Dal?nea C. Flor; Giandr?a R. Strenzel; Graziela B. L?pez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
* Desenvolver a linguagem oral dos beb?s;
* Estreitar v?nculos com as fam?lias;
* Possibilitar ?s crian?as experi?ncias sensitivas diversificadas;
* Produzir um material did?tico pedag?gico: tapete dos sentidos.
Essa aula n?o exige um conhecimento pr?vio, no entanto, a organiza??o pr?via e a parceria com as fam?lias ? condi??o para o desenvolvimento do trabalho. A aula foi aqui idealizada para o trabalho pedag?gico com beb?s de 0 a 2 anos.
Para in?cio de conversa...
Na Educa??o Infantil o trabalho pedag?gico de qualidade depende da rela??o estabelecida com as fam?lias. Essa tem um papel fundamental de ajudar a estreitar a rela??o com nossos pequenos alunos. Na perspectiva de Leontiev (2006) as crian?as reconhecem a situa??o de depend?ncia em rela??o aos adultos que a cercam, assim como, sabem que seus comportamentos determinam suas rela??es pessoais e ?ntimas com essas pessoas. Na inf?ncia, ainda segundo o autor, o mundo ao redor da crian?a se decomp?e em dois grupos, o primeiro consiste nas rela??es com pessoas inteiramente relacionadas a elas (pais, m?e, irm?os). Essas rela??es produzem a forma com que as mesmas crian?as se relacionar?o com o segundo c?rculo, que ? ampliado, e formado por todas as outras pessoas.
Tendo esse pressuposto como base, entendemos que atividades desenvolvidas em parceria com as fam?lias podem nos ajudar a conhecer e estreitar os v?nculos com as crian?as.
No caso dessa aula, outra concep??o que valorizamos ? a de que as crian?as bem pequenas conhecem o mundo mediado pela rela??o que estabelecem com outros adultos, outras crian?as e tamb?m com os objetos produzidos pela humanidade. Assim a proposta aqui explicitada ? a da confec??o de um "tapete dos sentidos" em parceria com as fam?lias. Esse tapete, al?m de se configurar como material did?tico-pedag?gico, re?ne possibilidades de est?mulo aos pequenos, que na medida em que manipularem o material poder?o experimentar texturas e visualizar cores e s?mbolos.
Em linhas gerais, cada fam?lia confeccionar? um "quadrado" dos sentidos. Esses quadrados ser?o costurados pela professora at? que se produza um tapete com diversas possibilidades de manipula??o. Cada quadrado dever? conter possibilidades de manipula??o como pequenos bolsos para as crian?as "guardarem" objetos; texturas diferenciadas; el?sticos; bot?es; sinos; entre outras possibilidades que a criatividade permitir.
Material Utilizado:
* 3 metros de brim cru; (o tecido pode ser de escolha do professor, no caso do tapete da foto utilizamos o brim cru, tanto para fazer a base quanto para fazer os quadrados ilustrados pelas fam?lias)
* Retalhos de tecido coloridos;
* Linhas coloridas;
* Bot?es coloridos e com formatos diferentes;
* Agulha e tesoura;
* Pequenos sinos;
* Peda?os de velcro;
* Peda?os de z?per;
* Peda?os de cord?es coloridos.
Primeiro passo - Conversa com as fam?lias (30 minutos) e entrega do material (10 dias)
A conversa com a fam?lia deve ser planejada com anteced?ncia e nela os objetivos da atividade dever?o estar expl?citos, ou seja, a professora dever? conversar com as fam?lias sobre a import?ncia da parceria, a respeito dos objetivos educativos da atividade e tamb?m fornecer indica??es em rela??o ? confec??o do quadrado. Cada quadrado dever? ter em m?dia 20 cent?metros de tecido e dever? ser entregue para as fam?lias j? com um prazo de devolu??o estipulado. No caso de trabalho em tecido sugerimos 10 dias para o retorno.
Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.
Segundo passo - Recebimento do material e confec??o do tapete (1 semana)
A professora deve receber o material das fam?lias e come?ar a costurar o tapete. ? importante que todos os quadrados sejam costurados em tecido firme. A professora pode fazer tamb?m margens coloridas entre os quadrados, para que o material fique ainda mais atraente e estimulante. Se a professora n?o tiver habilidade com costura, sugerimos que pergunte ?s fam?lias se algu?m gosta de trabalhos manuais e est? disposto a colaborar na confec??o. Caso ningu?m tenha esse interesse ou disponibilidade o trabalho pode ser feito em papel mesmo, com cartolinas ou outros materiais texturizados. Aqui pensamos em tecido pela durabilidade do material. Durante a confec??o a professora pode come?ar a disponibilizar o tapete para os beb?s experimentarem.
Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.
Terceiro passo - Manipula??o do Material (30 minutos)
A professora poder? disponibilizar o material para as crian?as manipularem. ? importante que durante o uso do tapete a professora deixe as crian?as utilizarem livremente, mas tamb?m deve mediar mostrando para as crian?as as possibilidades do material. Por exemplo, abrindo e fechando o z?per, guardando objetos nos bolsos, falando o nome dos animais e das cores que aparecem no tapete. Esse trabalho pode desenvolver a linguagem e aspectos simb?licos que ser?o indispens?veis no processo de alfabetiza??o.
Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.
Quatro passo - Exposi??o do Material
Quando as crian?as terminarem de brincar com o tapete, a professora pode pendur?-lo na parede expondo o trabalho desenvolvido em parceria com as fam?lias!
OBS: ? importante deixar claro, na conversa com as fam?lias, que a seguran?a dos beb?s deve ser priorizada. Portanto a escolha de objetos que n?o soltem f?cil quando presos os costurados no tapete ? imprescind?vel.
Aula do Portal do Professor: Os 5 sentidos. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25770
FACCI. Marilda. A periodiza??o do desenvolvimento psicol?gico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski. In: Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, p. 64-81, abril 2004.
VIGOTSKI, Lev; LURIA, Alexander; LEONTIEV, Alexis. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. S?o Paulo: ?cone. 2006.
A confec??o do tapete dos sentidos proporciona dar conta dos objetivos elencados no in?cio da aula. Posto que ele pode sim ajudar a estreitar os v?nculos com as fam?lias e consequentemente com os beb?s. Al?m disso esse material did?tico pedag?gico produzido possibilita experi?ncias sensitivas diversificadas, as quais se forem mediadas pelos professores podem se transformar em aprendizagens, inclusive estimulando o desenvolvimento da linguagem e proporcionando um contato qualificado com a produ??o de conhecimento da humanidade.