Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
No Laborat?rio de Inform?tica, exiba um v?deo que retrata de forma resumida a ?poca da ditadura militar no Brasil e tamb?m mostra alguns trechos de can??es consideradas can??es de protesto.
V?deo dispon?vel em : http://www.youtube.com/watch?v=qhvXQj8CFmM. Acesso em: 08 jul. 2013.
Durante a exibi??o do v?deo, algumas siglas, relacionadas ao per?odo da ditadura militar, aparecem. Terminada a exibi??o do v?deo, pe?a aos alunos que pesquisem na internet essas siglas. Para isso, divida o grupo de alunos em quatro equipes e distribua, entre elas, as quatro siglas citadas no v?deo. Cada equipe dever? pesquisar sua sigla e redigir um pequeno par?grafo explicativo sobre ela. Quando todas as equipes tiverem terminado a pesquisa, dever?o socializar os par?grafos explicativos com toda a turma.
Siglas a serem pesquisadas:
CPC
UNE
AI-5
DCDP
Sugest?es de links para as pesquisas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_Popular_de_Cultura. Acesso em: 15 jul. 2013.
http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=3752. Acesso em: 15 jul. 2013.
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/Centro_Popular_de_Cultura. Acesso em: 15 jul. 2013.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Nacional_dos_Estudantes. Acesso em: 15 jul. 2013.
http://www.une.org.br/memoria/. Acesso em: 15 jul. 2013.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ato_Institucional_N%C3%BAmero_Cinco. Acesso em: 15 jul. 2013.
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/AI5. Acesso em: 15 jul. 2013.
http://www.brasilescola.com/historiab/ai5.htm. Acesso em: 15 jul. 2013.
http://www.censuramusical.com.br/historia.php?include=h4. Acesso em: 15 jul. 2013.
Depois de fazer essa pequena revis?o sobre o per?odo da ditadura militar brasileira, proponha aos alunos a an?lise de uma can??o de protesto. Leve os alunos a relacionar a letra da can??o ao contexto da ditadura, durante o qual ela foi escrita. Prepare c?pias da letra da m?sica para que os alunos possam acompanhar, enquanto o v?deo ? exibido. Mantenha os alunos agrupados nas quatro equipes, como na atividade anterior.
Imagem dispon?vel em: http://letras.mus.br/chico-buarque/7582/. Acesso em: 15 jul 2013.
Hoje voc? ? quem manda
Falou, t? falado
N?o tem discuss?o
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro ch?o, viu
Voc? que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escurid?o
Voc? que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perd?o
Apesar de voc?
Amanh? h? de ser
Outro dia
Eu pergunto a voc?
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
?gua nova brotando
E a gente se amando
Sem parar
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Este samba no escuro
Voc? que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza
De desinventar
Voc? vai pagar e ? dobrado
Cada l?grima rolada
Nesse meu penar
Apesar de voc?
Amanh? h? de ser
Outro dia
Inda pago pra ver
O jardim florescer
Qual voc? n?o queria
Voc? vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licen?a
E eu vou morrer de rir
Que esse dia h? de vir
Antes do que voc? pensa
Apesar de voc?
Amanh? h? de ser
Outro dia
Voc? vai ter que ver
A manh? renascer
E esbanjar poesia
Como vai se explicar
Vendo o c?u clarear
De repente, impunemente
Como vai abafar
Nosso coro a cantar
Na sua frente
Apesar de voc?
Amanh? h? de ser
Outro dia
Voc? vai se dar mal
Etc. e tal
La, lai?, la lai?, la lai?
Letra e v?deo da can??o dispon?vel em: http://letras.mus.br/chico-buarque/7582/. Acesso em: 08 jul 2013.
Leve os alunos a refletirem sobre os seguintes questionamentos:
1. Qual o tema da m?sica?
2. A quem se refere "voc?" no primeiro verso da m?sica: Hoje voc? ? quem manda / Falou, t? falado / N?o tem discuss?o?
3. ? que se referem as palavras "pecado" e "perd?o", no final da primeira estrofe?
