Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Educa??o Infantil | Matem?tica | N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es) |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
Com os ensinamentos de Vigotski, aprendemos que as crian?as trazem para o exterior sua compreens?o acerca do meio em que vivem ? sociedade, fam?lia, escola, amigos ? por meio da imita??o criativa. Nesses momentos, elas podem assumir o papel de m?e, tia, irm?o, pai, madrasta, assim como atos morais de coragem, medo, tristeza, alegria, dor e, ainda, reorganizar sua compreens?o e impress?es acerca desses elementos.
Nos contos, aparecem seres encantados e elementos m?gicos pertencentes a um mundo imagin?rio com os quais todas as crian?as se encantam. Por meio da linguagem simb?lica dos contos, a crian?a vem a construir uma ponte de significa??o do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas a??es, desenvolvendo seu senso cr?tico, sua criatividade, sua express?o e linguagem.
Assim, fazer uso dos contos, da culin?ria e da imagina??o das crian?as no dia a dia da sala de aula ? um momento de alegria que traz satisfa??o ? turma toda.
Esta aula abordar? os diferentes g?neros textuais - contos e receitas culin?rias.
Para inici?-la, teremos que escolher um ambiente agrad?vel para ouvir uma hist?ria. Algumas sugest?es: embaixo de uma ?rvore, na sala de aula ou na biblioteca.
Para proporcionar o manuseio de material impresso, a hist?ria dever? ser contada com o auxilio do livro. Se na sua escola n?o tiver um exemplar do livro, seguem algumas sugest?es de sites para compra:
http://www.casasbahia.com.br/Conta-Pra-Mim-%E2%80%93-Joao-E-Maria-Irmaos-Grimm-269790.htm.l Acesso em: 15 jul 2013.
http://www.magazinegibi.com.br/livro-joao-e-maria--p3660. Acesso em: 15 jul 2013.
Imagem dispon?vel em: http://www.casasbahia.com.br/Conta-Pra-Mim-%E2%80%93-Joao-E-Maria-Irmaos-Grimm-269790.html. Acesso em: 15 jul 2013.
?
Caso a escola n?o tenha recursos para a compra, aqui esta uma vers?o online:
http://professoravivianferreira.blogspot.com.br/2009/10/livro-joao-e-maria-turma-da-monica.html. Acesso em: 15 jul 2013.
Imagem dispon?vel em: http://professoravivianferreira.blogspot.com.br/2009/10/livro-joao-e-maria-turma-da-monica.html. Acesso em: 15 jul 2013.
?
Dispon?vel tamb?m em vers?o online para colorir:
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2011/11/historia-de-joao-e-maria-para-colorir.html. Acesso em: 15 jul 2013.
Imagem dispon?vel em: http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2011/11/historia-de-joao-e-maria-para-colorir.html. Acesso em: 15 jul 2013.
Conhe?a tamb?m o site dos irm?os Grimm, autores deste conto.
http://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/joao_e_maria. Acesso em: 15 jul 2013.
Imagem dispon?vel em: http://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/joao_e_maria. Acesso em: 15 jul 2013.
Esta ? a Hist?ria dispon?vel no site dos irm?os Grimm:
Um conto de fadas dos Irm?os Grimm
?
?s margens de uma extensa mata existia, h? muito tempo, uma cabana pobre, feita de troncos de ?rvore, na qual morava um lenhador com sua segunda esposa e seus dois filhinhos, nascidos do
primeiro casamento. O garoto chamava-se Jo?o e a menina, Maria.
A vida sempre fora dif?cil na casa do lenhador, mas naquela ?poca as coisas haviam piorado ainda mais: n?o havia comida para todos.
Minha mulher, o que ser? de n?s? Acabaremos todos por morrer de necessidade. E as crian?as ser?o as primeiras.
- H? uma solu??o? - disse a madrasta, que era muito malvada. Amanh? daremos a Jo?o e Maria um peda?o de p?o, depois os levaremos ? mata e l? os abandonaremos.
O lenhador n?o queria nem ouvir falar de um plano t?o cruel, mas a mulher, esperta e insistente, conseguiu convenc?-lo.
No aposento ao lado, as duas crian?as tinham escutado tudo, e Maria desatou a chorar.
- N?o chore, tranquilizou-a o irm?o. Tenho uma ideia.
Esperou que os pais estivessem dormindo, saiu da cabana, catou um punhado de pedrinhas brancas que brilhavam ao clar?o da lua e as escondeu no bolso. Depois voltou para a cama.
No dia seguinte, ao amanhecer, a madrasta acordou as crian?as.
