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Cobaias e avan?o cient?fico: uma quest?o contempor?nea

Autor e Co-autor(es)

Selma Gonzaga Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Agente Comunit?rio de Sa?de
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Biotecnologia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Citopatologia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Controle Ambiental
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Enfermagem
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Equipamentos Biom?dicos
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Est?tica
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Farm?cia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Ger?ncia de Sa?de
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Associar a solu??o de problemas de sa?de com o correspondente desenvolvimento cient?fico e tecnol?gico.
  • Reconhecer benef?cios, limita??es e aspectos ?ticos da utiliza??o de cobaias animais em testes experimentais considerando estruturas e processos biol?gicos envolvidos.
  • Relacionar informa??es apresentadas em diferentes formas de linguagem e representa??o usadas nas ci?ncias biol?gicas.
  • Avaliar m?todos, processos ou procedimentos das ci?ncias naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social.
  • Interpretar experimentos ou t?cnicas que utilizam seres vivos, analisando implica??es para o ambiente, a sa?de, a produ??o de alimentos, mat?rias primas ou produtos industriais.
  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam ? preserva??o e ? implementa??o da sa?de individual e coletiva.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o requer conhecimentos pr?vios espec?ficos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRAT?GIAS

Estudos individuais e em grupos; discuss?o em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; estudo de textos; GVGO.

RECURSOS

Utiliza??o de computadores com acesso ? internet e textos digitais.

M?dulo 1- Cobaias e experimentos cient?ficos: resgate de conhecimentos pr?vios e exemplo de pesquisa

Atividade 1- Resgatando conhecimentos pr?vios

Para iniciar o estudo do tema "Cobaias e avan?o cient?fico: uma quest?o contempor?nea", sugerimos que o professor projete as imagens apresentadas na sequ?ncia abaixo, previamente salvas em seu computador, utilizando o data show.

Enquanto os alunos observam as imagens, o professor dever? fazer as seguintes indaga??es:

  • Onde esses animais est?o? Qual ? o motivo de estarem a??
  • Estes procedimentos s?o necess?rios? Por qu??
  • Que sentimentos estas imagens despertam em voc??

?

camundongo lab

Imagem dispon?vel em:  http://genoma.ib.usp.br/wordpress/wp-content/uploads/2012/01/camundongo-laboratorio-cobaia-mayana-zatz-ciencia.jpg. Acessado em 03/07/2013.

rato tumor

Imagem dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/imagens/curiosidades/rato-tumor.jpg . Acessado em 03/07/2013.

cobaias chimpanz??s

Imagem dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/-RQAFvlMgJoQ/Tsum7HY1XwI/AAAAAAAAJU4/uDcpSFxQeX4/s1600/cobaia%2Bchimpanz%25C3%25A9s.jpg. Acessado em 03/07/2013.

cobaia camund

Imagem dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/2a37fe5152b30959606d15e4ee39986b.jpg. Acessado em 03/07/2013.

O professor dever? ouvir os alunos na exposi??o de seus conhecimentos e posicionamentos sem fazer julgamento do que est? certo ou errado. Suas interven??es dever?o ser no sentido de despertar nos alunos interesse em conhecer mais sobre o assunto.

Atividade 2 - Um exemplo de pesquisa com cobaias

  Ap?s esse di?logo inicial, sugerimos que professor explique como podem acontecer as pesquisas cient?ficas com o uso de cobaias animais, por meio de um exemplo, como o sugerido a seguir.

Os alunos dever?o acessar a imagem diretamente de seu computador pessoal ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-la em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. Cada aluno dever? receber uma c?pia impressa desta imagem para colar em seu caderno.

pesq cobaias

Imagem dispon?vel em: http://www.pelepequenoprincipe.org.br/images/site/pesquisa-cobaias.jpg. Acessado em 03/07/2013.

M?dulo 2 - Explorando o que a m?dia e o jornalismo cient?fico t?m divulgado sobre o tema

Atividade 1 - Leitura e discuss?o de mat?rias divulgadas pela m?dia e pelo jornalismo cient?fico

Ap?s fornecer os endere?os para acesso das mat?rias elencadas a seguir, o professor dever? distribuir os alunos em grupos de modo que cada um ou dois grupos, leia uma mat?ria.
Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar o texto on line diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor dever? ainda providenciar uma c?pia impressa do texto atribu?do ao grupo para cada aluno.

