Portal do Professor

Início do Conteúdo

Educa??o F?sica e Matem?tica: um bate bola nas grandes ?reas

Autor e Co-autor(es)

Tiago Soares Alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende, ?derson de Oliveira Passos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Final Matem?tica Espa?o e forma
Ensino Fundamental Final Matem?tica Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matem?tica Opera??es
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Valores culturais
Ensino M?dio Matem?tica Geometria
Ensino M?dio Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Fazer opera??es matem?ticas mediante a viv?ncia do futebol.

- Reconhecer medidas, equa??es e c?lculos  nos elementos que constituem o futebol.

- Vivenciar o futebol numa perspectiva interdisciplinar reconhecendo a matem?tica no esporte e o esporte na matem?tica.

- Vivenciar o futsal enquanto espa?o para constru??o de rela??es pessoais que favore?am a conviv?ncia e a participa??o de todos.

Duração das atividades

11 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conhecimentos sobre modalidades de futebol, onde se pratica e regras b?sicas.
  • Conhecimentos b?sicos sobre opera??es matem?ticas, medidas, equa??es e c?lculos.

Estratégias e recursos da aula

A presente aula foi concebida a partir de uma proposta de trabalho interdisciplinar entre as ?reas de Educa??o F?sica e Matem?tica provocada pelo contato do autor com o v?deo "Matem?tica no Futebol" da s?rie "Matem?tica em toda parte" (TV Escola/ MEC). O v?deo est? dispon?vel no seguinte endere?o: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2349 (acesso em 05 de Julho de 2103. Dura??o 26 minutos). Em determinados momentos desta aula, indicaremos algumas atividades que poder?o ser realizadas, ora pelo professor de Educa??o F?sica, ora pelo professor de Matem?tica e, em alguns casos pelos dois juntos. Todas as atividades s?o de car?ter sugestivo e separadas apenas por um recurso did?tico. Fiquem ? vontade para adaptarem ? sua realidade, e mais, convide seus colegas professores das duas ?reas em foco e fa?am um bom trabalho em parceria!

Aula 1 - O professor de Matem?tica convida para um bate bola...

1. A primeira aula, inicialmente, poder? ser ministrada pelo professor de Matem?tica (como uma op??o metodol?gica). Ele deve come?ar convidando a turma para um bate bola na quadra de Futsal da Escola.

Obs.: Antes da primeira aula, o professor de Matem?tica ter? combinado com o professor de Educa??o F?sica com rela??o ? sua presen?a na aula neste dia.

Ao chegarem ? quadra, os alunos e o professor de Matem?tica encontrar?o com o professor de Educa??o F?sica que j? os aguardava. Assim, os alunos, sob orienta??o dos dois professores, receber?o dois desafios simult?neos: 1? - uma partida de futsal misto; 2? - desafios das medidas: identificar o m?ximo de formas geom?tricas e realiza??o de medidas presentes na quadra.

?

2. Com rela??o ao primeiro desafio o professor de educa??o f?sica dever? observar os seguintes procedimentos:

a) A turma ser? divida em quatro equipes mistas por g?nero. O crit?rio de sele??o dos times ser? aleat?rio e feito pelo professor (sorteio), evitando assim a forma??o de "panelinhas", ou seja, que os alunos escolham seus jogadores apenas pela amizade ou buscando trazer para seu time somente "os melhores".

Aten??o!! O crit?rio de escolha aleat?rio n?o garante que as equipes fiquem equilibradas do ponto de vista t?cnico, ou seja, n?o evita que uma equipe tenha mais jogadores habilidosos do que a outra. Nesse caso, o professor deve observar tamb?m essa quest?o caso ela apare?a, fazendo as modifica??es necess?rias e sempre esclarecendo a turma que o objetivo de pequenas altera??es de jogadores ? para garantir equipes mais equilibradas poss?vel no que tange ao aspecto de dom?nio da t?cnica e da t?tica no futsal.

b) Enquanto uma equipe joga, a outra equipe far? suas observa??es anotando no caderno de Matem?tica registros da atividade orientada pelo professor dessa disciplina.

?

http://3.bp.blogspot.com/_w11mmMkq7w8/SqFRTyDkqPI/AAAAAAAAAF8/c3L3FfpEBGQ/S1600-R/gin+4.jpg

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_w11mmMkq7w8/SqFRTyDkqPI/AAAAAAAAAF8/c3L3FfpEBGQ/S1600-R/gin+4.jpg. Acesso em 08 de Julho 2013.

?

