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An?ncio publicit?rio: conceito, passos e produ??o.

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conceituar an?ncio publicit?rio.
  • Identificar slogan e p?blico alvo em um an?ncio.
  • Conhecer os passos de cria??o de um an?ncio.
  • Produzir um an?ncio publicit?rio.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Habilidade de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

? Laborat?rio de inform?tica - Uso da internet;
? data-show e/ou xeroc?pias (opcional);
? atividades em duplas e grupos.

Professor, a todo instante nos deparamos com uma infinidade de propagandas, seja em outdoors, seja em panfletos espalhados pelas ruas ou atrav?s da m?dia. Elas fazem parte dos chamados ?g?neros textuais?, pois participam de uma situa??o sociocomunicativa entre as pessoas. o AN?NCIO PUBLICIT?RIO ? UM DESSES G?NEROS.

O An?ncio publicit?rio normalmente ? criado em uma linguagem verbal ou em uma linguagem n?o verbal. Tendo como principal objetivo persuas?o do leitor a consumir um produto e, maiormente aderir a uma ideia. A finalidade deste tipo de texto ? de persuadir, ou seja, o anunciante (emissor) tem o objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de um determinado produto, convencendo-o a adquiri-lo.

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imagem an??ncio publ

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Imagem dispon?vel em: http://www.iriacomunicacao.com.br/2012/02/texto-e-imagem-uma-relacao-de-complementacao-no-anuncio-publicitario/

Acesso em: 16 jul 2013.

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M?dulo 1- Levantamento dos conhecimentos pr?vios

ATIVIDADE 1

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Professor, esta atividade dever? ser bem informal. Inicie com um di?logo, fa?a perguntas para fazer um levantamento pr?vio das informa??es que os alunos j? t?m sobre a tem?tica da aula. Coloque seus alunos em grupos e, em c?rculo, entregue perguntas xerocadas para que cada um fale sobre ela.

Exemplos:

Voc? sabe o que ? um an?ncio publicit?rio?
Voc? sabe o que ? linguagem verbal e n?o-verbal?
O que ? persuadir algu?m?
O que ? emissor e receptor?
Voc? sabe o que ? conota??o?
O que ? slogan?

Dentre outras.

Depois das tentativas de respostas. O professor dever? explicar aos alunos que estudar?o o AN?NCIO PUBLICIT?RIO e que algumas informa??es que eles n?o sabem ser?o apresentadas durante as aulas.

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ATIVIDADE 2

Explorando slides sobre o tema

PROFESSOR,  elabore informa??es importantes sob a forma de slides (powerpoint) e apresente a seus alunos no datashow.

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SLIDE 1

Quanto ? estrutura do texto em quest?o, ele comp?e-se da seguinte forma:

T?tulo - Geralmente ? bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor.
Imagens - As mais inusitadas poss?veis, dispostas de forma a chamar a aten??o de acordo com as caracter?sticas do produto anunciado.

 
SLIDE 2

Corpo do texto - Nesta parte ? desenvolvida a ideia sugerida no t?tulo, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabul?rio aos interlocutores destinados.

 
SLIDE 3

Identifica??o do produto ou marca - funciona como uma ?assinatura? do anunciante. Ocorre tamb?m de aparecer o Slogan junto ? marca anunciada, para dar mais ?nfase ? comunica??o. Certos slogans s?o de nosso conhecimento. Como por exemplo:

?TIM - Viver sem Fronteiras?, RED BULL - Te d? Asas!
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Informa??es dispon?veis em: http://www.brasilescola.com/redacao/anuncio-publicitario.htm Acesso em: 08 jul 2013.

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ATIVIDADE 3

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  • Respondendo quest?es sobre an?ncio.
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Professor, reproduza c?pias das atividades abaixo para os alunos. Distribua-os em grupos para que depois que realizarem a atividade, apresentem as respostas aos colegas.

1. Veja o an?ncio abaixo e responda as quest?es que se seguem:

1) A partir do an?ncio publicit?rio acima, destaque:

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A) slogan

 
B) P?blico alvo

c) Rela??o que predomina entre a imagem e o texto

D) Observe que o an?ncio n?o disp?e de chamada, ou seja, o texto (que refor?a o slogan) Ent?o, elabore a chamada de acordo com o que se est? anunciando.
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Agora, responda:

  • O QUE ? UM AN?NCIO PUBLICIT?RIO?

Atividade adaptada de: http://heloizaportuguesmarques.blogspot.com.br/2012/03/atividade-para-o-7-ano-anuncio.html Acesso em: 09 jul 2013.

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M?dulo 2  - Produzindo um an?ncio publicit?rio.

