Portal do Professor

Início do Conteúdo

Descrevendo lugares: there to be

Autor e Co-autor(es)

ANA CLAUDIA CUNHA SALUM imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o oral
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o escrita
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o oral

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

descrever um quarto;

utilizar-se da estrutura do verbo there to be (h?);

utilizar-se do vocabul?rio relacionado a objetos encontrados em um quarto;

fazer uso das preposi??es de lugares para descri??o de quartos.

Duração das atividades

2 m?dulos/aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimento pr?vio, uma vez que o conte?do a ser trabalhado ? de n?vel b?sico e introdut?rio. 

Estratégias e recursos da aula

  • material impresso/xerocado;
  • laborat?rio de inform?tica com acesso a internet;
  • notebooks, tablets, v?deos, slides, sites

                                                                   M?DULO 1

First step (primeiro momento): Apresentando vocabul?rio relacionado a um quarto

Professor, introduza a aula mostrando um slide encontrado no sitehttp://www.slideshare.net/leihun5744/things-in-bedroom (acesso em 30.06.2013), que cont?m objetos e m?veis de um quarto. Com o uso do slide, o professor poder? introduzir o vocabul?rio, assim como trabalhar a pron?ncia das palavras.

# Vocabul?rio introduzido no slide: bed, bookshelf, clock, chair, curtain, desk and chair, floormat, mirror, picture, table lamp, wardrobe, window.   

at

Figura ilustrativa do referido site http://www.slideshare.net/leihun5744/things-in-bedroom

Em seguida, reforce o vocabul?rio aprendido e introduza outras palavras com o seguinte exerc?cio: 

1) Look at the following picture and write the corresponding word next to the number. You can use the list of  vocabulary in the box:

wall paper  bed   pillow  picture   wardrobe  window     vase with plant    rug            aquarium                                             comforter/blanket              bedside table              drawers     table lamp            

?

b

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.epa.gov/kidshometour/images/bedroom.jpg&imgrefurl=http://www.epa.gov/kidshometour/bed.htm&h=277&w=480&sz=35&tbnid=YcTH4gQ9OhmZAM:&tbnh=78&tbnw=135&prev=/search%3Fq%3Dthings%2Bin%2Ba%2Bbedroom%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=things+in+a+bedroom&usg=__uEiqxcI4LFJQmWhUV0dCV8232E4=&docid=i39vvVKTwxd0RM&sa=X&ei=O5fQUeHTI_io4AO91IBI&sqi=2&ved=0CC8Q9QEwAQ&dur=3982 (acesso em 30.06.2013)

1.____________ 2._________________; 3._____________; 4._______________; 5.___________;

6.____________; 7._________________; 8.____________; 9._______________; 10.___________;

11.__________; 12.________________; 13.____________; 14._____________

# A corre??o poder? ser feita de forma oral, proporcionando a participa??o de todo o grupo. A fim de que pratiquem a pron?ncia das palavras, pe?a para que as repitam.  

2) Game: BINGO

Professor: Ap?s a introdu??o do vocabul?rio, organize a sala de modo a possibilitar o jogo de bingo. Distribua uma cartela para cada aluno ou pe?a para que os pr?prios alunos a confeccionem, tal como o modelo abaixo. Os alunos dever?o escolher 10 palavras, que se relacionam ao vocabul?rio trabalhado nas atividades anteriores, preenchendo cada qual a sua cartela. O professor far? o sorteio das palavras, solicitando a ajuda dos alunos. As palavras sorteadas dever?o ser marcadas pelos alunos at? que completem toda a cartela. O primeiro aluno a complet?-la ser? o vencedor e ganhar? uma prenda ofertada pelo professor. Poder? haver, ainda, um segundo e terceiro colocado, proporcionando um clima de descontra??o, motiva??o e disputa entre os alunos. 
?
?
ata
?