3. Com rela??o ao segundo desafio, o professor de Matem?tica deve observar os seguintes procedimentos:

Obs.: O professor pode disponibilizar fitas m?tricas para que os alunos realizem as medidas necess?rias. Como no v?deo, algumas medidas podem ser realizadas e podem ser  estimadas de acordo com os conhecimentos dos alunos, tais como: estimativa no n?mero de torcedores da arquibancada, n?mero de faces, v?rtices e arestas da bola, caso seja uma bola semelhante ? mostrada no v?deo

a) Os alunos dever?o estar com seu caderno de matem?tica em m?os e registrar o m?ximo de formas geom?tricas e medidas que puderam identificar e medir, para poderem discutir em sala de aula sobre os resultados de suas anota??es.

b) Eles se revezar?o entre o jogo e os registros em conson?ncia com a atividade orientada pelo professor de Educa??o F?sica conforme descrito acima.

http://revistaescola.abril.com.br/img/matematica/192-Matematica.jpg

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/img/matematica/192-Matematica.jpg. Acesso em 08 de Julho 2013.

?

Aula 2 - Do est?dio do Pacaembu ? quadra da escola

1. Nesta aula, os professores conduzir?o as atividades em parceria.

Num  primeiro momento, os alunos ir?o expor os acontecimentos ocorridos durante as partidas de futsal na aula anterior e que n?o s?o poss?veis de "medir", tais como: dificuldades de conviver no mesmo jogo com jogadores de g?nero masculino e feminino, respeito ?s diferen?as e possibilidades de aprimorar o futsal misto alterando algumas normas de conviv?ncia ou mesmo regras do esporte.

Obs.: Mesmo se tratando de uma discuss?o da pr?tica de uma partida de Futsal propriamente dito, o professor de matem?tica poder? tranquilamente intervir na discuss?o, j? que os temas pautados dizem respeito ? conviv?ncia para um jogo ?tico e saud?vel.

2. Em seguida, os alunos apresentar?o os registros das medidas realizadas e formas geom?tricas identificadas na quadra.

3. Com o objetivo de ampliar o olhar dos alunos sobre a Matem?tica do Futebol, eles ir?o assistir ao v?deo do site Tv Escola (MEC), orientada pelos dois professores.

?

Assista ao v?deo clicando nas imagens abaixo ou no link do v?deo em seguida:

image video matem em toda parte  logo tv escola

Fonte da Imagem 1: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/title2.jpg. Acesso em 08 de Julho 2013.

Fonte da Imagem 2: http://tvescola.mec.gov.br. Acesso em 08 de Julho 2013.

Link do v?deo: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2349. Acesso em 08 de Julho 2013. Dura??o 26 minutos.

?

4. Esclarecer que durante a apresenta??o do v?deo os alunos dever?o observar os seguintes itens:

a) O que ? poss?vel aprender de Educa??o F?sica e Matem?tica pela pr?tica de futebol?

b) Quais temas da Educa??o F?sica e Matem?tica aparecem no futebol pelo v?deo?

c) Quais as formas geom?tricas que aparecem no v?deo e que tamb?m podem ser observadas em nossa quadra.

? importante esclarecer que durante a exibi??o do v?deo, os alunos dever?o registrar o m?ximo poss?vel das respostas para que se orientem na discuss?o posterior.

?

Aulas 3 e 4 - Ampliando as possibilidades da Educa??o F?sica e Matem?tica pelo Futebol

1. Os professores permitir?o que os alunos falem sobre suas percep??es com rela??o ao v?deo assistido na aula passada. Nessa discuss?o eles ser?o provocados a propor temas a serem trabalhados tanto na Educa??o F?sica como na Matem?tica, tudo por meio do futebol.

Ap?s essa discuss?o os alunos ser?o novamente orientados a uma nova pr?tica do futebol com dois objetivos: ampliar as dimens?es de conviv?ncia ?tica e saud?vel por meio do esporte e ampliar seus conhecimentos de Matem?tica pelos elementos presentes no futebol.

2. Os professores dever?o lev?-los para quadra e os alunos ter?o duas tarefas simult?neas, quais sejam:

a) Organizar-se, sem a interven??o do professor, e dividir as equipes mantendo os seguintes princ?pios: times mistos, equil?brio t?cnico entre as equipes e de garantia da participa??o de todos.

divisao equipes

Fonte: http://www.streetfootballworld.org/network/all-nwm/associacao-crista-de-mocos-do-rio-grande-do-sul/blog/1a-copa-ads-acm-rs-de-futebol-de-rua-2010-1/copy_of_P1030350.JPG/image_preview. Acesso em 08 de Julho 2013.

?

b) Enquanto um grupo joga, outro grupo contabiliza os pontos e o Scout da partida (ou seja, tradu??o da partida em n?meros, exemplo: quantos passes errados, quantas faltas, quantas vezes cada atacante chutou ao gol etc.).

futebol alunos observam

Fonte: http://www.anunciosgratis.pt/files/upload/1/295x222/4fedd9cc-6270-4b53-b375-4e8a5266053e.jpg. Acesso em 08 de Julho 2013.

?

Sugest?o de formul?rio para direcionamento dos trabalhos dos grupos que contabilizar?o os pontos e dos grupos que far?o os registros dos Scouts:

Grupo de Registro dos pontos              Grupo de Registro dos Scouts
1? Tempo de jogo N?mero de passes:
Gols marcados pelo time A __

Atacantes __, defensores __, goleiro __ etc.

?

Gols marcados pelo time B __ N?mero de finaliza??es
2? Tempo de jogo

Atacantes __, defensores __, goleiro __ etc.

?

Gols marcados pelo time A __ N?mero de neutraliza??es de ataques
Gols marcados pelo time B __

Na defesa ___, no meio da quadra ___.

?

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

?

Aula 5 e 6. Matem?tica e Educa??o F?sica: debatendo temas do jogo do Futsal

1. Em sala de aula, orientados pelos professores, os alunos dever?o comentar sobre os seguintes aspectos do jogo da aula passada:

a) Foi poss?vel dividir as equipes considerando os princ?pios previamente estabelecidos? Os times estavam equilibrados? Todos participaram razoavelmente? Sim, n?o? Por qu??

b) O que ? preciso modificar na pr?tica jogo? Normas de conviv?ncia? Regras do esporte?

Ao final desta discuss?o ? preciso que o professor registre as altera??es necess?rias para modifica??o do jogo, para que os alunos possam vivenci?-lo modificado na pr?xima aula (aula7).

2. Em seguida, os professores conduzir?o a apresenta??o dos n?meros do jogo: os registros das pontua??es e dos Scouts. Os alunos apresentar?o os dados sintetizados das observa??es t?cnicas que foram registradas durante a realiza??o das partidas de futsal. Exemplo: mostrar?o quantos alunos tocaram mais na bola, quantos fizeram mais finaliza??es, quantos e quais colegas fizeram gols etc.

a) Ap?s a apresenta??o dos n?meros das partidas realizadas, o professor de Educa??o F?sica analisar?, em conjunto com os alunos, se as partidas ficaram, ou n?o, equilibradas do ponto de vista dos resultados.

Obs.: A crit?rio dos professores, os alunos poder?o apresentar as pontua??es e os Scouts de cada partida, elaborando a representa??o gr?fica dos n?meros observados.

b) O professor de Matem?tica far? com eles um exerc?cio de probabilidade, com rela??o aos poss?veis resultados para os pr?ximos jogos, caso as equipes se mantenham a mesma. Os alunos podem ser instigados com perguntas, tais como: se Fulano - jogador que mais errou passes - continuar errando os passes, o que pode ser feito para melhorar o desempenho da equipe? Caso o n?mero de chutes a gol continue iguais, quem tem mais chance de fazer um gol?

Em seguida, os professores devem provoc?-los com seguintes quest?es:

- Os n?meros nos ajudam a pensar a conviv?ncia do Futebol?

- O que devemos fazer para nos aproximarmos do princ?pio do futebol mais ?tico, amplamente participativo e saud?vel para todos?

?

etica e futebol

Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/files/177/2011/09/anuncio-para-revista-etica-no-futebol.jpg. Acesso em 08 de Julho 2013.

?

3. Ap?s os exerc?cios acima, os alunos dever?o se reunir em grupos (m?ximo de 07 alunos por grupo) e pensar juntos duas tarefas:

a) Quais propostas de divis?o de equipes, distribui??o das posi??es em quadra, de estrat?gias e t?ticas de jogo poder?o melhorar os n?meros dos resultados de minha equipe, aproximando-o dos princ?pios estudados?

b) Quem ser? respons?vel pelas anota??es dos pontos e Scouts.

Obs.: Em todos os momentos os professores far?o orienta??es e interven??es nos grupos de modo a colaborar com as an?lises necess?rias para que os alunos possam fazer suas propostas.

4. Na aula seguinte, os alunos far?o a pr?tica dos seus exerc?cios de proposi??es feitos na aula anterior e vivenciar?o os jogos com suas propostas constru?das nos grupos.

?

Aulas 7 e 8 -  Novas viv?ncias, outras normas de conviv?ncia, novas opera??es...

1. Nesta aula, os professores parceiros permitir?o que cada grupo apresente suas proposi??es para o jogo. Eles seguir?o os seguintes procedimentos:

a) Divis?o das equipes com base nos crit?rios eleitos pelo grupo.

b) Apresenta??o das regras e normas de conviv?ncia que ser?o aplicadas com base nas propostas.

c) Defini??o do papel de cada colega: quem orientar? a escolha das equipes, o jogo de futsal e os respons?veis pelos registros na hora da disputa da partida.

2. Em seguida, eles vivenciar?o o futsal aplicando as proposi??es dos grupos. Nessa primeira vez, teremos a pr?tica de apenas duas viv?ncias (duas partidas) correspondentes ?s proposi??es de dois grupos. Sendo assim ficar?o mais dois grupos para apresenta??o na aula seguinte.

Obs.: Nesse momento, al?m dos registros dos n?meros de cada partida, os alunos poder?o fazer fotos e v?deos dos jogos (enquanto alguns jogam outros registram).

3. Nessa aula, os dois grupos ir?o apresentar suas propostas com base nos procedimentos supracitados. Nesse sentido, teremos a pr?tica de mais duas partidas conforme as proposi??es desses grupos.

4. Ao final das apresenta??es, o professor ir? informar aos alunos sobre o trabalho de campo programado para a turma: uma visita a um est?dio de futebol. A visita estar? condicionada ? autoriza??o dos pais.

?

Aulas 9 e 10- Trabalho de Campo: Visita ao est?dio do Futebol

havelangeestadio

Fonte: http://www.correiodeuberlandia.com.br/wp-uploads/2011/05/havelangeestadi.jpeg. Acesso em 08 de Julho 2013.

1. O trabalho de campo ser? orientado conforme roteiro abaixo. Os grupos dever?o se organizar para cumprir a tarefa dos registros necess?rios para as discuss?es que se far?o ap?s a visita, de acordo com os objetivos dessa proposta de trabalho.

Seguem quest?es que nortear?o as observa??es e medidas que os alunos far?o na visita ao est?dio de futebol.

a) Quais formas geom?tricas que aparecem est?dio? Temos condi??es de medi-las? 

(os alunos dever?o identificar e medir as formas e medidas encontradas, necess?rio disponibilizar fita m?trica e/ou trena)

b) ? poss?vel fazer uma estimativa da capacidade total do est?dio visitado?

c) Que temas da Educa??o F?sica o est?dio te faz pensar? Ser? que as medidas do campo correspondem ?s medidas oficiais da FIFA?

?

2. Os professores ainda poder?o conversar com os alunos durante a visita e apresentar a eles exerc?cios poss?veis, tais como:

1) Para calcular a ?rea de uma figura basta uma multiplica??o da base por sua altura? Temos setores no campo com v?rios formatos. No caso de um setor em formato de trap?zio, como calcular o n?mero de torcedores desse setor. Ex: arquibancadas, grandes e pequenas ?reas do campo, placas de publicidades etc.

2) Discuss?o do c?lculo da poss?vel quantidade de pessoas que cabem no est?dio.

3) O professor de Educa??o F?sica, pode levar o aluno ? uma discuss?o do papel da torcida no futebol, do pre?o dos ingressos (ou seja, quem tem acesso, quest?es pol?ticas, de classe social etc.).

- Ainda no est?dio, os professores poder?o desafiar os alunos a calcular o n?mero de pessoas que cabem dentro do est?dio. Nesse caso, o professor pode propor o c?lculo da quantidade de cadeiras de apenas um setor da arquibancada e pedir que os alunos elaborem estrat?gias para estimar o p?blico total. Assim, os alunos teriam que multiplicar o n?mero de cadeiras de um setor pelo n?mero de setores observados pelos alunos neste est?dio. Ou ainda, medindo o comprimento e a largura do campo, como calcular a diagonal do campo?

Dica: Os professores podem propor, ainda, que os alunos realizem as medidas do campo verificando se elas seguem as recomenda??es oficiais. Para isso, o professor de Educa??o F?sica pode elaborar um texto resumido com as normas e especifica??es t?cnicas das medidas definidas para constru??o de um campo. Tais como: centro do campo, linha da pequena ?rea, linha da grande ?rea, raios do centro do campo e da meia lua, medidas do gol, dist?ncia da marca do p?nalti, entre outras.

