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Leitura e escrita de Texto de Opini?o

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros digitais: impacto e fun??o social
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar textos de opini?o.
  • reconhecer a estrutura do texto de opini?o.
  • produzir texto de opini?o.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidade de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

  • Uso da internet.
  • Acesso a Dicion?rios On line
  • Leitura de textos de opini?o.
  • Produ??o de texto.

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Professor, o Texto de Opini?o ? um texto em que o autor exp?e seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. ? um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor al?m de expor seu ponto de vista, deve sustent?-lo atrav?s de informa??es coerentes e admiss?veis.

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M?dulo 1

Motivando os alunos para estudarem o tema.

ATIVIDADE 1

Para sensibiliza??o dos estudantes, o professor dever? solicitar que os alunos em seus notes, tablets ou no Laborat?rio de Inform?tica acessem os sites de Dicion?rios On line para procurarem o significado de 

O P I N A R.

1. http://nossalinguaportuguesa.com.br/dicionario/opinar/

Acesso em: 08 jul 2013.

2.http://www.lexico.pt/opinar/

Acesso em: 08 jul 2013.

3. http://www.dicionarioinformal.com.br/opinar/

Acesso em: 08 jul 2013.

4. http://www.dicionariocriativo.com.br/opinar

Acesso em: 09 jul 2013 ou outros que o professor escolher.

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Os alunos dever?o comparar as acep??es, a seguir.

Dicion?rio 1

Significado de Opinar

v.t. e v.i. Julgar, entender; ser de opini?o.
Dizer, manifestando opini?o.
Dar seu parecer.

Sin?nimos de Opinar

Sin?nimo de opinar: deliberar, entender, julgar, pensar e votar

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Dicion?rio 2

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Significado de Opinar

v.t. e v.i.
1. Ato de manifestar uma opini?o; dizer aquilo que se tem em mente;

v.t.
2. A??o de deliberar ou considerar.
(Etm. do latim: opin?re)

Sin?nimo de Opinar

Sin?nimos: achar, considerar, deliberar, entender, julgar, pensar e votar.

Exemplos com Opinar

Frases com Opinar na comunica??o social

? TSF e ao DN, Jorge Lac?o recordou que a Constitui??o limita os poderes do Presidente e disse que o l?der da UGT n?o deve opinar sobre remodela??es governamentais.
TSF, 12.11.2010

Tonel: "H? muita gente a opinar apenas com o objetivo de prejudicar"

O jogo  20.04.2010

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Dicion?rio 3

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Opinar

Por Dicion?rio Informal  (SP) em 22-11-2009

Julgar, entender; ser de opini?o.
Dizer, manifestando opini?o.
Dar seu parecer.

Voc? n?o vai opinar sobre esse assunto?

Sin?nimos: opinar, deliberar, decidir, determinar, discutir, refletir, resolver, votar.


Dicion?rio 4-

  • opinar (o.pi.nar) v.
  • 1 Exprimir opini?o sobre algo ou algu?m
  • 2 Considerar, refletir, entender
  • 3 Reputar de acordo com a minoria discriminada.
  • Sin?nimos/Ant?nimos - opinar 1  considerar, entender, haver, julgar, opinar 2 opinar, votar

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Os alunos, de posse dos significados, com a ajuda do professor, dever?o perceber que a ideia principal ? que opinar ? emitir julgamento, refletir, posicionar-se sobre algo ou algu?m. Em vista disso, o professor dever? dizer a eles que estudar?o o g?nero: TEXTO DE OPINI?O.

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ATIVIDADE 2

O professor dever? mostrar aos estudantes alguns textos de opini?o para que tenham contato com o g?nero. Se a escola tiver um laborat?rio de Inform?tica, leve  seus alunos para o local para que eles acessem os sites abaixo. Se n?o, reproduza c?pia dos textos abaixo para os alunos que dever?o ler os textos, atentando-se para o assunto, para o posicionamento do autor e para a estrutura do g?nero.

  • Lembre a seu aluno que todo texto de opini?o, apesar de n?o possuir uma estrutura r?gida e fixa, pode ter alguns momentos comuns em seu desenvolvimento. S?o eles:

1. T?tulo:

2. Introdu??o / Desenvolvimento / Conclus?o

Introdu??o - Identifica??o do assunto.

Desenvolvimento - ? a an?lise do tema. O autor apresenta informa??o pertinente sobre o assunto.

Tomada de posi??o - o autor apresenta os seus pontos de vista e afirma claramente a sua opini?o. (Tomar posi??o ? n?o ser neutro face a uma realidade, mas estar a favor ou contra alguma coisa.)

Argumenta??o - conjunto de raz?es apresentadas pelo autor para sustentar a sua posi??o pessoal e atingir o seu objetivo. (justifica??o)

Conclus?o - No fim do seu trabalho, o autor resume a sua argumenta??o e demonstra de que forma esta justifica a sua tomada de posi??o.

Adaptado de: http://novesforanove.files.wordpress.com/2012/01/o-texto-de-opinic3a3o-sc3adntese.pdf Acesso em: 08 jul 2013.

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Na sequ?ncia, apresentamos os textos de opini?o que dever?o ser lidos pelos alunos.

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Texto 1

SOU CONTRA A REDU??O DA MAIORIDADE PENAL
Renato Roseno

A brutalidade cometida contra dois jovens em S?o Paulo reacendeu uma fogueira: a redu??o da idade penal. Algumas pessoas defendem a ideia de que a partir dos dezesseis anos os jovens que cometem crimes devem cumprir pena em pris?o. Acreditam que a viol?ncia pode estar aumentando porque as penas que est?o previstas em lei, ou a aplica??o delas, s?o muito suaves para os menores de idade. Mas ? necess?rio pensar nos porqu?s da viol?ncia, j? que n?o h? um ?nico tipo de crime.

Vivemos em um sistema socioecon?mico historicamente desigual e violento, que s? pode gerar mais viol?ncia. Ent?o, medidas mais repressivas nos d?o a falsa sensa??o de que algo est? sendo feito, mas o problema s? piora. Por isso, temos que fazer as op??es mais eficientes e mais condizentes com os valores que defendemos.

Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e n?o que puna mais. Em nenhum lugar do mundo houve experi?ncia positiva de adolescentes e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso n?o diminuir? a viol?ncia. Nosso sistema penal como est? n?o melhora as pessoas.O problema n?o est? s? na lei, mas na capacidade para aplic?-la.

Sou contra porque a possibilidade de sobreviv?ncia e transforma??o desses adolescentes est? na correta aplica??o do Estatuto da Crian?a e do Adolescente (ECA). L? est?o previstas seis medidas diferentes para a responsabiliza??o de adolescentes que violaram a lei. Para fazer bom uso do ECA ? necess?rio dinheiro, compet?ncia e vontade.

Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado. Mas reduzir a idade penal ? ineficiente para atacar o problema. Problemas complexos n?o ser?o superados de modo simpl?rio e imediatista. Precisamos de intelig?ncia, or?amento e, sobretudo, de um projeto ?tico e pol?tico de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas. Nossos jovens n?o precisam ir para a cadeia. Precisam sair do caminho que os leva at? l?. A decis?o agora ? nossa: se queremos construir um pa?s com mais pris?es ou com mais parques e escolas.

Dispon?vel em: http://casagrandedm.blogspot.com.br/2012/08/oficina-ii-artigos-de-opiniao-o-artigo.html Acesso em: 08 jul 2013.

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Texto 2

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O fim do livro de papel ? tido como uma quest?o de tempo. Isso significa que as livrarias v?o desaparecer? Para quem, como eu, tem prazer de andar por livrarias e sentir o papel, essa ? uma pergunta inc?moda. Andando aqui no metr?, vemos quanta gente aderiu ao livro eletr?nico. Algumas escolas resolveram aposentar os livros did?ticos de papel, usando, at? o argumento de que, assim, deixam as mochilas mais leves e preservam a sa?de dos estudantes. Comemora-se at? o fato de que, com os novos aparelhos, cresce a venda entre os mais jovens.

Com o aumento do consumo dos e -books, surgiu um mercado paralelo legal e clandestino de distribui??o de arquivos.[...]

Podemos n?o gostar quando uma mudan?a tecnol?gica nos afeta, mas adoramos poder falar pelo Skype, se pagar a liga??o telef?nica.N?o ? t?o diferente assim dos desafios do jornal que se estrutura para cobrar os conte?dos digitais. ? um desafio que atinge as escolas. Os conte?dos das mat?rias j? podem ser encontrados na internet,

algumas vezes com recursos mais interessantes e provocativos do que os dados em sala de aula. O Media Lab, do MIT, desenvolveu uma plataforma (Scratch) em que as pr?prias crian?as fazem seus jogos e trocam suas cria??es pelo mundo,ali?s, o MITdesenvolveu conte?dos gratuitos s? para o ensino m?dio.

