Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades r?tmicas e expressivas |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Dan?a: Valores culturais |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Dan?a: Valores hist?ricos |
Ensino M?dio | Geografia | Forma??o territorial brasileira |
N?o ? necess?rio nenhum conhecimento pr?vio.
Aula 1: Conhecendo a Regi?o Norte do Brasil
Professores, esta aula propiciar? aos alunos um pouco mais de conhecimento sobre a cultura brasileira, particularmente da Regi?o Norte do Brasil. Atrav?s da dan?a os alunos ter?o oportunidade de conhecer um pouco mais da hist?ria das cren?as, da arte e dos costumes dos habitantes da maior regi?o do Brasil em extens?o territorial e tamb?m a menos populosa. Ter?o tamb?m a oportunidade de socializar este conhecimento para al?m dos muros da escola.
1. Apresente aos alunos, utilizando o Data Show, a imagem do mapa do Brasil sugerida abaixo. Entregue para cada aluno c?pia impressa dessa mesma imagem. Solicite que cada aluno analise esta imagem e realize individualmente as seguintes tarefas: localize a regi?o em que se encontra o nosso estado; assinale no mapa outras regi?es do Brasil que teve oportunidade de conhecer; localize tamb?m no mapa a Regi?o Norte e registre o nome dos estados que a comp?e. Caso j? tenha visitado algum desses estados, indique qual; descreva alguma caracter?stica dos estados da regi?o Norte que conhe?a ou tenha ouvido falar.
Fonte: http://macacogeografico.blogspot.com.br/2012/07/distribuicao-da-populacao-por-grandes.html. Acesso em 03 de julho de 2013.
Professor auxilie os alunos caso tenham dificuldade com o registro dos nomes dos estados da Regi?o Norte.
2. Depois de apresentados os estados da Regi?o Norte, dialogue com os alunos o conhecimentos que eles t?m sobre esses estados.
Para que os alunos conhe?am um pouco sobre a Regi?o Norte, entregue a cada um uma ficha contendo informa??es sobre suas caracter?sticas sociais, econ?micas, geogr?ficas, hist?ricas e culturais. As fichas que representam a mesma caracter?stica dever?o estar destacadas da mesma cor.
Sugest?o de texto com as caracter?sticas da Regi?o Norte.
Geografia do Brasil ? Regi?o Norte. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/brasil/regiao-norte.htm. Acesso em 03 de julho de 2013.
Modelo de ficha para a din?mica.
(Frente) (Verso)
Fonte: Imagens da pr?pria autora.
Fonte: http://www.aprendemos.com.br/regiao-norte-do-brasil/. Acesso em 03 de julho de 2013.
3. Depois de entregue as fichas, solicite que se re?nam em grupos os alunos com as mesmas caracter?sticas (cor) da regi?o, que socializem e conversem sobre estas caracter?sticas e registrando em uma folha as informa??es dessa regi?o.
4. Proponha que os alunos se organizem em roda para apresentarem as informa??es da Regi?o Norte de cada grupo.
5. Antes de encerrar informe aos alunos que as pr?ximas aulas ser?o focadas na caracter?stica cultural da regi?o, especialmente as dan?as t?picas.
Aulas 2, 3, 4 e 5: Regi?o Norte e suas dan?as
1. Apresente aos alunos o v?deo: Document?rio sobre a Regi?o Norte ? Bora l?. Esse v?deo mostra o lado art?stico e cultural da regi?o Norte. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=hj13ysbS_Fk. Dura??o 5 minutos. Acesso em 03 de julho de 2013.
2. Informe aos alunos que ao assistir ao v?deo devem observar as seguintes quest?es:
?
?
3. Ap?s a apresenta??o do v?deo, o professor dever? formar cinco grupos de alunos, atribuindo a cada um deles a tarefa de debaterem sobre as quest?es abordadas no v?deo assistido, relacionando este conte?do com as caracter?sticas sociais, econ?micas e geogr?ficas da regi?o estudada na aula anterior. Elaborar uma s?ntese que retrate a opini?o do grupo e escolha um componente do grupo para apresent?-la. Cada grupo ter? 5 minutos para socializar suas observa??es para os demais grupos.
