Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ecologia: Biomas Brasileiros - Parte 1

Autor e Co-autor(es)

CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

L?rida de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Geografia Forma??o territorial brasileira
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as caracter?sticas b?sicas dos biomas brasileiros, conforme compet?ncia de ?rea 1 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Avaliar a import?ncia da preserva??o da biodiversidade, conforme habilidade H4 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM

Dimensionar a degrada??o dos principais biomas brasileiros conforme habilidade H3 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades

04 AULAS (50 MINUTOS CADA)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No??es b?sicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

No??es b?sicas de Geografia (Ensino Fundamental).

No??es b?sicas de Inform?tica.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a proje??o das figuras selecionadas abaixo (figuras 1 a 7). Caso a escola n?o disponha de um Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode tamb?m fazer o download das figuras e imprimi-las em transpar?ncias para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula.

Figura 1 ? Divis?o dos Biomas Brasileiros

1

Fonte: Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biomas-brasileiros-mapeamento-541508.shtml (Acesso em 27/06/2013)

Figura 2 ? Bioma Amaz?nia
5

Fonte: Dispon?vel em:  http://www.not1.com.br/grandes-biomas-no-brasil/ (Acesso em 27/06/2013)

Figura 3 ? Bioma Cerrado
4

Fonte: Dispon?vel em:  http://www.flickr.com/photos/26612046@N06/2822692835/  (Acesso em 27/06/2013)

Figura 4 ? Bioma Mata Atl?ntica

6

Fonte: Dispon?vel em:: http://www.akatu.org.br/Temas/Sustentabilidade/Posts/Coordenador-de-rede-de-ONGs-chama-atencao-para-ameacas-a-Mata-Atlantica  (Acesso em 27/06/2013)

Figura 5 ? Bioma Caatinga
7

Fonte: Dispon?vel em:  http://comitecaatingape.blogspot.com.br/2010_08_09_archive.html (Acesso em 27/06/2013)

Figura 6 ? Bioma Pampa

9

Fonte: Dispon?vel em: http://colunadosardinhaecologia.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html (Acesso em 27/06/2013)

Figura 7 ? Bioma Pantanal

8

Fonte: Dispon?vel em: http://turmadasimone.blogspot.com.br/2012/10/pantanal.html  (Acesso em 27/06/2013)

Finalizada a apresenta??o das figuras, cabe ao professor ser o mediador sobre o tema. As quest?es abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:


1 ? Quais s?o as semelhan?as entre as figuras apresentadas?

2 ? Quais s?o as diferen?as entre as figuras apresentadas?

3 ? De acordo com o mapa apresentado, em qual bioma brasileiro est? inserida a cidade que voc? mora?

4 ? Voc? j? teve a oportunidade de visitar outro bioma al?m daquele em que sua cidade est? inserida? Conte como foi sua experi?ncia?


Cabe ao professor interferir e levar alunos a se posicionarem em rela??o ?s quest?es, assim como estimular a argumenta??o dos mesmos por meio de perguntas complementares.

Coment?rio: Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avalia??o da aprendizagem.


Segundo momento: Aprofundando o assunto

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula tamb?m pode ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a exibi??o dos v?deos 1 e 2, a seguir. Caso o Laborat?rio de Inform?tica n?o disponha de um projetor multim?dia, os alunos podem assistir os v?deos nos computadores acessando os links abaixo.

Caso seja necess?rio, o professor pode tamb?m fazer previamente o download dos v?deos e grav?-lo em DVD, para exibi??o em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos dever?o utilizar caderno para anota??es, caneta e l?pis.

Coment?rio: Fica a crit?rio do professor a interrup??o parcial dos v?deos para a discuss?o de algumas cenas selecionadas previamente. ? importante que, nessa estrat?gia, os alunos sejam incentivados a demonstrarem suas percep??es e opini?es, por meio de coment?rios espont?neos. Outra possibilidade ? a exibi??o completa dos v?deos seguida da discuss?o.

V?deo 1 ? Biomas do Brasil ? Parte 1 (8:36)

2

Fonte: v?deo dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=IA6u9PKgnnw  (Acesso em 27/06/2013)

V?deo 2 ? Biomas do Brasil ? Parte 2 (8:31)

3

Fonte: v?deo dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=e3sjrxesyso  (Acesso em 27/06/2013)


Ap?s a apresenta??o dos v?deos, o professor deve incentivar a express?o de impress?es e opini?es por parte dos alunos em rela??o ao conte?do dos v?deos, assim como centrar a discuss?o na responsabilidade que cada um deles possui em rela??o aos biomas brasileiros.

Finalizada a discuss?o, os alunos dever?o se organizar em duplas para responder a Atividade de Contextualiza??o.

