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Marcas lingu?sticas em diferentes g?neros

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo L?ngua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Interessar-se pela leitura e escrita de textos como fontes de informa??o e aprendizagem.
  • Identificar termo da linguagem informal.
  • Reconhecer o contraste entre marcas de varia??o de usos da linguagem.
  • Identificar em texto a variedade do padr?o formal da linguagem.
  • Reconhecer a variedade do padr?o formal da linguagem.
  • Refletir sobre marcas lingu?sticas ideol?gicas de uma charge.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Habilidades de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

  • Uso da internet
  • Visita a blogs
  • Trabalho em grupo.

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texto de opini??o

Dispon?vel em: http://novesforanove.wordpress.com/2012/01/12/o-texto-de-opiniao-estrutura/

Acesso em: 08 jul 2013.

M?dulo 1

Levantamento pr?vio

ATIVIDADE 1

Professor, antes de introduzir o tema das aulas, coloque seus alunos em c?rculo e converse com eles informalmente. Algumas perguntas poder?o ser feitas para in?cio de conversa.

Alunos em c??rculo

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Imagem dispon?vel em: http://www.google.com.br/imgresimgurl=http://www.cepreuniversitario.com.br/novo/gestao/img/noticias/76d91955d80abf4723eb4056fdf4e941.jpg&imgrefurl=http://www.cepreuniversitario.com.br/index.php/site/noticia/51&h=315&w=420&sz=96&tbnid=i0opUOIl2SWYGM:&tbnh=87&tbnw=116&zoom=1&usg=__pcy-q_SQp9vxjhixlv8XXenhgoc=&docid=n7JTll2kuHoo-M&sa=X&ei=gGTkUbqaHImlqgGqlIGgCQ&ved=0CFgQ9QEwDQ&dur=3325

Acesso em: 15 jul 2013.

Durante a conversa, voc?, professor, deve tentar perceber o que os alunos j? sabem sobre as marcas lingu?sticas na fala e na escrita.

1. Voc?s gostam de nossa l?ngua portuguesa?Sim - N?o - Por qu??
2.  Por que pronunciamos muitas palavras do jeito diferente da escrita?
3. Voc?s conhecem algu?m que fala a L?ngua Portuguesa diferente de n?s?
4. Voc?s acham que os jovens falam diferente dos velhos?
5. Voc?s consideram a escrita mais complexa do que a fala?

e outras que o professor achar conveniente.

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ATIVIDADE 2

Visitando blogs na internet

Professor, leve seus alunos para o Laborat?rio de Inform?tica da escola, e solicite que eles acessem os sites sugeridos abaixo. Eles far?o uma visita??o a blogs que tratam das marcas lingu?sticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. Os exerc?cios transcritos abaixo dever?o ser feitos pelos alunos e corrigidos pelo professor.

1. http://provapetropolis.blogspot.com.br/2011/05/d13-identificar-as-marcas-linguisticas.html Acesso em: 12 jul 2013.

2. http://navegarproinfo.blogspot.com.br/2012/11/10-identificar-as-marcas-linguisticas.ht Acesso em: 12 jul 2013.


BLOG 1

Exerc?cio 1

Leia o texto a seguir e desenvolva a atividade.

S? tenho tempo pras manchetes

no metr?

E o que acontece na novela

Algu?m me conta no corredor

Escolho os filmes que eu n?o

vejo

no elevador

Pelas estrelas que eu encontro

na cr?tica do leitor

Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa

Mas nada tanto assim

Eu me concentro em apostilas

coisa t?o normal

Leio os roteiros de viagem

enquanto rola o comercial

Conhe?o quase o mundo inteiro

por cart?o-postal

Eu sei de quase tudo um pouco

e quase tudo mal

Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa

mas nada tanto assim


Bruno & Leoni Fortunato. Greatest Hits?80. WEA.


Identifica-se termo da linguagem informal em


(A) ?Leio os roteiros de viagem enquanto rola o comercial.? (v. 14-15)

(B) ?Conhe?o quase o mundo inteiro por cart?o postal!? (v. 16-17)

(C) ?Eu sei de quase tudo um pouco e quase tudo mal.? (v. 18-19)

(D) ?Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa mas nada tanto assim.? (v. 20-21)

  • Professor, chame a aten??o do aluno sobre o termo "rola". ? uma palavra utilizada em conversas informais e, ainda, por jovens que o usam como g?ria.
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BLOG 2
Televis?o
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Televis?o ? uma caixa de imagens que fazem barulho.
Quando os adultos n?o querem ser incomodados, mandam as crian?as ir assistir ? televis?o.
O que eu gosto mais na televis?o s?o os desenhos animados de bichos.
Bicho imitando gente ? muito mais engra?ado do que gente imitando gente, como nas telenovelas.
N?o gosto muito de programas infantis com gente fingindo de crian?a.
Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade com meus amigos e amigas.
Tamb?m os doces que aparecem anunciados na televis?o n?o t?m gosto de coisa alguma porque ningu?m pode comer uma imagem.
J? os doces que minha m?e faz e que eu como todo dia, esses sim, s?o gostosos.
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Conclus?o: a vida fora da televis?o ? melhor do que dentro dela.
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PAES, J. P. Televis?o. In: Vejam como eu sei escrever. 1. ed. S?o Paulo: ?tica, 2001. p. 26- 27.
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15-O trecho em que se percebe que o narrador ? uma crian?a ?:
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(A) ?Bicho imitando gente ? muito mais engra?ado do que gente imitando gente, como nas telenovelas.?
(B) ?Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade...?
(C) ?Quando os adultos n?o querem ser incomodados, mandam as crian?as ir assistir ? televis?o.?
(D) ?Tamb?m os doces que aparecem anunciados na televis?o n?o t?m gosto de coisa alguma...?
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ATIVIDADE 3
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Conhecendo quest?es que j? ca?ram no ENEM
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Professor, pe?a a seus alunos para acessarem o Blog da professora karina http://profekarina.wordpress.com/2011/02/27/questoes-enem-variedades-linguisticas/ Acesso em 12 jul 2013, para conhecerem quest?es sobre o tema da aula que j? ca?ram no ENEM. Converse com eles a respeito das quest?es. Se necess?rio, reproduza c?pias das quest?es para que eles possam resolv?-las.
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Quest?o 1 (ENEM 2006)

Aula de portugu?s

A linguagem

na ponta da l?ngua

t?o f?cil de falar

e de entender.

A linguagem

na superf?cie estrelada de letras,

sabe l? o que quer dizer?

Professor Carlos Gois, ele ? quem sabe,

e vai desmatando

o amazonas de minha ignor?ncia.

Figuras de gram?tica, esquip?ticas,

atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.

J? esqueci a l?ngua em que comia,

em que pedia para ir l? fora,

em que levava e dava pontap?,

a l?ngua, breve l?ngua entrecortada

do namoro com a priminha.

O portugu?s s?o dois; o outro, mist?rio.

Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: Jos? Olympio, 1979.

 

Explorando a fun??o emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de varia??o de usos da linguagem em

A) situa??es formais e informais.

B) diferentes regi?es do pa?s.

C) escolas liter?rias distintas.

D) textos t?cnicos e po?ticos.

E) diferentes ?pocas.

 

Quest?o 2 (ENEM 2006)

No romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o vaqueiro Fabiano encontra-se com o patr?o para receber o sal?rio. Eis parte da cena: N?o se conformou: devia haver engano. (?) Com certeza havia um erro no papel do branco. N?o se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de m?o beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria? O patr?o zangou-se, repeliu a insol?ncia, achou bom que o vaqueiro fosse procurarservi?o noutra fazenda. A? Fabiano baixou a pancada e amunhecou. Bem, bem. N?o era preciso barulho n?o.

Graciliano Ramos. Vidas Secas. 91.? ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

No fragmento transcrito, o padr?o formal da linguagem convive com marcas de regionalismo e de coloquialismo no vocabul?rio. Pertence a variedade do padr?o formal da linguagem o seguinte trecho:

A) ?N?o se conformou: devia haver engano? (?.1).

B )?e Fabiano perdeu os estribos? (?.3).

C)?Passar a vida inteira assim no toco? (?.4).

