Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brincadeiras de rodas do Brasil

Autor e Co-autor(es)

Liliany Nascimento Cust?dio imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Conhecer brincadeiras de roda de diferentes regi?es do Brasil.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas.
  • Aprimorar a linguagem oral e escrita: pr?ticas de leitura.
  • Vivenciar brincadeiras de roda de diferentes regi?es do Brasil.
  • Vivenciar situa??es que favore?am a intera??o e a socializa??o.

?

Duração das atividades

7 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio nenhum conhecimento pr?vio.

Estratégias e recursos da aula

?

Aula 1: Quais brincadeiras de roda conhecemos?

As brincadeiras de roda eram muito comuns no cotidiano infantil da crian?a brasileira. Hoje, no entanto, ? uma manifesta??o que est? sendo esquecida, pois as crian?as est?o mais interessadas em outros tipos de m?sicas e brincadeiras.

As brincadeiras de roda ajudam a sociabilizar e desinibir as crian?as, uma vez que exige o olhar frente a frente, o toque corporal, a exposi??o, pois em muitas delas cada um deve se apresentar no centro da roda. Auxiliam no desenvolvimento da express?o corporal, senso r?tmico e organiza??o coletiva. ? tamb?m um dos elementos importantes para a integra??o e conviv?ncia da crian?a. Diante dos desafios da conviv?ncia, torna-se importante resgatar a vivencia da brincadeira de roda no contexto escolar atual.

1. Em uma roda de conversa, pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre as brincadeiras de roda. ? importante que reforce junto aos alunos a necessidade de que todos devem ser ouvidos e que todos devem escutar com aten??o o que est? sendo falado:

  • O que s?o brincadeiras de roda?
  • Voc?s j? vivenciaram alguma brincadeira de roda?
  • Participaram dessa brincadeira na escola ou em outro local?
  • Como se brinca?

Professor, nesse momento, explique aos alunos que brincadeiras de roda s?o manifesta??es folcl?ricas onde as crian?as brincam em uma roda que pode ser acompanhadas de melodias e coreografias e que essas brincadeiras eram muito comuns antigamente no cotidiano infantil. 

Sugest?o de texto para discuss?o:

Fonte dispon?vel em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=485&Itemid=181. Acesso em 04 de julho de 2013.

2. Depois que os alunos apresentarem as brincadeiras de roda que conhecem, ap?s vota??o das que mais gostariam de brincar, proponha a viv?ncia das duas mais votadas na pr?xima aula. Pe?a ajuda dos alunos para explicar a turma como ? que se brinca cada uma delas.

Professor, se os alunos n?o apresentarem brincadeiras de roda que vivenciaram, apresente voc? mesmo duas brincadeiras de roda.

Sugest?o de brincadeiras de roda:

  • Corre cotia: Um grupo de crian?as se senta no ch?o, formando um c?rculo. Elas cantam a m?sica abaixo. Enquanto a m?sica ? cantada, uma delas corre em volta da roda, com uma bola na m?o. Quando a m?sica acaba, ela tem que colocar a bola atr?s de algu?m. A crian?a que recebeu a bola tem que tentar pegar a que estava do lado de fora. Se conseguir, a outra ter? que pagar uma prenda e continuar do lado de fora at? conseguir trocar de lugar com algu?m. M?sica: "Corre cotia de noite e de dia debaixo da cama da sua tia. Corre cip?, na casa da v?, l? tem um cachorrinho chamado Tot?, ele ? bonitinho de um lado s?, ? 1, ? 2, ? 3 acabou a sua vez?.

Fonte: http://www.vamosbrincarlafora.com.br/brincadeira/corre-cotia.html. Acesso em 04 de julho de 2013.

  • Escravos de J?: As crian?as formam uma roda com uma m?o por cima da m?o do colega ao lado e outra por baixo da m?o do outro colega. Canta-se a m?sica abaixo, um batendo na m?o do outro. Quando se diz ?tira?, a pessoa que vai levar o tapa tira a m?o. Quando se diz ?p?e?, ela bota a m?o de volta. Na hora do ?zig-zig-zag?, a ordem das batidas, que era para a direita, vai para a esquerda. Quem tem a m?o acertada quando a m?sica acaba vai para a ro?a (meio da roda). Ganhar? quem for o ?ltimo a ir para o meio. M?sica: ?Escravos de J?, jogavam Caxang?, tira, p?e, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zig-zig-z??.

?

Fonte: http://criancas.uol.com.br/novidades/2011/10/11/brincadeira-de-crianca-escravos-de-jo.jhtm. Acesso em 04 de julho de 2013.

Aula 2: Decifrando as brincadeiras de roda do Brasil

1. Na sala de aula divida a turma em 5 grupos e informe aos alunos que eles vivenciar?o brincadeiras de roda que as crian?as de todo o pa?s brincam. Em seguida, entregue para cada grupo uma caixa ?Caixa de brincadeiras?. Nessa caixa deve conter:

  • 1 mapa do Brasil para cada aluno divido em regi?es.
  • 1 envelope com letras soltas referentes ao nome da brincadeira de roda.
  • 1 figura grande e plastificada referente ao nome da brincadeira de roda.
  • 1 cola.
  • 1 caixa de l?pis de cor.

Cada caixa deve ser encapada de uma cor (azul, rosa, amarelo, laranja e vermelho).

2. Antes de utilizar a caixa, apresente aos alunos uma imagem do mapa do Brasil dividido em regi?es, utilizando o  Data Show ou outro recurso dispon?vel na escola.

Sugest?o de mapa:

Fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/ATR2/mapa_brasil.htm. Acesso em 04 de julho de 2013.

Professor informe aos alunos que esta imagem representa o Mapa do Brasil, pa?s onde moramos e que ele est? dividido por cores cada regi?o do pa?s. Solicite que escrevam no pr?prio mapa, o nome de cada regi?o brasileira.

3. Nesse momento, explique que cada grupo representar? uma regi?o de acordo com a cor do mapa e da caixa. Assim, solicite que cada aluno pegue na caixa do seu grupo um mapa do Brasil e pinte com a cor correspondente da sua caixa a regi?o que representa e escreva o nome da regi?o nas linhas tracejadas.

Exemplo: Grupo da caixa azul ir? pintar a regi?o norte de l?pis de cor azul e escrever o nome da regi?o.

Sugest?o de mapa:

Fonte: imagem da pr?pria autora.

3. Solicite para cada grupo pegar a figura dentro da caixa que representa a brincadeira de roda da regi?o.

Sugest?es de figuras:

  • Brincadeira: Regi?o Centro-oeste (Sai, piaba!)

Fonte: http://galeria.colorir.com/animais/o-mar/peixe-tropical-pintado-por-roco-244294.html.   Acesso em 04 de julho de 2013.

  • Brincadeira: Regi?o Sudeste (Olha o macaco na roda!)

Fonte: http://marcellamartinsborges.blogspot.com.br/2012/05/o-macaco-paquito.html. Acesso em 04 de julho de 2013.

  • Brincadeira: Regi?o Norte (Laranja madura)

Fonte: http://gartic.uol.com.br/almeida/desenho-jogo/1222822924. Acesso em 04 de julho de 2013.

  • Brincadeira: Regi?o Sul (Senhor Ratinho)

Fonte: http://criancas.hsw.uol.com.br/como-desenhar-um-rato.htm. Acesso em 04 de julho de 2013.

  • Brincadeira: Regi?o Nordeste (O circo pegou fogo)

Fonte: http://disseminao.blogspot.com.br/2010/07/formacao-continua.html. Acesso em 04 de julho de 2013.

Professor proponha para cada grupo apresente sua figura e descrevam como poderia ser a brincadeira de roda de acordo com a figura. Retome com os alunos a import?ncia de escutar e respeitar a vez do colega de se expor e apresentar suas ideias.

Sugest?es de perguntas para a discuss?o:

  • O que essa figura representa?
  • O que essa figura faz lembrar voc?s?
  • Como a brincadeira pode se relacionar com essa figura?
  • Ser? que a m?sica da brincadeira de roda se relaciona com a figura?

Depois de todos os grupos se apresentarem, informe aos alunos que na pr?xima aula eles conheceram o nome da brincadeira e vivenciar?o cada uma delas.

Aulas 3, 4, 5, 6 e 7: Vamos vivenciar as brincadeiras de roda?

1. Retomando as caixas: ?Caixa de brincadeiras?, solicite aos alunos que peguem um envelope dentro da caixa. Neste envelope estar?o as letras separadas que formam o nome da brincadeira. Proponha aos alunos que formem com as palavras, o nome da brincadeira e colem na caixa.

Fonte: imagem da pr?pria autora.

2. Apresente para os alunos o nome das brincadeiras de roda de cada regi?o escrevendo no quadro:

  • Regi?o Centro-Oeste (Sai, piaba!)
  • Regi?o Sudeste (Olha o macaco na roda!)
  • Regi?o Norte (Laranja madura)
  • Regi?o Sul (Senhor Ratinho)
  • Regi?o Nordeste (O circo pegou fogo!)

3. Proponha aos alunos o sorteio das brincadeiras de roda para a ordem da viv?ncia. Apresente fichinhas com o nome das brincadeiras e solicite a um aluno que sorteie a primeira brincadeira de roda a ser vivenciada nesta aula.

Professor, com a brincadeira de roda sorteada, encaminhe os alunos para a quadra ou algum local apropriado para vivenci?-la. Utilize as pr?ximas aulas para vivenciar as outras brincadeiras de roda.

Segue um quadro com sugest?es do passo-a-passo de como brincar:

  • Brincadeira Regi?o Centro-Oeste: Sai, piaba!

Como se brinca

Letra da m?sica

Uma pessoa fica no meio da roda, enquanto as outras cantam e ela tem que fazer o que a m?sica abaixo manda.

Quando a m?sica acaba, a crian?a do meio da roda escolhe outra para tomar seu lugar.

"Sai, sai, sai, ? piaba

Saia da lagoa

P?e a m?o na cabe?a

Outra na cintura

D? um remelexo no corpo

E passa a vez pro outro.?

  • Brincadeira da Regi?o Sudeste: Olha o macaco na roda!

Como se brinca

Letra da m?sica

Em um grupo de crian?as, todas escolhem uma para ser o ?macaco? e ficar no meio da roda. Ela tem que tentar sair enquanto os outros cantam a m?sica abaixo. A m?sica deve ser repetida at? a pessoa conseguir sair.

"Olha o macaco na roda

Olha o macaco na roda

Olha o macaco na roda

E ele quer sair

E ele quer sair"

  • Brincadeira  da Regi?o Norte: Laranja madura

Como se brinca

Letra da m?sica

As crian?as formam uma roda e cantam a m?sica abaixo, substituindo ?Pedrinho? e ?Maria? pelo nome de algu?m que est? na roda. A pessoa cujo nome foi dito tem que se virar de costas, mas continua na roda.

A brincadeira termina quando todos estiverem rodando com as costas viradas para dentro da roda.

?Quanta laranja madura menino

De que cor s?o elas

Elas s?o verdes e amarelas

Se vira, Pedrinho

Da cor de canela

Se vira, Maria

Da cor de canela.?

  • Brincadeira da Regi?o Sul: Senhor Ratinho

Como se brinca

Uma das crian?as ? o lobo mau e a outra ? o ratinho. As outras formam uma roda.

O ratinho fica na roda junto com as outras crian?as, cantando: ?Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo n?o vem?. O lobo bate palmas e pergunta: ?O senhor ratinho est? em casa?? Os outros respondem: ?N?o.? O lobo pergunta: "A que horas ele vem??, e as crian?as respondem: ??s tr?s!". Depois disso, a roda continua girando e cantando. O lobo volta um tempinho depois e pergunta de novo: "O senhor ratinho est? em casa?? As crian?as respondem: ?N?o!?, e o lobo pergunta novamente: ?A que horas ele vem?? A roda responde: ??s tr?s!?. O lobo diz: ?S?o duas e meia. Volto daqui a pouco?. A roda continua e o lobo volta: ?O senhor ratinho est? em casa??. As crian?as ent?o respondem: ?Est?!?. A?, o ratinho sai correndo e o lobo tem que tentar peg?-lo. Se ele conseguir, o ratinho ser? o lobo na pr?xima rodada.

  • Brincadeira da Regi?o Nordeste: O circo pegou fogo!

Como se brinca

Letra da M?sica

As crian?as formam uma roda e cantam a m?sica ao lado. Quando a m?sica acaba, todos t?m que ficar paradas. Quem se mexer primeiro sai da roda e as outras continuam a brincadeira.

?O circo pegou fogo

O palha?o deu sinal

Acorda, minha gente

Que a bandeira ? nacional

Al?, Brasil, dois mil

Quem se mexeu, saiu, bombril!?

Professor, a cada brincadeira de roda vivenciada retome com os alunos o nome da regi?o de origem da mesma que o grupo coloriu no mapa e a figura que representa a brincadeira. Ao final de cada brincadeira de roda, sente em roda com os alunos e dialogue sobre a atividade vivenciada. Aproveite para refletir com o grupo sobre a import?ncia de escutar a fala de todos os colegas e que todos tamb?m escutem com aten??o o que est? sendo falado. Ressalte com os alunos a import?ncia de escutar os colegas durante suas sugest?es e suas opini?es.

Sugest?o de quest?es para o di?logo:

  • Voc?s j? conheciam essa brincadeira? ? assim que se brinca ou conhecem outra maneira de se brincar?
  • O que acharam da m?sica que aparece na brincadeira? ? f?cil para cantar?
  • Todos participam da brincadeira ou algu?m foi exclu?do dela?   
  • Gostaram da brincadeira? Gostariam de fazer algum outro coment?rio?

Para finalizar a aula, proponha que os alunos desenhem a brincadeira de roda que mais gostaram de vivenciar, escrevam o nome da brincadeira e porque gostaram de vivenci?-la. Solicite aos alunos que em roda apresentem e expliquem seus desenhos.

Sugest?o de instrumento de registro.

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Recursos Complementares

Mapa do brincar. Dispon?vel em: http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/roda/indice/. Acesso em 05 de julho de 2013.

Sai piaba ? brinquedos cantados. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=seki0GWtYqI. Acesso em 05 de julho de 2013. Tempo de dura??o: 2 minutos.

Avaliação

Observar a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles contribu?ram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se desenvolveram habilidades de escuta e respeito pela fala dos colegas; se empenharam para vivenciar as brincadeiras de rodas; se ampliaram o seu conhecimento a respeito das brincadeiras de roda.  Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.