O grupo dever? enumerar os aspectos mais relevantes do conte?do apresentado nos textos se posicionado a respeito dos pontos de vista apresentados.

  1. A vingan?a das cobaias. Dispon?vel em:http://super.abril.com.br/ciencia/vinganca-cobaias-700248.shtml. Acessado em 03/07/2013.
  2. Como s?o feitos os testes de laborat?rio em animais? Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/como-sao-feitos-testes-laboratorio-animais-609418.shtml
  3. Pol?mico, uso de animais como cobaias ainda ? necess?rio, dizem cientistas. Dispon?vel em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u336868.shtml. Acessado em 03/07/2013.
  4. Ratos de laborat?rio t?m mais mordomias do que se imagina - Saiba como s?o tratadas as cobaias preferidas da ci?ncia. Dispon?vel em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI291108-17773,00-RATOS+DE+LABORATORIO+TEM+MAIS+MORDOMIAS+DO+QUE+SE+IMAGINA.html. Acessado em 03/07/2013.
  5. Seres humanos e demais animais: hora de discutir a rela??o http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=73&id=906. Acessado em 03/07/2013.

Atividade 2 - Socializa??o e discuss?o das mat?rias

Cada grupo de alunos dever? escolher um relator para socializar com os colegas e o professor uma s?ntese da mat?ria lida e a posi??o do grupo, se houver consenso, a respeito dos aspectos abordados. Se n?o houver consenso, o relator dever? expor as diferentes posi??es dos componentes do grupo. Em seguida, o professor dever? solicitar que os alunos apontem os pontos mais relevantes e se posicionem a favor ou contr?rios ao que foi informado em todas as mat?rias. O professor dever? estar atento para corrigir interpreta??es err?neas ou distor??es do texto. Deve tamb?m esclarecer d?vidas que certamente ocorrer?o, assim como coordenar a discuss?o dando a cada aluno o direito de fala, sem interrup??es, ao expor seu ponto de vista ou d?vida.

Fechamento da discuss?o pelo professor

Um tema emergente na m?dia e sempre em pauta quando se trata de natureza e sustentabilidade ? o uso de animais para testes laboratoriais. Essa discuss?o vem ? tona todas as vezes em que algum novo medicamento ? descoberto e que macacos, ratos ou qualquer outro animal tenham sido usados na fase de teste.

Esse ? um constante jogo entre dois poderes: a ci?ncia, que busca novas tecnologias, novas descobertas e novas formas de aplica??o de conhecimentos, e os ambientalistas, que se preocupam com o futuro do planeta e com os danos sofridos pelos animais, que passam por processos muitas vezes dolorosos e outras letais.

Movimentos ideol?gicos crescem cada vez mais, lutando para que os biot?rios sejam fechados, afirmando que esse tipo de teste ? arcaico e ultrapassado, pois a tecnologia j? permite que outros tipos de exames sejam feitos, utilizando outros meios. Al?m disso, os participantes de movimentos contra a utiliza??o de cobaias animais argumentam que a maioria dos testes feitos nesses seres ? ineficiente, pois seus organismos diferem em v?rios pontos do organismo humano.

J? a Ci?ncia ainda acredita que o m?todo mais eficaz ? o de testes em seres vivos. Para um melhor acompanhamento dos efeitos colaterais do medicamento, ? necess?ria uma observa??o do meio em que ele foi aplicado, o que se torna muito mais f?cil quando se tratam de animais, que possibilitam um acompanhamento de rea??es.

H? ainda o dilema ?tico da profiss?o. Tirar a vida de um animal em prol da ci?ncia ? v?lido quando o objetivo ? a cura de um mal da sociedade? Ou tirar uma vida vai sempre significar um crime, pass?vel de puni??o?

Fonte: O dilema ?tico dos testes com cobaias animais. Dispon?vel em: http://cientificojornalismo.wordpress.com/2013/03/01/o-dilema-etico-dos-testes-com-cobaias-animais/. Acessado em 03/07/2013.

