Portal do Professor

Início do Conteúdo

Escrevendo e lendo com o jornal mural

Autor e Co-autor(es)

katia Zanvettor Ferreira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doescher.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apreender as habilidades de leitura e escrita, desenvolver a autoria, refletir sobre o portador textual jornal.

Duração das atividades

Aproximadamente 150 minutos;

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno já esteja, de certa forma, inserido no processo de letramento e alfabetização. 

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;

- Uso da biblioteca (jornais e revistas);

- Quadro de feltro ou cortiça

- Intercâmbio entre turmas.

Motivação: Ler para escrever!

Esta atividade pretende envolver os alunos com a ideia de se tornarem, eles mesmos, produtores de um jornal mural. Vivemos em uma sociedade em que a cultura do impresso é muito expressiva, ouvimos inúmeras vezes nossos alunos dizendo: “É verdade, eu li no jornal, na revista ou em um livro...etc” (Figs. 1 e 2).

undefined

Figura 1 - Pessoa lendo um jornal na calçada

Disponível em:farm2.static.flickr.com/1422/738570426_e9fd4007e9_m.jpg Acessado em: 16 ago. 2009

undefined

Figura 2 - Pessoa lendo um jornal em um ponto de ônibus

Disponível em:  farm2.static.flickr.com/1160/738650750_53fc4732c2_m.jpg  Acessado em: 16 ago. 2009

Importante: Estimular a produção, a impressão e a circulação de textos entre os alunos na escola contribui para que eles possam relativizar o poder da palavra escrita. Para motivar os alunos o professor deverá trabalhar a mesma atividade em turmas diferentes, preferencialmente na mesma escola, e propor um intercâmbio dos jornais entre as turmas. O tema da primeira edição deverá ser direcionado pelo professor, com o objetivo de construir uma identidade para ambos os grupos, cada uma das turmas envolvidas fará um jornal de apresentação.

Atividade 1 - Quem somos nós?

O momento inicial desta atividade é a reflexão sobre a identidade da turma e o que, a partir dessa reflexão, poderá ser exposto no jornal como forma de apresentação do grupo para outras classes da escola (Fig. 3).

Figura 3 - Alunos lendo jornal mural.

Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/duvidas-conducao-processo-educativo-405053.shtml Acessado dia 04 ago 2009.

O professor poderá conduzir um debate com a turma, lançando algumas questões simples, mas que estimulem os alunos a refletir sobre eles mesmos. Vejamos alguns exemplos de questões, que poderão ser complementadas pelo professor, aproveitando a particularidade de cada turma:

Questões Norteadoras:

  • Quantos alunos têm nesta sala? (O professor pode sugerir que algum aluno conte ou propor que cada aluno fale um número até completar a quantidade)
  • Será que todos moram no mesmo lugar? (Nesta hora o professor pode pedir que cada aluno fale do seu bairro)
  • Como nós somos? (O professor poderá falar sobre a raça de cada um dos alunos e estimular uma reflexão sobre isso)
  • Qual é a nossa o rigem? (Pergunte sobre o trabalho dos pais ou, no caso do EJA, sobre seu próprio trabalho)
    • O que gostamos de fazer?
    • O que a turma está aprendendo agora? (Aproveite para relembrar os últimos assuntos aprendidos pela turma, estimule a participação de todos fazendo questionamento s sobre o tema)
    • Qual é a nossa atividade escolar preferida? (Se a turma não se manifestar, o professor dever á ir perguntando individualmente e relembrando para cada aluno o que cada um gosta de fazer)

    Aproveitando esta última questão o professor poderá direcionar e sugerir que o nome da turma seja o mesmo da atividade preferida pela maioria. Se a atividade for desenho, por exemplo, o nome do jornal pode ser Jornal Mural da Turma do Desenho! O professor deverá aproveitar este momento para ajudar a turma a refletir sobre suas características, apontando o que é comum e o que os diferencia enquanto pessoas. É importante que o professor vá listando junto com os alunos, em voz alta e também anotando no quadro (lousa), cada uma das conclusões tiradas pela turma. Esta lista será usada posteriormente para organizar o jornal mural e produzir as notícias.

    Vamos dar um exemplo de uma possível lista que pode surgir a partir das questões levantadas:

    Somos 30 alunos, temos entre cinco e sete anos...

    Moramos no bairro Bom Jardim e imediações

    Somos negros, brancos.

    Adoramos jogar futebol, empinar pipa, brincar pega-pega

    Estamos aprendendo a escrever os nomes dos animais

    Nossa atividade escolar preferida é desenhar (Fig. 4)!

    Figura 4 – Crianças desenham parte das histórias contadas pelos professores. Disponível em:

    http://www.colmagno.com.br/quemconta/Historias/Alfaiate_Valente/Mapa/cognitivo/desenho58.jpg. Acessado em 04/08/2009


    Por fim, ao terminar o debate o professor deverá sugerir que os alunos conversem em casa e pesquisem sobre a importância de um jornal.

    Atividade 2: Lendo para escrever! Conhecendo os jornais murais!

    Após a conversa inicial que envolveu a turma ao projeto, não só criando o nome do jornal como também estimulando a reflexão sobre o perfil da turma, o professor deverá apresentar exemplos de jornal mural (Figs. 5 e 6), disponíveis nos endereços listados, e propor uma leitura deste material. Se possível o professor deverá projetar as imagens para a turma e ler em voz alta para os alunos, chamando atenção não apenas para as informações contidas nos jornais, como também para a organização visual do veículo:

    Recursos:

    Este primeiro exemplo foi criado para comemorar o dia do Folclore!

    Link:  http://www.construirnoticias.com.br/figuras/11/mural.gif

    undefined

    Figura 5 – O jornal mural presente nas escolas.

    Disponível em:  <http://www.construirnoticias.com.br/figuras/11/mural.gif> Acessado 25 jul 2009.

    Neste exemplo, o jornal mural faz diferença na escola, divulgando as atividades de uma das turmas!

    Link:  http://www.altenfelder.com.br/Warm_Blue/img/fotos/jornal%20mural.JPG

    undefined

    Figura 6 - Projeto Jornal Mural. 

    Disponível em:http://www.altenfelder.com.br/Warm_Blue/img/fotos/jornal%20mural.JPG. Acessado 25 jul 2009

    Observação: É importante frisar que o estudo dos jornais não pode se limitar ao conteúdo, deve recair também sobre a forma como uma estratégia para os alunos ajudarem a pensar os jornais que estão prestes a organizar. O pro fessor deverá apontar os detalhes dos desenhos, as fotos, a forma como as matérias estão distribuídas e até o formato da letra.

    Após a leitura e o estudo dos exemplos, o professor poderá apresentar o modelo disponível no link abaixo (Fig. 7) para ajudar os alunos a visualizar uma possível padronização de um jornal mural:

    Recurso:

    http://www.ielgo.com.br/dados/not icia/thumb/jornal_mural.jpg

    undefined 

    Figura 7 - Modelo de um Lay-out de um jornal mural

    Disponível em : http://www.ielgo.com.br/dados/noticia/thumb/jornal_mural.jpg Acessado 01 ago 2009.

    Este é apenas um exemplo de uma possível organização de um jornal mural, pensado para uma entidade sindical, para se adequar à realidade da escola substituímos o “logo da entidade” por um desenho feito pelos alunos que represente a turma, o “editorial” por um texto de apresentação da turma e “convênios” por uma lista das atividades preferidas da turma.

    Dica: Para facilitar o trabalho do professor sugerimos que o primeiro jornal seja trabalhado pelos alunos a partir da composição de cinco partes:

    • Parte 1: Nome da turma e nome do jornal
    • Parte 2: Desenho da turma
    • Parte 3: Texto que conta sobre a turma (quem somos nós!)
    • Parte 4: Calendário com os aniversários de t oda a turma
    • Parte 5: Lista com as atividades preferidas da turma

    Cada um dos itens deverá ser sempre acompanhado de um desenho, dependendo do nível de alfabetização da turma a quantidade de texto é maior ou menor. Mesmo que o professor tenha que escrever o texto é importante que os alunos sejam estimulados a escrever alguma coisa, mesmo que seja apenas seu nome.

    Atividade 3 - Organizando o jornal

    Nesta etapa os alunos deverão ser divididos em cinco grupos e receber do professor o material para confecção do jornal: canetas, giz de cera, lápis de cor e folhas em branco. Cada grupo será responsável por uma parte do jornal e o professor deverá atribuir uma responsabilidade para cada grupo e conduzir a atividade de forma que todo o grupo se envolva na produção do jornal.

    O primeiro grupo será responsável pelo nome da turma e pelo nome do jornal, o professor deve orientar que os alunos façam desenhos para acompanhar o nome. Como no debate a turma já definiu que o nome da turma é Turma do Desenho e do jornal é Jornal da Turma do Desenho, o trabalho do professor aqui será ajudar os alunos a pensarem desenhos que podem acompanhar estes escritos no jornal.

    O segundo grupo será responsável pelo desenho principal do jornal que representa toda a turma, a Turma do Desenho, o professor poderá orientar os alunos a criar um desenho que represente cada um dos colegas ou ainda que mostre a turma desenhando. Claro que essa orientação sempre dependerá do nível da turma, o importante é que todo o grupo possa desenhar livremente e posteriormente estes desenhos poderão ser compostos como um único grande desenho.

    O terceiro grupo fica responsável pelo texto principal que será escrito com a ajuda do professor. Caso a turma não esteja plenamente alfabetizada o professor deve pedir que os alunos desenhem o que gostariam de escrever, para depois, o próprio professor conduzir a produção do texto apoiad o na s representações dos alunos.

    O quarto grupo será o responsável por rec olher, anotar as datas dos aniversários de toda a turma. O professor também deve sugerir que os alunos produzam desenhos sobre aniversários.

    O quinto grupo deve pegar a lista de atividades preferidas pela turma, levantada durante o debate e produzir desenhos para cada um dos itens.

    Ao fim da atividade de desenho o professor deverá recolher todo o material e apresentar para a turma. Mostrar o que cada grupo fez e iniciar o process o de organização do mural.

    Em um quadro de feltro ou cortiça grande e com a ajuda das taxinhas  o professor poderá pregar o material com a ajuda dos alunos, na seguinte ordem (Fig.8):

    • O nome da turma na parte superior direita do quadro.
    • O nome do jornal no centro superior do quadro.
    • O desenho que representa a turma no cento do quadro.
    • O texto sobre a turma no centro, abaixo do desenho principal.
    • As atividades preferidas na parte inferior direita .
    • Os aniversários na parte inferior esquerda.

    undefined

    Figura 8 - Modelo de um Jornal Mural feito por alunos

    Dica: Este modelo de composição é apenas uma sugestão para o professor, a montagem do jornal pode ser bem livre e incluir todos os desenhos feitos pelos alunos. O importante é que os alunos participem deste processo de composição ativamente.

    O encerramento da atividade é a troca dos murais entre as salas e a exposição dos murais. O professor deverá estimular a leitura dos murais por ambas as turmas, criando um momento de leitura, valorizando e estimulando o trabalho desenvolvido.

Recursos Complementares

Jornais, revistas, acesso à Internet, impressora, folha branca, material para desenho, canetas grifa textos ou coloridas, cola.

Avaliação

A avaliação deve estar relacionada ao envolvimento dos alunos ao debate e ao desenvolvimento do material para o jornal mural. Poderá ser solicitado aos alunos a produção de uma reportagem, que reconte o processo de confecção do jornal mural, assim o professor poderá identificar se houve aprendizagem do tema trabalhado em aula. O mais importante a ser analisado pelo professor nesta atividade é o envolvimento dos alunos e sua capacidade em construir uma autoria durante o processo de produção do jornal.