Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Vis?es de mundo |
Educa??o Escolar Ind?gena | Ci?ncias | Corpo humano e a sa?de |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Agente Comunit?rio de Sa?de |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Enfermagem |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Est?tica |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Ger?ncia de Sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
N?o requer conhecimentos pr?vios espec?ficos
Estudos individuais e em grupos; discuss?o em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; montagem e apresenta??o de trabalhos; estudo de textos; produ??o de textos; j?ri simulado.
Utiliza??o de computadores com acesso ? internet; textos digitais; filme "O jardineiro fiel".
Imagem dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/_KoXRkO3cp7E/TCDoqXOI4nI/AAAAAAAAAtI/x7jAqW759IA/s1600/homem-rato.jpg. Acessado em 01/07/2013.
Imagem dispon?vel em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu2/foto/0,,56653175,00.jpg. Acessado em 28/06/2013.
A atividade dever? ser iniciada com um di?logo, momento em que o professor far? um levantamento pr?vio do que os alunos j? conhecem da tem?tica da aula. Nesta sondagem, algumas quest?es, como as sugeridas a seguir, dever?o ser levantadas:
O professor dever? permitir que os alunos se expressem e apresentem seus pontos de vista e relatos.
Para fechar essa conversa informal inicial, o professor deve tecer considera??es sobre a necessidade destes testes, uma vez que s? assim a droga pode ter sua seguran?a e efetividade atestadas. O problema ? que muitas gigantes farmac?uticas s?o acusadas de conduzirem testes cl?nicos eticamente question?veis em pa?ses subdesenvolvidos, expondo pessoas analfabetas e pobres sem que elas saibam os riscos que est?o correndo ou assinem um formul?rio de consentimento. Os rem?dios ent?o s?o comercializados em pa?ses ricos com a aprova??o das ag?ncias reguladoras, rendem bilh?es de d?lares e n?o exp?em cidad?os destes pa?ses. Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/1,,EMI267682-17770,00.html. Acessado em 01/07/2013.
Neste contexto, interesses econ?micos de ind?strias e laborat?rios de medicamentos terceirizam seus testes aplicando-os em diversas partes do mundo, balizados por atos de total desrespeito ao ser humano, onde a ?tica e a moral s?o impedimentos inescrupulosamente desconsiderados.
Sugerimos que o professor organize uma sess?o de cinema, fazendo a loca??o do filme, organizando o espa?o e o hor?rio, j? que ter? dura??o superior a 50 minutos. ? necess?rio que o professor assista ao filme antes, pelo menos duas vezes, para que possa coordenar uma boa discuss?o do mesmo. O filme dever? ser obtido em uma locadora ou comprado para compor o acervo da escola. O trailer est? disponibilizado na internet no endere?o abaixo.
O Jardineiro Fiel - Trailer Original. Dispon?vel em:http://www.adorocinema.com/filmes/filme-56739/trailer-19341998/. Acessado em 28/06/2013.
O filme O jardineiro fiel tem a dire??o do brasileiro Fernando Meirelles e estreou nos cinemas em 2005. Trata de uma hist?ria de amor que ? interrompida pela morte de Tessa, uma ativista de causas humanit?rias, assassinada ap?s descobrir que uma empresa farmac?utica usa cidad?os africanos como cobaias para testes de rem?dios contra tuberculose.
Imagem dispon?vel em: http://br.web.img3.acsta.net/r_160_240/b_1_d6d6d6/medias/nmedia/18/90/67/21/20107673.jpg. Acessado em 28/06/2013.
O jardineiro fiel conta a hist?ria de um diplomata brit?nico chamado Justin que perde sua esposa de forma tr?gica. O casal se conhece em um congresso quando ele profere uma palestra e ela, uma questionadora revolucion?ria, o questiona de maneira ofensiva. Envergonhada, ela aceita sua companhia at? em casa, se tornam amigos e, posteriormente, se casam e ela engravida. Justin recebe uma proposta de trabalho e se mudam para a ?frica, onde Tessa tem ?tima adapta??o.
Na ?frica, Justin continua com seu trabalho diplom?tico enquanto Tessa se envolve em causas humanit?rias e trabalha ao lado do m?dico Arnold Bluhm. O seu envolvimento com essas causas a faz notar que muitas pessoas t?m morrido logo ap?s ingerirem alguns medicamentos e a causa das mortes n?o ? ocultada, assim como dados do tratamento. Tudo a leva a crer que uma empresa farmac?utica tem usado pessoas como cobaias para testar seus medicamentos, e o pior ? que as pessoas n?o sabem que est?o sendo usadas para tal fim.