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ATIVIDADE 1 - Conhecendo os passos para elabora??o de um an?ncio

O professor dever? levar os alunos ao laborat?rio de Inform?tica e solicitar que acessem o site  http://pt.wikihow.com/Criar-um-An%C3%BAncio-Publicit%C3%A1rio Acesso em: 09 jul 2013. Dever?o ler todos os passos para depois criarem seus an?ncios.

COMO CRIAR UM AN?NCIO PUBLICIT?RIO

Passos

Primeira Parte: Redigindo o An?ncio

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    Comece com um slogan cativante e memor?vel. Deixe-o curto e doce; o produto normal n?o precisa de mais do que seis ou sete palavras. Edite-o caso seja dif?cil de pronunci?-lo em voz alta. Independente do que for, o lema deve conquistar a aten??o do consumidor e convenc?-lo de que seu produto ? diferente dos demais. Considere usar:
    • Rimas ? ?Tomou Doril, a dor sumiu?.
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    • Humor ? ?Boca suja? Limpe-a com o chiclete Orbit!?
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    • Uma jogada de palavras ? ?Ace todo branco fosse assim?.
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    • Imagin?rio Criativo ? Chinelos Rider ? ?D? f?rias a seus p?s?.
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    • Met?foras ? ?Red Bull te d? asas!?
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    • Alitera??es ? ?Sorriso Saud?vel, Sorriso Colgate?.
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    • Uma promessa pessoal ? Motel 6: ?Deixamos as luzes acesas para voc??
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    • Uma frase ir?nica ? A cerveja Carlsberg possui uma grande placa em Copenhagen (sua cidade matriz) que diz: ?Provavelmente a melhor cerveja da cida
    • 2
      Evite o mesmo de sempre. O segredo de um bom an?ncio ? torn?-lo memor?vel. O segundo em que seu an?ncio pega uma frase publicit?ria manjada (por exemplo: ?novo e melhorado?, ?garantido?, ou ?v?m gr?tis com? ? existe mais algum tipo?), ele se torna igual a milhares de outros. O pior ? que os ouvintes est?o t?o acostumados com tais clich?s que nem mais os escutam.
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      • Fazer o ouvinte prestar aten??o ? especialmente ?til para quem tem muito a dizer. Um an?ncio n?o chamaria tanto a aten??o se n?o possu?sse um slogan forte e incomum: em longos an?ncios, ? este in?cio que far? com que o p?blico continue a ler.
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      • Saiba manter-se no limiar entre controv?rsias e entretenimento. Ultrapassar os limites do bom gosto o ajudar? a conquistar aten??o, mas n?o v? longe demais ? voc? quer que seu produto seja reconhecido pelos seus m?ritos, e n?o por causa de uma propaganda de mau-gosto.
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    • 3
      Use t?cnicas de persuas?o. Existem m?todos verdadeiros e comprovados que publicit?rios utilizam para fazer seus an?ncios funcionarem. Estes incluem:
      • Senso comum: Desafiar o consumidor a pensar em um bom motivo para n?ocomprar um produto ou servi?o.
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      • Humor: Fazer o consumidor rir, tornando o produto mais memor?vel e agrad?vel. 
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        • Isto funciona muito bem com um pouco de honestidade revigorante. N?o faz parte do neg?cio mais vitorioso em sua classe? Anuncie que seus slogans s?o menores.
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        • Repeti??o: Fa?a com que seu produto seja lembrado atrav?s da repeti??o de elementos-chave. Jingles s?o os meios mais ?bvios de se fazer isso, mas eles podem ser irritantes caso n?o sejam muito bons. Caso siga este caminho, reflita sobre uma t?cnica de repeti??o mais criativa e menos ?bvia ? como a usada nos comerciais do chocolate Twix (?Biscoito! Caramelo! Chocolate! Biscoito! Caramelo! Chocolate!?)
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        • Exig?ncias: Conven?a o consumidor que o tempo ? essencial. Ofertas limitadas, liquida??es-rel?mpago e coisas do g?nero s?o meios comuns de se fazer isso. Ainda assim, evite frases sem significado que poder?o ficar longe do interesse dos consumidores.
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        Conhe?a os consumidores. Mesmo o an?ncio mais inteligente do mundo n?o funcionaria se n?o mirasse um p?blico-alvo. Busca por certa faixa et?ria? Voc? quer pessoas com determinado n?vel econ?mico? Ou talvez esteja procurando por uma popula??o com interesses especiais? Seja l? o que for, tente ter uma boa ideia de quem ? o seu consumidor ideal e por que ele ou ela iria se interessar no seu an?ncio.
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        • Mantenha o consumidor-alvo em mente enquanto desenvolve o tom e a apar?ncia de seu an?ncio. Lembre-se: ? preciso apelar ? audi?ncia o m?ximo poss?vel e evitar ofend?-los ou minimiz?-los. As crian?as tendem a ser super-estimuladas, significando que voc? precisar? conquistar a aten??o delas em m?ltiplos n?veis (cores, sons, imagens). Jovens adultos gostam de humor e tendem a responder ?s tend?ncias e ?s influ?ncias. Os adultos discernir?o melhor as coisas e responder?o bem ? qualidade, humor sofisticado e valores.
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      • 5
         Encontre um meio de conectar o desejo dos consumidores com o que voc? est? anunciando. Pense o seguinte: o an?ncio deve ser a ponte que liga o que seu consumidor quer ou precisa ao seu produto.
        • Reflita sobre o que seu consumidor iria querer, assim como em algumas das sugest?es abaixo. N?o edite suas ideias imediatamente, apenas escreva-as ? voc? ter? bastante tempo para retornar a elas depois.
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        • Pergunte-se se seu produto ou evento ? inspirador. Voc? est? vendendo algo que as pessoas comprariam com a inten??o de se sentirem melhor com seus status sociais e econ?micos? Por exemplo, voc? pode querer vender entradas para um baile beneficente designado que parecer? elegante e luxuoso, mesmo que o pre?o do ingresso esteja muito abaixo do que pessoas ricas poderiam pagar. Caso esteja vendendo um produto inspirador, tente fazer o an?ncio emanar um ar de indulg?ncia.
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        • Determine se seu produto ? ou n?o para fins pr?ticos. Se estiver vendendo algo como um aspirador de p?, desenvolvido para realizar tarefas pr?ticas ou para facilitar a vida do consumidor, foque em como o produto ou evento ir? oferecer o relaxamento e paz mental a quem o compra.
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        • Foque no aspecto mais apelativo de seu produto. Por que ele deveria cativar pessoas? O que o diferencia de produtos semelhantes? O que voc? mais prefere nele? Estas podem ser boas perguntas iniciais para o an?ncio.
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        • Existe um desejo n?o-realizado ou necessidade, qualquer frustra??o na mente de seu consumidor, que ir? criar mercado para um produto em particular? Verifique essa necessidade que existe pelo produto ou servi?o.
        • Dispon?vel em:http://pt.wikihow.com/Criar-um-An%C3%BAncio-Publicit%C3%A1rio
        •  Acesso em 12 jul 2013.

