Portal do Professor

Início do Conteúdo

Meu card?pio di?rio: Discutindo quest?es da alimenta??o com os alunos.

Autor e Co-autor(es)

Kl?nio Ant?nio Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Sa?de Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Sa?de Indicadores de qualidade de vida e sa?de
Ensino Fundamental Final Sa?de Nutri??o
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar quais s?o os h?bitos alimentares entre os jovens.

- Avaliar se est?o fazendo uma boa alimenta??o.

- Escolher alimentos para compor um card?pio em fun??o da sua idade, atividades f?sicas realizadas e seus gastos energ?ticos di?rios.

- Identificar os benef?cios de uma alimenta??o saud?vel.

- Analisar a quest?o social da alimenta??o: influ?ncias da sociedade, tend?ncias.

Duração das atividades

7 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos j? dever?o ter conhecimentos sobre o sistema digest?rio e suas etapas da digest?o e sobre os grupos de alimentos e seus principais nutrientes que est?o presentes na Pir?mide Alimentar.

Estratégias e recursos da aula

Antes de iniciar a primeira aula, re?na com os professores de Educa??o F?sica e Ci?ncias para assistir ao v?deo "Em crise com a balan?a" da S?ria Gera??o Sa?de 2. Dura??o 30 minutos. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=13406. Acesso em 30 de junho de 2013.

Imagem dispon?vel em: http://www.vidadespa.com.br/2011/01/minha-balanca-eu-te-amo.html. Acesso em 07 de julho de 2013.

Informe aos alunos que, para a pr?xima aula, eles dever?o trazer os alimentos que consomem em um caf? da manh?, ou seja, eles tomar?o seu caf? da manh? aqui na escola. Caso queiram, eles podem trazer tamb?m, outros alimentos que fazem parte das suas refei??es di?rias.

Materiais necess?rios para essa primeira aula: papel sulfite, caneta, folhas de registros dos alimentos que os alunos consomem com uma Pir?mide Alimentar a ser preenchida (uma folha para cada aluno) e uma imagem da Pir?mide Alimentar (digitalizada ou impressa) que possa ser observada por todos os alunos.

Aula 1

1 ? Professor reserve o refeit?rio (ou sala de aula ou outro espa?o apropriado) de sua escola com anteced?ncia para realiza??o das atividades propostas. Organize uma mesa coletiva ou uma mesa para cada grupo de alunos na qual ser?o colocados os alimentos que os alunos consomem em seu caf? da manh? e/ou outros alimentos que podem variar em fun??o do n?vel socioecon?mico dos alunos e das refer?ncias culturais de sua regi?o. Na impossibilidade de se montar uma mesa real, tome como refer?ncia a Pir?mide Alimentar e prepare imagens, desenhos e fotos que podem representar os alimentos sobre a mesa.

2 - Leve os alunos com os alimentos para o refeit?rio.

3 - Solicite aos alunos que disponham todos os alimentos do caf? da manh? em uma grande mesa separando-os dos outros alimentos que est?o presentes em sua refei??o di?ria. ? importante observar que, o aluno que n?o faz o desjejum, dever? se manifestar atrav?s de um c?digo na mesa. Exemplo: colocar na mesa um copo vazio ou um prato vazio simbolizando sua aus?ncia do desjejum.

?

4 ? Professor procure garantir a presen?a de alimentos comuns e na vers?o light, isto ?, com maior e menor teor de gordura, amido, fibras, s?dio e etc. Ex.: leite integral e desnatado; queijo amarelo e ricota; p?o franc?s, p?o com fibras, p?o doce com creme e torrada; suco industrializado e natural; presunto ou mortadela, peito ou blanquet de peru; frutas da regi?o e doces; caf? e achocolatado e etc.

?

?

?

?

?

Imagem dispon?vel em: http://nutricaoeassuntosdiversos.blogspot.com.br/2012/08/falta-de-cafe-da-manha-atrapalha.html. Acesso em 07 de julho de 2013.

?

