Portal do Professor

Início do Conteúdo

Educa??o ambiental: problemas ambientais urbanos ? Parte 1

Autor e Co-autor(es)

CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

L?rida de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Geografia Estrutura e din?mica de diferentes espa?os urbanos e o modo de vida na cidade
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a influ?ncia do homem no meio em que vive, conforme compet?ncia de ?rea 3 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias e suas Tecnologias do ENEM.

Delinear rela??es entre o padr?o de consumo e o crescimento urbano na atualidade, conforme habilidade H10 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Diferenciar a??es humanas capazes de contribuir com a preserva??o ou com a destrui??o dos ecossistemas, conforme habilidade H12 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades

04 AULAS (50 MINUTOS CADA)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No??es b?sicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

No??es b?sicas de Geografia (Ensino Fundamental).

No??es b?sicas de Inform?tica.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a proje??o das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode tamb?m fazer o download das figuras e imprimi-las em transpar?ncias para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola n?o disponha de um Laborat?rio de Inform?tica.

Figura 1

13

Dispon?vel: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/programas_e_projetos/projeto_de_gestao_integrada_dos_residuos_solidos.html  (Acesso em 01/07/2013)

Figura 2

14

Dispon?vel: http://geoagrcola.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html  (Acesso em 01/07/2013)

Figura 3

24

Dispon?vel: http://www.pco.org.br/nacional/direita-fascista-levanta-a-cabeca-e-exige-upp-na-favela-de-paraisopolis-/eijj,b.html (Acesso em 01/07/2013)

Figura 4

31

Dispon?vel: http://sistema.blogdogbu.com/?paged=2  (Acesso em 01/07/2013)

Figura 5

25

Dispon?vel: http://nalata.org/  (Acesso em 01/07/2013)


Finalizada a apresenta??o das figuras, cabe ao professor ser o mediador sobre o tema. As quest?es abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:


1 ? Quais s?o as semelhan?as entre as figuras apresentadas?

2 ? Quais s?o as diferen?as entre as figuras apresentadas?

3 ? Na cidade em voc? mora ? poss?vel observar alguma cena parecida com aquelas retratadas nas figuras? Quais?

4 ? Periodicamente ocorrem inunda??es em v?rias cidades, causando perdas de vidas e destrui??o do patrim?nio das pessoas, geralmente em fun??o de problemas como aqueles retratados na figura 1. Na cidade em que voc? mora, existem ?reas de risco de inunda??es? Se sim, descreva-as.


Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em rela??o ?s quest?es, assim como estimular a argumenta??o dos mesmos por meio de perguntas complementares.

Coment?rio: Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avalia??o da aprendizagem


Segundo momento: Aprofundando o assunto

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula tamb?m pode ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a exibi??o dos v?deos. Caso o Laborat?rio de Inform?tica n?o disponha de um projetor multim?dia, os alunos podem assistir aos v?deos nos computadores acessando os links abaixo.

Caso seja necess?rio, o professor pode tamb?m fazer previamente o download dos v?deos e grav?-lo em DVD, para exibi??o em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos dever?o utilizar caderno para anota??es, caneta e l?pis.

Coment?rio: Fica a crit?rio do professor a interrup??o parcial dos v?deos para a discuss?o de algumas cenas selecionadas previamente. ? importante, que nessa estrat?gia, os alunos sejam incentivados a demonstrarem suas percep??es e opini?es, por meio de coment?rios espont?neos. Outra possibilidade ? a exibi??o completa dos v?deos seguida da discuss?o.

 V?deo 1 ? TV Brasil - Mobilidade Urbana - Parte 1 (9:44)

23

Fonte: v?deo dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=LGGza55WKa4(Acesso em 01/07/2013)


V?deo 2 ? TV Brasil - Mobilidade Urbana - Parte 2 (9:26)

27

Fonte: v?deo dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=iRBv-w2B6cY (Acesso em 01/07/2013)

O professor deve incentivar a express?o de impress?es e opini?es por parte dos alunos em rela??o ao conte?do dos v?deos, assim como centrar a discuss?o na responsabilidade que cada um deles possui em rela??o ? mobilidade urbana.

Finalizada a discuss?o, os alunos dever?o se organizar em duplas para responder a Atividade de Contextualiza??o.

O computador e o projetor multim?dia utilizados na exibi??o dos v?deos poder?o ser empregados tamb?m para a veicula??o da Atividade de Contextualiza??o. Nesse caso, cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno.

Se n?o for poss?vel utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode tamb?m ?copiar? e ?colar? a Atividade de Contextualiza??o em um documento do software Microsoft Word ou qualquer outro editor de texto e imprimi-lo em uma transpar?ncia para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula. Tamb?m nesse caso cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno. Outra op??o ? entregar a cada aluno uma via impressa da Atividade de Contextualiza??o.

Atividade de Contextualiza??o

1 ? No gr?fico abaixo, est?o representadas mudan?as no perfil socioecon?mico da popula??o brasileira entre 2002 e 2009.

26

Um dos principais fatores que possibilitaram as mudan?as representadas no gr?fico ?:

a) eleva??o do poder aquisitivo

b) amplia??o da expectativa de vida

c) estabiliza??o da oferta de emprego

d) diminui??o da taxa de analfabetismo


2 ? Observe a figura e responda:

32

A compara??o entre a propaganda comemorativa do cinquenten?rio de Bras?lia e o trecho da reportagem explicita aspectos contradit?rios do processo de crescimento urbano do Distrito Federal.
Um dos principais aspectos respons?veis por essas contradi??es ?:

a) inexist?ncia de recursos p?blicos destinados ? infraestrutura habitacional

b) concentra??o fundi?ria derivada da demanda por m?o de obra qualificada

c) retra??o das atividades industriais ligada ? moderniza??o do setor de servi?os

d) intensifica??o do fluxo migrat?rio associada ? insufici?ncia de postos de trabalho formal


3 ? O fen?meno descrito no texto abaixo, que vem ocorrendo nas ?ltimas d?cadas, corresponde mais diretamente ao seguinte processo socioespacial:

33

a) hierarquiza??o

b) regionaliza??o

c) metropoliza??o

d) territorializa??o


Gabarito:

?

1 ? A

2 ? D

3 ? D


Terceiro momento: Atividade de campo

Prepara??o do ambiente:

Nesse momento da aula cabe ao professor realizar uma atividade de campo com os alunos pela cidade onde se situa a escola. Caso necess?rio, pode-se solicitar com anteced?ncia junto ? prefeitura do munic?pio um ?nibus para a realiza??o dessa atividade.

Caso n?o seja vi?vel fazer a atividade pela cidade, o professor poder? propor um percurso a p? pelos arredores da escola.

Para o trabalho de campo, o professor poder? solicitar que os alunos utilizem l?pis, bloco para anota??es e c?meras fotogr?ficas digitais (ou telefones celulares com c?meras fotogr?ficas digitais) para registrar impress?es e imagens sobre a paisagem urbana e os seus diferentes ambientes: casas, pra?as, ruas, com?rcios, etc. Cabe ao professor solicitar que os alunos, mais especificamente, procurem identificar e caracterizar ?reas que apresentam degrada??o ambiental.

Com o t?rmino do trabalho de campo, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em seis grupos para a elabora??o de uma apresenta??o de slides com as impress?es e imagens sobre a paisagem urbana. Essa atividade dever? ser desenvolvida no Laborat?rio de Inform?tica. Ser? necess?rio, no m?nimo, um computador por grupo, sendo que o software Microsoft PowerPoint dever? ser utilizado para a elabora??o das apresenta??es.

Observa??o: Caso a escola n?o disponha de um Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organiza??o em grupos.

Finalizada a elabora??o das apresenta??es, os grupos dever?o arquiv?-las para que as mesmas possam tamb?m ser utilizadas posteriormente, na continuidade dessa aula, intitulada Educa??o ambiental: problemas ambientais urbanos ? Parte 2.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores:

Artigo ?Meu carro, seu carro?, site Blog sobre lixo, desperd?cio e consumo consciente
Dispon?vel: http://nalata.org/  (Acesso em 01/07/2013)

Artigo ?Problemas ambientais atuais?, site Sua Pesquisa
Dispon?vel: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/problemas_ambientais.htm (Acesso em 01/07/2013)

Sugest?es de links para alunos:

Artigo ?Polui??o Urbana - Desenho Animado Ambiental?, site Youtube
Dispon?vel: http://www.youtube.com/watch?v=24kfF5zi2F8   (Acesso em 01/07/2013)

Artigo ?Principais problemas ambientais no mundo e no Brasil?, site Col?gio Web
Dispon?vel: http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/geografia/problemas-ambientais/principais-problemas-ambientais-no-mundo-e-no-brasil.html  (Acesso em 01/07/2013)

Avaliação

A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula. Como sugest?o, o professor pode avaliar a participa??o e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e coment?rios, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na Atividade de Contextualiza??o, na atividade de campo ou na elabora??o da apresenta??o.