Second step (segundo momento): Trabalhando com as preposi??es de lugares

3) Introduza as preposi??es de lugares, projetando no datashow a seguinte explica??o: 

Prepositions of Place: at, in, on

In general, we use:

  • at for a POINT
  • in for an ENCLOSED SPACE
  • on for a SURFACE
at in on
POINT ENCLOSED SPACE SURFACE
at the corner in the garden on the wall
at the bus stop in London on the ceiling
at the door in France on the door
at the top of the page in a box on the cover
at the end of the road in my pocket on the floor
at the entrance in my wallet on the carpet
at the crossroads in a building on the menu
at the front desk in a car on a page

Look at these examples:

  • Jane is waiting for you at the bus stop.
  • The shop is at the end of the street.
  • My plane stopped at Dubai and Hanoi and arrived in Bangkok two hours late.
  • When will you arrive at the office?
  • Do you work in an office?
  • I have a meeting in New York.
  • Do you live in Japan?
  • Jupiter is in the Solar System.
  • The author's name is on the cover of the book.
  • There are no prices on this menu.
  • You are standing on my foot.
  • There was a "no smoking" sign on the wall.
  • I live on the 7th floor at 21 Oxford Street in London.

Notice the use of the prepositions of place atin and on in these standard expressions:

at in on
at home in a car on a bus
at work in a taxi on a train
at school in a helicopter on a plane
at university in a boat on a ship
at college in a lift (elevator) on a bicycle, on a motorbike
at the top in the newspaper on a horse, on an elephant
at the bottom in the sky on the radio, on television
at the side in a row on the left, on the right
at reception in Oxford Street on the way
?
?
?
4) Para a pr?tica e refor?o das preposi??es de lugares, projete a seguinte figura e pe?a para que os alunos, em duplas, elaborem frases, usando as informa??es contidas na imagem abaixo, segundo a posi??o do coelho (rabbit) em rela??o ? mesa (table) e ? caixa (box): 
?
at
?
# Professor, fique atento ?s d?vidas dos alunos, auxiliando-os com o vocabul?rio requerido para a realiza??o das frases. Pe?a para que cada aluno leia uma frase, para a corre??o. As frases poder?o, tamb?m, ser escritas no quadro pelos pr?prios alunos.  
?
Exemplos:
1) The rabbit is behind the box.
2) The rabbit is in front of the box.
3) The rabbit is over the box.
4) The rabbit is in the box.
5) The rabbit is on the table.
6) The rabbit is under the table.
7) The rabbit is by the box.
8) The rabbit is between the boxes. 
?
5) Em seguida, distribua uma folha com a xerox do seguinte exerc?cio. Os alunos dever?o completar as frases com a preposi??o correta, de acordo com cada figura: 
?
The pen is   the notebook. 
?

The red ball is  the dog. 

The brown dog is  the box.
?
?
?
The panda is    the lamps.

     

      

The apple is  the book and the pen. 

The gray cat is  the purple box.
?

The pupil is  the door.

The presents are  the table.

 The girl is standing   the board.

 Two people are  the  green car.

The pencil is    the  big red apple.

The girl is reading  the chair.

 The chair is   the desk.

My brother is sitting  the computer.

The ball is   the box and the bear.
?

Three pencils are  the pencil box.
?
?
?
?
?
# Professor, novamente, a atividade dever? ser corrigida oralmente, observando a participa??o de todos os alunos na leitura das frases. 
?

                                                           M?dulo 2

First step: There to be

Introduza a estrutura verbal there to be, com a seguinte explica??o projetada no datashow
?
When you describe a place you commonly use the verb there is / there are, descriptive adjectives and prepositions like at, on, under, below, above, near, opposite, on the right, on the left, etc. (Quando voc? descreve um lugar, voc? geralmente usa there is / there are (h?), adjetivos descritivos e preposi??es de lugares como em, em cima, em baixo, abaixo, acima, perto, do outro lado, ? esquerda, ? direita, etc.) 
?

There is and there are means something exists.

 

There is

 

Use "there is" (there's) for a  noun - singular.

 

Example:

 

There is a mouse in the bag.

 

There are

 

Use "there are" for a noun - plural.

 

Example:

 

There are four girls in a team.

 

There is = there's

 

The contraction of there is is there's.

There is no short form for there are!

 

Negative form of "there is" and "there are"

?

Examples:

 

There is a car.

There are four balls.

 

 

There isn't a car.

There aren't four balls. 

 

Place there is and there are at the start of a sentence.

 

Questions with there is and there are

 

Place is or are in front of there to form a question.

 

Examples:

 

There is a book on the table.

Is there a book on the table

 

There are books on the table.