As crian?as foram com o pai e a madrasta cortar lenha na floresta e l? foram abandonadas. Jo?o havia marcado o caminho com as pedrinhas e, ao anoitecer, conseguiram voltar para casa.
O pai ficou contente, mas a madrasta, n?o. Mandou-os dormir e trancou a porta do quarto. Como era malvada, ela planejou lev?-los ainda mais longe no dia seguinte.
Jo?o ouviu a madrasta novamente convencendo o pai a abandon?-los, mas desta vez n?o conseguiu sair do quarto para apanhar as pedrinhas, pois sua madrasta havia trancado a porta. Maria
desesperada s? chorava. Jo?o pediu-lhe para ficar calma e ter f? em Deus.
Antes de sa?rem para o passeio, receberam para comer um peda?o de p?o velho. Jo?o, em vez de comer o p?o, guardou-o.
Ao caminhar para a floresta, Jo?o jogava as migalhas de p?o no ch?o, para marcar o caminho da volta.
Chegando a uma clareira, a madrasta ordenou que esperassem at? que ela colhesse algumas frutas, por ali. Mas eles esperaram em v?o. Ela os tinha abandonado mesmo!
- N?o chore Maria, disse Jo?o. Agora, s? temos ? que seguir a trilha que eu fiz at? aqui e ela est? toda marcada com as migalhas do p?o.
S? que os passarinhos tinham comido todas as migalhas de p?o deixadas no caminho.
As crian?as andaram muito at? que chegaram a uma casinha toda feita com chocolate, biscoitos e doces. Famintos, correram e come?aram a comer. De repente, apareceu uma velhinha, dizendo:
- Entrem, entrem, entrem que l? dentro tem muito mais para voc?s.
Mas a velhinha era uma bruxa que os deixou comer bastante at? cair no sono em confort?veis caminhas.
Quando as crian?as acordaram, achavam que estavam no c?u, parecia tudo perfeito. Por?m a velhinha era uma bruxa malvada que e aprisionou Jo?o numa jaula para que ele engordasse. Ela queria
devor?-lo bem gordo. E fez da pobre e indefesa Maria, sua escrava.
Todos os dias Jo?o tinha que mostrar o dedo para que ela sentisse se ele estava engordando. O menino, muito esperto, percebendo que a bruxa enxergava pouco, mostrava-lhe um ossinho de galinha. E
ela ficava furiosa, reclamava com Maria:
- Esse menino, n?o h? meio de engordar.
- D? mais comida para ele!
Passaram-se alguns dias at? que numa manh? assim que a bruxa acordou, cansada de tanto esperar, foi logo gritando:
- Hoje eu vou fazer uma festan?a. Maria ponha um caldeir?o bem grande, com ?gua at? a boca para ferver e d? bastante comida paro seu o irm?o, pois ? hoje que eu vou com?-lo ensopado. Assustada,
Maria come?ou a chorar.
- Acenderei o forno tamb?m, pois farei um p?o para acompanhar o ensopado, a bruxa falou.Ela empurrou Maria para perto do forno e disse:
- Entre e veja se o forno est? bem quente para que eu possa colocar o p?o.
A bruxa pretendia fechar o forno quando Maria estivesse l? dentro, para ass?-la e com?-la tamb?m, mas Maria percebeu a inten??o da bruxa e disse:
- Ih! Como posso entrar no forno, n?o sei como fazer?
- Menina boba! - disse a bruxa. H? espa?o suficiente, at? eu poderia passar por ela.
A bruxa se aproximou e colocou a cabe?a dentro do forno. Maria, ent?o, deu-lhe um empurr?o e ela caiu l? dentro. A menina, ent?o, rapidamente trancou a porta do forno deixando que a bruxa morresse queimada.
Maria foi direto libertar seu irm?o.
Estavam muito felizes e tiveram a ideia de pegarem o tesouro que a bruxa guardava e ainda algumas guloseimas. Encheram seus bolsos com tudo que conseguiram e partiram rumo ? floresta.
Depois de muito andarem atravessaram um grande lago com a ajuda de um cisne. Andaram mais um pouco e come?aram a reconhecer o caminho e viram ao longe a pequena cabana do pai.
Ao chegarem ? cabana encontraram o pai triste e arrependido. A madrasta havia morrido de fome e o pai estava desesperado com o que fez com os filhos.
Quando os viu, o pai ficou muito feliz e foi correndo abra??-los. Jo?ozinho e Maria mostraram-lhe toda a fortuna que traziam nos seus bolsos, agora n?o haveria mais preocupa??o com dinheiro e comida e
assim foram felizes para sempre.
* * * FIM * * *
Diga ?s crian?as que hoje ouviremos um conto.
O que ? conto?