3. Na aula seguinte, encaminhar os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica, e, de posse dos registros dos jogos e do trabalho de campo eles dever?o editar um v?deo para apresenta??o do mesmo na aula seguinte. Os professores dever?o orientar as edi??es de v?deos com base nos seguintes crit?rios:

a) Nenhum v?deo dever? ultrapassar 05 minutos.

b) Poder?o ser utilizadas apenas imagens e filmagens relacionadas aos registros das aulas e do trabalho de campo.

c) Al?m de imagens e edi??es das filmagens (recortes), os v?deos dever?o trazer informa??es (escritas ou com grava??o de voz) que respondam duas perguntas:

1? ? O que eu aprendi de Educa??o F?sica estudando o futebol? 

2? ? O que eu aprendi sobre Matem?tica por meio do futebol?

moviemaker

Fonte: http://www.lindallohr.com/ET695/MovieMaker/moviemaker.jpg. Acesso em 08 de Julho 2013.

Como sugest?o de programa de edi??o, este trabalho pode ser realizado no pr?prio Windows pelo programa Movie Maker.

Obs.: Caso o professor tenha dificuldades de lidar ou de orientar os alunos com rela??o ? edi??o de v?deos, pode ser utilizado o trabalho apenas com os registros de imagens, e feita uma edi??o de slides como ? poss?vel no programa Power Point (Microsoft Office).

Sugest?es de links com tutoriais de edi??o de v?deo:

Como usar o Movie Maker: http://www.youtube.com/watch?v=xAzJw7xnUR0, acesso em 08 de Julho 2013. Dura??o 04 minutos e 31 segundos.

Como editar (?recortar?) v?deos no Movie Maker: http://www.youtube.com/watch?v=-sZvS5zVZ6w, acesso em 08 de Julho 2013. Dura??o 04 minutos e 28 segundos.

?

Aula 11 ? Educa??o F?sica e Matem?tica: pequenos v?deos, grandes aprendizados...

1. Nessa aula, os grupos apresentar?o os resultados de suas edi??es de v?deos.

Os professores dever?o coordenar a sess?o de apresenta??o dos pequenos v?deos de modo que ao final da apresenta??o de cada grupo, os demais colegas possam esclarecer eventuais d?vidas e tecer coment?rios cr?ticos, inclusive, no sentido de reconhecer os m?ritos dos grupos quanto ao conte?do selecionado (sobretudo, com rela??o ?s imagens e informa??es que responderam as duas perguntas que orientaram as edi??es).

Obs.: Al?m da socializa??o dos v?deos para seus colegas de turma, os alunos poder?o faz?-los para os demais colegas da escola, assim como fora dela. Neste caso, poder?o post?-lo em algum site de alto ?ndice de buscas e acessos como You Tube (www.youtube.com.br).

2. Ap?s assistirem os v?deos, os alunos dever?o fazer uma produ??o de texto sobre o que foi mais significativo de aprendizado das duas ?reas de conhecimento envolvidas nesta estrat?gia de ensino. As seguintes quest?es podem favorecer a reda??o dos alunos:

a) Quais conhecimentos de Educa??o F?sica o futebol me permitiu aprender?

b) Quais conhecimentos da Matem?tica eu consegui assimilar estudando o futebol?

Obs.: A produ??o de texto referida acima poder? servir como mais um dos instrumentos da avalia??o processual que cabe para as aulas propostas.

Recursos Complementares

Sugest?o de artigo sobre discuss?o de equipes mistas:

DORNELLES, P. G.; FRAGA, A. B. Aula mista versus aula separada? Uma quest?o de g?nero recorrente na educa??o f?sica escolar. IN.: Revista Brasileira de Doc?ncia, Ensino e Pesquisa em Educa??o F?sica. v. 1, n. 1, p. 141-156, Agosto/2009. Dispon?vel em: http://www.facec.edu.br/seer/index.php/docenciaepesquisaeducacaofisica/article/viewFile/84/143, Acesso em 08 de Julho 2013.

Avaliação

1. Os professores dever?o observar se durante todo o processo de estudo do Futebol com os enfoques dados pela Educa??o F?sica e pela Matem?tica, os alunos conseguiram perceber que o Futebol n?o representa um tema pertencente a uma ?rea de conhecimento espec?fica;

2. Deve ser avaliada a percep??o dos alunos quanto ao reconhecimento de que no ?mbito da Educa??o F?sica principalmente, estudar o futebol n?o significa aprender somente conte?dos t?cnicos (passes, chutes, regras etc.), mas tamb?m quest?es fundamentais relacionadas ? nossa conviv?ncia. Quest?es essas que aparecem, inclusive, pela an?lise das dimens?es t?cnicas do esporte, favorecida pela an?lise dos n?meros dos jogos feita nas aulas.