Portal do Professor

Início do Conteúdo

Escola e Cultura Popular

Autor e Co-autor(es)

Kl?nio Ant?nio Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino M?dio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino M?dio Sociologia Indiv?duo, identidade e socializa??o
Ensino M?dio Sociologia Mudan?a e transforma??o social

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Discutir o papel da Escola como espa?o social de difus?o da cultura.

- Estabelecer rela??es entre manifesta??es culturais e educa??o formal.

- Analisar as experi?ncias culturais ? luz da educa??o formal.

Duração das atividades

7 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ser?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

O professor assiste ao Programa da S?rie Multiculturalismo e Educa??o - Por uma educa??o multicultural. Dura??o 55 minutos. http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=13334. Acesso em 01 de julho de 2013.

Este programa apresenta o debate de especialistas sobre a interdisciplinaridade da abordagem multicultural e a import?ncia do trabalho com diferentes culturas advindas das experi?ncias dos alunos no dia a dia. Os especialistas tamb?m respondem a questionamentos dos professores. Apresenta tamb?m, uma experi?ncia de uma Escola fundada nos princ?pios da Afrodescend?ncia.

 Imagem dispon?vel em: http://www.brasilcultura.com.br/cultura/cultura-gastronomica-brasileira/. Acesso em 30 de junho de 2013.

?

Aulas 2 a 5 - Conhecendo o entorno cultural da escola

1 - Os alunos ir?o pesquisar, no entorno da escola, manifesta??es culturais da comunidade.

2 - Para isto, o professor assiste primeiramente ao v?deo do Programa Salto para o Futuro cujo epis?dio da s?rie Cultura Viva, Escola Viva - "Outros olhares sobre cultura e escola" apresenta a discuss?o sobre a escola como espa?o para as manifesta??es das culturas populares e sua rela??o com o curr?culo. Dura??o: 50 minutos. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=3767. Acesso em 30 de julho de 2013.

Sinopse

A s?rie "Cultura Viva, Escola Viva", do Salto para o Futuro, tem como proposta discutir as rela??es entre curr?culo e cultura, evidenciando o papel da escola na amplia??o das manifesta??es culturais da comunidade.

O quarto programa da s?rie, "Outros Olhares sobre Cultura e Escola", apresenta tr?s blocos de entrevistas com especialistas.

No primeiro bloco, Paulo Roberto Padilha, do Instituto Paulo Freire fala sobre o legado de Paulo Freire. No segundo, a professora da UFRJ Eleonora Gabriel conversa sobre a import?ncia do saber popular na academia. No terceiro bloco, Ti?o Rocha, presidente do CPCD/MG, fala sobre educa??o popular e desenvolvimento comunit?rio. Dura??o: 50 min. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=3767. Acesso em 30 de julho de 2013.

3 - Assistido ao v?deo, o professor inicia a organiza??o do trabalho de pesquisa.

4 - Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.

5 - D? a cada grupo a miss?o de pesquisar diferentes manifesta??es culturais da comunidade: grupos de dan?a, grupos de capoeira, grupos de canto, artistas independentes, associa??es.

6 - Divida o bairro em quatro setores: Norte, Sul, Leste e Oeste.

7 - Cada grupo investiga um setor e colhe informa??es. Registram imagens em v?deo, grava??es de entrevistas, fotos em celulares etc.

ROTEIRO PARA ENTREVISTA DOS GRUPOS

a. H? quanto tempo o grupo existe?

b. Quando foi criado?

c. Como come?aram os trabalhos?

d. Existe ajuda de algum ?rg?o do governo ou de alguma iniciativa privada?

e. Quem comp?e o grupo?

f. Existem documentos, fotos que contem a hist?ria do grupo?

Aulas 6 e 7

1. Os grupos, de posse dos registros, ir?o apresent?-los em sala de aula como exposi??o oral utilizando os materiais coletados nas visitas.

2. Terminadas as apresenta??es, cada grupo ir? eleger um dos pontos culturais investigados e fazer o convite para se apresentarem na escola.

3. O professor, juntamente com a turma, organiza o dia e hor?rio mais conveniente, bem como providencia o espa?o para que os grupos possam se apresentar.

