Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Constru??o do espa?o: os territ?rios e os lugares |
Em conformidade com a proposta da matriz de refer?ncia do ENEM - Ci?ncias Humanas e suas Tecnologias - esta proposta did?tica tem por objetivo principal compreender as transforma??es dos espa?os geogr?ficos como produto das rela??es socioecon?micas e culturais de poder, com vistas, especificamente, a:
- Conhecer a hist?ria da capital do nosso pa?s;
- Entender o planejamento urbano e a fun??o pol?tico-administrativa de Bras?lia;
- Compreender as causas do desenvolvimento urbano acelerado e os problemas decorrentes deste processo.
No??es sobre o processo de forma??o do territ?rio brasileiro.
Nesta proposta de aula, a inten??o ? propiciar situa??es nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem, por meio do programa da s?rie "Breve Hist?ria das Capitais Brasileiras - BRAS?LIA" dispon?vel no canal TV Escola, aspectos geogr?ficos, culturais e sociais da cidade de BRASILIA, ressaltando o seu importante papel na Hist?ria do Brasil.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) s?o desenvolvidos, ou em um laborat?rio de inform?tica, quando dispon?vel na escola. Dependendo da realidade da escola, ? poss?vel realizar a aula at? mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01: V?deo e debate
?
Professor (a),
- Inicie a aula comentando com os estudantes sobre a import?ncia de Bras?lia, nascida num projeto que desde o s?culo XVIII previa a transfer?ncia da capital para o interior do pa?s, a cidade ? palco de momentos de destaque na hist?ria nacional. Problematize:
?
- Permita que os estudantes expressem seus conhecimentos e registre-os, elaborando um quadro-s?ntese. A partir da "sementeira de ideias", instigue-os a entenderem os principais aspectos geogr?ficos, culturais e sociais da cidade de BRAS?LIA, ressaltando o seu importante papel na Hist?ria do Brasil.
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=4031&option=com_zoo&view=item> (Acesso em 15/06/2013).
- Para introdu??o das discuss?es, apresente o v?deo BRAS?LIA, dispon?vel em "TV ESCOLA - V?DEOS" <Coment?rio: Antes de mostrar o v?deo, explique aos estudantes que este document?rio faz parte da s?rie "Breve Hist?ria das Capitais Brasileiras", e dedica-se a narrar a hist?ria da capital do nosso pa?s.
- Oriente-os a ficarem atentos e fazerem anota??es dos fatos descritos pelo document?rio, que apresenta, cronologicamente, a hist?ria de Bras?lia, dos antecedentes do seu projeto at? os dias atuais, permeando aspectos pol?ticos, econ?micos, sociais e culturais.
- Em seguida, oriente os estudantes a se organizarem em grupos de 4 a 5 alunos e a conversarem entre seus pares sobre os fatos narrados pelo document?rio que mais lhes despertaram a aten??o. Posteriormente, promova e medie uma roda de conversa entre os grupos buscando retomar alguns aspectos mais relevantes do v?deo.
Atividade 02: Pesquisa
PASSO A PASSO
?
- Solicite aos grupos de estudantes que realizem uma pesquisa em fontes diversas (atlas e livros geogr?ficos, sites de busca na internet e outras fontes que abordem a tem?tica), buscando compreender e explicar:
?
- Neste momento ? importante orientar os estudantes a pesquisarem em sites espec?ficos para pesquisas escolares, que disp?em de informa??es confi?veis, como por exemplo, a Plataforma Multim?dia Britannica Escola Online dispon?vel no endere?o web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso f?cil e gratuito para pesquisas escolares.
- Explique que no item "BUSCA" na p?gina principal da Britannica Escola Online, ao digitar a palavra "BRAS?LIA" os estudantes encontrar?o diversas informa??es relacionadas ? problem?tica proposta para este estudo.
- Evidencie que as imagens, formas cartogr?ficas e document?rios s?o importantes fontes de representa??o visual das ideias que concederam a constru??o da cidade de Bras?lia. Sugira sites que disponibilizam documentos escritos e visuais sobre a hist?ria de Bras?lia, como: <http://www.memorialjk.com.br/bsb/indexbsb.htm>, <http://noticias.uol.com.br/especiais/brasilia-50-anos/> (acesso em 29/06/2013).
- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo eventuais d?vidas e equ?vocos, mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a constru??o de conhecimentos de maneira colaborativa por todos os estudantes.
- ? importante que os estudantes entendam:
?
- Esclare?a que cada grupo dever? ser respons?vel pela organiza??o de uma apresenta??o com os resultados da pesquisa.
?
Atividade 03: Socializa??o dos resultados e considera??es finais
O que aprendemos e sabemos explicar
- Ap?s cada grupo sistematizar as informa??es levantadas, solicite a eles que organizem uma apresenta??o com vistas a socializar os conhecimentos adquiridos. Esses resultados podem ser mostrados atrav?s de pain?is ilustrativos ou com o aux?lio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).
- Fique atendo se as apresenta??es dos resultados pelos grupos contemplam as quest?es apresentadas anteriormente e as seguintes ideias:
- Destaque os projetos criados pelo governo federal com vistas a promover o desenvolvimento regional brasileiro a partir da constru??o de Bras?lia, evidenciando que as pol?ticas p?blicas devem ser voltadas realmente para as necessidades da maioria da popula??o.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um f?rum tem?tico de discuss?o na internet (sugerimos acessar o artigo "Uso pedag?gico dos f?runs" no endere?o web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013, para saber mais sobre o assunto), buscando promover a troca de experi?ncias e reflex?es, apresentar sugest?es, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
?
- Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplica??es no cotidiano. Em Portugu?s, os alunos podem trabalhar com produ??o e interpreta??o de textos sobre a tem?tica; com Hist?ria e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriaram do espa?o geogr?fico e modificaram a paisagem na cidade de Bras?lia; em Ci?ncias podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econ?micas desenvolvidas na capital do pa?s; em Artes, podem confeccionar pain?is tem?ticos; em Matem?tica, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.
- Caso seja poss?vel, proponha a realiza??o de um Trabalho de Campo ? cidade de Bras?lia, como atividade interdisciplinar, buscando mostrar in locus muitos dos conceitos abordados.
Sites:
?
Britannica Escola Online. Dispon?vel em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/05/2013.
TV ESCOLA. Breve hist?ria Das capitais brasileiras - Epis?dio sobre BRAS?LIA. <http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_fundamental/breve_historia_das_capitais_brasileiras_brasilia.pdf>. Acesso em 15/05/2013.
?
Livros:
?
HOLSTON, James. A cidade modernista: uma cr?tica de Bras?lia e sua utopia. S?o Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SENRA, Nelson de Castro (org.). Veredas de Bras?lia: as expedi??es geogr?ficas. S?o Paulo: IBGE, 2010.
Entendemos que a avalia??o deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, ? relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:
? importante destacar, ainda, que o significado desta proposta did?tica n?o est? no ac?mulo de informa??es, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, ? poss?vel avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfigura??o. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poder?, por meio da an?lise das discuss?es e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.