Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
As crian?as da Educa??o Infantil, na faixa et?ria entre 2 anos e meio a 5 anos e meio poder?o:
Como se trata de uma aula inicial as crian?as n?o precisar?o de conhecimentos pr?vios para participar.
?
Esta proposta da Caixa-Surpresa pode ser utilizada tamb?m, como um elemento incentivador para organizar e estabelecer o momento da Roda com as crian?as. Diariamente, a professora pode trazer diferentes materiais, objetos, brinquedos, comidas, texturas de acordo com o projeto pedag?gico desenvolvido com o grupo, como por exemplo: cenoura para as crian?as provarem, sentirem o cheiro e depois fazer um bolo.
?
1? MOMENTO
Decora??o da Caixa-Surpresa
?
Material necess?rio:
?
Neste primeiro momento, sugere-se que a professora organize os materiais a serem utilizados pelas crian?as para decorar a Caixa-Surpresa em cima de uma mesa na sala de aula. Em seguida, a professora separa um pouco de papel e um pote ou pratinho com um pouco de cola branca para que as crian?as, com o dedo, passem nos peda?os de papel colorido e colem na Caixa-Surpresa. ? importante que a professora durante o desenvolvimento da atividade incentive o grupo, mostrando como passar a cola e colar o papel e onde colar o papel de modo a forrar toda a caixa de sapato.
?
Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
Foto: Spinelli - 2012
?
2? MOMENTO
O que ser? que tem dentro da Caixa-Surpresa?
?
No dia seguinte, a professora deve colocar os pap?is picados dentro da Caixa-Surpresa, sem que as crian?as vejam. Convidar as crian?as para participarem da Roda, perguntando: "O que ser? que tem dentro da Caixa-Surpresa?". Assim que o grupo estiver sentado em roda no tapete, a professora explica que cada crian?a ir? balan?ar, sentir e ouvir o barulho da caixa para tentar adivinhar o que tem dentro dela, e que para isso, ser? preciso ficar em sil?ncio e esperar a sua vez para balan?ar a caixa. Depois que a caixa passar por todas as crian?as, a professora faz um suspense antes do grupo ver o que tem dentro.
Deixar as crian?as explorar os pap?is picados e em seguida, a professora deve mostrar como fazer uma chuva de papel. Brincar de jogar e juntar os peda?os de papel. Colocar o CD da banda Palavra Cantada "Cantigas de Roda" (Ver recursos complementares), para que as crian?as possam dan?ar enquanto jogam os pap?is picados para o alto.
?
?
Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
Foto: Spinelli - 2012
?
3? MOMENTO
Chuva de revistas
?
Material necess?rio:
?
Neste terceiro momento da aula, ap?s as crian?as brincarem de chuva de revistas, sugere-se que a professora junte com as crian?as os peda?os de revista e as convide para fazer uma colagem e registrar esta divertida brincadeira. Numa mesa, colocar o papel pardo e separar um pote com cola branca e alguns peda?os de revista para cada crian?a, explicando para o grupo como fazer a colagem. Em seguida, deixar as crian?as colarem os peda?os de revista pelo papel pardo, explorando o espa?o e a textura da cola branca.
?
Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
Foto: Spinelli - 2012
CD Palavra Cantada "Cantigas de Roda":
Sugest?o de aulas que envolvem a confec??o de caixas de hist?ria; de mem?ria:
"Um castelo, muitas estrelas, um rei malvado e uma linda princesa! Vamos construir uma caixa de hist?rias? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48878
"Conhecendo a mim e o outro atrav?s das nossas hist?rias: a constru??o da caixa de mem?ria" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25616
A professora poder? avaliar a possibilidade de express?o gr?fica e a no??o de espa?o das crian?as. Al?m disso, poder? avaliar se as crian?as participaram e se envolveram nas atividades que foram oferecidas; se conseguem manipular os materiais e perceber as cores, formas, texturas e tamanhos dos materiais utilizados e de que maneira interagiram entre si ao longo da proposta: se respeitam a vez para falar e para balan?ar a caixa-surpresa.