Depois de lidos os passos para se criar um an?ncio, os alunos dever?o criar seu pr?prio an?ncio - Dever?o ser criativos, podem anunciar qualquer produto que quiserem. Podem usar cartolinas, o tablet ou note, pap?is recicl?veis etc.  Depois de prontos, os alunos apresentar?o seus an?ncios para a  turma ou, ainda, eles podem ser inseridos no blog da escola.

Recursos Complementares

AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR:

1. O AN?NCIO PUBLICIT?RIO - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8174 Acesso em: 08 jul 2013.

2. AN?NCIO PUBLICIT?RIO; FINALIDADE E SUPORTE TEXTUAL - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9907 Acesso EM 08 Jul 2013.

3. INTERPRETANDO E PRODUZINDO AN?NCIOS PUBLICIT?RIOS - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9913 Acesso em: 08 jul 2013.

Outros sites:

1. O AN?NCIO PUBLICIT?RIO -  http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-anuncio-publicitario/71074/  Acesso em 08 jul 2013.

2. ELEMENTOS QUE COMP?EM O AN?NCIO - http://www.brenobrito.com/files/Dir_Arte-Apostila06_-_Elementos_do_anuncio.pdf Acesso em: 08 jul 2013.

3. 28 AN?NCIOS PUBLICIT?RIOS CRIATIVOS - http://www.criatives.com.br/2012/03/28-anuncios-publicitarios-criativos/ Acesso em: 08 jul 2013.

4.O AN?NCIO PUBLICIT?RIO: UMA AN?LISE LINGU?STICA - http://www.portugues.com.br/redacao/o-anuncio-publicitario---uma-analise-linguistica-.html Acesso em: 08 JUL 2013.

Avaliação

? interessante que o professor pe?a uma avalia??o dos alunos sobre as atividades desenvolvidas. Nesse caso, a avalia??o ser? feita com base nas aulas do professor.

Para tanto, algumas perguntas, tais como as sugeridas abaixo, podem ser feitas aos estudantes.

  • Voc? gostou das aulas?
  • Aprendeu a fazer um an?ncio?
  • O que voc? acha que poderia ter sido melhor?
  • Voc? tem alguma sugest?o que possa melhorar nossa aula?

Conforme as respostas dos alunos, o professor poder? repensar sua pr?tica pedag?gica e criar novas atividades sobre o tema.

Em rela??o ? avalia??o dos alunos, essa dever? ser processual, ou seja, o professor dever? observar o interesse e a participa??o deles em todas as atividades.