Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios relativos ao tema.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para outras informa??es acesse: BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Dispon?vel em: < http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11 > Acesso em: 8 de junho 2013.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Motivando os alunos
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabele?a um di?logo sobre o que eles sabem sobre carimbos. Pergunte, por exemplo:
Ou?a as respostas e se for necess?rio fa?a novos questionamentos.
Incentive a turma a consultar o dicion?rio para verificar se suas hip?teses sobre o significado da palavra ?carimbo? est?o corretas.
Em seguida, reforce: carimbos servem para repetir formas. Quando o passamos na tinta e o pressionamos sobre uma superf?cie pode reproduzir um nome, uma imagem, um s?mbolo ou colocar sua marca num documento. Aproveite para contar ? turma sobre o uso do carimbo enquanto selo para autentica??o de documentos. Para isto, voc? poder? utilizar o s?tio ?Hist?ria do carimbo?. Dispon?vel em: http://www.carimbos.net/historia_dos_carimbos.php > Acesso em: 21 de jun. 2013.
Para exemplificar, mostre alguns modelos de carimbos. Juntamente com a turma, acesse os s?tios abaixo. Leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica, ou se eles possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet). Se os alunos possu?rem tablet tamb?m poder?o utiliz?-lo. Voc? tamb?m poder? optar por usar data show.
Sugest?es para explorar os carimbos:
S?tio: ?Carimbos Real?. Dispon?vel em: < http://www.carimbosreal.com.br/historia.html >.
S?tio: ?Fotolia?. Dispon?vel em: < http://br.fotolia.com/id/40594311 >.
S?tio: ?Gera??o 8090: carimbos?. Dispon?vel em: < http://www.geracao8090.com.br/?p=543 >.
S?tio: ?Poder Judici?rio de Santa Catarina?. Dispon?vel em: < http://www.tj.sc.gov.br/servicos/modelos/carimbos/carimbos.htm >.
S?tio: ?Carimbos pedag?gicos? Dispon?vel em: < http://www.not1.com.br/carimbos-pedagogicos-modelos-de-carimbos-onde-comprar/ >.
Acessados em: 21 de maio 2013.
Ao t?rmino deste momento, fa?a uma avalia??o da atividade. Desafie, por meio de di?logo, a participa??o de todos os alunos, insira aqueles que n?o t?m o h?bito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram. Neste momento, a inten??o ? fazer com que os alunos percebam a utilidade do carimbo.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Leve para a sala de aula diferentes carimbos. Disponibilize um tempo para que os alunos possam utiliz?-los.
Depois que a turma utilizar os carimbos deixe-os colorir os desenhos.
Aproveite para verificar como eles est?o escrevendo. Voc? poder? registrar na lousa e pedir para os alunos copiarem no caderno de L?ngua Portuguesa, algumas das atividades abaixo:
Socialize as produ??es. D? tempo para cada aluno ler as frases elaboradas. Se voc? fez atividade na folha de papel, afixe-as no mural da sala de aula. Lembre-se de pedir que os alunos escrevam seus nomes para que possam ser identificados.
Observa??o: Auxilie os alunos para que aprendam carimbar n?o utilizando excesso de tinta.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, voc? e seus alunos poder?o fazer carimbos artesanais.
Utilizem, por exemplo: folhas, rolhas, pl?stico bolha, legumes (piment?o, cebola, batata, quiabo, vagem), bucha vegetal, prendedores de roupa, tampinhas de refrigerantes, bot?es velhos, para fazer os carimbos.
Convide a turma para confeccionar carimbos. Para isto providencie alguns dos materiais acima. Voc? poder? pedir que os alunos tragam de casa. Envie uma ?Atividade de Casa? solicitando o material. Voc? poder? registrar assim:
Vamos confeccionar carimbos?
Para isso, pe?a aos seus pais ou outro respons?vel, para te ajudar a reunir os seguintes materiais: folhas, rolhas, pl?stico bolha, legumes (piment?o, cebola, batata, quiabo, vagem), prendedores de roupa, tampinhas de refrigerantes.
Re?na os objetos selecionados e traga para sala de aula no dia........ (Professor, d? um prazo suficiente para que os alunos possam organizar os materiais. Inclua um final de semana, desta forma os pais poder?o acompanhar mais de perto o trabalho que est? sendo realizado.).
Observa??o: Informe a turma sobre a utilidade dos vegetais, sua import?ncia para a alimenta??o e os cuidados com o desperd?cio. Contudo, utilizar? alguns para realiza??o da atividade, pois os mesmos tamb?m servem para carimbar imagens.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Confeccionando carimbos
Professor, leve para sala de aula diferentes cores de tinta guache, jornal para forrar as carteiras, bandejas de isopor ou cartelas de ovos para colocar as tintas, pinc?is para pintura, pequenas vasilhas para colocar ?gua (copos de iogurte, potes de margarina).
Antes dos alunos iniciarem a atividade, sugerimos:
Quando os alunos terminarem suas produ??es coloque-as para secar. Reorganize a sala de aula com a ajuda dos alunos, fa?a a limpeza do espa?o e dos materiais utilizados.
Pe?a aos alunos que falem o que sentiram ao realizar a atividade. ? importante que justifiquem suas respostas.
Observa??o: Voc? poder? realizar esta atividade na sala de Artes, caso tenha em sua escola. Tamb?m poder? convidar um ou mais profissionais da escola para ajud?-lo, assim ser? poss?vel dar mais aten??o para cada aluno. Se preferir solicite ajuda a um grupo de pais.