5 ? Pe?a aos alunos registrarem por escrito card?pio presente na sua refei??o matinal, ou seja, a quantidade e os alimentos que s?o consumidos em seu caf? da manh? e, no outro espa?o, os que est?o presentes em sua alimenta??o di?ria. Exemplo de alimentos consumidos no caf? da manh?: 1 p?ozinho franc?s com manteiga, 1 copo de leite com 1 colher de a??car e 1 colher de chocolate. Sugest?o de instrumento de registro:

Imagem do pr?prio autor. Acesso em: 15 de julho de 2013.

6 ? Terminados os registros, solicite aos alunos que coloram os alimentos naturais ou n?o industrializados da cor verde e os alimentos industrializados com a cor amarelo. Compare as duas quantidades e questione-os com rela??o ao resultado:

a)      Voc? est? tendo uma alimenta??o saud?vel? Por qu??

b)      Que tipo de comida voc? tem consumido mais?

c)      Existe alguma rela??o entre o consumo exagerado das comidas industrializadas e algumas doen?as como obesidade e o colesterol alto? Qual?

d)     Voc? tem alguma sugest?o de altera??o do seu card?pio? Qual?

7 ? Encerre a aula com um saboroso caf? da manh?! Estimule os alunos a experimentarem pequenos peda?os de todos os alimentos que est?o na mesa.

Mas, aten??o:

  • Lave cuidadosamente antes do consumo, os alimentos que podem ser consumidos crus.
  • Solicite que os alunos lavem suas m?os antes de iniciar a degusta??o.
  • Caso algum aluno n?o respeite seu card?pio (registrado anteriormente na ficha), deve retom?-lo e atualiz?-lo com as informa??es p?s-caf?, observando se j? houve uma sensibiliza??o dos alunos quanto ? necessidade de mudan?a de h?bitos alimentares no desjejum.

Aulas 2, 3 e 4

Inicie a aula reunindo os alunos para discutir e analisar os card?pios, constru?dos na aula anterior, em fun??o do gasto energ?tico de cada aluno, dos nutrientes presentes em cada alimento e na quantidade de por??es consumidas.  

Nesse momento, os professores de Ci?ncias e Educa??o F?sica poder?o contribuir com as discuss?es e an?lises, conduzindo a conversa sobre os alimentos e card?pios. Por exemplo:

1 - O professor de Ci?ncias pode resgatar os conhecimentos sobre o sistema digest?rio, destacando a import?ncia da mastiga??o para a boa digest?o, pois o alimento estar? triturado e umedecido pela saliva, que ? uma enzima digestiva que come?a a quebrar o amido ainda na boca do homem.

Outro conhecimento que o professor de Ci?ncias poder? abordar ? o de como interpretar a Pir?mide Alimentar, retomando a discuss?o sobre os grupos de alimentos e seus nutrientes, destacando os benef?cios de uma alimenta??o saud?vel.

?

Imagem dispon?vel em: http://www.weblaranja.com/nutricao/piramide_alimentar.htm. Acesso em 15 de julho de 2013.

?

Como sugest?o de atividade para essa discuss?o, sugerimos que o professor disponibilize uma Pir?mide Alimentar ?vazia?, sem o preenchimento dos alimentos, e solicite aos alunos que identifique em que grupo alimentar ele dever? escrever o nome dos alimentos que consome no seu caf? da manh?.

Sugest?o de formul?rio para registro dos alunos:

Imagem do pr?prio autor. Acesso em: 15 de julho de 2013.

?

Para auxiliar o preenchimento do formul?rio da Pir?mide Alimentar do aluno, o professor dever? projetar uma imagem da Pir?mide Alimentar completa, identificado os grupos alimentares com os respectivos alimentos, as caracter?sticas nutricionais de cada alimento e a quantidade de por??es indicadas para o card?pio di?rio.

Sugest?o de site para orientar o professor nessa interven??o: Alimenta??o Saud?vel - Pir?mide Alimentar. Dispon?vel em: http://www.weblaranja.com/nutricao/piramide_alimentar.htm. Acesso em 15 de julho de 2013.