M?dulo 3 - Aprofundamento te?rico 

Atividade 1 - Busca de significado de palavras

Algumas palavras que s?o recorrentes nos textos sobre o tema dever?o ter os significados, ou conceitos inerentes a elas, muito claros para os alunos. Sendo assim, sugerimos que busquem essas informa??es em um dicion?rio on line ou impresso. Sugerimos tr?s palavras, mas o professor poder? acrescentar outras.

  • Vivisecss?o
  • Disseca??o
  • Biot?rio

Sugest?o de endere?os para pesquisa:

Atividade 2 - Estudo de textos

Para um aprofundamento te?rico sobre o assunto, sugerimos o estudo dos textos abaixo enumerados. Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

O professor dever? entregar a cada aluno uma c?pia impressa de cada texto e de algumas quest?es para discuss?o, como as sugeridas ap?s as refer?ncias dos textos.

1-      Animais de laborat?rio. Dispon?vel em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/animaislaboratorio.htm. Acessado em 03/07/2013.

2-      LEI N? 11.794, DE  8 DE OUTUBRO DE 2008 (Lei Arouca) Dispon?vel em: http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=236889. Acessado em 03/07/2013.

3-      Experimenta??o animal: o debate na universidade e nos laborat?rios de pesquisa. Dispon?vel em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=73&id=914. Acessado em 03/07/2013.

4-      Como funciona o uso de animais em laborat?rios. Dispon?vel em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/animais-em-laboratorio.htm .  Acessado em 03/07/2013. O artigo est? dividido em t?picos que constam nos ?cones desta p?gina inicial. Ap?s ler a primeira p?gina, o aluno dever? clicar no ?cone que abrir? a segunda p?gina; depois a terceira, e assim sucessivamente, at? ler todas as cinco p?ginas do artigo indicadas abaixo. Os ?cones na ordem em que est?o apresentados na p?gina inicial s?o: 1. Introdu??o; 2. M?todos usados;  3. De onde eles v?m ; 4. O sucesso ou n?o das experi?ncia com animais ; 5. ?tica na medicina; 6. Pr?s e contras. Ap?s ler todo o artigo cada aluno verificar seus conhecimentos por meio do Quis ?Testando seus conhecimentos. Cobaias: os animais de laborat?rio?. Dispon?vel em:  http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=863.  Acessado em 03/07/2013.

Quest?es para discuss?o

  • Por que os animais s?o utilizados como cobaias ao longo da hist?ria?
  • Quais s?o os animais mais usados como cobaias em pesquisas?

  • Quais s?o as principais pr?ticas que utilizam animais de laborat?rio?

  • Quais s?o os crit?rios estabelecidos na Lei 11749 (Lei Arouca) para a utiliza??o de animais em atividades de ensino e pesquisa cient?fica, em todo o territ?rio nacional brasileiro?

  • O que ? o CONCEA e quais s?o suas compet?ncias?

  • Quais s?o as condi??es de cria??o e uso de animais para ensino e pesquisa cient?fica impostas na lei 11749 (Lei Arouca)?

  • Qual ?  papel das Comiss?es de ?tica no Uso de Animais (Ceuas) nas institui??es de ensino e pesquisa?

  • Quais s?o os principais argumentos no sentido de restringir o uso de animais na experimenta??o?

  • Quais s?o os principais m?todos de experimenta??o a que os animais s?o submetidos?

  • Para que servem e como funcionam os biot?rios?

  • Exemplifique experi?ncias feitas com uso de animais e que foram bem sucedidas.

  • Exemplifique experi?ncias com uso de animais que e foram mal sucedidas.

  • Enumere tr?s argumentos a favor do uso de animais em laborat?rio.

  • Enumere tr?s argumentos contra o uso de animais em laborat?rio.

Atividade 3 - Discuss?o dos textos

A discuss?o dos textos dever? acontecer, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

animais lab

http://static.hsw.com.br/gif/animais-em-laboratorio-1.jpg. Acessado em 03/07/2013.

