Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais |
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Dispon?vel em: http://novesforanove.wordpress.com/2012/01/12/o-texto-de-opiniao-estrutura/
Acesso em: 08 jul 2013.
Levantamento pr?vio
ATIVIDADE 1
Professor, antes de introduzir o tema das aulas, coloque seus alunos em c?rculo e converse com eles informalmente. Algumas perguntas poder?o ser feitas para in?cio de conversa.
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Acesso em: 15 jul 2013.
Durante a conversa, voc?, professor, deve tentar perceber o que os alunos j? sabem sobre as marcas lingu?sticas na fala e na escrita.
1. Voc?s gostam de nossa l?ngua portuguesa?Sim - N?o - Por qu?? |
2. Por que pronunciamos muitas palavras do jeito diferente da escrita? |
3. Voc?s conhecem algu?m que fala a L?ngua Portuguesa diferente de n?s? |
4. Voc?s acham que os jovens falam diferente dos velhos? |
5. Voc?s consideram a escrita mais complexa do que a fala? |
e outras que o professor achar conveniente.
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ATIVIDADE 2
Professor, leve seus alunos para o Laborat?rio de Inform?tica da escola, e solicite que eles acessem os sites sugeridos abaixo. Eles far?o uma visita??o a blogs que tratam das marcas lingu?sticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. Os exerc?cios transcritos abaixo dever?o ser feitos pelos alunos e corrigidos pelo professor.
1. http://provapetropolis.blogspot.com.br/2011/05/d13-identificar-as-marcas-linguisticas.html Acesso em: 12 jul 2013.
2. http://navegarproinfo.blogspot.com.br/2012/11/10-identificar-as-marcas-linguisticas.ht Acesso em: 12 jul 2013.
BLOG 1
Exerc?cio 1
Leia o texto a seguir e desenvolva a atividade.
S? tenho tempo pras manchetes
no metr?
E o que acontece na novela
Algu?m me conta no corredor
Escolho os filmes que eu n?o
vejo
no elevador
Pelas estrelas que eu encontro
na cr?tica do leitor
Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim
Eu me concentro em apostilas
coisa t?o normal
Leio os roteiros de viagem
enquanto rola o comercial
Conhe?o quase o mundo inteiro
por cart?o-postal
Eu sei de quase tudo um pouco
e quase tudo mal
Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa
mas nada tanto assim
Bruno & Leoni Fortunato. Greatest Hits?80. WEA.
Identifica-se termo da linguagem informal em
(A) ?Leio os roteiros de viagem enquanto rola o comercial.? (v. 14-15)
(B) ?Conhe?o quase o mundo inteiro por cart?o postal!? (v. 16-17)
(C) ?Eu sei de quase tudo um pouco e quase tudo mal.? (v. 18-19)
(D) ?Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa mas nada tanto assim.? (v. 20-21)
Quest?o 1 (ENEM 2006)
Aula de portugu?s
A linguagem
na ponta da l?ngua
t?o f?cil de falar
e de entender.
A linguagem
na superf?cie estrelada de letras,
sabe l? o que quer dizer?
Professor Carlos Gois, ele ? quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignor?ncia.
Figuras de gram?tica, esquip?ticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
J? esqueci a l?ngua em que comia,
em que pedia para ir l? fora,
em que levava e dava pontap?,
a l?ngua, breve l?ngua entrecortada
do namoro com a priminha.
O portugu?s s?o dois; o outro, mist?rio.
Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: Jos? Olympio, 1979.
Explorando a fun??o emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de varia??o de usos da linguagem em
A) situa??es formais e informais.
B) diferentes regi?es do pa?s.
C) escolas liter?rias distintas.
D) textos t?cnicos e po?ticos.
E) diferentes ?pocas.
Quest?o 2 (ENEM 2006)
No romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o vaqueiro Fabiano encontra-se com o patr?o para receber o sal?rio. Eis parte da cena: N?o se conformou: devia haver engano. (?) Com certeza havia um erro no papel do branco. N?o se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de m?o beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria? O patr?o zangou-se, repeliu a insol?ncia, achou bom que o vaqueiro fosse procurarservi?o noutra fazenda. A? Fabiano baixou a pancada e amunhecou. Bem, bem. N?o era preciso barulho n?o.
Graciliano Ramos. Vidas Secas. 91.? ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
No fragmento transcrito, o padr?o formal da linguagem convive com marcas de regionalismo e de coloquialismo no vocabul?rio. Pertence a variedade do padr?o formal da linguagem o seguinte trecho:
A) ?N?o se conformou: devia haver engano? (?.1).
B )?e Fabiano perdeu os estribos? (?.3).
C)?Passar a vida inteira assim no toco? (?.4).
D)?entregando o que era dele de m?o beijada!? (?.4-5).
E) ?A? Fabiano baixou a pancada e amunhecou? (?.11).