4. Que dia seria esse "amanh?" cheio de euforia? De quem seria essa euforia?
5. O galo cantar e a ?gua rolar s?o a??es naturais, que n?o podem ser controladas. O poeta se refere realmente ao galo e ? ?gua, ou ele estaria se referindo ao movimento do povo em protesto ? ditadura?
6. ? que se refere a express?o "esse grito contido"?
7. Os versos, "Inda pago pra ver / O jardim florescer / Qual voc? n?o queria / Voc? vai se amargar / Vendo o dia raiar / Sem lhe pedir licen?a / E eu vou morrer de rir / Que esse dia h? de vir / Antes do que voc? pensa", referem-se ? chegada de algu?m ou de alguma coisa importante, esperada, desejada? O que seria isso?
Imagem dispon?vel em: http://magsul-ms.com.br/escola/wp-content/gallery/trabalho-e-f-ii/DSC00193.JPG. Acesso em: 15 jul. 2013.
Depois de analisarem a m?sica "Apesar de voc?", de Chico Buarque, cada equipe apresentar? ao grupo suas respostas aos questionamentos sobre a can??o. Ao final, professor, verifique se todos compreenderam bem os questionamentos. Pergunte aos alunos quais sentidos emergiram de suas percep??es. ? poss?vel que voc? tenha que ajud?-los na constru??o de alguns significados, por isso, produza previamente sua pr?pria interpreta??o da m?sica.
Continuando com a tem?tica da aula anterior, comece a aula exibindo um v?deo sobre a tomada do poder no Brasil pelos militares. Antes de exibir o v?deo, entregue aos alunos uma folha com as quest?es seguintes para serem respondidas, de acordo com o conte?do exposto no v?deo, logo ap?s a exibi??o. Voc? pode separar os alunos em pequenos grupos para que seja mais produtiva a atividade. Ao final, cada grupo compartilha com o restante dos alunos suas respostas.
1. Qual era o presidente da Rep?blica quando os militares tomaram o poder?
2. Segundo o narrador do v?deo, quando come?ou a crise pol?tica no Brasil?
3. Qual foi o regime aprovado pelo Congresso, 5 dias antes da posse de Jo?o Goulart?
4. Qual era a forma de governo para a qual Goulart fazia campanhas para seu retorno?
5. Quando foi que os brasileiros votaram em massa pelo retorno do presidencialismo?
6. Quem assumiu a presid?ncia da Rep?blica depois da tomada de posse pelos militares?
7. Quais eram os dois ?nicos partidos pol?ticos naquela ?poca?
8. Quando foi baixado o AI-5, Ato Institucional n? 5?
9. Como s?o chamados esses anos de repress?o?
Imagem e v?deo dispon?veis em: http://www.youtube.com/watch?v=NDttpyNL6mM. Acesso em: 17 jul. 2013.
Professor, para essa atividade, voc? precisar? de um projetor e um computador na sala de aula. Ou, ent?o, fa?a a atividade no Laborat?rio de Inform?tica. O v?deo sugerido abaixo ? um trabalho de Hist?ria e traz duas m?sicas de protesto. S?o m?sicas da d?cada de 80: "Perfei??o", cantada pelo grupo Legi?o Urbana e "Que Pa?s ? esse?", cantada pelo grupo Capital Inicial. As duas m?sicas s?o de autoria de Renato Russo. Como no v?deo ? citado um texto de Bertolt Brecht, fa?a um breve coment?rio sobre esse poeta e dramaturgo antes de iniciar a exibi??o do v?deo. Voc? encontrar? informa??es sobre ele no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bertolt_Brecht. Para conduzir a discuss?o em torno das m?sicas, ap?s a exibi??o do v?deo, fa?a questionamentos do tipo dos sugeridos logo abaixo da letra de cada m?sica.
Imagem e v?deo dispon?veis em: http://www.youtube.com/watch?v=pQ3VxULmhOM . Acesso em: 17 jul. 2013.
Vamos celebrar
A estupidez humana
A estupidez de todas as na??es
O meu pa?s e sua corja
De assassinos
Covardes, estupradores
E ladr?es...
Vamos celebrar
A estupidez do povo
Nossa pol?cia e televis?o
Vamos celebrar nosso governo
E nosso estado que n?o ? na??o...
Celebrar a juventude sem escolas
As crian?as mortas
Celebrar nossa desuni?o...
Vamos celebrar Eros e Thanatos
Persephone e Hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade...
Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta
De hospitais...
Vamos celebrar nossa justi?a
A gan?ncia e a difama??o
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a ?gua podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras
E sequestros...
Nosso castelo
De cartas marcadas
O trabalho escravo
Nosso pequeno universo
Toda a hipocrisia
E toda a afeta??o
Todo roubo e toda indiferen?a
Vamos celebrar epidemias
? a festa da torcida campe?...
Vamos celebrar a fome
N?o ter a quem ouvir
N?o se ter a quem amar
Vamos alimentar o que ? maldade
Vamos machucar o cora??o...
Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado
De absurdos gloriosos
Tudo que ? gratuito e feio
Tudo o que ? normal
Vamos cantar juntos
O Hino Nacional
A l?grima ? verdadeira
Vamos celebrar nossa saudade
Comemorar a nossa solid?o...
Vamos festejar a inveja
A intoler?ncia
A incompreens?o
Vamos festejar a viol?ncia
E esquecer a nossa gente
Que trabalhou honestamente
A vida inteira
E agora n?o tem mais
Direito a nada...
Vamos celebrar a aberra??o
De toda a nossa falta
De bom senso
Nosso descaso por educa??o
Vamos celebrar o horror
De tudo isto
Com festa, vel?rio e caix?o
T? tudo morto e enterrado agora
J? que tamb?m podemos celebrar
A estupidez de quem cantou
Essa can??o...
Venha!
Meu cora??o est? com pressa
Quando a esperan?a est? dispersa
S? a verdade me liberta
Chega de maldade e ilus?o
Venha!
O amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recome?a
Venha!
Que o que vem ? Perfei??o!...
Letra dispon?vel em: http://letras.mus.br/legiao-urbana/46967/. Acesso em: 17 jul. 2013.
1. O verbo celebrar, segundo o dicion?rio eletr?nico Houaiss, significa: acolher com festejos ou com exalta??o. No entanto, na can??o, Perfei??o, sugere-se a celebra??o de coisas ruins, como a estupidez humana, a juventude sem escolas, o nosso estado que n?o ? na??o. Como voc? entende essas afirma??es? Qual a figura utilizada pelo poeta nessas frases? (ironia)
2. Qual a mensagem da poesia? Ela ? otimista ou pessimista? Ou otimista e pessimista ao mesmo tempo?
3. Essa can??o foi escrita na d?cada de 90. Voc? diria que sua mensagem ainda ? atual? Por qu??
4. Por que essa m?sica ? considerada de protesto?
5. Na estrofe "Vamos comemorar como idiotas / A cada fevereiro e feriado / Todos os mortos nas estradas / Os mortos por falta / De hospitais...", a que se refere a express?o "a cada fevereiro"?
6. Por que o poeta diz "Vamos celebrar os preconceitos / O voto dos analfabetos"?
7. A quem se referem os versos "E esquecer a nossa gente / Que trabalhou honestamente / A vida inteira / E agora n?o tem mais / Direito a nada..."?
8. Os versos "Vamos celebrar o horror / De tudo isto / Com festa, vel?rio e caix?o / T? tudo morto e enterrado agora" retrataram a realidade da ?poca em que a can??o foi escrita? E atualmente, esses versos retratam nossa realidade? Est? "tudo morto e enterrado"?
