Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
? Laborat?rio de inform?tica - Uso da internet;
? data-show e/ou xeroc?pias (opcional);
? atividades em duplas e grupos.
Professor, a todo instante nos deparamos com uma infinidade de propagandas, seja em outdoors, seja em panfletos espalhados pelas ruas ou atrav?s da m?dia. Elas fazem parte dos chamados ?g?neros textuais?, pois participam de uma situa??o sociocomunicativa entre as pessoas. o AN?NCIO PUBLICIT?RIO ? UM DESSES G?NEROS. O An?ncio publicit?rio normalmente ? criado em uma linguagem verbal ou em uma linguagem n?o verbal. Tendo como principal objetivo persuas?o do leitor a consumir um produto e, maiormente aderir a uma ideia. A finalidade deste tipo de texto ? de persuadir, ou seja, o anunciante (emissor) tem o objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de um determinado produto, convencendo-o a adquiri-lo. |
?
?
?
Imagem dispon?vel em: http://www.iriacomunicacao.com.br/2012/02/texto-e-imagem-uma-relacao-de-complementacao-no-anuncio-publicitario/
Acesso em: 16 jul 2013.
?
M?dulo 1- Levantamento dos conhecimentos pr?vios
ATIVIDADE 1
?
Professor, esta atividade dever? ser bem informal. Inicie com um di?logo, fa?a perguntas para fazer um levantamento pr?vio das informa??es que os alunos j? t?m sobre a tem?tica da aula. Coloque seus alunos em grupos e, em c?rculo, entregue perguntas xerocadas para que cada um fale sobre ela.
Exemplos:
Voc? sabe o que ? um an?ncio publicit?rio? |
Voc? sabe o que ? linguagem verbal e n?o-verbal? |
O que ? persuadir algu?m? |
O que ? emissor e receptor? |
Voc? sabe o que ? conota??o? |
O que ? slogan? |
Dentre outras.
Depois das tentativas de respostas. O professor dever? explicar aos alunos que estudar?o o AN?NCIO PUBLICIT?RIO e que algumas informa??es que eles n?o sabem ser?o apresentadas durante as aulas.
?
ATIVIDADE 2
Explorando slides sobre o tema
PROFESSOR, elabore informa??es importantes sob a forma de slides (powerpoint) e apresente a seus alunos no datashow.
?
SLIDE 1
Quanto ? estrutura do texto em quest?o, ele comp?e-se da seguinte forma:
T?tulo - Geralmente ? bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor.
Imagens - As mais inusitadas poss?veis, dispostas de forma a chamar a aten??o de acordo com as caracter?sticas do produto anunciado.
SLIDE 2
Corpo do texto - Nesta parte ? desenvolvida a ideia sugerida no t?tulo, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabul?rio aos interlocutores destinados.
SLIDE 3
Identifica??o do produto ou marca - funciona como uma ?assinatura? do anunciante. Ocorre tamb?m de aparecer o Slogan junto ? marca anunciada, para dar mais ?nfase ? comunica??o. Certos slogans s?o de nosso conhecimento. Como por exemplo:
Informa??es dispon?veis em: http://www.brasilescola.com/redacao/anuncio-publicitario.htm Acesso em: 08 jul 2013.
?
ATIVIDADE 3
?
Professor, reproduza c?pias das atividades abaixo para os alunos. Distribua-os em grupos para que depois que realizarem a atividade, apresentem as respostas aos colegas.
1. Veja o an?ncio abaixo e responda as quest?es que se seguem:
1) A partir do an?ncio publicit?rio acima, destaque:
?
A) slogan
B) P?blico alvo
c) Rela??o que predomina entre a imagem e o texto
D) Observe que o an?ncio n?o disp?e de chamada, ou seja, o texto (que refor?a o slogan) Ent?o, elabore a chamada de acordo com o que se est? anunciando.
?
Agora, responda:
Atividade adaptada de: http://heloizaportuguesmarques.blogspot.com.br/2012/03/atividade-para-o-7-ano-anuncio.html Acesso em: 09 jul 2013.
?
M?dulo 2 - Produzindo um an?ncio publicit?rio.
?
ATIVIDADE 1 - Conhecendo os passos para elabora??o de um an?ncio
O professor dever? levar os alunos ao laborat?rio de Inform?tica e solicitar que acessem o site http://pt.wikihow.com/Criar-um-An%C3%BAncio-Publicit%C3%A1rio Acesso em: 09 jul 2013. Dever?o ler todos os passos para depois criarem seus an?ncios.
COMO CRIAR UM AN?NCIO PUBLICIT?RIO
Depois de lidos os passos para se criar um an?ncio, os alunos dever?o criar seu pr?prio an?ncio - Dever?o ser criativos, podem anunciar qualquer produto que quiserem. Podem usar cartolinas, o tablet ou note, pap?is recicl?veis etc. Depois de prontos, os alunos apresentar?o seus an?ncios para a turma ou, ainda, eles podem ser inseridos no blog da escola.
AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR:
1. O AN?NCIO PUBLICIT?RIO - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8174 Acesso em: 08 jul 2013.
2. AN?NCIO PUBLICIT?RIO; FINALIDADE E SUPORTE TEXTUAL - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9907 Acesso EM 08 Jul 2013.
3. INTERPRETANDO E PRODUZINDO AN?NCIOS PUBLICIT?RIOS - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9913 Acesso em: 08 jul 2013.
Outros sites:
1. O AN?NCIO PUBLICIT?RIO - http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-anuncio-publicitario/71074/ Acesso em 08 jul 2013.
2. ELEMENTOS QUE COMP?EM O AN?NCIO - http://www.brenobrito.com/files/Dir_Arte-Apostila06_-_Elementos_do_anuncio.pdf Acesso em: 08 jul 2013.
3. 28 AN?NCIOS PUBLICIT?RIOS CRIATIVOS - http://www.criatives.com.br/2012/03/28-anuncios-publicitarios-criativos/ Acesso em: 08 jul 2013.
4.O AN?NCIO PUBLICIT?RIO: UMA AN?LISE LINGU?STICA - http://www.portugues.com.br/redacao/o-anuncio-publicitario---uma-analise-linguistica-.html Acesso em: 08 JUL 2013.
? interessante que o professor pe?a uma avalia??o dos alunos sobre as atividades desenvolvidas. Nesse caso, a avalia??o ser? feita com base nas aulas do professor.
Para tanto, algumas perguntas, tais como as sugeridas abaixo, podem ser feitas aos estudantes.
Conforme as respostas dos alunos, o professor poder? repensar sua pr?tica pedag?gica e criar novas atividades sobre o tema.
Em rela??o ? avalia??o dos alunos, essa dever? ser processual, ou seja, o professor dever? observar o interesse e a participa??o deles em todas as atividades.