Portal do Professor

Início do Conteúdo

O que ser? que tem na Caixa-Surpresa?

Autor e Co-autor(es)

Carolina Shimomura Spinelli imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandr?a Reuss Strenzel

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Matem?tica Grandezas e medidas
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crian?as da Educa??o Infantil, na faixa et?ria entre 2 anos e meio a 5 anos e meio poder?o:

  • Ampliar suas possibilidades motoras;
  • Expressar-se graficamente;
  • Reconhecer cores, formas e tamanhos;
  • Trabalhar quest?es matem?ticas como peso, medida, tamanho;
  • Aprender a dividir seu espa?o com os amigos;
  • Aprender a respeitar a vez do amigo;
  • Aprender a se concentrar para participar do momento da Roda.

Duração das atividades

Dois dias de aula, sendo que cada momento ter? aproximadamente 60 minutos de dura??o.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Como se trata de uma aula inicial as crian?as n?o precisar?o de conhecimentos pr?vios para participar.

Estratégias e recursos da aula

?

Esta proposta da Caixa-Surpresa pode ser utilizada tamb?m, como um elemento incentivador para organizar  e estabelecer o momento da Roda com as crian?as. Diariamente, a professora pode trazer diferentes materiais, objetos, brinquedos, comidas, texturas de acordo com o projeto pedag?gico desenvolvido com o grupo, como por exemplo: cenoura para as crian?as provarem, sentirem o cheiro e depois fazer um bolo. 

?

1? MOMENTO

Decora??o da Caixa-Surpresa

?

Material necess?rio:

  • 1 caixa de sapato m?dia;
  • Peda?os quadrados de papel colorido;
  • Cola branca;
  • Potes de danone ou pratinhos para colocar a cola.

?

Neste primeiro momento, sugere-se que a professora organize os materiais a serem utilizados pelas crian?as para decorar a Caixa-Surpresa em cima de uma mesa na sala de aula.  Em seguida, a professora separa um pouco de papel e um pote ou pratinho com um pouco de cola branca para que as crian?as, com o dedo, passem nos peda?os de papel colorido e colem na Caixa-Surpresa. ? importante que a professora durante o desenvolvimento da atividade incentive o grupo, mostrando como passar a cola e colar o papel e onde colar o papel de modo a forrar toda a caixa de sapato.

?

caixa-surpresa 2Caixa-surpresa 1

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Spinelli - 2012

?

2? MOMENTO

O que ser? que tem dentro da Caixa-Surpresa?

?

No dia seguinte, a professora deve colocar os pap?is picados dentro da Caixa-Surpresa, sem que as crian?as vejam. Convidar as crian?as para participarem da Roda, perguntando: "O que ser? que tem dentro da Caixa-Surpresa?". Assim que o grupo estiver sentado em roda no tapete, a professora explica que cada crian?a ir? balan?ar, sentir e ouvir o barulho da caixa para tentar adivinhar o que tem dentro dela, e que para isso, ser? preciso ficar em sil?ncio e esperar a sua vez para balan?ar a caixa. Depois que a caixa passar por todas as crian?as, a professora faz um suspense antes do grupo ver o que tem dentro.

Deixar as crian?as explorar os pap?is picados e em seguida, a professora deve mostrar como fazer uma chuva de papel. Brincar de jogar e juntar os peda?os de papel. Colocar o CD da banda Palavra Cantada "Cantigas de Roda" (Ver recursos complementares), para que as crian?as possam dan?ar enquanto jogam os pap?is picados para o alto.

?

?

Caixa-surpresa 3Caixa-surpresa 4

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Spinelli - 2012

?

3? MOMENTO

Chuva de revistas

?

Material necess?rio:

  • Pap?is de revista picados;
  • Caixa-Surpresa;
  • 1 metro de papel pardo;
  • Cola branca;
  • Potes de danone ou pratinhos para colocar a cola.

?

Neste terceiro momento da aula, ap?s as crian?as brincarem de chuva de revistas, sugere-se que a professora junte com as crian?as os peda?os de revista e as convide para fazer uma colagem e registrar esta divertida brincadeira. Numa mesa, colocar o papel pardo e separar um pote com cola branca e alguns peda?os de revista para cada crian?a, explicando para o grupo como fazer a colagem. Em seguida, deixar as crian?as colarem os peda?os de revista pelo papel pardo, explorando o espa?o e a textura da cola branca.

?

Caixa-surpresa 5s

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Spinelli - 2012

Recursos Complementares

CD Palavra Cantada "Cantigas de Roda":

http://ebooksgratis.com.br/livros-ebooks-gratis/literatura-nacional/infanto-juvenil-e-entretenimento/infanto-juvenil-cd-cantigas-de-roda-1998-cancoes-folcloricas-do-brasil-colecao-palavra-falada/;

Sugest?o de aulas que envolvem a confec??o de caixas de hist?ria; de mem?ria:

"Um castelo, muitas estrelas, um rei malvado e uma linda princesa! Vamos construir uma caixa de hist?rias? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48878

"Conhecendo a mim e o outro atrav?s das nossas hist?rias: a constru??o da caixa de mem?ria" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25616

Avaliação

A professora poder? avaliar a possibilidade de express?o gr?fica e a no??o de espa?o das crian?as. Al?m disso, poder? avaliar se as crian?as participaram e se envolveram nas atividades que foram oferecidas; se conseguem manipular os materiais e perceber as cores, formas, texturas e tamanhos dos materiais utilizados e de que maneira interagiram entre si ao longo da proposta: se respeitam a vez para falar e para balan?ar a caixa-surpresa.