L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Geografia | Estrutura e din?mica de diferentes espa?os urbanos e o modo de vida na cidade |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
Compreender a influ?ncia do homem no meio em que vive, conforme compet?ncia de ?rea 3 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias e suas Tecnologias do ENEM.
Delinear rela??es entre o padr?o de consumo e o crescimento urbano na atualidade, conforme habilidade H10 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Diferenciar a??es humanas capazes de contribuir com a preserva??o ou com a destrui??o dos ecossistemas, conforme habilidade H12 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
No??es b?sicas de Ecologia (Ensino Fundamental).
No??es b?sicas de Geografia (Ensino Fundamental).
No??es b?sicas de Inform?tica.
Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a proje??o das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode tamb?m fazer o download das figuras e imprimi-las em transpar?ncias para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola n?o disponha de um Laborat?rio de Inform?tica.
Dispon?vel: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/programas_e_projetos/projeto_de_gestao_integrada_dos_residuos_solidos.html (Acesso em 01/07/2013)
Dispon?vel: http://geoagrcola.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html (Acesso em 01/07/2013)
Dispon?vel: http://www.pco.org.br/nacional/direita-fascista-levanta-a-cabeca-e-exige-upp-na-favela-de-paraisopolis-/eijj,b.html (Acesso em 01/07/2013)
Dispon?vel: http://sistema.blogdogbu.com/?paged=2 (Acesso em 01/07/2013)
Dispon?vel: http://nalata.org/ (Acesso em 01/07/2013)
Finalizada a apresenta??o das figuras, cabe ao professor ser o mediador sobre o tema. As quest?es abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:
1 ? Quais s?o as semelhan?as entre as figuras apresentadas?
2 ? Quais s?o as diferen?as entre as figuras apresentadas?
3 ? Na cidade em voc? mora ? poss?vel observar alguma cena parecida com aquelas retratadas nas figuras? Quais?
4 ? Periodicamente ocorrem inunda??es em v?rias cidades, causando perdas de vidas e destrui??o do patrim?nio das pessoas, geralmente em fun??o de problemas como aqueles retratados na figura 1. Na cidade em que voc? mora, existem ?reas de risco de inunda??es? Se sim, descreva-as.
Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em rela??o ?s quest?es, assim como estimular a argumenta??o dos mesmos por meio de perguntas complementares.
Coment?rio: Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avalia??o da aprendizagem
Esse momento da aula tamb?m pode ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a exibi??o dos v?deos. Caso o Laborat?rio de Inform?tica n?o disponha de um projetor multim?dia, os alunos podem assistir aos v?deos nos computadores acessando os links abaixo.
Caso seja necess?rio, o professor pode tamb?m fazer previamente o download dos v?deos e grav?-lo em DVD, para exibi??o em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos dever?o utilizar caderno para anota??es, caneta e l?pis.
Coment?rio: Fica a crit?rio do professor a interrup??o parcial dos v?deos para a discuss?o de algumas cenas selecionadas previamente. ? importante, que nessa estrat?gia, os alunos sejam incentivados a demonstrarem suas percep??es e opini?es, por meio de coment?rios espont?neos. Outra possibilidade ? a exibi??o completa dos v?deos seguida da discuss?o.
Fonte: v?deo dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=LGGza55WKa4(Acesso em 01/07/2013)
Fonte: v?deo dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=iRBv-w2B6cY (Acesso em 01/07/2013)
O professor deve incentivar a express?o de impress?es e opini?es por parte dos alunos em rela??o ao conte?do dos v?deos, assim como centrar a discuss?o na responsabilidade que cada um deles possui em rela??o ? mobilidade urbana.
Finalizada a discuss?o, os alunos dever?o se organizar em duplas para responder a Atividade de Contextualiza??o.
O computador e o projetor multim?dia utilizados na exibi??o dos v?deos poder?o ser empregados tamb?m para a veicula??o da Atividade de Contextualiza??o. Nesse caso, cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno.
Se n?o for poss?vel utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode tamb?m ?copiar? e ?colar? a Atividade de Contextualiza??o em um documento do software Microsoft Word ou qualquer outro editor de texto e imprimi-lo em uma transpar?ncia para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula. Tamb?m nesse caso cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno. Outra op??o ? entregar a cada aluno uma via impressa da Atividade de Contextualiza??o.
