Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Atividades r?tmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informa??o, comunica??o e intera??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
?
?
N?o ? necess?rio nenhum conhecimento pr?vio.
?
Aula 1: Quais brincadeiras de roda conhecemos?
As brincadeiras de roda eram muito comuns no cotidiano infantil da crian?a brasileira. Hoje, no entanto, ? uma manifesta??o que est? sendo esquecida, pois as crian?as est?o mais interessadas em outros tipos de m?sicas e brincadeiras.
As brincadeiras de roda ajudam a sociabilizar e desinibir as crian?as, uma vez que exige o olhar frente a frente, o toque corporal, a exposi??o, pois em muitas delas cada um deve se apresentar no centro da roda. Auxiliam no desenvolvimento da express?o corporal, senso r?tmico e organiza??o coletiva. ? tamb?m um dos elementos importantes para a integra??o e conviv?ncia da crian?a. Diante dos desafios da conviv?ncia, torna-se importante resgatar a vivencia da brincadeira de roda no contexto escolar atual.
1. Em uma roda de conversa, pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre as brincadeiras de roda. ? importante que reforce junto aos alunos a necessidade de que todos devem ser ouvidos e que todos devem escutar com aten??o o que est? sendo falado:
Professor, nesse momento, explique aos alunos que brincadeiras de roda s?o manifesta??es folcl?ricas onde as crian?as brincam em uma roda que pode ser acompanhadas de melodias e coreografias e que essas brincadeiras eram muito comuns antigamente no cotidiano infantil.
Sugest?o de texto para discuss?o:
Fonte dispon?vel em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=485&Itemid=181. Acesso em 04 de julho de 2013.
2. Depois que os alunos apresentarem as brincadeiras de roda que conhecem, ap?s vota??o das que mais gostariam de brincar, proponha a viv?ncia das duas mais votadas na pr?xima aula. Pe?a ajuda dos alunos para explicar a turma como ? que se brinca cada uma delas.
Professor, se os alunos n?o apresentarem brincadeiras de roda que vivenciaram, apresente voc? mesmo duas brincadeiras de roda.
Sugest?o de brincadeiras de roda:
Fonte: http://www.vamosbrincarlafora.com.br/brincadeira/corre-cotia.html. Acesso em 04 de julho de 2013.
?
Fonte: http://criancas.uol.com.br/novidades/2011/10/11/brincadeira-de-crianca-escravos-de-jo.jhtm. Acesso em 04 de julho de 2013.
Aula 2: Decifrando as brincadeiras de roda do Brasil
1. Na sala de aula divida a turma em 5 grupos e informe aos alunos que eles vivenciar?o brincadeiras de roda que as crian?as de todo o pa?s brincam. Em seguida, entregue para cada grupo uma caixa ?Caixa de brincadeiras?. Nessa caixa deve conter:
Cada caixa deve ser encapada de uma cor (azul, rosa, amarelo, laranja e vermelho).
2. Antes de utilizar a caixa, apresente aos alunos uma imagem do mapa do Brasil dividido em regi?es, utilizando o Data Show ou outro recurso dispon?vel na escola.
Sugest?o de mapa:
Fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/ATR2/mapa_brasil.htm. Acesso em 04 de julho de 2013.
Professor informe aos alunos que esta imagem representa o Mapa do Brasil, pa?s onde moramos e que ele est? dividido por cores cada regi?o do pa?s. Solicite que escrevam no pr?prio mapa, o nome de cada regi?o brasileira.
3. Nesse momento, explique que cada grupo representar? uma regi?o de acordo com a cor do mapa e da caixa. Assim, solicite que cada aluno pegue na caixa do seu grupo um mapa do Brasil e pinte com a cor correspondente da sua caixa a regi?o que representa e escreva o nome da regi?o nas linhas tracejadas.
Exemplo: Grupo da caixa azul ir? pintar a regi?o norte de l?pis de cor azul e escrever o nome da regi?o.
Sugest?o de mapa:
Fonte: imagem da pr?pria autora.
3. Solicite para cada grupo pegar a figura dentro da caixa que representa a brincadeira de roda da regi?o.
Sugest?es de figuras:
Fonte: http://galeria.colorir.com/animais/o-mar/peixe-tropical-pintado-por-roco-244294.html. Acesso em 04 de julho de 2013.
Fonte: http://marcellamartinsborges.blogspot.com.br/2012/05/o-macaco-paquito.html. Acesso em 04 de julho de 2013.
Fonte: http://gartic.uol.com.br/almeida/desenho-jogo/1222822924. Acesso em 04 de julho de 2013.
Fonte: http://criancas.hsw.uol.com.br/como-desenhar-um-rato.htm. Acesso em 04 de julho de 2013.
Fonte: http://disseminao.blogspot.com.br/2010/07/formacao-continua.html. Acesso em 04 de julho de 2013.
Professor proponha para cada grupo apresente sua figura e descrevam como poderia ser a brincadeira de roda de acordo com a figura. Retome com os alunos a import?ncia de escutar e respeitar a vez do colega de se expor e apresentar suas ideias.
Sugest?es de perguntas para a discuss?o:
Depois de todos os grupos se apresentarem, informe aos alunos que na pr?xima aula eles conheceram o nome da brincadeira e vivenciar?o cada uma delas.
Aulas 3, 4, 5, 6 e 7: Vamos vivenciar as brincadeiras de roda?