Ao final solicite que cada aluno avalie o seu card?pio atual e fa?a as adequa??es necess?rias para ter uma alimenta??o saud?vel. Questione:

a)      Por que os alimentos do grupo alimentar 2 e 3 n?o s?o os preferidos dos adolescentes, mesmo sabendo que s?o os mais saud?veis?

b)      O que devemos fazer para aprender a gostar de frutas, legumes e verduras?

c)      Como criar o h?bito de incluir algum alimento de todos os grupos alimentares em nosso card?pio?

d)     ? poss?vel substituir os alimentos industrializados ou ricos em gordura, sal ou a??car por outros mais saud?veis? Por que e como fazer isso?

2 ? O professor de Educa??o F?sica deve propor o trabalho com a quest?o da alimenta??o aliada ? atividade f?sica e/ou exerc?cio f?sico, sugerindo que os alunos pesquisem sobre seus h?bitos f?sicos e alimentares.

Para isso, o professor deve retomar a discuss?o sobre o conceito de atividade f?sica como sendo qualquer movimento corporal, produzido pelos m?sculos esquel?ticos, que resulte em gasto energ?tico maior que os n?veis de repouso. Ap?s exemplificar as diferen?as entre atividades f?sicas e outras atividades cotidianas, pergunte aos alunos:

a)      Meu corpo precisa de energia? Por qu?? De onde ele retira essa energia?

b)      Voc? sabe qual ? o nome da medida utilizada para expressar o valor energ?tico de um alimento? Qual ? seu nome?

c)      Todos os alimentos nos fornecem o mesmo tipo energia? Por qu??

d)     Quais s?o os alimentos que est?o compondo meu card?pio?

Solicitar que todos os alunos respondam uma pergunta de cada vez, come?ando pela primeira. O professor registrar? por escrito, as repostas in?ditas de cada pergunta, fazendo os questionamentos que se fizer necess?rio.

Proponha aos alunos que respondam ? seguinte pergunta: Ser? que os alimentos que est?o presentes no meu card?pio s?o suficientes para sustentar os movimentos corporais que fa?o diariamente?

Explique aos alunos que, para responder essa pergunta, deveremos utilizar uma escala de medida para expressar o valor energ?tico ou calor do alimento e da atividade f?sica. Essa medida ? uma caloria. Quando usamos caloria para nos referirmos ao valor energ?tico dos alimentos, queremos dizer que a quantidade de energia necess?ria para elevar a temperatura de 1 kg (que equivale a 1 litro) de ?gua em graus cent?grados de 14,5 para 15,5 graus ?C.  Uma caloria ? designada mais corretamente como quilocaloria (Kcal). Assim sendo, as quilocalorias s?o encontradas em forma de energia presentes em cada alimento que ser? utilizado pelo corpo humano em todas as suas fun??es vitais para o organismo (ex.: a digest?o, respira??o dentre outras) at? a energia necess?ria para a realiza??o das diversas atividades f?sicas presentes em seu cotidiano.

Ap?s essa explica??o, re?na com os alunos no Laborat?rio de Inform?tica, e solicite que realize e registre as seguintes atividades com o intuito de auxiliar os alunos com a resposta da pergunta acima. Sugest?o de instrumento de registro:

Imagem do pr?prio autor. Acesso em: 15 de julho de 2013.

               a) Retome os registros dos alimentos presentes no seu card?pio constru?do na 1? aula. Identifique-os e transcreva a quantidade e nomes dos alimentos consumidos por voc? para o quadro acima.

b) Calcule e registre a quantidade de quilocalorias presentes em cada alimento consumido em seu caf? da manh?.

                c) Agora, vamos obter uma estimativa das suas necessidades cal?ricas di?rias? Fa?a o calculo e registre por escrito.

  • Sugest?o de site para calcular uma estimativa das suas necessidades cal?ricas di?ria: C?lculo de Necessidades Di?rias de Energia. Dispon?vel em: http://www.cdof.com.br/nutri7.htm. Acesso em 16 de julho de 2013.

                d) Bem, diante essas informa??es, ser? que seu gasto cal?rico di?rio est? pr?ximo da sua estimativa? Vamos calcular e registrar seus resultados.

                e) Para finalizar, avalie se voc? est? consumindo ou gastando mais energia do que o necess?rio para a realiza??o de todas as atividades corporais previstas para o seu dia.