? uma obra de fic??o, ou seja, n?o aconteceu de verdade, que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imagina??o. Como todos os textos de fic??o, o conto apresenta um narrador e personagens. Os personagens do nosso conto s?o Jo?o e Maria.
Conte a hist?ria de Jo?o e Maria. Depois conduza as crian?as a pensarem sobre a hist?ria, fa?a questionamentos como:
Professor, o segundo momento da aula come?a com a proposta sobre culin?ria. Voc? dever?, junto com os alunos, fazer um bolo. Providenciar os ingredientes para o feitio do bolo.
Liste no quadro da sala ou em um cartaz todos os ingredientes e o modo de preparo, explique que este tipo de texto ? receitas culin?rias - tem um padr?o. Devemos escrever todos os ingredientes primeiro e em seguida o modo de preparo e tempo de preparo. Veja o exemplo da ilustra??o abaixo:
Imagem dispon?vel em: http://educacao-ale.blogspot.com.br/2012/06/textos-para-trabalhar-com-genero.html. Acesso em: 15 jul 2013.
Ao apresentar a receita, trabalhe com as crian?as quantidades de ingredientes, unidades de medida e tempo de preparo. Fazendo questionamentos como:
Prepare o bolo com a ajuda das crian?as, providencie toucas para voc? e para as crian?as. Verifique se est?o todos com as m?os limpas. Explique que para o preparo dos alimentos devemos ter muito cuidado com a higiene das m?os e devemos tamb?m prender os cabelos.
Imagem dispon?vel em: http://img.blogs.abril.com.br/1/dieta-nunca-mais/imagens/dia-crianca-alimentacao-600.jpg. Acesso em: 17 jul 2013.
Nesta atividade, as crian?as dever?o usar muita criatividade. Fa?a interfer?ncias, a fim de que todas colaborem na decora??o do bolo que representa a casa da bruxa.
Veja algumas imagens de arquivo pessoal que ilustram a atividade:
Providencie a impress?o das folhas que cont?m os cinco dedoches. Cole em um papel cart?o, deixe que os alunos pintem e depois recorte.
Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/_paX6JnTLibA/SfYfcUEU0bI/AAAAAAAAAKg/QXrF1Peb8ec/s1600-h/wwwmundodafantasiarenatalima+033.jpg. Acesso em: 15 jul 2013.
Imagem dispon?vel em: http://tiapimpa.blogspot.com.br/2011/06/joao-e-maria-historia-e-atividades.html. Acesso em: 15 jul 2013.
O objetivo desta atividade ? recontar o conto. Ap?s a confec??o dos dedoches, coloque os alunos na disposi??o de rodinha e fa?a com que todas as crian?as contem a hist?ria da seguinte maneira: escolha uma crian?a para cada personagem (ela dever? colocar o dedoche de seu personagem). Escolha tamb?m uma crian?a para narrar a hist?ria, ? medida que a hist?ria ? narrada a crian?a dever? represent?-la fazendo a fala de seu personagem.
Depois que todos fizerem a representa??o, divida a turma em grupos menores (se poss?vel de 5 crian?as) e deixe que elas brinquem com os dedoches. Ser? um momento divertido, durante o qual, voc?, professor, ir? observar cada crian?a representando a hist?ria contada.
Essa ? uma das melhores etapas da nossa aula. ? a hora de saborear o nosso bolo da casa da bruxa. Que delicia!!
Imagem dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/_0guh15lz9g8/RyCOPp2Q3RI/AAAAAAAAAAk/SSh9PHZlV6Q/s320/Crian%C3%A7as+comendo+bolo+dia+12_10.jpg. Acesso em: 17 jul 2013.
SITES CONSULTADOS:
http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/5e5468d712b760f00aa4c978d7cf43ed_479.pdf . Acesso em: 15 jul 2013.
http://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/joao_e_maria .Acesso em: 15 jul 2013.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 15 jul 2013.
?
SUGEST?ES DE SITES:
Estes s?o outros sites com sugest?es de atividades sobre o conto de Jo?o e Maria:
http://tiapimpa.blogspot.com.br/2011/06/joao-e-maria-historia-e-atividades.html. Acesso em: 15 jul 2013.
http://www.abcmusicalkids.com.br/2013/02/projeto-joao-e-maria.html. Acesso em: 15 jul 2013.
http://www.guiapedagogico.com.br/2010/05/joao-e-maria-educacao-infantil.html. Acesso em: 15 jul 2013.
http://blogdapropatricia.blogspot.com.br/2011/02/atividades-para-trabalhar-com-historia.html. Acesso em: 15 jul 2013
Durante as aulas, o professor dever? observar se as crian?as: