Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Agente Comunit?rio de Sa?de |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Biotecnologia |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Citopatologia |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Controle Ambiental |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Enfermagem |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Equipamentos Biom?dicos |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Est?tica |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Farm?cia |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Ger?ncia de Sa?de |
Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
N?o requer conhecimentos pr?vios espec?ficos.
Estudos individuais e em grupos; discuss?o em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; estudo de textos; GVGO.
Utiliza??o de computadores com acesso ? internet e textos digitais.
Para iniciar o estudo do tema "Cobaias e avan?o cient?fico: uma quest?o contempor?nea", sugerimos que o professor projete as imagens apresentadas na sequ?ncia abaixo, previamente salvas em seu computador, utilizando o data show.
Enquanto os alunos observam as imagens, o professor dever? fazer as seguintes indaga??es:
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Imagem dispon?vel em: http://genoma.ib.usp.br/wordpress/wp-content/uploads/2012/01/camundongo-laboratorio-cobaia-mayana-zatz-ciencia.jpg. Acessado em 03/07/2013.
Imagem dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/imagens/curiosidades/rato-tumor.jpg . Acessado em 03/07/2013.
Imagem dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/-RQAFvlMgJoQ/Tsum7HY1XwI/AAAAAAAAJU4/uDcpSFxQeX4/s1600/cobaia%2Bchimpanz%25C3%25A9s.jpg. Acessado em 03/07/2013.
Imagem dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/2a37fe5152b30959606d15e4ee39986b.jpg. Acessado em 03/07/2013.
O professor dever? ouvir os alunos na exposi??o de seus conhecimentos e posicionamentos sem fazer julgamento do que est? certo ou errado. Suas interven??es dever?o ser no sentido de despertar nos alunos interesse em conhecer mais sobre o assunto.
Ap?s esse di?logo inicial, sugerimos que professor explique como podem acontecer as pesquisas cient?ficas com o uso de cobaias animais, por meio de um exemplo, como o sugerido a seguir.
Os alunos dever?o acessar a imagem diretamente de seu computador pessoal ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-la em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. Cada aluno dever? receber uma c?pia impressa desta imagem para colar em seu caderno.
Imagem dispon?vel em: http://www.pelepequenoprincipe.org.br/images/site/pesquisa-cobaias.jpg. Acessado em 03/07/2013.
Ap?s fornecer os endere?os para acesso das mat?rias elencadas a seguir, o professor dever? distribuir os alunos em grupos de modo que cada um ou dois grupos, leia uma mat?ria.
Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar o texto on line diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor dever? ainda providenciar uma c?pia impressa do texto atribu?do ao grupo para cada aluno.
O grupo dever? enumerar os aspectos mais relevantes do conte?do apresentado nos textos se posicionado a respeito dos pontos de vista apresentados.
Cada grupo de alunos dever? escolher um relator para socializar com os colegas e o professor uma s?ntese da mat?ria lida e a posi??o do grupo, se houver consenso, a respeito dos aspectos abordados. Se n?o houver consenso, o relator dever? expor as diferentes posi??es dos componentes do grupo. Em seguida, o professor dever? solicitar que os alunos apontem os pontos mais relevantes e se posicionem a favor ou contr?rios ao que foi informado em todas as mat?rias. O professor dever? estar atento para corrigir interpreta??es err?neas ou distor??es do texto. Deve tamb?m esclarecer d?vidas que certamente ocorrer?o, assim como coordenar a discuss?o dando a cada aluno o direito de fala, sem interrup??es, ao expor seu ponto de vista ou d?vida.
Fechamento da discuss?o pelo professor
Um tema emergente na m?dia e sempre em pauta quando se trata de natureza e sustentabilidade ? o uso de animais para testes laboratoriais. Essa discuss?o vem ? tona todas as vezes em que algum novo medicamento ? descoberto e que macacos, ratos ou qualquer outro animal tenham sido usados na fase de teste.
Esse ? um constante jogo entre dois poderes: a ci?ncia, que busca novas tecnologias, novas descobertas e novas formas de aplica??o de conhecimentos, e os ambientalistas, que se preocupam com o futuro do planeta e com os danos sofridos pelos animais, que passam por processos muitas vezes dolorosos e outras letais.
Movimentos ideol?gicos crescem cada vez mais, lutando para que os biot?rios sejam fechados, afirmando que esse tipo de teste ? arcaico e ultrapassado, pois a tecnologia j? permite que outros tipos de exames sejam feitos, utilizando outros meios. Al?m disso, os participantes de movimentos contra a utiliza??o de cobaias animais argumentam que a maioria dos testes feitos nesses seres ? ineficiente, pois seus organismos diferem em v?rios pontos do organismo humano.
J? a Ci?ncia ainda acredita que o m?todo mais eficaz ? o de testes em seres vivos. Para um melhor acompanhamento dos efeitos colaterais do medicamento, ? necess?ria uma observa??o do meio em que ele foi aplicado, o que se torna muito mais f?cil quando se tratam de animais, que possibilitam um acompanhamento de rea??es.
H? ainda o dilema ?tico da profiss?o. Tirar a vida de um animal em prol da ci?ncia ? v?lido quando o objetivo ? a cura de um mal da sociedade? Ou tirar uma vida vai sempre significar um crime, pass?vel de puni??o?
Fonte: O dilema ?tico dos testes com cobaias animais. Dispon?vel em: http://cientificojornalismo.wordpress.com/2013/03/01/o-dilema-etico-dos-testes-com-cobaias-animais/. Acessado em 03/07/2013.
Algumas palavras que s?o recorrentes nos textos sobre o tema dever?o ter os significados, ou conceitos inerentes a elas, muito claros para os alunos. Sendo assim, sugerimos que busquem essas informa??es em um dicion?rio on line ou impresso. Sugerimos tr?s palavras, mas o professor poder? acrescentar outras.
Sugest?o de endere?os para pesquisa:
Para um aprofundamento te?rico sobre o assunto, sugerimos o estudo dos textos abaixo enumerados. Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
O professor dever? entregar a cada aluno uma c?pia impressa de cada texto e de algumas quest?es para discuss?o, como as sugeridas ap?s as refer?ncias dos textos.
1- Animais de laborat?rio. Dispon?vel em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/animaislaboratorio.htm. Acessado em 03/07/2013.
2- LEI N? 11.794, DE 8 DE OUTUBRO DE 2008 (Lei Arouca) Dispon?vel em: http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=236889. Acessado em 03/07/2013.
3- Experimenta??o animal: o debate na universidade e nos laborat?rios de pesquisa. Dispon?vel em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=73&id=914. Acessado em 03/07/2013.
4- Como funciona o uso de animais em laborat?rios. Dispon?vel em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/animais-em-laboratorio.htm . Acessado em 03/07/2013. O artigo est? dividido em t?picos que constam nos ?cones desta p?gina inicial. Ap?s ler a primeira p?gina, o aluno dever? clicar no ?cone que abrir? a segunda p?gina; depois a terceira, e assim sucessivamente, at? ler todas as cinco p?ginas do artigo indicadas abaixo. Os ?cones na ordem em que est?o apresentados na p?gina inicial s?o: 1. Introdu??o; 2. M?todos usados; 3. De onde eles v?m ; 4. O sucesso ou n?o das experi?ncia com animais ; 5. ?tica na medicina; 6. Pr?s e contras. Ap?s ler todo o artigo cada aluno verificar seus conhecimentos por meio do Quis ?Testando seus conhecimentos. Cobaias: os animais de laborat?rio?. Dispon?vel em: http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=863. Acessado em 03/07/2013.
Quais s?o os animais mais usados como cobaias em pesquisas?
Quais s?o as principais pr?ticas que utilizam animais de laborat?rio?
Quais s?o os crit?rios estabelecidos na Lei 11749 (Lei Arouca) para a utiliza??o de animais em atividades de ensino e pesquisa cient?fica, em todo o territ?rio nacional brasileiro?
O que ? o CONCEA e quais s?o suas compet?ncias?
Quais s?o as condi??es de cria??o e uso de animais para ensino e pesquisa cient?fica impostas na lei 11749 (Lei Arouca)?
Qual ? papel das Comiss?es de ?tica no Uso de Animais (Ceuas) nas institui??es de ensino e pesquisa?
Quais s?o os principais argumentos no sentido de restringir o uso de animais na experimenta??o?
Quais s?o os principais m?todos de experimenta??o a que os animais s?o submetidos?
Para que servem e como funcionam os biot?rios?
Exemplifique experi?ncias feitas com uso de animais e que foram bem sucedidas.
Exemplifique experi?ncias com uso de animais que e foram mal sucedidas.
Enumere tr?s argumentos a favor do uso de animais em laborat?rio.
Enumere tr?s argumentos contra o uso de animais em laborat?rio.
A discuss?o dos textos dever? acontecer, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
http://static.hsw.com.br/gif/animais-em-laboratorio-1.jpg. Acessado em 03/07/2013.
GVGO -> Grupo de Verbaliza??o e Grupo de Observa??o
GVGO ? uma din?mica pertinente ao encerramento do estudo de um tema pol?mico, uma vez que propicia um espa?o para debate de informa??es e pontos de vista/opini?es formados a partir deste estudo. Sendo assim, recomendamos esta t?cnica para concluir o estudo do tema "cobaias animais", estudado ao longo desta proposta.
Trata-se de uma din?mica que possibilita:
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Material utilizado
Dever?o ser distribu?dos para os alunos os temas para o debate retirados do conte?do estudado e textos para consulta. Os alunos dever?o ter em m?os cadernos ou fichas para anota??es
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Sugest?es de temas:
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Desenvolvimento
0 professor dever? explicar aos alunos o desenvolvimento do GVGO, formar os grupos e atribuir os diferentes pap?is aos alunos com perfil para cada um, ou que manifestarem o desejo de estar em determinada posi??o.
O primeiro passo para o GVGO ? a numera??o dos participantes dividindo-os em dois grupos. Por exemplo: os que receberam n?meros pares formam um circulo no centro da sala e ser? o grupo de verbaliza??o (GV), e os que receberam n?meros ?mpares formam um c?rculo exterior constituindo o grupo de observa??o (GO).
? O G. V. deve ser composto por lideran?as convenientes para um bom desempenho e realiza o debate. O G.O. acompanha este debate, desempenhando tarefas de observa??o e registros; faz a avalia??o dos trabalhos, apresentando as observa??es feitas.
Para dinamizar a discuss?o, pode-se, em determinado momento, inverter as posi??es: o G.V. transforma-se em G.O. e vice-versa.
Para G.O., o professor dever?:
a.Distribuir fichas com tarefas diversificadas; Sugere-se em cada ficha um dos v?rios aspectos que podem ser observados. Por exemplo: voc? deve anotar os problemas levantados; voc? deve registrar as solu??es apresentadas; voc? deve anotar os problemas n?o solucionados;voc? deve fazer uma s?ntese da discuss?o, etc.;
b.Distribuir v?rias folhas tamanho oficio. No alto escreve-se, em forma de pergunta, o aspecto a ser observado. As folhas circulam entre os membros do G.O. Cada um escreve sua observa??o, e passa adiante. Cria-se, assim, uma intera??o bastante rica entre os membros do G.O.;
Para o G.V., o professor dever?:
Para dinamizar o trabalho, distribuir tarefas entre os alunos do grupo G.V., como as sugeridas abaixo:
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Imagem dispon?vel em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu2/foto/0,,63176360,00.jpg. Acessado em 04/07/2013.
Para o professor
ENTENDIMENTO HUMANO DA EXPERIMENTA??O ANIMAL. Dispon?vel em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252008000200013&script=sci_arttext. Acessado em 04/07/2013.
Animais de laborat?rio: o camundongo. Dispon?vel em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:F34gvDBy6BkJ:www.fcfar.unesp.br/revista_pdfs/vol28n1/trab2.pdf+&cd=18&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a. Acessado em 04/07/2013.
Para os alunos
Recurso Educacional
A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas.
Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa: as produ??es escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros das quest?es para discuss?o com respostas.
A participa??o e a contribui??o te?rica dos alunos no GVGO dever?o ser avaliados quantitativamente.