Portal do Professor

Início do Conteúdo

Carimbos: possibilidades de escrita

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Construir e criar imagens com carimbos;
  • Explorar possibilidades de cria??o por meio de materiais que lhes s?o oferecidos;
  • Conhecer carimbo como possibilidade de repeti??o de imagens;
  • Sistematizar conhecimentos a cerca do uso de carimbos;
  • Compartilhar conhecimentos e opini?es;
  • Ler diferentes textos de forma aut?noma ou com ajuda;
  • Produzir textos de forma aut?noma;
  • Compor cenas por meio de carimbos;
  • Atribuir significados ?s formas que se originam por meio da impress?o feita com carimbos;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 360 minutos ? 6 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios relativos ao tema.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para outras informa??es acesse: BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Bras?lia: MEC, SEB,  2012. Dispon?vel em: < http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11 > Acesso em: 8 de junho 2013.

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Motivando os alunos

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabele?a um di?logo sobre o que eles sabem sobre carimbos. Pergunte, por exemplo:

  • Voc?s conhecem carimbos?
  • Quem j? usou um carimbo?
  • Para que serve um carimbo?
  • Algu?m de sua fam?lia utiliza carimbos durante a realiza??o do seu trabalho? O que est? desenhado ou escrito nele?
  • Qual ? a cor da tinta desses carimbos?
  • Que material pode-se usar para fazer um carimbo?

Ou?a as respostas e se for necess?rio fa?a novos questionamentos.

Incentive a turma a consultar o dicion?rio para verificar se suas hip?teses sobre o significado da palavra ?carimbo? est?o corretas.

Em seguida, reforce: carimbos servem para repetir formas. Quando o passamos na tinta e o pressionamos sobre uma superf?cie pode reproduzir um nome, uma imagem, um s?mbolo ou colocar sua marca num documento. Aproveite para contar ? turma sobre o uso do carimbo enquanto selo para autentica??o de documentos. Para isto, voc? poder? utilizar o s?tio ?Hist?ria do carimbo?. Dispon?vel em: http://www.carimbos.net/historia_dos_carimbos.php > Acesso em: 21 de jun. 2013.

Para exemplificar, mostre alguns modelos de carimbos. Juntamente com a turma, acesse os s?tios abaixo. Leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica, ou se eles possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possu?rem tablet tamb?m poder?o utiliz?-lo. Voc? tamb?m poder? optar por usar data show.

Sugest?es para explorar os carimbos:

  • Fa?a com os alunos uma leitura das imagens;
  • Pergunte-lhes se conhecem algum dos carimbos apresentados;
  • Leia o texto dos carimbos e pe?a que os alunos imaginem em que seria utilizado cada um deles;
  • Explore as diferentes formas dos contornos das imagens dos carimbos e seus desenhos internos;
  • Observe: as cores de tintas utilizadas; alguns carimbos t?m apenas textos e outros apenas imagens, outros associam texto e imagem.

CarimbosS?tio: ?Carimbos Real?. Dispon?vel em: <  http://www.carimbosreal.com.br/historia.html >.    

 CarimbosS?tio: ?Fotolia?. Dispon?vel em: <  http://br.fotolia.com/id/40594311 >.

CarimbosS?tio: ?Gera??o 8090: carimbos?. Dispon?vel em: < http://www.geracao8090.com.br/?p=543 >.

CarimbosS?tio: ?Poder Judici?rio de Santa Catarina?. Dispon?vel em: < http://www.tj.sc.gov.br/servicos/modelos/carimbos/carimbos.htm >.

CarimbosS?tio: ?Carimbos pedag?gicos? Dispon?vel em: <  http://www.not1.com.br/carimbos-pedagogicos-modelos-de-carimbos-onde-comprar/ >.  

Acessados em: 21 de maio 2013.

Ao t?rmino deste momento, fa?a uma avalia??o da atividade. Desafie, por meio de di?logo, a participa??o de todos os alunos, insira aqueles que n?o t?m o h?bito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram. Neste momento, a inten??o ? fazer com que os alunos percebam a utilidade do carimbo.

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Leve para a sala de aula diferentes carimbos. Disponibilize um tempo para que os alunos possam utiliz?-los.

Depois que a turma utilizar os carimbos deixe-os colorir os desenhos.

Aproveite para verificar como eles est?o escrevendo. Voc? poder? registrar na lousa e pedir para os alunos copiarem no caderno de L?ngua Portuguesa, algumas das atividades abaixo:

  • Escrever as palavras referentes a cada carimbo;
  • Organizar as palavras em ordem alfab?tica;
  • Produzir frases utilizando cada palavra ou grupos de palavras;
  • Separar as palavras em s?labas e classific?-las quanto ao n?mero de s?labas;
  • Escrever as palavras no diminutivo, aumentativo, plural, dentre outros.

Socialize as produ??es. D? tempo para cada aluno ler as frases elaboradas. Se voc? fez atividade na folha de papel, afixe-as no mural da sala de aula. Lembre-se de pedir que os alunos escrevam seus nomes para que possam ser identificados.