4. Depois de conclu?da a discuss?o sobre a cultura da Regi?o Norte do pa?s, informe ? turma que ser? feito uma pesquisa sobre algumas dan?as t?picas da regi?o: camale?o, dan?a do ma?arico, carimb?, marambir? e marujada. Para isto, mantenha a mesma divis?o da turma em cinco grupos e sorteie para cada grupo uma das dan?as citada acima.
5. Construa, em conjunto com os alunos, um roteiro de itens para pesquisarem sobre as dan?as. Para isto, pergunte aos alunos o que eles gostariam de saber sobre essas dan?as t?picas da Regi?o Norte.
Sugest?o de roteiro para pesquisa:
Fonte: http://arteculturaespiritualidade.blogspot.com.br/2012/01/as-dancas-tipicas-da-regiao-norte.html. Acesso em 18 de julho de 2013.
Para realizar esta pesquisa, encaminhe os alunos para o Laborat?rio de Inform?tica ou solicite que eles utilizem seu Netebook do Projeto Um Computador por Aluno/UCA.
6. Al?m da pesquisa, proponha para os grupos que reproduzam a coreografia da dan?a pesquisada e apresentem para a turma.
Sugest?es de textos e v?deos para pesquisa sobre as dan?as t?picas:
Marujada
?
?
Camale?o
?
?
Ma?arico
?
?
Carimb?
?
?
Marambir?
?
Aulas 6 e 7: Construindo a coreografia
1. Professor solicite aos alunos que apresentem para voc? a pesquisa realizada e analise se todo o roteiro destinado para a pesquisa foi contemplado. Auxilie os alunos caso eles n?o tenham completado a pesquisa. Depois, com os mesmos grupos j? definidos, oriente os alunos sobre a reprodu??o da dan?a. Baseado nos v?deos das dan?as t?picas proponha aos alunos que organizem o grupo em pares para realizar a dan?a, que escolham uma m?sica caracter?stica e reproduza os passos das dan?as apresentadas nos v?deos no tempo que a m?sica possui.
Aulas 8, 9 e 10: Apresenta??es da pesquisa e das dan?as
Fonte: http://eventosbraganca.blogspot.com.br/2011/05/festividade-de-sao-benedito.html. Acesso em 03 de junho de 2013.
1. Nas pr?ximas aulas solicite a apresenta??o sobre a pesquisa e a dan?a t?pica de cada grupo e registre essas apresenta??es com fotos e filmagem. Solicite tamb?m aos alunos da turma que ap?s a sua apresenta??o e a dos demais grupos registrem as informa??es que julgar necess?rio para a constru??o de um Relat?rio da Viv?ncia.
2. Para divulga??o externa sugere-se tamb?m que os alunos transformem seus textos em podcasts para inser??o no site da escola (tempo grava??o m?xima de 3 minutos). As grava??es poder?o ser feitas na pr?pria escola, com apoio do professor de inform?tica. Orienta??es b?sicas sobre como criar um podcast s?o encontradas em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=89. Acesso em 18 de julho de 2013.
?
Aula 11: Relat?rio de Viv?ncia
1. Proponha aos alunos que, cada grupo relate por meio de um texto coletivo, suas observa??es e percep??es durante o processo da viv?ncia das diferentes dan?as t?picas do Norte, quais suas concep??es sobre essa tem?tica ap?s a pesquisa, o que foi mais interessante conhecer e sua opini?o a respeito do trabalho em grupo. Ap?s conclus?o, cada grupo deve socializar o conte?do do relat?rio, por meio de exposi??es orais espont?neas de seus componentes.
Dan?as Folcl?ricas Brasileiras. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-lendas-e-mitos-do-folclore/folclore-9.php. Acesso em 03 de julho de 2013.
Dan?as t?picas da regi?o norte. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=_9EA81pWHp8. Acesso em 03 de julho de 2013. Tempo de dura??o: 3 minutos.
Observe a participa??o e envolvimento dos alunos em todos os momentos da aula: na constru??o da sequencia coreogr?fica; na leitura interpreta??o das informa??es dos roteiros sugeridos e das pesquisas; nas discuss?es e an?lises solicitadas e pertinentes aos assuntos trabalhados; na aquisi??o de conhecimento sobre as diferentes dan?as t?picas e a sua rela??o ? com a cultura do povo da Regi?o Norte; na valoriza??o da cultura ind?gena e africana.