O computador e o projetor multim?dia utilizados na exibi??o dos v?deos poder?o ser empregados tamb?m para a veicula??o da Atividade de Contextualiza??o. Nesse caso, cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno.

Se n?o for poss?vel utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode tamb?m ?copiar? e ?colar? a Atividade de Contextualiza??o em um documento do software Microsoft Word ou em qualquer outro editor de texto e imprimi-lo em uma transpar?ncia para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula. Tamb?m nesse caso, cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno. Outra op??o ? entregar a cada aluno uma via impressa da Atividade de Contextualiza??o.

Atividade de Contextualiza??o

1 ? Vegeta??o t?pica de regi?es costeiras, sendo uma ?rea de encontro das ?guas do mar com as ?guas doces dos rios. A principal esp?cie encontrada nesse bioma ? o caranguejo. Essas caracter?sticas s?o do:

a) Cerrado

b) Mangue

c) Caatinga

d) Pantanal

e) Mata de Cocais


2 ? O texto abaixo refere-se ? qual forma??o vegetal?

?De origem bastante discutida, essa forma??o ? caracter?stica das ?reas onde o clima apresenta duas esta??es bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos n?tidos: uma arb?reo-arbustivo, onde as esp?cies tortuosas t?m os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herb?ceo, geralmente dispostos em tufos?.

a) Cerrado

b) Caatinga

c) Floresta tropical

d) Mata semi?mida

e) Forma??o do Pantanal


3 ? O Brasil, em raz?o de sua grande extens?o territorial, possui diversos tipos de vegeta??o, apresentando um complexo mostru?rio das principais paisagens e ecologias do planeta. Cite os principais biomas existentes no territ?rio brasileiro.

( 1 ) Regi?o Norte                                                                                                                  (    ) Pampa

( 2 ) Regi?o Centro                                                                                                                (    ) Cerrado

( 3 ) Regi?o Sudeste                                                                                                              (    ) Pantanal

( 4 ) Regi?o Nordeste                                                                                                             (    ) Caatinga

( 5 ) Estado do Mato Grosso do Sul                                                                                         (    ) Mata Atl?ntica

( 6 ) Estado do Rio Grande do Sul                                                                                           (    ) Floresta Amaz?nica


4 ? Localizado principalmente na Regi?o Centro-Oeste, esse bioma ? caracterizado pela presen?a de pequenos arbustos e ?rvores retorcidas, com cascas grossas e folhas recobertas de pelos. Solo deficiente em nutrientes e com alta concentra??o de alum?nio. Marque a alternativa que corresponde ao bioma que apresenta as caracter?sticas descritas.

a) Mangue

b) Caatinga

c) Campos

d) Cerrado

e) Mata de arauc?ria


5 ? Sobre as forma??es fitogeogr?ficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposi??o(?es) correta(s).

a) A Caatinga ? caracterizada por ser uma floresta ?mida da regi?o litor?nea do Brasil, hoje muito devastada.

b) O Mangue ocorre desde o Amap? at? Santa Catarina e desenvolve-se em estu?rios, sendo utilizados por v?rios animais marinhos para reprodu??o.

c) O Pampa ocorre na Regi?o Centro-Oeste onde o clima ? quente e seco. A flora e a fauna dessa regi?o s?o extremamente diversificadas.

d) A Floresta Amaz?nica est? localizada nos estados do Maranh?o e do Piau? e as ?rvores t?picas dessa forma??o s?o as palmeiras e os pinheiros.

e) O Cerrado ? uma forma??o fitogeogr?fica caracterizada por uma floresta tropical que cobre cerca de 40% do territ?rio brasileiro, ocorrendo na Regi?o Norte.

f) A Mata Atl?ntica ? uma forma??o que se estende de S?o Paulo ao Sul do pa?s, onde predominam ?rvores como o baba?u e a carna?ba, e est? muito bem preservada.

g) O Pantanal ocorre nos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, caracterizando-se como uma regi?o plana que ? alagada nos meses de cheias dos rios.


Gabarito:

1 ? B

4 ? D

2 ? A

5 ? B; G

3 ? 5; 6; 2; 4; 3; 1

?

Fonte: Dispon?vel em: www.revista.vestibular.uerj.br (Acesso em 27/06/2013)


Terceiro momento: Pesquisa on-line

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula dever? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica. Agora ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, caderno para anota??es, caneta e l?pis.

O professor dever? organizar a turma em seis grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada, para a utiliza??o dos computadores, sendo necess?rio, no m?nimo, um computador por grupo.

Observa??o:

Caso a escola n?o disponha de um Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organiza??o em grupos.