Como a transmiss?o do conhecimento n?o para de crescer, os modelos de neg?cio, depois do baque, v?o se reinventando, gerando perdedores e ganhadores. Algu?m poderia imaginar que jornais pagariam parte dos sal?rios dos jornalistas com base no n?mero de clicks em suas p?ginas ou mat?rias na internet?[...] Os desafios da sustentabilidade s?o enormes, mas as oportunidades s?o maiores ainda.

Um caso est? correndo aqui em Harvard, onde ganha for?a um ambicioso projeto para criar a maior biblioteca digital do mundo, que ? acess?vel a todos. A pretens?o ? nada menos do que selecionar todo o conhecimento j? produzido pela humanidade. Uma das inspira??es ? a Europeana, na qual se encontra (sic)15 milh?es de vers?es digitais de livros e obras de arte.

Al?m de Harvard, est?o aderindo ao projeto as maiores universidades americanas com seus monumentaisacervos de livros, al?m da biblioteca do Congresso americano. Representantes da Apple, Microsoft e Google est?oparticipando dos encontros.

Os livros de papel, os CDs e at? as escolas tradicionais podem morrer. Mas o conhecimento est? cada vez mais acess?vel.

DIMENSTEIN, Gilberto. O livro de papel j? morreu? Jornal Folha de S?o Paulo. Caderno Cotidiano. 10 de abril de 2011. p. 5. (Fragmento)

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Texto dispon?vel em: http://www.copese.ufla.br/asp/EAD/20112/Arquivos/Prova_EAD.pdf Acesso em: 08 jul 2013.
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Texto 3
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Voc? l? gibis?
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texto de opini??o
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M?dulo 2
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Produzindo um texto de opini?o
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Professor, a escrita de um texto opinativo pressup?e, geralmente, as seguintes etapas de trabalho (n?o necessariamente nesta ordem):
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? Tomada de posi??o em rela??o ao tema (contra ou a favor);
? Justificativa da posi??o assumida, com base em argumentos;
? Antecipa??o de poss?veis argumentos contr?rios ao seu ponto de vista, contestando-os;
? Conclus?o do texto, refor?ando a posi??o assumida.
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Proposta de tema:
  • Revolu??o digital: ? poss?vel prever o fim do livro de papel?

texto de opini??o

Imagem dispon?vel em: http://novesforanove.wordpress.com/2012/01/12/o-texto-de-opiniao-estrutura/ Acesso em: 08 jul 2013.

Ao final, o professor dever? levar os alunos para o laborat?rio de inform?tica da escola, para que fa?am as postagem dos textos produzidos no blog da turma. O blog ? um instrumento que faz com que haja intera??o por meio da leitura, coment?rios sobre os textos dos colegas.

Recursos Complementares

Professor, as aulas do portal sugeridas abaixo poder?o ajud?-lo na tarefa de ensinar mais e melhor o Texto de opini?o. Acesse-as:

1. Estudo do g?nero: texto de opini?o - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14292 Acesso em: 08 jul 2013.

2. Aprendendo a escrever textos de opini?o - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19870 Acesso em: 08 jul 2013.

3. A estrutura argumentativa do texto de opini?o - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9971 Acesso em: 08 jul 2013.

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E mais:

O texto de opini?o - http://www.escolavirtual.pt/assets/conteudos/downloads/10por/estruturatextoopiniao.pdf Acesso em: 08 jul 2013.

Avaliação

Para avaliar a aprendizagem dos estudantes, o professor dever? estar  o tempo todo atento. Deve:

  • observar a participa??o dos estudantes na realiza??o das atividades;

  • perceber se as atividades despertaram o interesse dos estudantes.

  • corrigir e analisar o texto de opini?o, tendo em vista o que foi ensinado.

Al?m disso, a autoavalia??o ? um instrumento de avalia??o muito interessante. O professor dever? solicitar que os alunos falem das dificuldades encontradas durante o desenvolvimento das atividades. Ao final, o professor saber? se dever? criar outras estrat?gias para melhoria do ensino.