L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Conhecer os principais Biomas Brasileiros em termos de suas caracter?sticas b?sicas, conforme compet?ncia de ?rea 1 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Utilizar recursos tecnol?gicos na constru??o do conhecimento sobre Biomas Brasileiros, conforme habilidade H3 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Organizar criteriosamente informa??es sobre os Biomas Brasileiros oriundas de diferentes fontes, conforme habilidade H2 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
No??es b?sicas de Ecologia (Ensino Fundamental).
No??es b?sicas de Inform?tica.
Essa aula, como seu pr?prio t?tulo indica, representa a continuidade da aula Ecologia: Biomas Brasileiros ? Parte 1, dispon?vel no Portal do Professor.
Esse momento da aula dever? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica. Cabe ao professor orientar os alunos a permanecerem nos mesmos grupos formados para a aula Ecologia: Biomas Brasileiros ? Parte 1. Ser? necess?rio, no m?nimo, um computador por grupo.
Os alunos dever?o criar uma pequena hist?ria em quadrinhos envolvendo o conte?do da pesquisa realizada na aula Ecologia: Biomas Brasileiros ? Parte 1. Para tanto, o professor dever? orient?-los a, empregando seus computadores, acessar os sites indicados nas figuras 1 e 2, nos quais os procedimentos pertinentes se encontram detalhados. Vale destacar que tais sites s?o autoexplicativos.
Fonte: site dispon?vel em: http://materialdidatico.pbworks.com/w/page/20509747/Tutorial%20Hag%C3%A1Qu%C3%AA (Acesso em 29/06/2013)
Fonte: site dispon?vel em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/ (Acesso em 29/06/2013)
Cada hist?ria em quadrinhos poder? ter um enfoque diferente, dependendo da criatividade dos grupos, mas todas elas devem envolver o conte?do da pesquisa realizada na aula Ecologia: Biomas Brasileiros ? Parte 1. Por exemplo, se o grupo realizou a pesquisa sobre o Bioma Pantanal, pode criar uma hist?ria em quadrinhos especificamente sobre tal bioma, apresentando suas caracter?sticas b?sicas, ou utiliz?-lo como ambienta??o para os personagens.
Esse momento da aula poder? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser? destinado ? cria??o de um blog para a divulga??o dos conhecimentos adquiridos pelos alunos a respeito dos biomas estudados anteriormente, na aula Ecologia: Biomas Brasileiros ? Parte 1, em particular para a divulga??o das hist?rias em quadrinhos criadas pelos alunos.
Inicialmente ser? necess?rio um computador com acesso ? internet e um projetor multim?dia para a exibi??o dos v?deos selecionados e indicados abaixo nas figuras 3 e 4, que tratam dos tutoriais para a cria??o de um blog.
Os v?deos apresentam o passo-a-passo da cria??o de um blog.
Fonte: v?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0 (Acesso em 29/06/2013)
Fonte: v?deo dispon?vel em:http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related (Acesso em 29/06/2013)
Coment?rio: Cabe ao professor esclarecer, ap?s a exibi??o dos v?deos, eventuais d?vidas dos alunos de forma a garantir que o conte?do sobre a cria??o de um blog possa ser consolidado.
Observa??o: O professor pode tamb?m fazer o download do v?deo previamente e grav?-lo em DVD, para exibi??o em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.
Ap?s a apresenta??o dos v?deos, para o desenvolvimento da atividade, o professor deve solicitar aos alunos que mantenham os grupos j? definidos anteriormente, na aula Ecologia: Biomas Brasileiros ? Parte 1, para a cria??o dos blogs.
Ser? necess?rio, no m?nimo, um computador por grupo com acesso ? internet.
Caso necess?rio, o professor pode indicar para os grupos, o endere?o https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 29/06/2013), para criarem os seus blogs.
Fonte: site dispon?vel: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 29/06/2013)
Inscritos os blogs, os grupos dever?o iniciar a inclus?o das hist?rias em quadrinhos que eles criaram.
Finalizada a tarefa de inclus?o das hist?rias em quadrinhos, o professor dever? orientar cada um dos grupos a inserirem em seus blogs os links dos demais. Desse modo, os mesmos poder?o ter acesso aos blogs uns dos outros, o que contribuir? para a socializa??o do conhecimento referente ao tema da aula.
Os alunos dever?o ser orientados pelo professor a navegar nos blogs dos colegas e coment?-los por meio de posts. Em casa, os alunos dever?o ainda convidar seus familiares para navegarem em seus blogs para explorar mais esse recurso digital.
Observa??o: A cria??o dos blogs poder? ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares.
Artigo ?A import?ncia das hist?rias em quadrinhos para educa??o?, site Universidade de Quadrinhos ? DF
Dispon?vel: http://maurobandeiras.blogspot.com.br/2008/12/importncia-das-histrias-em-quadrinhos.html (Acesso em 27/06/2013)
Artigo ?Blog: di?rio (de aprendizagem) na rede?, site Revista Nova Escola
Dispon?vel: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/blog-diario-423586.shtml (Acesso em 27/06/2013)
Artigo ?Blogs na educa??o: por que n?o??, site Microsoft
Dispon?vel: http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/blogs_na_educacao.mspx (Acesso em 27/06/2013)
Artigo ?Biomas Brasileiros?, site Sua Pesquisa
Dispon?vel: http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm (Acesso em 27/06/2013)
Artigo ?Biomas Brasileiros?, site Mundo Educa??o
Dispon?vel: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/biomas-brasileiros.htm (Acesso em 27/06/2013)
A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es da turma como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas ou, mais especificamente, na elabora??o dos quadrinhos e no desempenho na cria??o dos blogs.