Portal do Professor

Início do Conteúdo

O porquê das coisas!

Autor e Co-autor(es)

katia Zanvettor Ferreira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doescher.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Sociologia Relação sociedade / natureza: a questão do trabalho e do meio ambiente
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estimular o raciocínio lógico, desenvolver a leitura e a produção de textos. Reconhecer o gênero textual carta. Refletir sobre o meio ambiente e a produção de lixo.

Duração das atividades

Aproximadamente 50 minutos; 1 (uma) aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É essencial que o professor já tenha trabalhado com o conceito de redação dissertativa, do contrário o aluno poderá ter prejuízo no processo de aprendizado. É esperado, mas não é essencial, que o aluno já tenha tido contato com o jornal e tenha um conhecimento prévio da linguagem jornalística.

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática e/ou Sala de Vídeo, pois o Recurso poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho apropriado.

Motivação

O professor deverá propor inicialmente uma reflexão sobre as causas dos acontecimentos sociais e suas possíveis consequências. Provoque positivamente os alunos questionando sobre seus hábitos pessoais, como comprar coisas, como eles usam papeis e outros materiais. O professor deverá fazer perguntas simples, mas diretas, como as sugeridas a seguir: 

  • Vocês tomaram refrigerante hoje? Latinha ou garrafa? O que aconteceu com a embalagem? 
  • Quantas folhas de caderno vocês usam por dia? 
  • Vocês têm ideia de quanta coisa vocês jogam no lixo? 

Faça uma lista com os alunos de coisas que diariamente ou semanalmente eles descartam no lixo e finalize esta parte da aula promovendo um diálogo com os alunos sobre a importância de estarmos atentos às causas e as possíveis consequências de nossas ações.

Atividade 1

Neste momento, sugerimos que o professor peça para que os alunos se dividam em duplas e trios no Laboratório de Informática (cada grupo em um computador), e apresente para eles o Recurso (Fig. 1), que é uma simulação que aborda a questão do lixo, disponível no Portal do Professor, conforme postado abaixo:


Recurso:

Lixo? Nem pensar!

Lixo? Nem pensar!

undefined

Figura 1 - Imagem do Recurso. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14738/lixo_em_vias_publicas.sw. Acessado: em 15 ago.

A simulação trabalha o conceito de causa e consequência,  já que é uma história interativa em que o personagem tem a opção de recolher ou não o lixo da rua que está and ando, dependendo da es colha a história tem u m desfecho diferente. Observamos que, mesmo em grupos, é importante que todos os alunos possam ter a oportunidade de explorar o recurso e que venham a ter um tempo razoável para isto .

Após todos terem explorado o recurso, o professor deverá dialogar com eles so bre o que acharam dest e e, em seguida, apres entar a seguinte repor tagem (Fig. 2):


Recurso:

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1255787-5605,00.html Acessado em: 15 ago. 2009

undefined

Figura 2 - Lixo é embarcado de volta para a Europa. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1255787-5605,00.html Acessado 15 ago 2009.

Peça que os alunos (cada dupla ou trio) façam uma dinâmica de leitura, isto é, lendo a reportagem em grupo e em voz alta, trocando o orador do texto a cada novo parágrafo, e grifem as principais partes observando:

* Quais as possíveis causas para o acontecimento reportado?

* Identificar possíveis consequências para o fato.

* Propor soluções para o problema exposto.

Após a dinâmica de leitura reúna a turma em roda, desfazendo os grupos, e inicie um debate sobre o assunto pedindo que um representante de cada grupo apresente os resultados das observações feitas. Por fim, o professor poderá pedir a produção individual de uma carta direcionada ao personagem da simulação (Fig. 1) tentando convencê-lo a fazer as melhores escolhas, isto é, recolher o lixo.

Sugestão: 

Para complementar o trabalho o professor poderá utilizar a aula Reciclagem da professora Lívia Raposo Bardy disponível no Portal do Professor.  

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1042 . Acessado 17 ago. 2009.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Lixo? Nem pensar! Animação/simulação

Recursos Complementares

Acesso à Internet, vídeo, dicionário,

Avaliação

A avaliação deverá considerar toda a participação dos alunos nas diferentes atividades, debates, leitura, conceituação e também na carta que será produzida pelos alunos. O importante nesta atividade é envolver os alunos e estimular o debate sobre as responsabilidades sobre nossas ações, tendo como mote a questão do lixo.