M?dulo 4- Debate sobre o tema por meio de GVGO

GVGO -> Grupo de Verbaliza??o e Grupo de Observa??o

GVGO ? uma din?mica pertinente ao encerramento do estudo de um tema pol?mico, uma vez que propicia um espa?o para debate de informa??es e pontos de vista/opini?es formados a partir deste estudo. Sendo assim, recomendamos esta t?cnica para concluir o estudo do tema "cobaias animais", estudado ao longo desta proposta.

 Trata-se de uma din?mica que possibilita:

  • discutir amplamente o tema;
  • esclarecer m?ltiplos aspectos do assunto;
  • aprofundar conhecimentos;
  • desenvolver a capacidade para o debate;
  • integrar os membros de um grupo;
  • desenvolver lideran?as.

?

Material utilizado

Dever?o ser distribu?dos para os alunos os temas para o debate retirados do conte?do estudado e textos para consulta. Os alunos dever?o ter em m?os cadernos ou fichas para anota??es

?

Sugest?es de temas:

 

  • Testes em animais e desenvolvimento cient?fico.
  • Cobaias animais e ?tica.
  • Cobaias animais e sa?de.
  • Tratamento dado aos animais de laborat?rio.
  • Cobaias e avan?o cient?fico: uma quest?o contempor?nea

?

Desenvolvimento

0 professor dever? explicar aos alunos o desenvolvimento do GVGO, formar os grupos e atribuir os diferentes pap?is aos alunos com perfil para cada um, ou que manifestarem o desejo de estar em determinada posi??o.

O primeiro passo para o GVGO ? a numera??o dos participantes dividindo-os em dois grupos. Por exemplo: os que receberam n?meros pares formam um circulo no centro da sala e ser? o grupo de verbaliza??o (GV), e os que receberam n?meros ?mpares formam um c?rculo exterior constituindo o grupo de observa??o (GO).

?  O G. V. deve ser composto por lideran?as convenientes para um bom desempenho e realiza o debate. O G.O. acompanha este debate, desempenhando tarefas de observa??o e registros; faz a avalia??o dos trabalhos, apresentando as observa??es feitas.

Para dinamizar a discuss?o, pode-se, em determinado momento, inverter as posi??es:  o G.V. transforma-se em G.O. e vice-versa.

Para  G.O., o professor dever?:

a.Distribuir fichas com tarefas diversificadas; Sugere-se em cada ficha um dos v?rios aspectos que podem ser observados. Por exemplo: voc? deve anotar os problemas levantados; voc? deve registrar as solu??es apresentadas; voc? deve anotar os problemas n?o solucionados;voc? deve fazer uma s?ntese da discuss?o, etc.;

b.Distribuir v?rias folhas tamanho oficio. No alto escreve-se, em forma de pergunta, o aspecto a ser observado. As folhas circulam entre os membros do G.O. Cada um escreve sua observa??o, e passa adiante. Cria-se, assim, uma intera??o bastante rica entre os membros do G.O.;

Para o G.V., o professor dever?:

Para dinamizar o trabalho, distribuir tarefas entre os alunos do grupo G.V., como as sugeridas abaixo:

  • dinamizador => coordena o debate apresentando cada tema e organizando as falas; 
  • cronometrista => cuida do tempo das falas;
  • apontador => anota os problemas que surgirem e n?o forem solucionados;
  • problematizador => dever? levantar novas quest?es a serem debatidas e ou esclarecidas;
  • relator => dever? anotar as conclus?es do grupo para relat?-las ao final, etc.

?

animais lab 2

Imagem dispon?vel em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu2/foto/0,,63176360,00.jpg. Acessado em 04/07/2013.

Recursos Complementares

Para o professor

ENTENDIMENTO HUMANO DA EXPERIMENTA??O ANIMAL. Dispon?vel em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252008000200013&script=sci_arttext. Acessado em 04/07/2013.

Animais de laborat?rio: o camundongo. Dispon?vel em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:F34gvDBy6BkJ:www.fcfar.unesp.br/revista_pdfs/vol28n1/trab2.pdf+&cd=18&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a. Acessado em 04/07/2013.

Para os alunos

Recurso Educacional

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas. 

Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa: as produ??es escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros das quest?es para discuss?o com respostas.

A participa??o e a contribui??o te?rica dos alunos no GVGO dever?o ser avaliados quantitativamente.