1 ? No gr?fico abaixo, est?o representadas mudan?as no perfil socioecon?mico da popula??o brasileira entre 2002 e 2009.
Um dos principais fatores que possibilitaram as mudan?as representadas no gr?fico ?:
a) eleva??o do poder aquisitivo
b) amplia??o da expectativa de vida
c) estabiliza??o da oferta de emprego
d) diminui??o da taxa de analfabetismo
2 ? Observe a figura e responda:
A compara??o entre a propaganda comemorativa do cinquenten?rio de Bras?lia e o trecho da reportagem explicita aspectos contradit?rios do processo de crescimento urbano do Distrito Federal.
Um dos principais aspectos respons?veis por essas contradi??es ?:
a) inexist?ncia de recursos p?blicos destinados ? infraestrutura habitacional
b) concentra??o fundi?ria derivada da demanda por m?o de obra qualificada
c) retra??o das atividades industriais ligada ? moderniza??o do setor de servi?os
d) intensifica??o do fluxo migrat?rio associada ? insufici?ncia de postos de trabalho formal
3 ? O fen?meno descrito no texto abaixo, que vem ocorrendo nas ?ltimas d?cadas, corresponde mais diretamente ao seguinte processo socioespacial:
a) hierarquiza??o
b) regionaliza??o
c) metropoliza??o
d) territorializa??o
?
1 ? A |
2 ? D |
3 ? D |
Nesse momento da aula cabe ao professor realizar uma atividade de campo com os alunos pela cidade onde se situa a escola. Caso necess?rio, pode-se solicitar com anteced?ncia junto ? prefeitura do munic?pio um ?nibus para a realiza??o dessa atividade.
Caso n?o seja vi?vel fazer a atividade pela cidade, o professor poder? propor um percurso a p? pelos arredores da escola.
Para o trabalho de campo, o professor poder? solicitar que os alunos utilizem l?pis, bloco para anota??es e c?meras fotogr?ficas digitais (ou telefones celulares com c?meras fotogr?ficas digitais) para registrar impress?es e imagens sobre a paisagem urbana e os seus diferentes ambientes: casas, pra?as, ruas, com?rcios, etc. Cabe ao professor solicitar que os alunos, mais especificamente, procurem identificar e caracterizar ?reas que apresentam degrada??o ambiental.
Com o t?rmino do trabalho de campo, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em seis grupos para a elabora??o de uma apresenta??o de slides com as impress?es e imagens sobre a paisagem urbana. Essa atividade dever? ser desenvolvida no Laborat?rio de Inform?tica. Ser? necess?rio, no m?nimo, um computador por grupo, sendo que o software Microsoft PowerPoint dever? ser utilizado para a elabora??o das apresenta??es.
Observa??o: Caso a escola n?o disponha de um Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organiza??o em grupos.
Finalizada a elabora??o das apresenta??es, os grupos dever?o arquiv?-las para que as mesmas possam tamb?m ser utilizadas posteriormente, na continuidade dessa aula, intitulada Educa??o ambiental: problemas ambientais urbanos ? Parte 2.
Artigo ?Meu carro, seu carro?, site Blog sobre lixo, desperd?cio e consumo consciente
Dispon?vel: http://nalata.org/ (Acesso em 01/07/2013)
Artigo ?Problemas ambientais atuais?, site Sua Pesquisa
Dispon?vel: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/problemas_ambientais.htm (Acesso em 01/07/2013)
Artigo ?Polui??o Urbana - Desenho Animado Ambiental?, site Youtube
Dispon?vel: http://www.youtube.com/watch?v=24kfF5zi2F8 (Acesso em 01/07/2013)
Artigo ?Principais problemas ambientais no mundo e no Brasil?, site Col?gio Web
Dispon?vel: http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/geografia/problemas-ambientais/principais-problemas-ambientais-no-mundo-e-no-brasil.html (Acesso em 01/07/2013)
A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula. Como sugest?o, o professor pode avaliar a participa??o e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e coment?rios, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na Atividade de Contextualiza??o, na atividade de campo ou na elabora??o da apresenta??o.