Quest?o 3 (ENEM 2005)
Leia com aten??o o texto:
[Em Portugal], voc? poder? ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da l?ngua. Por exemplo, n?o adianta pedir para ver os ternos ? pe?a para ver os fatos. Palet? ? casaco. Meias s?o pe?gas. Su?ter ? camisola ? mas n?o se assuste, porque calcinhas femininas s?o cuecas. (N?o ? uma del?cia?). (Ruy Castro. Viaje Bem. Ano VIII, no 3, 78.)
O texto destaca a diferen?a entre o portugu?s do Brasil e o de Portugal quanto
(A) ao vocabul?rio.
(B) ? deriva??o.
(C) ? pron?ncia.
(D) g?nero
(E) ? sintaxe.
Quest?o 4 (ENEM 2007)
As dimens?es continentais do Brasil s?o objeto de reflex?es expressas em diferentes linguagens. Esse tema aparece no seguinte poema:
?(?.)
Que importa que uns falem mole descansado
Que os cariocas arranhem os erres na garganta
Que os capixabas e paroaras escancarem as vogais?
Que tem se os quinhentos r?is meridional
Vira cinco tost?es do Rio pro Norte?
Junto formamos este assombro de mis?rias e grandezas,
Brasil, nome de vegetal! (?.)?
(M?rio de Andrade. Poesias completas. 6. ed. S?o Paulo: Martins Editora, 1980.)
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O texto po?tico ora reproduzido trata das diferen?as brasileiras no ?mbito
A) ?tnico e religioso.
B) ling??stico e econ?mico.
C) racial e folcl?rico.
D) hist?rico e geogr?fico.
E) liter?rio e popular.
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Professor, as respostas transcritas abaixo poder?o ajud?-lo na tarefa de discutir com seus alunos.
1 - Resposta: A Justificativa: O contraste que o poema explora ? o do uso da l?ngua em situa??es formais e informais. A formalidade ? expressa pelo figura do Professor Carlos Gois, com suas ?figuras de gram?tica, esquip?ticas? em oposi??o ? informalidade do cotidiano do eu-l?rico, ?a l?ngua em que comia, em que pedia para ir l? fora, em que levava e dava pontap??. A alternativa B tamb?m traz um outro tipo de variedade, mas que n?o ? foco do poema (variedade regional). As demais alternativas n?o se sustentam. |
2 ? Resposta: A Justificativa: A ?nica alternativa que se mant?m no padr?o formal ? a A, pois as demais apresentam vocabul?rio e express?es regionais ou populares: ?estribos? (B), ?no toco? (C), ?m?o beijada? (D) e ?amunhecou (D). |
3 ? Resposta: A Justificativa: Ruy Castro aborda as diferen?as de vocabul?rio entre o portugu?s europeu e o brasileiro. A deriva??o (varia??o das palavras), pron?ncia (sons), g?nero (masculino ou feminino) ou sintaxe (rela??o entre as palavras) n?o ? abordada. |
4 ? Resposta: B Justificativa: O poema toca na quest?o lingu?stica (?que importa que uns falem mole descansado/ que os cariocas arranhem os erres na garganta?) e econ?mica (?Que tem se os quinhentos r?is meridional/ Vira cinco tost?es do Rio pro Norte??) |
Dispon?veis em: http://profekarina.wordpress.com/2011/02/27/questoes-enem-variedades-linguisticas/ Acesso em: 12 jul 2013.
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M?dulo 2 -
ATIVIDADE 1
Competindo com os colegas
Professor, chegou o momento de ver se os alunos entenderam o que foi explicado at? aqui. Fa?a uma competi??ozinha entre eles. Separe a turma em duas. A equipe A e a equipe B. Veja quem consegue acertar a quest?o abaixo. Leve uma caixa de bombom para a sala e distribua os bombons entre os vencedores.
Projete a atividade no datashow, d? um tempo para as equipes pensarem na resposta certa. Pe?a que escrevam numa folha sulfite a alternativa correta. N?o deixem que os colegas de outra equipe vejam suas respostas.
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Para leitura do professor:
1. SANTOS, Cl?udia da Concei??o.; ROCHA, D?cio Orlando.; DAHER, Maria del Carmen F. Gonz?lez.; GUIMAR?ES, M?nica de Castro Guimar?es.;
SANT?ANNA, Vera L?cia de A.Uma Abordagem Discursiva da voz governamental na mdia impressa: enuncia??o e polifonia. Dispon?vel em: http://www.filologia.org.br/revista/artigo/5%2815%2968-73.html Acesso em: 12 JUL 2013.
2. A abrevia??o vocabular - marcas lingu?sticas. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/gramatica/a-abreviacao-vocabularmarcas-linguisticas.htm Acesso em: 12 jul 2013.
AULA DO PORTAL SOBRE O TEMA:
1. A narrativa e suas marcas lingu?sticas . http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26894 Acesso em: 12 jul 2013.
A avalia??o dever? ser processual e cont?nua, devendo ser realizada durante o desenvolvimento das atividades. O professor dever? identificar avan?os e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula e a realiza??o das atividades ser?o elementos essenciais para verificar se os objetivos previstos pelo professor foram ou n?o desenvolvidos pelos alunos.