1. Retomando as caixas: ?Caixa de brincadeiras?, solicite aos alunos que peguem um envelope dentro da caixa. Neste envelope estar?o as letras separadas que formam o nome da brincadeira. Proponha aos alunos que formem com as palavras, o nome da brincadeira e colem na caixa.
Fonte: imagem da pr?pria autora.
2. Apresente para os alunos o nome das brincadeiras de roda de cada regi?o escrevendo no quadro:
3. Proponha aos alunos o sorteio das brincadeiras de roda para a ordem da viv?ncia. Apresente fichinhas com o nome das brincadeiras e solicite a um aluno que sorteie a primeira brincadeira de roda a ser vivenciada nesta aula.
Professor, com a brincadeira de roda sorteada, encaminhe os alunos para a quadra ou algum local apropriado para vivenci?-la. Utilize as pr?ximas aulas para vivenciar as outras brincadeiras de roda.
Segue um quadro com sugest?es do passo-a-passo de como brincar:
Como se brinca |
Letra da m?sica |
Uma pessoa fica no meio da roda, enquanto as outras cantam e ela tem que fazer o que a m?sica abaixo manda. Quando a m?sica acaba, a crian?a do meio da roda escolhe outra para tomar seu lugar. |
"Sai, sai, sai, ? piaba Saia da lagoa P?e a m?o na cabe?a Outra na cintura D? um remelexo no corpo E passa a vez pro outro.? |
Como se brinca |
Letra da m?sica |
Em um grupo de crian?as, todas escolhem uma para ser o ?macaco? e ficar no meio da roda. Ela tem que tentar sair enquanto os outros cantam a m?sica abaixo. A m?sica deve ser repetida at? a pessoa conseguir sair. |
"Olha o macaco na roda Olha o macaco na roda Olha o macaco na roda E ele quer sair E ele quer sair" |
Como se brinca |
Letra da m?sica |
As crian?as formam uma roda e cantam a m?sica abaixo, substituindo ?Pedrinho? e ?Maria? pelo nome de algu?m que est? na roda. A pessoa cujo nome foi dito tem que se virar de costas, mas continua na roda. A brincadeira termina quando todos estiverem rodando com as costas viradas para dentro da roda. |
?Quanta laranja madura menino De que cor s?o elas Elas s?o verdes e amarelas Se vira, Pedrinho Da cor de canela Se vira, Maria Da cor de canela.? |
Como se brinca |
Uma das crian?as ? o lobo mau e a outra ? o ratinho. As outras formam uma roda. O ratinho fica na roda junto com as outras crian?as, cantando: ?Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo n?o vem?. O lobo bate palmas e pergunta: ?O senhor ratinho est? em casa?? Os outros respondem: ?N?o.? O lobo pergunta: "A que horas ele vem??, e as crian?as respondem: ??s tr?s!". Depois disso, a roda continua girando e cantando. O lobo volta um tempinho depois e pergunta de novo: "O senhor ratinho est? em casa?? As crian?as respondem: ?N?o!?, e o lobo pergunta novamente: ?A que horas ele vem?? A roda responde: ??s tr?s!?. O lobo diz: ?S?o duas e meia. Volto daqui a pouco?. A roda continua e o lobo volta: ?O senhor ratinho est? em casa??. As crian?as ent?o respondem: ?Est?!?. A?, o ratinho sai correndo e o lobo tem que tentar peg?-lo. Se ele conseguir, o ratinho ser? o lobo na pr?xima rodada. |
Como se brinca |
Letra da M?sica |
As crian?as formam uma roda e cantam a m?sica ao lado. Quando a m?sica acaba, todos t?m que ficar paradas. Quem se mexer primeiro sai da roda e as outras continuam a brincadeira. |
?O circo pegou fogo O palha?o deu sinal Acorda, minha gente Que a bandeira ? nacional Al?, Brasil, dois mil Quem se mexeu, saiu, bombril!? |
Professor, a cada brincadeira de roda vivenciada retome com os alunos o nome da regi?o de origem da mesma que o grupo coloriu no mapa e a figura que representa a brincadeira. Ao final de cada brincadeira de roda, sente em roda com os alunos e dialogue sobre a atividade vivenciada. Aproveite para refletir com o grupo sobre a import?ncia de escutar a fala de todos os colegas e que todos tamb?m escutem com aten??o o que est? sendo falado. Ressalte com os alunos a import?ncia de escutar os colegas durante suas sugest?es e suas opini?es.
Sugest?o de quest?es para o di?logo:
Para finalizar a aula, proponha que os alunos desenhem a brincadeira de roda que mais gostaram de vivenciar, escrevam o nome da brincadeira e porque gostaram de vivenci?-la. Solicite aos alunos que em roda apresentem e expliquem seus desenhos.
Sugest?o de instrumento de registro.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Mapa do brincar. Dispon?vel em: http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/roda/indice/. Acesso em 05 de julho de 2013.
Sai piaba ? brinquedos cantados. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=seki0GWtYqI. Acesso em 05 de julho de 2013. Tempo de dura??o: 2 minutos.
Observar a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles contribu?ram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se desenvolveram habilidades de escuta e respeito pela fala dos colegas; se empenharam para vivenciar as brincadeiras de rodas; se ampliaram o seu conhecimento a respeito das brincadeiras de roda. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.