D)?entregando o que era dele de m?o beijada!? (?.4-5).

E) ?A? Fabiano baixou a pancada e amunhecou? (?.11).

 

Quest?o 3 (ENEM 2005)

Leia com aten??o o texto:

[Em Portugal], voc? poder? ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da l?ngua. Por exemplo, n?o adianta pedir para ver os ternos ? pe?a para ver os fatos. Palet? ? casaco. Meias s?o pe?gas. Su?ter ? camisola ? mas n?o se assuste, porque calcinhas femininas s?o cuecas. (N?o ? uma del?cia?). (Ruy Castro. Viaje Bem. Ano VIII, no 3, 78.)

O texto destaca a diferen?a entre o portugu?s do Brasil e o de Portugal quanto

(A) ao vocabul?rio.

(B) ? deriva??o.

(C) ? pron?ncia.

(D) g?nero

 (E) ? sintaxe.

 

Quest?o 4 (ENEM 2007)

As dimens?es continentais do Brasil s?o objeto de reflex?es expressas em diferentes linguagens. Esse tema aparece no seguinte poema:

?(?.)

Que importa que uns falem mole descansado

Que os cariocas arranhem os erres na garganta

Que os capixabas e paroaras escancarem as vogais?

Que tem se os quinhentos r?is meridional

Vira cinco tost?es do Rio pro Norte?

Junto formamos este assombro de mis?rias e grandezas,

Brasil, nome de vegetal! (?.)?

(M?rio de Andrade. Poesias completas. 6. ed. S?o Paulo: Martins Editora, 1980.)

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O texto po?tico ora reproduzido trata das diferen?as brasileiras no ?mbito

 A) ?tnico e religioso.

B) ling??stico e econ?mico.

C) racial e folcl?rico.

D) hist?rico e geogr?fico.

E) liter?rio e popular.

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Professor, as respostas transcritas abaixo poder?o  ajud?-lo na tarefa de discutir com seus alunos.

1 - Resposta: A

Justificativa: O contraste que o poema explora ? o do uso da l?ngua em situa??es formais e informais. A formalidade ? expressa pelo figura do Professor Carlos Gois, com suas ?figuras de gram?tica, esquip?ticas? em oposi??o ? informalidade do cotidiano do eu-l?rico, ?a l?ngua em que comia, em que pedia para ir l? fora, em que levava e dava pontap??. A alternativa B tamb?m traz um outro tipo de variedade, mas que n?o ? foco do poema (variedade regional). As demais alternativas n?o se sustentam.

2 ? Resposta: A

Justificativa: A ?nica alternativa que se mant?m no padr?o formal ? a A, pois as demais apresentam vocabul?rio e express?es regionais ou populares: ?estribos? (B), ?no toco? (C), ?m?o beijada? (D) e ?amunhecou (D).

3 ? Resposta: A

Justificativa: Ruy Castro aborda as diferen?as de vocabul?rio entre o portugu?s europeu e o brasileiro. A deriva??o (varia??o das palavras), pron?ncia (sons), g?nero (masculino ou feminino) ou sintaxe (rela??o entre as palavras) n?o ? abordada.

 4 ? Resposta: B

Justificativa: O poema toca na quest?o lingu?stica (?que importa que uns falem mole descansado/ que os cariocas arranhem os erres na garganta?) e econ?mica (?Que tem se os quinhentos r?is meridional/ Vira cinco tost?es do Rio pro Norte??)

Dispon?veis em: http://profekarina.wordpress.com/2011/02/27/questoes-enem-variedades-linguisticas/  Acesso em: 12 jul 2013.

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M?dulo 2 -

ATIVIDADE 1

Competindo com os colegas

Professor, chegou o momento de ver se os alunos entenderam o que foi explicado at? aqui. Fa?a uma competi??ozinha entre eles. Separe a turma em duas. A equipe A e a equipe B. Veja quem consegue acertar a quest?o abaixo. Leve uma caixa de bombom para  a sala e distribua os bombons entre os vencedores.

Projete a atividade no datashow, d? um tempo para as equipes pensarem na resposta certa. Pe?a que escrevam numa folha sulfite a alternativa correta. N?o deixem que os colegas de outra equipe vejam suas respostas.