Tessa investiga, faz anota??es, mant?m contatos com pessoas engajadas na mesma causa e prepara um dossi? expondo essas a??es criminosas para denunci?-las junto ? Organiza??o das Na??es Unidas (ONU). No entanto, confia em pessoas erradas, ? tra?da e assassinada antes de concretizar a den?ncia.
Devido aos mist?rios acerca da morte de Tessa, Justin decide investigar, pois, as informa??es do consulado a respeito das causas e circunst?ncias do assassinato n?o foram convincentes. Descobre o trabalho que sua esposa vinha desenvolvendo e decide ir atr?s de informa??es que o ajudem a concluir o dossi?. ? perseguido e amea?ado, mas n?o desiste. Consegue as provas e as envia ?s autoridades por meio de um amigo. Ap?s entregar o dossi? endere?ado ? ONU ao amigo, sem dizer o que era, e pedir que o poste, Justin retorna ao local onde sua esposa foi assassinada com a inten??o de se suicidar. Ap?s um tempo no local, onde fica em companhia das lembran?as de Tessa, Justin ? morto a tiros, por um grupo de assassinos profissionais, provavelmente pagos pela mesma pessoa que encomendou a morte de Tessa.
Os alunos dever?o registrar os destaques do filme, como os abaixo sugeridos:
1- Qual ? a quest?o central do filme?
2- Quais s?o os aspectos sociais negligenciados pelo interesse econ?mico predominante?
3- Como a moral e a ?tica s?o tratadas no filme?
4- "Uma vida vale muito pouco na ?frica" ? a frase impactante que fecha e sintetiza a hist?ria. Relacione o conte?do da frase ?s situa??es que evidenciam essa cren?a.
5- Que reflex?es o filme despertou em voc??
Estas quest?es dever?o ser entregues impressas aos alunos para que fiquem atentos a elas no decorrer do filme e possam registr?-las ap?s a exibi??o.
A discuss?o do filme dever? acontecer, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Como introdu??o ao estudo do tema, sugerimos que o professor utilize duas mat?rias abaixo especificadas, assinadas por Felipe Pontes, publicadas na revista semanal "Galileu", de grande veicula??o no Brasil. Sugerimos tamb?m a leitura e discuss?o do artigo de
DESLOCALIZA??O DOS RISCOS: medicamentos do Norte testados nos pobres do Sul" publicado no jornal Le Monde Diplomatique - edi??o portuguesa, em 07/05/2007.1- Terceirizando cobaias (p. 1 e 2). Dispon?vel em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI269853-17773,00-TERCEIRIZANDO+COBAIAS.html. Acessado em 28/06/2013. Para estudiosos de bio?tica, testes eticamente question?veis que exp?em a popula??o de na??es subdesenvolvidas a grandes riscos continuam ocorrendo. Ind?strias farmac?uticas de pa?ses ricos usam cada vez mais na??es pobres para testar seus rem?dios e s?o acusadas de experimentos anti?ticos.
2- Vidas comprimidas. Dispon?vel em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/1,,EMI267682-17770,00.html. Acessado em 28/06/2013. O especialista em testes de rem?dios David Ross diz que EUA ? displicente na fiscaliza??o dos riscos impostos pelos laborat?rios americanos em volunt?rios.
3- Deslocaliza??o de riscos: medicamentos do Norte testados nos pobres do Sul. Dispon?vel em: http://pt.mondediplo.com/spip.php?article410 . Acessado em 28/06/2013. Os laborat?rios farmac?uticos est?o agora a virar-se para o Sul para efetuarem os ensaios cl?nicos que t?m que ser feitos antes de os medicamentos serem colocados ? venda. No Sul encontram doentes mais d?ceis e em grande n?mero, para al?m de depararem com constrangimentos ?ticos e jur?dicos muitas vezes menos rigorosos do que nos pa?ses ricos. Por falta de alternativa, os participantes nestes ensaios podem retirar deles alguns benef?cios, mas esta nova forma de explora??o dos corpos d? lugar a uma inquietante deslocaliza??o dos riscos, sem grande contrapartida.
Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar as mat?rias diretamente no computador individual ou compartilhado. O professor dever? disponibilizar uma c?pia impressa para cada aluno. Juntamente com o texto impresso, o professor dever? disponibilizar quest?es norteadoras da discuss?o do mesmo.
O primeiro momento dever? ser de estudo individual; cada aluno dever? ler, silenciosamente, cada um dos textos e fazer registros orientados pelas quest?es para discuss?o. Ap?s essa primeira leitura geral e dos registros iniciais, o professor dever? organizar os alunos em grupos de tr?s pessoas para a discuss?o das quest?es propostas. Terminada a discuss?o, cada grupo dever? socializar aos demais e ao professor as suas considera??es. Em seguida, o grupo dever? apontar o que mais gostaria de saber sobre o assunto.