4. Na impossibilidade do encontro de todos os grupos, pode-se organizar dias separados para os diferentes grupos culturais.

5. Promova o seguinte debate quando da apresenta??o dos grupos:

a. Qual a rela??o entre a cultura popular e a educa??o formal?

b. A cultura popular cabe na escola?       c. As manifesta??es culturais populares podem fazer parte do curr?culo da escola?

d. De que forma a escola pode contribuir para a difus?o da Cultura Popular no meio acad?mico?

Imagem dispon?vel em: http://www.cultura.gov.br/noticias-rr-no/-/asset_publisher/QRV5ftQkjXuV/content/workshop-gratuito-sobre-leis-de-incentivo-a-cultura-e-marketing-cultural-e-realizado-em-belem/10985;jsessionid=52E6523724CE550EDBCFEF533B389215.portal1. Acesso em 30 de junho de 2013.

?

Aula 8

1. Os grupos ir?o acessar a internet e criar um blog para a escola.

2. Neste blog, cada grupo ir? incentivar que os alunos da escola exponham seus talentos culturais ou qualquer projeto cultural desenvolvido nas diferentes disciplinas.

3. A ideia ? que futuramente, ap?s esta organiza??o virtual, os alunos na escola fundem um ponto cultural para interc?mbio com diferentes escolas e grupos.

Cultura Popular na Escola logo jpg.jpg - 84k

Imagem dispon?vel em: http://www.emcantar.org/emc10.qps/Ref/QUIO-6SX2XT. Acesso em 30 de junho de 2013.

Recursos Complementares

Site com o material em PDF sobre as Metas do Plano Nacional de Cultura definidas pelo Minist?rio da Cultura. http://www2.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2013/02/2%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o-As-Metas-do-Plano-Nacional-de-Cultura-vers%C3%A3o-final-espelhado-para-o-site-19MB.pdf. Acesso em 30 de junho de 2013.

Aten??o ?s Metas 4 e 12 e 14:

Meta 4: Pol?tica nacional de prote??o e valoriza??o dos
conhecimentos e express?es das culturas populares
e tradicionais implantada.

Meta 12: 100% das escolas p?blicas de Educa??o
b?sica com a disciplina de Arte no curr?culo
escolar regular com ?nfase em cultura brasileira,
linguagens art?sticas e patrim?nio cultural

Meta 14: 100 mil escolas p?blicas de Educa??o B?sica
desenvolvendo permanentemente atividades de
arte e cultura.

Imagem dispon?vel em: http://www2.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2013/02/2%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o-As-Metas-do-Plano-Nacional-de-Cultura-vers%C3%A3o-final-espelhado-para-o-site-19MB.pdf. Acesso em 30 de junho de 2013.

?

Site sobre um projeto educativo de valoriza??o da cultura afrobrasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobr?s, o CIDAN - Centro de Informa??o e Documenta??o do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir - Secretaria Especial de pol?ticas de promo??o da igualdade racial. Dispon?vel em: http://www.acordacultura.org.br/. Acesso em 30 de junho de 2013.

Imagem dispon?vel em: http://www.acordacultura.org.br/. Acesso em 30 de junho de 2013.

?

Site com artigo da entrevista na S?rie do Programa Salto para o Futuro que o professor assistiu para amplia??o da quest?o intercultural. Dispon?vel em: http://gepffaccat.files.wordpress.com/2012/10/o-cc3adrculo-de-cultura-na-persepectiva-intertransculturalidade-paulo-roberto-padilha.pdf. Acesso em 30 de junho de 2013.

?

Artigo sobre a Cultura Popular na Escola. Boletim 19. Out 2007. Programa Especial/Document?rio: cultura popular e educa??o. Proposta pedag?gica. Carlos Rodrigues Brand?o. Dispon?vel em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/105300Culturapopular2.pdf. Acesso em 30 de junho de 2013.

Avaliação


Avalie o entendimento dos alunos sobre o processo de produ??o da cultura popular a partir de suas investiga??es, perguntas e participa??es. Avalie a efetividade da pesquisa para a concretiza??o do Ponto de Cultura na escola bem como a possibilidade de descobrir potenciais talentos.