Observa??o: Auxilie os alunos para que aprendam carimbar n?o utilizando excesso de tinta.

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, voc? e seus alunos poder?o fazer carimbos artesanais.

Utilizem, por exemplo: folhas, rolhas, pl?stico bolha, legumes (piment?o, cebola, batata, quiabo, vagem), bucha vegetal, prendedores de roupa, tampinhas de refrigerantes, bot?es velhos, para fazer os carimbos.

Convide a turma para confeccionar carimbos. Para isto providencie alguns dos materiais acima. Voc? poder? pedir que os alunos tragam de casa. Envie uma ?Atividade de Casa? solicitando o material. Voc? poder? registrar assim:

      COMUNICACAO

Vamos confeccionar carimbos?

Para isso, pe?a aos seus pais ou outro respons?vel, para te ajudar a reunir os seguintes materiais: folhas, rolhas, pl?stico bolha, legumes (piment?o, cebola, batata, quiabo, vagem), prendedores de roupa, tampinhas de refrigerantes.

Re?na os objetos selecionados e traga para sala de aula no dia........ (Professor, d? um prazo suficiente para que os alunos possam organizar os materiais. Inclua um final de semana, desta forma os pais poder?o acompanhar mais de perto o trabalho que est? sendo realizado.).

Observa??o: Informe a turma sobre a utilidade dos vegetais, sua import?ncia para a alimenta??o e os cuidados com o desperd?cio. Contudo, utilizar? alguns para realiza??o da atividade, pois os mesmos tamb?m servem para carimbar imagens.

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Confeccionando carimbos

Professor, leve para sala de aula diferentes cores de tinta guache, jornal para forrar as carteiras, bandejas de isopor ou cartelas de ovos para colocar as tintas, pinc?is para pintura, pequenas vasilhas para colocar ?gua (copos de iogurte, potes de margarina).

Antes dos alunos iniciarem a atividade, sugerimos:

  • Organize a turma em pequenos grupos;
  • Estabele?a algumas regras para a realiza??o da atividade. Por exemplo: cuidados com os materiais, limpeza das carteiras e da sala de aula, tom de voz ao falar, trocar e/ou empr?stimo de materiais na hora de carimbar;
  • Solicite que cada aluno apresente aos colegas os materiais que trouxeram para a confec??o dos carimbos. Explore-os falando de suas utilidades;
  • Oriente a turma sobre suas escolhas no processo do trabalho: que objeto e cor utilizar, quantidade de repeti??o das formas carimbadas;
  • Exemplifique a forma de utilizar: tintas, pinc?is, bandeja de isopor e ?gua;
  • Informe que os legumes ser?o cortados pela professora;
  • Esclare?a as d?vidas;
  • Agora, ? s? carimbar!

Quando os alunos terminarem suas produ??es coloque-as para secar. Reorganize a sala de aula com a ajuda dos alunos, fa?a a limpeza do espa?o e dos materiais utilizados.

Pe?a aos alunos que falem o que sentiram ao realizar a atividade. ? importante que justifiquem suas respostas.

Observa??o: Voc? poder? realizar esta atividade na sala de Artes, caso tenha em sua escola. Tamb?m poder? convidar um ou mais profissionais da escola para ajud?-lo, assim ser? poss?vel dar mais aten??o para cada aluno. Se preferir solicite ajuda a um grupo de pais.

Fotografe este momento. Caso os alunos possuam laptop do Projeto UCA voc? poder? pedir que os alunos fotografem a atividade utilizando a C?mera do Laptop acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou (?rea de Trabalho > C?mera). O bot?o ?m?quina de retrato? tira uma foto atrav?s da Webcam.

Sugest?o para fazer um carimbo de batata.

a) Primeiro, escolha uma batata crua. Um adulto deve cort?-la ao meio;

b)  Com um palito de churrasco, desenhe escavando em baixo relevo a superf?cie da batata. Retire a polpa que sobrar;

c)  Pronto o desenho, mergulhe o peda?o desenhado da batata em tinta guache grossa;

d)  Experimente carimbar a batata entintada num papel.

Carimbos

Carimbo utilizando batata - Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Outras sugest?es:

1-Carimbos com legumes

 Carimbos

  Fonte: Acervo da pr?pria autora

2- Carimbos com frutas

Carimbos

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

3- Carimbos com bot?es colados em pedacinhos de madeira.

Carimbos

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

4- Carimbos utilizando folhas.

Carimbos

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

5- Carimbos utilizando bucha vegetal.

Carimbos

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

5? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Socializando as cria??es da aula anterior

Professor, agora que os carimbos est?o secos, oriente a turma a trocar informa??es sobre suas cria??es. Pe?a que cada um mostre seu produto e fale sobre o seu processo. Para facilitar as apresenta??es sugira que diga como selecionou as cores, como decidiu que estava na hora de terminar seu trabalho, por que escolheu utilizar aqueles materiais. (Ao realizar um trabalho selecionar processos e produtos ? importante. A forma como o professor recebe os trabalhos e a sua intera??o com os alunos durante a produ??o deles, impulsiona a participa??o nas atividades.).