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Imagem dispon?vel em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu2/foto/0,,56653178,00.jpg. Acessado em 01/07/2013.
Este m?dulo se destina ? amplia??o de conhecimentos sobre o tema, por meio de pesquisas na internet. Sugerimos que sejam abordados nesta pesquisa, aspectos hist?ricos e humanit?rios do uso de pessoas como cobaias para diversos tipos de experimentos nos campos de concentra??o durante a Segunda Guerra Mundial. Para que a pesquisa seja mais abrangente e a discuss?o mais produtiva, sugerimos que o professor de Biologia proponha uma parceria com os professores de Hist?ria, Filosofia e Sociologia, para a sugest?o de outras fontes, acompanhamento e participa??o nos semin?rios e no j?ri simulado
Tendo como refer?ncia as informa??es j? apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementa??o e amplia??o dos conhecimentos sobre o tema, o professor dever? orientar os alunos para que fa?am pesquisas na internet.
Abaixo, sugerimos alguns t?picos e endere?os para acesso, mas se os alunos manifestarem curiosidades ou d?vidas, dever?o ser orientados a buscar refer?ncias para acesso em s?tios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem s?tios mais confi?veis, como os das institui??es p?blicas e revistas de divulga??o cient?fica.
Todos os alunos dever?o ler todos os textos e registrar o que considerarem mais importante.
Ap?s o estudo individual, por meio da pesquisa na internet, o professor dever? organizar a turma em grupos de cinco alunos. Este grupo, munido dos registros individuais, dever? produzir um texto sobre o tema "Cobaias humanas: globaliza??o dos testes cl?nicos e bio?tica" . O texto dever? ser organizado em tr?s partes: Introdu??o, desenvolvimento do tema e conclus?o. No desenvolvimento do tema, dever?o ser contemplados os t?picos abaixo apontados.
Globaliza??o dos testes cl?nicos.
Conduta ?tica das farmac?uticas nos testes cl?nicos em humanos.
Cobaias humanas no Brasil.
Legisla??o brasileira para regulamenta??o de pesquisas envolvendo seres humanos.
O uso de seres humanos em experi?ncias durante a Segunda Guerra Mundial.
O texto produzido pelo grupo dever? ser salvo em pdf e enviado por e-mail para o professor, que ir? avali?-lo utilizando crit?rios consonantes com as instru??es dadas para os alunos. Uma c?pia do trabalho escrito digitada tamb?m dever? ser providenciada e entregue ao professor.
O professor dever? organizar a turma em 5 grupos para montarem apresenta??es sobre os t?picos do texto produzido no trabalho escrito. Cada grupo ficar? respons?vel por um dos t?picos que dever?o ser sorteados entre os grupos.
Cada grupo de alunos dever? preparar uma apresenta??o que sintetize o estudo sobre o tema sorteado para socializar com a turma. Este estudo n?o dever? se restringir ? pesquisa na internet ou ? produ??o do texto, mas a todo o conhecimento acumulado desde a primeira atividade.
Dever?o montar estas apresenta??es, por meio do programa PowerPoint, utilizando imagens que poder?o ser buscadas na internet e salvas em arquivos.
As apresenta??es dever?o ser salvas em pendrives que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho data show, para a exposi??o aos colegas e professor.
Ap?s a realiza??o da montagem das apresenta??es, o professor dever? organizar o espa?o para a socializa??o das mesmas por cada grupo de alunos.
Cabe ao professor ressaltar informa??es n?o contempladas e prestar esclarecimentos para as d?vidas apresentadas e que os grupos n?o souberem responder.
Os testes cl?nicos em seres humanos e sua globaliza??o ? um assunto que gera controv?rsias na popula??o de maneira geral e at? mesmo na comunidade cient?fica. Sendo assim, ? um bom tema a ser trabalhado em uma simula??o de j?ri.
O j?ri simulado ? uma estrat?gia de ensino adequada ?s situa??es nas quais se tem em pauta um assunto pol?mico ou que, perceptivelmente, divide opini?es. Al?m de instigar o senso cr?tico, a participa??o e a reflex?o, o j?ri simulado permite que sejam discutidos v?rios aspectos de um mesmo tema, auxiliando no processo de constru??o e desconstru??o de conceitos. Trata-se de uma atividade que possibilita um trabalho interdisciplinar uma vez que h? espa?o para a participa??o de professores de v?rias ?reas do conhecimento que devem ser convidados a se engajarem no desenvolvimento da din?mica, contribuindo de maneira decisiva tanto na organiza??o quanto nas argumenta??es e decis?es.
