anteriormente para que os grupos completem-no com a ficha recebida.
?
Sugest?o de Painel
Jogo Ind?gena: |
Cabo de For?a/ Cabo de Guerra |
N?mero de jogadores: |
? |
Espa?o utilizado: |
? |
Material Utilizado: |
? |
1? - Regra: |
? |
2? - Regra: |
? |
3? - Regra: |
? |
4? - Regra: |
? |
5? - Regra: |
? |
6? - Regra: |
? |
Imagem da pr?pria autora.
?
Entregue para cada grupo (constitu?do na 1? atividade), uma ficha com uma regra desse jogo. Cada grupo l? a sua ficha e cola no quadro no local espec?fico que corresponde esta regra, conforme apresentado anteriormente pelo professor.
Ap?s o t?rmino da colagem das fichas no painel, cada grupo l? para a turma a regra que colou. Solicite que todos os alunos atentem para a sequ?ncia das regras de modo que identifiquem se est?o na ordem em que foram apresentadas. Caso tenha alguma ficha na sequ?ncia errada os grupos devem conversar entre si e corrigir o painel. Ap?s todos os grupos colarem as fichas na ordem correta do jogo, toda a turma far? a leitura das regras coletivamente. Nesse momento o professor poder? auxiliar os alunos se considerar necess?rio.
?
2? ATIVIDADE:
Todos os alunos devem memorizar os materiais e as regras exigidas para a realiza??o desse jogo.
J? no local onde ser? vivenciado o jogo, organize os alunos novamente em ?rodinha? e converse com eles sobre os objetivos desse Jogo Ind?gena e s?o comemoradas as vit?rias. Explique que o objetivo principal deles ? comemorar com os outros grupos e n?o importa quem ganha, o que importa ? ?celebrar?.
Para este Jogo Ind?gena, com ajuda dos alunos, caso seja necess?rio, fa?a a demarca??o do c?rculo central, posicione a corda e o adorno.
Dividir a turma em 2 grupos para iniciar a viv?ncia do jogo ind?gena.
Escolher um aluno de cada grupo e pedir para que nessa primeira etapa da viv?ncia do jogo, os grupos pensem num nome que representa o seu grupo, ao final esse grupo se reunir? para definir coletivamente o nome. Cada grupo escreve num papel entregue pelo professor. Ap?s a defini??o nomes dos dois grupos (para este jogo) cada grupo explica o motivo da escolha deste nome.
Posteriormente, fazer altera??es nos grupos de modo que todos os alunos possam participar desse jogo com todos os colegas e a cada t?rmino de jogo pedir para que os alunos escrevam uma caracter?stica trabalhada/estudada com eles sobre a Hist?ria dos ?ndios e Jogos Ind?genas.
Observa??o: Ap?s a mudan?a do grupo, o professor poder? solicitar que ao final cada grupo fale uma comida ind?gena apresentada pelo professor ou criar uma dan?a tipicamente ind?gena ou desenhar um adorno que viram nas imagens ou ainda poder? entregar tinta pr?pria para utilizar na pele e solicitar que fa?am pinturas no rosto que identificam sua tribo e etc.
?
3? ATIVIDADE:
Ao final da aula, todos os alunos individualmente devem preencher um quadro preparado pelo professor, indicando as dificuldades e as facilidades que tiveram durante o jogo.
?
Sugest?o de quadro:
Nome do Jogo Ind?gena: |
|
Dificuldades |
Facilidades |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Imagem da pr?pria autora.
?
Posteriormente, cada aluno apresenta o quadro preenchido e explica porque coloco tais respostas.
Professor aproveite para discutir a import?ncia de ajudar os colegas, participar coletivamente das atividades respeitando os outros e as diferen?as.
?
V?deo: Document?rio - IX Jogos dos Povos Ind?genas - Parte 1. Dispon?vel: http://www.youtube.com/watch?v=6U9Ct_9nMXw. Acesso em 20 de junho de 2013.
?
Artigo: ?ndio do Brasil. Dispon?vel em http://www.brasilescola.com/historiab/indios-brasil1.htm. Acesso em 20 de junho de 2013.
Artigo: Hist?ria do Brasil - ?ndios: O Brasil antes do descobrimento. Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/indios-o-brasil-antes-do-descobrimento.htm. Acesso em: 20 de junho de 2013.
Artigo: Jogos dos Povos Ind?genas: o Brasil celebra suas etnias. Dispon?vel em: http://www2.cultura.gov.br/culturaviva/jogos-dos-povos-indigenas-o-brasil-celebra-suas-etnias/. Acesso em 20 de junho de 2013.
?
Aula do Portal: Conhecendo algumas tribos ind?genas e sua linguagem cultural ? UCA. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35873. Acesso em 20 de junho de 2013.
A avalia??o dever? ser realizada durante todas as atividades, atente para a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo da aula: a contribui??o com o grupo, o desenvolvimento da leitura e da escrita e entendimento das regras do jogo.