Como se v? abaixo, cada um dos seis grupos ficar? respons?vel por coletar dados sobre cada uma dos biomas existentes no Brasil, consultando, para tanto, sites espec?ficos.

Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos seis grupos a coletar dados referentes:


* ? fauna caracter?stica do bioma em quest?o

* ? vegeta??o caracter?stica do bioma em quest?o

* ao solo do bioma em quest?o

* ao relevo do bioma em quest?o

* ? ?gua do bioma em quest?o

* ao clima do bioma em quest?o

* ? extens?o territorial do bioma em quest?o


Cada um dos grupos dever? selecionar e arquivar, em um documento do Microsoft Word, as informa??es e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos par?metros estabelecidos, as quais ser?o utilizadas no momento seguinte da aula.

Sites indicados para consulta:

Grupo 1:  Bioma Amaz?nia 

Dispon?vel: http://www.ibflorestas.org.br/pt/bioma-amazonico.html (Acesso em 27/06/2013)

Dispon?vel: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia (Acesso em 27/06/2013)

Dispon?vel: http://www.educacional.com.br/especiais/biomas/popBiomaAmazonia.asp  (Acesso em 27/06/2013)


Grupo 2: Bioma Cerrado

Dispon?vel: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=961&sid=2  (Acesso em 27/06/2013)

Dispon?vel: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia (Acesso em 27/06/2013)

Dispon?vel: http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado (Acesso em 27/06/2013)


Grupo 3: Bioma Mata Atl?ntica 

Dispon?vel: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=964&sid=2  (Acesso em 27/06/2013)

Dispon?vel: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia (Acesso em 27/06/2013)

Dispon?vel: http://ibflorestas.org.br/pt/bioma-mata-atlantica.html  (Acesso em 27/06/2013)


Grupo 4: Bioma Caatinga

Dispon?vel: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=962&sid=2  (Acesso em 27/06/2013)

Dispon?vel: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia  (Acesso em 27/06/2013)

Dispon?vel: http://www.ibflorestas.org.br/pt/bioma-caatinga.html      (Acesso em 27/06/2013)


Grupo 5: Bioma Pampa

Dispon?vel: http://www.ibflorestas.org.br/pt/bioma-pampa.html  (Acesso em 27/06/2013)

Dispon?vel: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia (Acesso em 27/06/2013)

Dispon?vel: http://www.mma.gov.br/biomas/pampa  (Acesso em 27/06/2013)


Grupo 6:  Bioma Pantanal

Dispon?vel: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=963&sid=2    (Acesso em 27/06/2013)

Dispon?vel:  http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia (Acesso em 27/06/2013)

Dispon?vel: http://www.ibflorestas.org.br/bioma-pantanal (Acesso em 27/06/2013)


Quarto momento: Organizando um semin?rio de pesquisa

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a crit?rio do professor, e consiste na apresenta??o de semin?rios de pesquisa.

Ser?o utilizadas as informa??es e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.

O semin?rio de pesquisa nada mais ? do que um procedimento metodol?gico que envolve o estudo e a apresenta??o em grupo sobre um determinado assunto - informa??o dispon?vel em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario (Acesso em 27/06/2013).

A apresenta??o dos grupos poder? ser feita por meio de exposi??o oral, utiliza??o do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.

Cabe ao professor, ap?s a apresenta??o de todos os semin?rios, abrir espa?o para uma discuss?o, estimulando os alunos a identificarem as informa??es que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Al?m disso, cabe ao professor acompanhar a apresenta??o dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informa??es relevantes, bem como para promover uma s?ntese das conclus?es.

Observa??o:

Os grupos dever?o arquivar as informa??es e as imagens obtidas nos sites e utilizadas para a elabora??o do semin?rio para que possam tamb?m utiliz?-las posteriormente, na continuidade dessa aula, intitulada Ecologia: Biomas Brasileiros - Parte 2.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores:

Artigo ?Biomas?, site Wikipedia
Dispon?vel: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bioma (Acesso em 27/06/2013)

Artigo ?Biomas?, site Minist?rio do Meio Ambiente
Dispon?vel: http://www.mma.gov.br/biomas  (Acesso em 27/06/2013)


Sugest?es de links para alunos:

Artigo ?Biomas?, site Info Escola
Dispon?vel: http://www.infoescola.com/geografia/bioma/  (Acesso em 27/06/2013)

Artigo ?Biomas?, site Preserva??o e Educa??o
Dispon?vel: http://www.projetobiomas.org/ (Acesso em 27/06/2013)

Avaliação

A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula. Como sugest?o, o professor pode avaliar a participa??o e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e coment?rios, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no debate, na atividade de contextualiza??o ou no semin?rio de pesquisa.