Um j?ri ? composto pelas seguintes pessoas, pap?is e fun??es:
- Juiz: respons?vel pelo andamento do j?ri fazendo as interven??es necess?rias para que tudo ocorra da forma mais organizada poss?vel. ? ele, tamb?m, quem estipula a pena, caso o r?u seja considerado culpado;
- Jurados: respons?veis por analisar os fatos expostos e, ao final, dar o veredicto (Culpado? Inocente? Vencedor?);
- Advogados de defesa: defendem o acusado (r?u), com base em argumentos coerentes, provas e apresenta??o de testemunhas;
- Promotores: tamb?m chamados de advogados de acusa??o, buscam condenar o r?u, por meio de argumentos coerentes, provas e apresenta??o de testemunhas;
- Testemunhas: fornecem argumentos que podem refor?ar a suposta inoc?ncia do acusado, ou sua responsabilidade no caso em quest?o;
- R?u: o acusado, cujo ato espec?fico ? o objeto de discuss?o do j?ri. Em um j?ri existe tamb?m a possibilidade de n?o existir r?u. Assim, trata-se da acusa??o ou da defesa de um assunto espec?fico.
Considerando as atribui??es do juiz, o ideal ? que ele seja representado por um professor da escola.
Em vez de se ter um r?u, o tema ?testes cl?nicos em humanos? deve ser considerado o assunto a ser discutido, uma vez que permitir? que quest?es mais abrangentes sejam pontuadas. Assim, os advogados de defesa apresentam os aspectos favor?veis e os promotores, os aspectos negativos. Os promotores dever?o enfatizar as neglig?ncias e as viola??es aos padr?es bio?ticos, recorrendo e evidenciando a legisla??o brasileira.
As testemunhas dever?o simular situa??es nas quais um familiar foi v?tima em um teste cl?nico, do qual resultou preju?zo ? sua sa?de ou mesmo a morte. Os direitos humanos e/ou os princ?pios bio?ticos violados dever?o ficar evidentes.
Como os jurados n?o far?o esse exerc?cio de orat?ria, e como, tamb?m, n?o h? como considerar, de forma un?nime e taxativa, o quanto os testes cl?nicos em humanos ? algo positivo ou negativo; fica a cargo desse grupo redigir um texto ou esquema sucinto, apresentando os principais pontos da discuss?o. Para casa, cada um, individualmente, dever? redigir o seu ponto de vista, baseado na atividade da qual participou.
As informa??es fornecidas pelos jurados dever?o ser discutidas em sala e, ao final, a turma dever? entrar em um consenso, determinando at? que ponto os testes cl?nicos em humanos pode ser um procedimento seguro e positivo e em que circunst?ncias ? considerado uma pr?tica negativa que demanda investiga??o e proibi??o.
Imagem dispon?vel em: http://images.portoeditora.pt/getresourcesservlet/image?EBbDj3QnkSUjgBOkfaUbsI8xBp%2F033q5Xpv56y8baM5vlbdj5hGQxGuXe01NKlk0&width=150. Acessado em 01/07/2013.
Para os alunos
Para os professores
SHAH, SONIA. Cobaias Humanas: Os Testes de Medicamentos no Terceiro Mundo. Caleidosc?pio, 2008.
Sinopse
Cobaias Humanas ? um livro corajoso que exp?e um dos maiores atentados ? dignidade humana, o uso de pessoas carenciadas como cobaias em testes de medicamentos. O mundo subdesenvolvido apresenta-se perante as grandes empresas farmac?uticas como um laborat?rio humano livre dos olhares indiscretos do mundo ocidental. Depois de v?rios anos de investiga??o, S?nia Shah exp?e casos concretos ocorridos da ?sia a ?frica. Em lugares como a ?ndia ou a Z?mbia, onde as doen?as, a pobreza extrema e o desespero s?o moeda de troca barata para o abuso da ind?stria farmac?utica.
Os testes de drogas, pr?ticas sem ?tica, da ind?stria mais rica do mundo que, para desenvolver novos medicamentos para os ricos, nega as necessidades de sa?de do terceiro mundo. Fonte: http://www.wook.pt/ficha/cobaias-humanas/a/id/204094. Acessado em 01/07/2013.
A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas.
Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa: as produ??es escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros da pesquisa e das quest?es para discuss?o com respostas.
Os textos produzidos pelos grupos e as apresenta??es do M?dulo 3 dever?o ser avaliados quantitativamente, assim como a participa??o no j?ri simulado.