Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espa?o e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Justi?a |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos ?tnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educa??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Situa??es urgentes no Brasil em rela??o aos direitos da crian?a |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necess?rio que os alunos estejam cursando pelo menos o quarto ano do ensino fundamental e j? estejam alfabetizados. Al?m disso, se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, ? fundamental que os alunos saibam utilizar recursos do Classmate como navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o TuxPaint
Sugest?o ao Professor:
Professor, para aprofundar no tema sobre hist?rias em quadrinhos e ampliar possibilidades de abord?-lo junto aos alunos, assista o programa Salto para o Futuro - S?rie Hist?ria em quadrinhos: um recurso de aprendizagem. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=692:salto-para-o-futuro-serie-historia-em-quadrinhos-um-recurso-de-aprendizagem&catid=71:destaque. Acesso em 18 de julho de 2013.
Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=692:salto-para-o-futuro-serie-historia-em-quadrinhos-um-recurso-de-aprendizagem&catid=71:destaque. Acesso em 18 de julho de 2013.
Programa 1 ? Origem das Hist?rias em Quadrinhos. Dura??o 50 min. Acesso em 18 de julho de 2013.
Programa 2 ? Quadrinhos al?m dos gibis. Dura??o 50 min. Acesso em 18 de julho de 2013.
Programa 3 ? Quadrinhos na sala de aula. Dura??o 50 min. Acesso em 18 de julho de 2013.
Programa 4 ? Outros Olhares sobre Hist?ria em Quadrinhos e Aprendizagem. Dura??o 50 min. Acesso em 18 de julho de 2013.
Programa 5 ? Hist?ria em Quadrinhos em Debate. Dura??o 50 min. Acesso em 18 de julho de 2013.
1? Momento: Para introduzir o tema, pergunte aos alunos: Voc?s gostam de hist?rias em quadrinhos? Voc?s t?m o h?bito de ler hist?rias em quadrinhos? Voc?s sabiam que as hist?rias em quadrinhos existem h? muito tempo? Em raz?o do uso excessivo da tecnologia na atualidade muitas pessoas, dentre elas, as crian?as, t?m deixado de ler hist?rias em quadrinhos. O que voc?s pensam sobre isso? Na sua percep??o, quais as contribui??es das hist?rias em quadrinhos para a aprendizagem?
2? Momento: Apresente aos alunos a seguinte hist?ria em quadrinhos: Casc?o e Cebolinha em: Amizade. Dispon?vel em: http://www.simplescoisasdavida.com/cascao-e-cebolinha-em-amizade/. Acesso em 20 de julho de 2013.
Fonte: http://www.simplescoisasdavida.com/cascao-e-cebolinha-em-amizade/. Acesso em 20 de julho de 2013.
3? Momento: Explore a hist?ria com a turma, perguntando: Em que momentos nessa hist?ria identificamos a??es de respeito, solidariedade e ?tica? Voc?s t?m uma amizade semelhante ? do Casc?o e do Cebolinha? Que situa??es voc?s j? viveram com seus amigos?
4? Momento: Ap?s a reflex?o sobre a hist?ria, cada crian?a dever? escolher um amigo da sala para escrever, em dupla, uma hist?ria em quadrinhos sobre a rela??o de amizade que eles t?m. Poder?o relatar um passeio que fizeram juntos, ou outras a??es vividas na escola e interessantes de serem relatadas. Definir quem ficar? respons?vel pelas ilustra??es, pela confec??o dos quadrinhos, pela escrita. Orientar os alunos para que trabalhem em duplas, dando a oportunidade de as duas crian?as participarem efetivamente da atividade.
Para auxiliar os alunos na produ??o da hist?ria em quadrinho, acesse o endere?o abaixo que voc? encontrar? sugest?es sobre tal produ??o:
Como fazer uma hist?ria em quadrinhos. Dispon?vel em: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html. Acesso em 15 de julho de 2013.
5? Momento: Propor aos alunos a realiza??o de uma Ciranda de Gibis. Orientar os alunos a adquirirem gibis novos ou seminovos para montarem um acervo na sala de aula. Ap?s ter reunido um n?mero significativo de gibis, esclarecer que far?o uma ciranda de gibis, na qual cada aluno poder? escolher um gibi para levar para casa e fazer a leitura ao longo da semana. A cada semana os alunos trocar?o os gibis entre si.
Sugest?o ao professor: Para conseguir os gibis, voc? poder? fazer uma campanha na escola, solicitando a doa??o de gibis usados por outros alunos ou mesmo por professores; ou voc? poder? percorrer bancas de revistas ou outras revistarias solicitando a doa??o de exemplares que t?m pouca sa?da.
1? Momento: Leitura compartilhada. Selecione algumas hist?rias em quadrinhos que tratem do tema solidariedade, respeito m?tuo, ?tica, justi?a, dentre outros temas afins e disponibilize aos alunos para que leiam em pequenos grupos buscando compreender a mensagem de cada hist?ria lida. Fazer uma rodada de reflex?o sobre as mesmas.
Sugest?o ao professor: Nas hist?rias em quadrinhos da turma da M?nica, Maur?cio de Souza, criou personagens diferentes para tratar dos temas sobre inclus?o e diversidade ?tnica e racial. Vale a pena trabalhar com tais hist?rias. Acesse os endere?os abaixo para se informar sobre isso:
Novos personagens com defici?ncia invadem as hist?rias em quadrinhos. Dispon?vel em: http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/inclusilhado/novos-personagens-com-deficiencia-invadem-as-historias-em-quadrinhos/. Acesso em 15 de julho de 2013.
Tati: a nova amiga da M?nica. Dispon?vel em: http://www.meujornal.com.br/cbm/jornal/materias/integra.aspx?id=981194. Acesso em 15 de julho de 2013.
Turma da M?nica publica edi??o especial sobre acessibilidade. Dispon?vel em: http://vidamaislivre.com.br/noticias/noticia.php?id=6217. Acesso em 15 de julho de 2013.
2? Momento: Selecionar diferentes hist?rias em quadrinhos, recortar trechos e solicitar aos alunos que as completem inserindo a??es solid?rias dos personagens.
3? Momento: Cada aluno dever? apresentar a hist?ria produzida de forma criativa.
1? Momento: Dividir a turma em duplas para que cada dupla acesse um dos tr?s endere?os abaixo para fazer a leitura de uma hist?ria em quadrinho:
1)Turma da M?nica: Acessibilidade. Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/pbluis/turma-da-monica-acessibilidade. Acesso em 20 de julho de 2013.
Fonte: http://www.slideshare.net/pbluis/turma-da-monica-acessibilidade. Acesso em 20 de julho de 2013.
2) Turma da M?nica Cidadania. Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/pbluis/turma-da-monica-cidadania. Acesso em 15 de julho de 2013.
Fonte: http://www.slideshare.net/pbluis/turma-da-monica-cidadania. Acesso em 15 de julho de 2013.
3) Vivendo e aprendendo. Dispon?vel em: http://lulubis-lulubis.blogspot.com.br/2012/04/licao-de-cidadania-historia-em.html. Acesso em 20 de julho de 2013.
Fonte: http://lulubis-lulubis.blogspot.com.br/2012/04/licao-de-cidadania-historia-em.html. Acesso em 20 de julho de 2013.
2? Momento: Discutir com os alunos suas percep??es sobre a hist?ria lida. Aproveite a oportunidade para refor?ar a import?ncia de se exercer a solidariedade, a ?tica, o senso de justi?a e de respeito m?tuo nas rela??es que estabelecemos cotidianamente com as pessoas da sociedade.
3? Momento: Solicitar aos alunos que produzam uma hist?ria em quadrinhos contando uma a??o solid?ria que tiveram, seja com colegas ou professores na escola, seja na fam?lia ou na comunidade.
4? Momento: Organize um recreio cultural em que os alunos ter?o a oportunidade de socializar o que aprenderam no decorrer das aulas, referente ? hist?ria em quadrinhos e a??es solid?rias, disponibilizando suas produ??es, em formato de exposi??o, com o objetivo de incentivar a pr?tica de leitura e produ??o de hist?rias em quadrinhos na escola.
Hora de produzir uma hist?ria que diverte: a hist?ria em quadrinhos. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19210. Acesso em 15 de julho de 2013.
Hist?ria em quadrinhos, uma proposta de leitura, uma possibilidade de escrita. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27690. Acesso em 15 de julho de 2013.
Gibi- divers?o e aprendizado. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=732. Acesso em 15 de julho de 2013.
Gibis estimulam a turma a tomar gosto pela leitura. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/eu-ja-sei-ler-gibi-423486.shtml?page=1. Acesso em 15 de julho de 2013.
Historia em quadrinhos: est?mulo e li??es de cidadania no Projeto de Forma??o de Tweens de Johrei Center Barretos. Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/Vis-UAB/tcc-final-eliana. Acesso em 20 de julho de 2013.
A avalia??o dever? se cont?nua e processual. Procure perceber se os alunos se entusiasmaram com as leituras de hist?rias em quadrinhos. Observe a concentra??o, aten??o e interesse dos alunos no momento das discuss?es em rodas de conversa e produ??o das atividades. Solicite aos alunos uma avalia??o da sua criatividade na realiza??o da tarefa de produ??o de hist?ria em quadrinhos. Atribua uma nota ou um conceito para as produ??es escritas individuais e em grupo. Por fim, produza um relat?rio final sobre suas percep??es sobre o envolvimento dos alunos e utilize-o para aprimorar a abordagem do tema em outros momentos.