Are there books on the table?

 Fonte: http://first-english.org/english_learning/english_beginners/there_is_there_are/00_there_is_there_arel_grammar_rules.htm (acesso em 30.06.2013)

?
6) Para o refor?o do conte?do aprendido (tanto do primeiro, quanto do segundo m?dulo), os alunos dever?o observar a imagem abaixo (projetada no datashow) e descrever o quarto, utilizando-se da estrutura verbal there to be e das preposi??es de lugares
at
?
# Professor, d? um tempo de 10 minutos para que os alunos consigam elaborar as frases, seguindo as instru??es do exerc?cio. A atividade poder? ser feita em duplas e os alunos poder?o escrever as frases, antes de apresentar ao grupo. Poder? haver d?vidas quanto ao vocabul?rio introduzido pela imagem, que dever?o ser solucionadas pelo professor, ou com a ajuda de um dicion?rio (impresso ou online, caso a atividade seja realizada no laborat?rio de inform?tica)   
Sugest?o de dicion?rio onlinehttp://dicionario.babylon.com/rede%20social/ (acesso em 30.06.2013).Nesse momento da aula, solicite dos alunos frases mais bem elaboradas, fazendo uso de mais de uma preposi??o e, assim, aumentando a complexidade da atividade.   
?
Alguns exemplos:
There is a baseball bat on the floor next to the bed.
There is a picture on the wall.
There is an alarm clock on the dresser, next to the trophy. 
There are pillows on the bed.
There are shoes under the bed, etc.
?
 7) Pe?a para que os alunos leiam o seguinte texto e desenhem o quarto, segundo as informa??es contidas no texto. 
?
I have got my own room. In my room there is a bed, a table, a chair, a wardrobe and a television.  There is a window above the table. The television is opposite my bed so I can watch it when I am in bed.

The wardrobe is on the left and my bed is on the right. There is a computer on the table and books, pens and cds are near the computer. There is a magazine and a camera on the bed.

http://www.uhu.es/antonia.dominguez/virtualwriting/descplaces.htm (acesso em 30.06.2013) 

# Professor, avalie essa atividade segundo o capricho do desenho e a exatid?o das frases elaboradas a partir das informa??es contidas no texto. Compartilhe o desenho de cada aluno com os demais, elegendo o mais caprichado e organizando um mural, onde todos os desenhos poder?o ficar expostos.

8) Look at the picture and choose the right sentence. 

ata

1.       There is a big bed                                                    There is a small bed.

2.       There is one picture.                                                There are three pictures.

3.       There is  an old chair.                                              There isn?t an old chair.

4.       There is a bookase in the corner                          My room has got a window.

5.       The desk is on the left.                                            I have not got a desk.

6.       There are a lot of books in the bookcase.            There is  a lot of books in the bookcase.

Fonte: http://www.uhu.es/antonia.dominguez/virtualwriting/descplaces.htm (acesso em 30.06.2013) 

?

Recursos Complementares

Para mais imagens que proporcionam a introdu??o e a pr?tica de vocabul?rio relacionado a quarto, acessar o link:

http://www.google.com.br/search?=things+in+a+bedroom&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=O5fQUeHTI_io4AO91IBI&sqi=2&ved=0CCoQsAQ&biw=1024&bih=643 (acesso em 30.06.2013)

http://www.learnenglish.de/vocabulary/roomsbedroom.htm (acesso em 30.06.2013)

Para slides com figuras e imagens de quartos, acessar o site

http://www.slideshare.net/leihun5744/things-in-bedroom (acesso em 30.06.2013)

Para um 'vocabulary and a practice quiz', acesse o site:

http://www.learnenglishfeelgood.com/vocabulary/esl-pictures-bedroom1.html (acesso em 30.06.2013)

Para um v?deo com as preposi??es, acessar:

http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=597 (acesso em 30.06.2013)

Avaliação

O professor dever? pedir para que os alunos desenhem os seus pr?prios quartos e elaborem frases com o vocabul?rio e as estruturas gramaticais aprendidas na aula. O professor avaliar? o desempenho dos alunos com as frases elaboradas, o capricho com o desenho, como, tamb?m, o envolvimento dos alunos com todas as atividades desenvolvidas durante a aula.