Para finalizar, pe?a que os alunos colem seus trabalhos no mural da sala de aula ou nos corredores da escola. ? importante que os trabalhos sejam identificados com os nomes dos ?artistas? e a tem?tica trabalhada.

6? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Produzindo texto

Professor, proponha aos alunos que produzam um texto, a partir das situa??es vivenciadas na confec??o de carimbos. (? fundamental que as viv?ncias dos alunos, nos mais variados contextos, sejam consideradas ao propor uma produ??o de texto.). Solicite que ilustrem o texto.

Ressalte a??es b?sicas de uma produ??o:

  • Planejar o que ir?o escrever;
  • Escrever o texto propriamente dito (textualidade);
  • Fazer a revis?o do texto.

Para finalizar a atividade, fa?a um momento de socializa??o das produ??es. Permita que cada aluno fa?a leitura de seu texto. Depois, que a atividade foi realizada em uma folha de papel, afixe os trabalhos no mural da sala de aula.

Observa??o: Deixe claro para os alunos, o tipo de texto que ir?o produzir e o seu objetivo (para que e porque).

Quest?es sobre sinais de pontua??o, ortografia, gram?tica poder?o ser verificadas, por?m, permita o fluir das ideias.  A proposta ? que os alunos redijam um texto com autonomia.

Voc? poder? trabalhar com a reescrita das produ??es, no entanto, ? fundamental preservar cada atividade da forma como o aluno realizou e assinalar o m?nimo poss?vel a sua produ??o. Assim, individualmente ou mesmo em duplas, poder? ser realizada a corre??o das produ??es escritas dos alunos. Conforme Pessoa e Cabral: ?nos momentos de revis?o de textos produzidos pelos alunos, o professor pode levar ao questionamento sobre a escrita de algumas palavras. [...] ? importante que o conhecimento ortogr?fico dos alunos seja cada vez mais expl?cito e consciente, a fim de que possam explicitar porque tal palavra se escreve com determinado grafema e n?o com outro?. (CABRAL, Ana Catarina dos Santos Pereira;  PESSOA, Ana Cl?udia Rodrigues Gon?alves. Planejamento do ensino: princ?pios did?ticos e modos de organiza??o do trabalho. In:  Brasil. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. A consolida??o das correspond?ncias letra-som no ?ltimo ano do ciclo de alfabetiza??o.  Bras?lia: MEC, SEB, ano 3, unidade 3, p. 20-32, 2012.). Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_3_MIOLO.pdf>  Acesso em: 28 de jun. 2013.

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, solicite que fa?am o registro utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Esse registro tamb?m poder? ser realizado, atrav?s do tablet. Por sua vez o desenho poder? ser feito utilizando o programa KolourPaint: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > Ferramenta de Pintura).

Fa?a um momento de socializa??o das atividades. Permita que cada aluno mostre ao grupo a sua produ??o e ou?a dos colegas as opini?es sobre sua atividade.

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, ao avaliarmos a produ??o de textos escritos, podemos verificar algumas capacidades, que s?o relevantes ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental. Dentre elas:

  • Escrever com legibilidade;
  • Adequar o texto aos prop?sitos da situa??o de escrita;
  • Usar conhecimentos sobre as caracter?sticas do g?nero solicitado;
  • Pontuar o texto;
  • Usar letra mai?scula;
  • Escrever com corre??o ortogr?fica;
  • Estruturar par?grafos.

Fonte: BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, 2012, p. 34. Dispon?vel em:  <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf >. Acesso em: 28 de jun. 2013.

Recursos Complementares

Sugest?o de bibliografia para o aluno:

EMBERLEY, Ed. Desenhando com os dedos. S?o Paulo: Panda Books, 2004.

Sugest?es de links para professores:

S?tio: ?Como fazer carimbo de EVA: passo a passo?. Dispon?vel em: <  http://muraisamodelosmoldesideias.blogspot.com.br/2011/05/caomo-fazer-carimbo-de-eva-passo-passo.html >. Acesso em: 28 de jun. 2013.

S?tio: ?T?cnica de carimbo feito de rolha!?. Dispon?vel em: <  http://www.youtube.com/watch?v=BQVohaW_5a4 >. Acesso em: 28 de junho 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolver? sua observa??o cotidiana e registros seus e dos alunos. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verifica??o das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, o aluno tem possibilidade de se conscientizar dos conte?dos que j? aprendeu e daqueles nos quais, para construir seu conhecimento, necessita de um maior investimento. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho observe se os alunos: conseguiram construir e criar imagens com carimbos; produziram textos com autonomia; leram, interpretaram e resolveram quest?es apresentadas; exploraram possibilidades de cria??o por meio de materiais que lhes foram oferecidos; atribu?ram significados ?s formas que se originam por meio da impress?o feita com carimbos. Observe ainda, se durante os desafios os alunos conseguiram desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupos.