Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Instigar a curiosidade dos alunos ? uma ?tima estrat?gia para introduzir um tema e facilitar a aprendizagem. Por isso, professor, comece sua aula com uma atividade l?dica para apresentar o tema - varia??o lingu?stica em torno de chuva. Se voc? gosta e sabe cantar, prepare trechos de m?sicas com a palavra chuva ou, caso voc? prefira, traga os trechos das m?sicas para que os alunos os ou?am. Divida a turma em dois grupos e explique a brincadeira. Eles v?o ouvir trechos de m?sicas com a palavra chuva ou chover, e dever?o adivinhar qual ? a m?sica. Para ficar mais empolgante, traga chocolates ou balas para o grupo vencedor, ou seja, aquele que conseguir identificar o maior n?mero de m?sicas. Para aumentar a dificuldade, voc? pode acrescentar outras perguntas, tais como:
Veja algumas sugest?es de m?sicas com a palavra chuva/chover abaixo:
Apresente apenas o trecho da m?sica no qual aparece a palavra chuva/chover - trecho com destaque em vermelho na letra. Quando terminar a atividade, caso os alunos se interessem, escolham uma ou duas m?sicas para ouvir novamente e at? mesmo cantar.
PRIMAVERA (VAI CHUVA)
Tim Maia
Imagem, m?sica e letra dispon?veis em: http://www.vagalume.com.br/tim-maia/primavera-vai-chuva.html. Acesso em: 24 jun 2013.
Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Que eu quero estar junto a ti (porque)
Eu (? primavera)
Te amo (? primavera)
Te amo (? primavera) meu amor
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Meu amor...
Hoje o c?u est? t?o lindo (vai chuva)
Hoje o c?u est? t?o lindo (vai chuva)
(? primavera)
CHOVE CHUVA
Jorge Ben Jor
Imagem, m?sica e letra dispon?veis em: http://www.youtube.com/watch?v=RSlnTUJ8JCo. Acesso em: 24 jun 2013.
Chove Chuva
Chove sem parar...(2x)
Pois eu vou fazer uma prece
Pr? Deus, nosso Senhor
Pr? chuva parar
De molhar o meu divino amor...
Que ? muito lindo
? mais que o infinito
? puro e belo
Inocente como a flor...
Por favor, chuva ruim
N?o molhe mais
O meu amor assim...(2x)
Chove Chuva
Chove sem parar...(2x)
Sacundim, sacund?m
Imbor?, cong?
Dombim, domb?m
Agou?, ob?
Sacundim, sacund?m
Imbor?, cong?
Dombim, domb?m
Agou?
Agou?, oh! oh! oh! ob?
Agou?, oh! oh! oh! ob?
Agou?, oh! oh! oh! ob?...
AGUAS DE MAR?O
Elis Regina
Imagem, m?sica e letra dispon?veis em: http://www.youtube.com/watch?v=xRqI5R6L7ow. Acesso em: 24 jun 2013.
? pau, ? pedra, ? o fim do caminho
? um resto de toco, ? um pouco sozinho
? um caco de vidro, ? a vida, ? o sol
? a noite, ? a morte, ? um la?o, ? o anzol
? peroba do campo, ? o n? da madeira
Caing?, candeia, ? o Matita Pereira
? madeira de vento, tombo da ribanceira
? o mist?rio profundo, ? o queira ou n?o queira
? o vento ventando, ? o fim da ladeira
? a viga, ? o v?o, festa da cumeeira
? a chuva chovendo, ? conversa ribeira
Das ?guas de mar?o, ? o fim da canseira
? o p?, ? o ch?o, ? a marcha estradeira
Passarinho na m?o, pedra de atiradeira
? uma ave no c?u, ? uma ave no ch?o
? um regato, ? uma fonte, ? um peda?o de p?o
? o fundo do po?o, ? o fim do caminho
No rosto o desgosto, ? um pouco sozinho
? um estrepe, ? um prego, ? uma conta, ? um conto
? uma ponta, ? um ponto, ? um pingo pingando
? um peixe, ? um gesto, ? uma prata brilhando
? a luz da manh?, ? o tijolo chegando
? a lenha, ? o dia, ? o fim da picada
? a garrafa de cana, o estilha?o na estrada
? o projeto da casa, ? o corpo na cama
? o carro engui?ado, ? a lama, ? a lama
? um passo, ? uma ponte, ? um sapo, ? uma r?
? um resto de mato, na luz da manh?
S?o as ?guas de mar?o fechando o ver?o
? a promessa de vida no teu cora??o
? uma cobra, ? um pau, ? Jo?o, ? Jos?
? um espinho na m?o, ? um corte no p?
? um passo, ? uma ponte, ? um sapo, ? uma r?
? um belo horizonte, ? uma febre ter??
S?o as ?guas de mar?o fechando o ver?o
? a promessa de vida no teu cora??o
QUANDO A CHUVA PASSAR
Ivete Sangalo
Imagem, m?sica e letra dispon?veis em: http://www.youtube.com/watch?v=hqPm-dVRKyw. Acesso em: 24 jun 2013.
Pra que falar?
Se voc? n?o quer me ouvir
Fugir agora n?o resolve nada...
Mas n?o vou chorar
Se voc? quiser partir
?s vezes a dist?ncia ajuda
E essa tempestade um dia vai acabar...
S? quero te lembrar
De quando a gente andava nas estrelas
Nas horas lindas que passamos juntos...
A gente s? queria amar e amar
E hoje eu tenho certeza
A nossa hist?ria n?o termina agora
Pois essa tempestade um dia vai acabar...
Quando a chuva passar
Quando o tempo abrir
Abra a janela
E veja: Eu sou o Sol...
Eu sou c?u e mar
Eu sou seu e fim
E o meu amor ? imensid?o...
Oh oh oh oh!
S? quero te lembrar
De quando a gente andava nas estrelas
Nas horas lindas que passamos juntos...
A gente s? queria amar e amar
E hoje eu tenho certeza
A nossa hist?ria n?o termina agora
Pois essa tempestade um dia vai acabar...
Quando a chuva passar
Quando o tempo abrir
Abra a janela
E veja: Eu sou o Sol...
Eu sou c?u e mar
Eu sou seu e fim
E o meu amor ? imensid?o... (2x)
Oh! Oh! Oh! Oh!
Hey! Hey!
Oh! Oh! Oh! Oh!...
PINGOS DE AMOR
Kid Abelha
Imagem, m?sica e letra dispon?veis em: http://letras.mus.br/kid-abelha/46817/. Acesso em: 24 jun 2013.
A vida passa, telefono
E voc? j? n?o atende mais
Ser? que j? n?o temos tempo
Nem coragem de dialogar...
Ainda ontem pela praia
Alguma coisa me lembrou voc?
E veio a noite
Namorados se beijando
E eu estava s?...
Vamos ser
Outra vez n?s dois
Vai chover
Pingos de amor
Oh! Oh! Oh!
De amor
Pingos de amor
Pin Pin Pin...
A vida passa, telefono
E voc? j? n?o atende mais
Ser? que j? n?o temos tempo
Nem coragem de dialogar...
Ainda ontem pela praia
Alguma coisa me lembrou voc?
E veio a noite
Namorados se beijando
E eu estava s?...
Vamos ser
Outra vez n?s dois
Vai chover
Pingos de amor...
Vamos ser
Outra vez n?s dois
Vai chover
Pingos de amor
Oh! Oh! Oh!
De amor
Pingos de amor
Pin Pin Pin...
Vamos ser
Outra vez n?s dois
Vai chover
Pingos de amor...
Vamos ser
Outra vez n?s dois
Vai chover
Pingos, pingos, pingos
Oh! Oh! Oh!
De amor, de amor
Pingos de amor
Pin Pin Pin
Pingos de amor
Pin Pin Pin
De amor
Pin Pin Pin...
Vamos ser
Outra vez n?s dois
Vai chover
Pingos de amor
Vamos ser
Outra vez n?s dois
Vai chover
Pingos, pingos, pingos
De amor...
Depois de terminada a brincadeira "Qual ? a m?sica?", fa?a uma atividade reflexiva sobre a letra das m?sicas, instigando os alunos a lerem nas entrelinhas e a darem suas opini?es sobre os textos. Provoque reflex?es por meio de quest?es como:
Imagem dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/-kXKbmx5vYOk/TZ0O8xSJkWI/AAAAAAAAAkE/sVJrjmgtSLA/s1600/ESC.jpg. Acesso em: 25 jun 2013.
Feitas as reflex?es sobre as letras das m?sicas, divida a turma em duplas e pe?a a eles que escrevam um pequeno poema, utilizando a palavra chuva ou o verbo chover ou outra(s) palavra(s) relacionada(s) ? chuva, como pingos, por exemplo. Eles poder?o usar essas palavras no sentido denotativo, chuva mesmo de ?gua, ou no sentido conotativo, como nos exemplos das can??es ouvidas. Posteriormente, as duplas far?o a leitura de seus pequenos poemas para os colegas.
Depois de terem ouvido m?sicas que falam sobre chuva, ainda que seja no sentido figurado, traga para os alunos o sentido denotativo de chuva. Comece a aula recordando com eles algum epis?dio de chuva forte que tenha trazido preju?zos. Recorde com eles que esse tipo de chuva sempre acontece durante o ver?o. Conte-lhes, por exemplo, que em Uberl?ndia, Minas Gerais, recentemente, caiu a chuva mais forte dos ?ltimos trinta anos na cidade. Foi uma chuva pesada e choveu at? bolinhas de gelo. Pergunte aos alunos se ouviram falar sobre essa chuva ou sobre outras ocorridas em outros estados do Pa?s. Pergunte tamb?m se eles sabem como se chama a chuva quando caem bolinhas de gelo. ? prov?vel que eles mencionem nomes que seus pais ou av?s d?o a esse tipo de chuva. Pergunte-lhes se conhecem outros nomes para essa chuva. Escreva no quadro o(s) nome(s) que os alunos conhecem para a chuva com bolinhas de gelo.
Depois, mostre aos alunos os t?tulos de algumas reportagens sobre essa chuva que caiu em Uberl?ndia:
Imagem e reportagem dispon?veis em: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2013/05/chuva-ventos-fortes-e-granizo-causam-desespero-em-uberlandia.html. Acesso em: 25 jun 2013.
Grandes pedras de gelo ca?ram na cidade
Pedra de gelo que caiu no bairro Umuarama em Uberl?ndia
Imagem e reportagem dispon?veis em: http://noticias.portalp10.com.br/noticia/ver/data/29-05-2013/arquivo/forte-chuva-de-granizo-atinge-uberlandia_29-05-2013_78389.htm. Acesso em: 25 jun 2013.
Imagem e reportagem dispon?veis em: http://rederecord.r7.com/video/chuva-de-granizo-causa-estragos-em-uberlandia-mg--51a69cca0cf2a882234c9872/. Acesso em: 30 jun 2013.
Pergunte aos alunos se eles conheciam essa palavra, granizo, para designar a chuva que cai com pedrinhas ou bolinhas de gelo.Comente com os alunos que a express?o chuva de granizo ? utilizada na linguagem formal enquanto que chuva de pedra ? utilizada na linguagem coloquial ou informal. Pe?a aos alunos que reescrevam os t?tulos das reportagens, usando a nomenclatura da linguagem informal para esse tipo de chuva.
Depois de reescreverem os t?tulos das reportagens, pe?a aos alunos que leiam o trecho da reportagem sobre a chuva de Uberl?ndia, transcrito abaixo, e depois contem oralmente para os colegas o mesmo fato, em linguagem coloquial, trocando a express?o chuva de granizo por chuva de pedra e trocando tamb?m outras express?es ou palavras empregadas no texto e que n?o foram utilizadas na linguagem oral como intensa e/ou avarias, por exemplo.
Nos bairros Umuarama e Aclima??o, houve uma intensa chuva de granizo, com pedras que chegaram a medir mais de cinco cent?metros de di?metro. Alguns carros sofreram pequenas avarias. |
Trecho retirado da reportagem Temporal causou destrui??o e preju?zos em todas as regi?es de Uberl?ndia dispon?vel em: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/temporal-causou-destruicao-e-prejuizos-em-todas-as-regioes-de-uberlandia/. Acesso em: 30 jun 2013.
No laborat?rio de inform?tica, ou na pr?pria sala de aula, com um computador e um projetor, exiba o v?deo da can??o Chuva, chuvisco, chuvarada do Cocoric?. O objetivo ? mostrar aos alunos que o tema dessa can??o ? a chuva realmente, no sentido denotativo. Deixe que os alunos ou?am e cantem a can??o.
Chove, mas como chove
Chuva, chuvisco, chuvarada
por que ? que chove tanto assim?
A terra gosta da chuva
E eu gosto da chuva tamb?m
Ela l? e eu aqui
Cocoric?, quiquiriqui
Chove, mas como chove
Chuva, chuvisco, chuvarada
por que ? que chove tanto assim?
Quando chove
a terra fica molinha
a planta fica verdinha
e eu fico todo molhado
com o p? na lama, meu nariz tapado
minha v? me chama:
"menino vem c? vem tomar ch?
vem comer bolo de cenoura
com cobertura de chocolate quente"
bom muito bom, muito mais do que bom
? excelente
Oh! que tarde t?o bela
banana quente no forno com a??car e canela
Chove, chove, chove, deixa chover
enquanto tiver bolo de cenoura
a gente nem vai perceber
Chove, chove, chove, deixa chover
comendo banana quente
a gente nem vai perceber
Imagem e can??o dispon?vel em: http://www.vagalume.com.br/cocorico/chuva-chuvinha-chuvarada.html. Acesso em: 30 jun 2013.
Depois de ouvirem a can??o, pergunte-lhes se sabem a diferen?a entre chuva, chuvisco e chuvarada. Depois de ouvir algumas respostas, pe?a aos alunos que pesquisem no Dicion?rio eletr?nico Houaiss (online) as acep??es para essas palavras. Se a aula n?o for no laborat?rio de inform?tica, o professor far? a pesquisa, utilizando o computador e o projetor (data show) para que todos participem. V?o ser encontradas as seguintes acep??es:
chuva: substantivo feminino
1 Rubrica: meteorologia.
fen?meno que resulta da condensa??o do vapor de ?gua da atmosfera em pequenas gotas que, quando atingem peso suficiente, se precipitam sobre o solo
chuvisco: substantivo masculino
1 chuva fina, rala e passageira
chuvarada: substantivo feminino
Regionalismo: Brasil.
chuva copiosa, em geral n?o muito prolongada; chuvada, chuv?o, aguaceiro
Agora, procurem os sin?nimos/variantes de chuvisco. Veja o que v?o encontrar:
apaga-p?, arenga-de-mulher, borraceiro, borri?o, buliceira, chuvilho, chuvinha, chuvisqueiro, cruviana, curviana, garoa, garua, jerer?, lebr?ia, librina, meruja, merujo, mijaceiro, molhe-molhe, molinha, molinheira, molinheiro, morrinha, neblina, orvalho, peneira, xerer?, xerer?m, xixi, xixixi, zimbro; ver tb. sinon?mia de chuva |
Dicion?rio Houaiss dispon?vel em: http://200.241.192.6/cgi-bin/houaissnetb.dll/frame. Acesso em: 30 jun 2013.
Explique aos alunos que a varia??o lingu?stica da l?ngua portuguesa ? muito grande e que essas varia??es podem ser relativas ao espa?o geogr?fico e/ou aos tipos de estilo dos falantes. Pergunte a eles quais s?o as varia??es, indicadas pelo dicion?rio para chuvisco, que eles conhecem. Fa?am uma lista desses itens lexicais mais conhecidos para chuvisco no quadro.
Esta atividade tem como objetivo apresentar aos alunos o Projeto ALiB, isto ?, o Projeto Atlas Lingu?stico do Brasil, que tem por meta a realiza??o de um atlas lingu?stico geral no Brasil no que diz respeito ? l?ngua portuguesa. Ou seja, esse projeto pretende realizar um atlas lingu?stico no Brasil, apontando as varia??es lingu?sticas da l?ngua portuguesa. As dificuldades para a realiza??o desse atlas geral levaram os dialet?logos brasileiros a iniciarem o trabalho de mapeamento lingu?stico do Brasil pela realiza??o de atlas regionais. Cumpre salientar que, segundo os Par?metros Curriculares Nacionais - PCNs -, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem da L?ngua Portuguesa, importa ?s escolas organizar o ensino de modo que os alunos sejam capazes de refletir sobre os fen?menos da l?ngua, sobretudo sobre os fen?menos que tratam da variedade lingu?stica, evitando, desse modo, a estigmatiza??o, a discrimina??o e os preconceitos que se referem ao uso da l?ngua. Para essa atividade, os alunos permanecer?o no laborat?rio de inform?tica. Pe?a a eles que acessem o site do Projeto ALiB para conhecerem um pouco sobre o trabalho desenvolvido. No site, leiam sobre o que ? o projeto e no item Produ??es, vejam os atlas nacionais que j? foram publicados. Vejam tamb?m no item Metodologia sobre os Question?rios, principalmente sobre o Question?rio Sem?ntico-Lexical. Explique aos alunos que, para a elabora??o de um atlas, aplica-se um question?rio.
Imagem dispon?vel no site do Projeto Alib: http://twiki.ufba.br/twiki/bin/view/Alib/AtlasNacionais. Acesso em: 03 jul 2013.
ATIVIDADE 4 - Chuva de pedra ou chuva de flor?
Para fechar a aula, proponha essa atividade que objetiva mostrar aos alunos que o emprego de diferentes itens lexicais ?, normalmente, motivado pelo contexto no qual esse item lexical ? produzido, isto ?, motivado pelo contexto no qual se insere o sujeito que fala. Para isso, mostre aos alunos algumas respostas, encontradas no Atlas Lingu?stico do Paran? - ALPR, ? pergunta "Quando chove e caem pedrinhas de gelo, como se chama essa chuva?". Voc? pode transcrever essas respostas em uma folha e entreg?-la ao aluno ou, se preferir, projete as respostas para que todos vejam. Caso voc? n?o tenha acesso ao ALPR (veja a refer?ncia completa em Recursos Complementares), aproveite as respostas transcritas abaixo:
?da? n?s dizemo chuva de pedra, n?, porque, que nem a gente aqui, quando ?... que nem n?s (n)o ano passado a pedrera acabo cum a nossa lavora e agora de novo caiu otra pedrera, esses dia a?, ent?o fic?...? (ALPR, ponto 50, sujeito B, cartograma 24, p. 70)
Inicialmente: ?diz uma pedrera, deu uma pedrera aqui no nosso lugar, a gente diz. Aqui sempre d?. Uma veiz at? deu aqui, distruiu tudo a pranta. ? mas esse j? diz tromenta, n?, ? tromenta, num pode diz? pedrera, ? tromenta n?, porque sem vento n?o d? nada, deu uma ventania, deu uma ventania e caiu pedra ? tromenta n??. (ALPR, ponto 62, sujeito B, cartograma 24, p. 70)
Observe com os alunos que nessas duas respostas, al?m de chuva de pedra, os sujeitos utulizam pedrera e tromenta para designar a chuva que cai com pedrinhas de gelo. Segundo Guimar?es (2013, p. 105), "a utiliza??o do item lexical pedrera ou tromenta revela um sujeito que participa, de forma ativa, de um grupo de sujeitos marcados pelos preju?zos que tal chuva traz. As consequ?ncias, ou melhor, os preju?zos por ela provocados s?o o motivo de sua escolha lexical."
Veja outras respostas, encontradas no APRL, para a mesma pergunta:
Perguntada se se podia contar que choveu pedra: ??, tem que fal? que choveu fr? (...) diz que num presta, que se fal? cai demais?. (ALPR, ponto 23, sujeito A, cartograma 25, p. 72)
?ah, sempre n?s fala ? chuva de pedra, chuva-de-flores. A gente n?o fala pedra porque diz que n?o presta, n?, tem que fal? flores, n?, sen?o aumenta, n?, ent?o (vo)c? tem que fal? flores, n??? (ALPR, ponto 30, sujeito B, cartograma 25, p. 72)
"[...] diz que incrusive falava que num pudia fal? chuva de pedra, tinha que fal? chuva-de-flor que Deus num gosta que falava chuva de pedra?. (ALPR, ponto 02, sujeito B, cartograma 25, p. 72)
Chame a aten??o dos alunos para as tr?s respostas citadas, nas quais os sujeitos-entrevistados chamam a chuva que cai com pedrinhas de gelo de chuva de flores, ou melhor, chuva-de-flor ou fr?. Percebe-se que essa escolha lexical ? motivada por uma cren?a. Acredita-se que n?o se pode falar chuva de pedra porque pode cair mais e tamb?m porque Deus n?o gosta (GUIMAR?ES, 2013).
Encerre a aula indagando os alunos se conheciam essas designa??es para chuva de pedra, pergunte a eles em qual registro, formal ou informal da l?ngua, os itens lexicais pedrera, tromenta e chuva-de-flor podem ser empregados. Certifique-se que eles entenderam que todas essas varia??es lingu?sticas em torno de chuva de pedra s?o motivadas pelo contexto s?cio-hist?rico no qual as pessoas que responderam ao question?rio est?o inscritas.
Para saber mais sobre o Projeto ALiB, acesse: http://twiki.ufba.br/twiki/bin/view/Alib/AlibHistorico. Acesso em: 30 jun 2013.
Refer?ncias Bibliogr?ficas:
AGUILERA, Vanderci de Andrade. Atlas lingu?stico do Paran?. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado, 1994.
AGUILERA, Vanderci de Andrade. Atlas lingu?stico do Paran?: apresenta??o. Londrina: Editora da UEL, 1996.
GUIMAR?ES, Selma Sueli Santos. Aspectos sociais, hist?ricos e culturais como valida??o das escolhas lexicais: um estudo sobre atlas lingu?sticos. 2013. 159 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ci?ncias Humanas, Universidade de S?o Paulo, S?o Paulo, 2013. Dispon?vel em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-21062013-114313/fr.php. Acesso em: 03 jul 2013.
A avalia??o se dar? ao longo das atividades propostas, por meio da observa??o da participa??o efetiva dos alunos, sobretudo, na produ??o dos textos escritos e orais e no emprego do registro formal e informal da l?ngua. Para uma avalia??o quantitativa, o professor poder? preparar exerc?cios nos quais os alunos dever?o utilizar as varia??es lingu?sticas do registro formal e informal da l?ngua.