Texto
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Artistas, costureiras, soldadores e desenhistas manejam ferro, madeira, isopor e tecido. No galp?o do boi Garantido, o do cora??o vermelho, todos se esmeram (nunca usam o verbo caprichar) para preparar um espet?culo que supere o do rival. No ano passado, foi o Caprichoso, o da estrela azul, o ganhador da disputa de bois-bumb? do famoso Festival de Parintins, que todo final de junho atrai cerca de cem mil pessoas para a doce ilha situada na margem direita do rio Amazonas. No curral da torcida caprichosa, ?alegoristas?, passistas e percussionistas preferem n?o dizer que uma nova vit?ria est? garantida. Dizem, sim, com todas as letras, que est? assegurada.
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(Fernanda Pompeu. Caprichada e garantida.)
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15 ? As marcas lingu?sticas e o modo de organiza??o do discurso que caracterizam o texto s?o, respectivamente,
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a) verbos no presente e no passado; descritivo-narrativo.
b) substantivos e adjetivos; descritivo-dissertativo.
c) substantivos; narrativo-dissertativo.
d) frases nominais; apenas narrativo.e) adjetivos substantivados; apenas descritivo.
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ATIVIDADE 2
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 imagem charge
Imagem dispon?vel em: http://www.filologia.org.br/viicnlf/anais/caderno07-09.html
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 Acesso em: 12 jul 2013.
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Professor, chame a aten??o de seus alunos para outro tipo de marca - a marca ideol?gica.
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"O ver?o passou e DENGUE D? TR?GUA POR FALTA DE CHUVA (Jornal do Brasil,12/03/02,p.15), mas a indigna??o n?o deve se calar. O texto mostra que a indigan??o ? com o governo, uma vez que, "na esfera governamental, ningu?m queria assumir a responsabilidade pelo descaso com a preven??o da epidemia e um empurrava a responsabilidade para o outro, enquanto a popula??o ficava ? merc? dos poderosos no combate ? doen?a que se alastrava rapidamente. Os chargistas n?o podiam perder a oportunidade de satirizar a situa??o e Chico, em O Globo, apresentou, em dois dias consecutivos (21,22/02/02), charges sobre a situa??o.
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A charge acima ? apenas um recorte de um material muito mais amplo da pesquisa de Lucia Helena Lopes de Matos (UERJ), dispon?vel em:http://www.filologia.org.br/viicnlf/anais/caderno07-09.html Acesso em: 12 jul 2013. A autora explica que porque os alunos ainda est?o em forma??o, ? medida que forem agregando e ampliando est?gios superiores de conhecimento, o professor poder? ampliar suas abordagens, integrando os conceitos de polifonia e interdiscursividade, que apontam para marcas ideol?gicas, respons?veis pelo jogo manipulat?rio da linguagem.

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Recursos Complementares

Para leitura do professor:

1. SANTOS, Cl?udia da Concei??o.; ROCHA, D?cio Orlando.; DAHER, Maria del Carmen F. Gonz?lez.; GUIMAR?ES, M?nica de Castro Guimar?es.;
SANT?ANNA,
Vera L?cia de A.Uma Abordagem Discursiva da voz governamental na mdia impressa: enuncia??o e polifonia. Dispon?vel em: http://www.filologia.org.br/revista/artigo/5%2815%2968-73.html Acesso em: 12 JUL 2013.

2. A abrevia??o vocabular - marcas lingu?sticas. Dispon?vel em:  http://www.brasilescola.com/gramatica/a-abreviacao-vocabularmarcas-linguisticas.htm Acesso em: 12 jul 2013.

AULA DO PORTAL SOBRE O TEMA:

1. A narrativa e suas marcas lingu?sticas . http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26894 Acesso em: 12 jul 2013.

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e cont?nua, devendo ser realizada durante o desenvolvimento das atividades. O professor dever? identificar avan?os e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula e a realiza??o das atividades ser?o elementos essenciais para verificar se os objetivos  previstos pelo professor foram ou n?o desenvolvidos pelos alunos.