E a?! Qual foi o resultado? Voc? ficou satisfeito ou preocupado? Diante dessas informa??es, o que voc? pretende fazer? Mudar seu card?pio? Come?ar ou aumentar o tempo destinado ? realiza??o de atividades f?sicas?

Professor, ao final do debate, ressalte a import?ncia da alimenta??o de qualidade e da pr?tica de alguma atividade f?sica orientada e seus reflexos na qualidade de vida dos alunos.

?

Aulas 5 e 6

1 - Selecione um grupo de 5 ou 6 alunos para prepararem a apresenta??o de um v?deo. Esta sele??o poder? ter como crit?rio a desenvoltura dos alunos para apresentarem trabalhos em semin?rios e o interesse pela pesquisa.

2 - Selecionados os alunos, pe?a que acessem e baixem o v?deo do Epis?dio 7 da S?rie Gera??o Sa?de 2 - "Fazendo as pazes com a balan?a". Dura??o 26 minutos. http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3043. Acesso em 30 de junho de 2013.

3 - Re?na com este grupo e solicite que preparem a apresenta??o do v?deo em sala de aula para a turma.

Sugest?o de roteiro para apresenta??o do v?deo em sala:

a. Observem as rea??es dos adolescentes aos alimentos.

b. Observem a abordagem do professor com rela??o a h?bitos saud?veis.

c. Pe?a que registrem nos cadernos os princ?pios b?sicos da nutri??o relatados no v?deo.

4 ? Ap?s a apresenta??o desse v?deo reunia com todos os alunos da sala para discutir duas quest?es:

a) ?Ningu?m quer ser gordo, mas todos querem comer em fast-foods: como conciliar essas duas vontades??

b) Encerrem essas discuss?es promovendo um debate sobre os h?bitos dos alunos: ?? poss?vel aprender a gostar de frutas, verduras e legumes??

 5 ? Registre essa discuss?o com a filmagem ou a grava??o em ?udio das falas dos alunos e disponibilize, mediante autoriza??o dos pais, nas redes sociais que tratam dessa tem?tica. 

?

Aula 7

Preparando uma refei??o balanceada.   

Organizar a turma em 3 grupos, sendo em que cada grupo, os alunos dever?o discutir e propor um card?pio, a partir das op??es dispon?veis, para cada um dos personagens a seguir:

?

  • Grupo 1 - um trabalhador bra?al saud?vel.
  • Grupo 2 - um estudante adolescente de vida sedent?ria.
  • Grupo 3 - uma pessoa com altos n?veis sangu?neos de colesterol do tipo LDL (prejudicial ao organismo).

?

Ap?s a escolha, discutir com a turma os card?pios propostos pelos grupos, analisando sua adequa??o em fun??o do gasto energ?tico, fase da vida e situa??o de sa?de.

?

Ap?s a discuss?o, os alunos podem revisar os card?pios propostos, se for necess?rio, elaborando um livreto ilustrado, com informa??es nutricionais detalhadas acerca dos alimentos sugeridos: por??es recomendadas, calorias, nutrientes etc. Se necess?rio, realize uma pesquisa complementar para obten??o destas informa??es mais detalhadas.

?

Proponha a realiza??o de um debate ou reda??o com o tema ?Como aprender Ci?ncias e Educa??o F?sica pode me ajudar a ter h?bitos alimentares mais saud?veis?? antes de fechar essa atividade interdisciplinar.

Recursos Complementares

Sugest?o de site para identificar as calorias presentes nos alimentos:

Sugest?o de sites para calcular de quantas calorias gasta por dia em repouso e em exerc?cio. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/05/calcule-quantas-calorias-voce-gasta-por-dia-em-repouso-e-em-exercicio.html. Acesso em 15 de julho de 2013.

Avaliação

Avalie se o prop?sito da aula est? cumprido. Verifique se os alunos conseguiram identificar seus h?bitos alimentares, avaliar como est? sua alimenta??o, sua rela??o com o gasto energ?tico diariamente de seu corpo e se est?o consumindo alimentos saud?veis. Avalie tamb?m se os alunos apresentaram alguma inten??o de mudan?as nos seus h?bitos alimentares.