9. Qual ? a estrofe que traz uma mensagem otimista e de esperan?a?
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ningu?m respeita a Constitui??o
Mas todos acreditam no futuro da na??o
Que pa?s ? esse?
Que pa?s ? esse?
Que pa?s ? esse?
No Amazonas, no Araguaia i?, i?,
Na baixada fluminense
Mato grosso, Minas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte o meu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os pap?is e documentos fi?is
Ao descanso do patr?o
Que pa?s ? esse?
Que pa?s ? esse?
Que pa?s ? esse?
Que pa?s ? esse?
Terceiro mundo, se foi
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milh?o
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos ?ndios num leil?o
Que pa?s ? esse?
Que pa?s ? esse?
Que pa?s ? esse?
Que pa?s ? esse?
Letra dispon?vel em: http://letras.mus.br/legiao-urbana/46973/. Acesso em: 17 jul 2013.
1. ? poss?vel acreditar no futuro de uma na??o sem respeitar a Constitui??o?
2. O que significam os versos "O Sangue anda solto / Manchando os pap?is e documentos fi?is / Ao descanso do patr?o"?
3. Como voc? entende a frase "Terceiro mundo, se foi piada no exterior"?
4. Qual a cr?tica impl?cita nos versos "Mas o Brasil vai ficar rico / Vamos faturar um milh?o / Quando vendermos todas as almas dos nossos ?ndios num leil?o"?
Para encerrar a aula, exiba o v?deo sugerido abaixo: "O Gigante acordou - Protestos - Brasil 2013". Depois da exibi??o, desafie os alunos a produzirem pequenos textos po?ticos que retratem a realidade pol?tico-social do Brasil. Eles devem se inspirar nas can??es de protesto estudadas, can??es da ?poca da ditadura e can??es do per?odo compreendido entre os anos 80 e 90. Questione-os se os protestos atuais s?o diferentes daqueles das ?pocas anteriores ou se s?o semelhantes. Os alunos podem trabalhar em grupos pequenos, ou em duplas, ou at? mesmo individualmente. Corrija os poemas e fa?am uma apresenta??o oral na sala de aula.
Imagem e v?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=PRd2fVuaf4Y. Acesso em: 17 jul. 2013.
Fa?a uma exposi??o, no mural da escola ou no corredor, dos poemas produzidos pelos alunos.
Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/_5o-M3_ZIxxU/S92_s6MPYTI/AAAAAAAACPA/jDQKqfTg27M/s320/Cen%C3%A1rio+Poemas+Visuais+-+Projeto+Ant%C3%B4nio+Dayrell.JPG. Acesso em: 17 jul. 2013.
Para mais informa??es sobre a can??o "Apesar de voc?", de Chico Buarque, acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apesar_de_Voc%C3%AA. Acesso em: 08 jul. 2013.
Para mais informa??es sobre Bertold Brecht, acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bertolt_Brecht. Acesso em: 17 jul. 2013.
Sobre a can??o " Perfei??o" do grupo Legi?o Urbana:
http://mallmannrp.blogspot.com.br/2011/09/musica-perfeicao-do-legiao-urbana-um.html. Acesso em: 17 jul. 2013.
http://sonhosdesperto.blogspot.com.br/2011/09/musica-letra-07-perfeicao-legiao-urbana.html. Acesso em: 17 jul. 2013.
Sobre an?lises a respeito da can??o "Que Pa?s ? esse?":
http://rebobinandomemoria.blogspot.com.br/2012/10/analisando-letra-que-pais-e-esse-aborto.html. Acesso em: 17 jul. 2013.
http://outros300.blogspot.com.br/2013/06/analise-da-cancao-que-pais-e-este.html. Acesso em: 17 jul. 2013.
A avalia??o qualitativa dever? ser feita ao longo das aulas por meio da observa??o da participa??o ativa dos alunos durante todas as atividades propostas. A avalia??o quantitativa poder? ser feita pela corre??o dos poemas produzidos pelos alunos.