Fotografe este momento. Caso os alunos possuam laptop do Projeto UCA voc? poder? pedir que os alunos fotografem a atividade utilizando a C?mera do Laptop acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou (?rea de Trabalho > C?mera). O bot?o ?m?quina de retrato? tira uma foto atrav?s da Webcam.
Sugest?o para fazer um carimbo de batata.
a) Primeiro, escolha uma batata crua. Um adulto deve cort?-la ao meio;
b) Com um palito de churrasco, desenhe escavando em baixo relevo a superf?cie da batata. Retire a polpa que sobrar;
c) Pronto o desenho, mergulhe o peda?o desenhado da batata em tinta guache grossa;
d) Experimente carimbar a batata entintada num papel.
Carimbo utilizando batata - Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Outras sugest?es:
1-Carimbos com legumes
Fonte: Acervo da pr?pria autora
2- Carimbos com frutas
Fonte: Acervo da pr?pria autora.
3- Carimbos com bot?es colados em pedacinhos de madeira.
Fonte: Acervo da pr?pria autora.
4- Carimbos utilizando folhas.
Fonte: Acervo da pr?pria autora.
5- Carimbos utilizando bucha vegetal.
Fonte: Acervo da pr?pria autora.
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Socializando as cria??es da aula anterior
Professor, agora que os carimbos est?o secos, oriente a turma a trocar informa??es sobre suas cria??es. Pe?a que cada um mostre seu produto e fale sobre o seu processo. Para facilitar as apresenta??es sugira que diga como selecionou as cores, como decidiu que estava na hora de terminar seu trabalho, por que escolheu utilizar aqueles materiais. (Ao realizar um trabalho selecionar processos e produtos ? importante. A forma como o professor recebe os trabalhos e a sua intera??o com os alunos durante a produ??o deles, impulsiona a participa??o nas atividades.).
Para finalizar, pe?a que os alunos colem seus trabalhos no mural da sala de aula ou nos corredores da escola. ? importante que os trabalhos sejam identificados com os nomes dos ?artistas? e a tem?tica trabalhada.
6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Produzindo texto
Professor, proponha aos alunos que produzam um texto, a partir das situa??es vivenciadas na confec??o de carimbos. (? fundamental que as viv?ncias dos alunos, nos mais variados contextos, sejam consideradas ao propor uma produ??o de texto.). Solicite que ilustrem o texto.
Ressalte a??es b?sicas de uma produ??o:
Para finalizar a atividade, fa?a um momento de socializa??o das produ??es. Permita que cada aluno fa?a leitura de seu texto. Depois, que a atividade foi realizada em uma folha de papel, afixe os trabalhos no mural da sala de aula.
Observa??o: Deixe claro para os alunos, o tipo de texto que ir?o produzir e o seu objetivo (para que e porque).
Quest?es sobre sinais de pontua??o, ortografia, gram?tica poder?o ser verificadas, por?m, permita o fluir das ideias. A proposta ? que os alunos redijam um texto com autonomia.
Voc? poder? trabalhar com a reescrita das produ??es, no entanto, ? fundamental preservar cada atividade da forma como o aluno realizou e assinalar o m?nimo poss?vel a sua produ??o. Assim, individualmente ou mesmo em duplas, poder? ser realizada a corre??o das produ??es escritas dos alunos. Conforme Pessoa e Cabral: ?nos momentos de revis?o de textos produzidos pelos alunos, o professor pode levar ao questionamento sobre a escrita de algumas palavras. [...] ? importante que o conhecimento ortogr?fico dos alunos seja cada vez mais expl?cito e consciente, a fim de que possam explicitar porque tal palavra se escreve com determinado grafema e n?o com outro?. (CABRAL, Ana Catarina dos Santos Pereira; PESSOA, Ana Cl?udia Rodrigues Gon?alves. Planejamento do ensino: princ?pios did?ticos e modos de organiza??o do trabalho. In: Brasil. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. A consolida??o das correspond?ncias letra-som no ?ltimo ano do ciclo de alfabetiza??o. Bras?lia: MEC, SEB, ano 3, unidade 3, p. 20-32, 2012.). Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_3_MIOLO.pdf> Acesso em: 28 de jun. 2013.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, solicite que fa?am o registro utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Esse registro tamb?m poder? ser realizado, atrav?s do tablet. Por sua vez o desenho poder? ser feito utilizando o programa KolourPaint: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > Ferramenta de Pintura).
Fa?a um momento de socializa??o das atividades. Permita que cada aluno mostre ao grupo a sua produ??o e ou?a dos colegas as opini?es sobre sua atividade.
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, ao avaliarmos a produ??o de textos escritos, podemos verificar algumas capacidades, que s?o relevantes ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental. Dentre elas:
Fonte: BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, 2012, p. 34. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf >. Acesso em: 28 de jun. 2013.
Sugest?o de bibliografia para o aluno:
EMBERLEY, Ed. Desenhando com os dedos. S?o Paulo: Panda Books, 2004.
Sugest?es de links para professores:
S?tio: ?Como fazer carimbo de EVA: passo a passo?. Dispon?vel em: < http://muraisamodelosmoldesideias.blogspot.com.br/2011/05/caomo-fazer-carimbo-de-eva-passo-passo.html >. Acesso em: 28 de jun. 2013.
S?tio: ?T?cnica de carimbo feito de rolha!?. Dispon?vel em: < http://www.youtube.com/watch?v=BQVohaW_5a4 >. Acesso em: 28 de junho 2013.
Professor, a avalia??o faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolver? sua observa??o cotidiana e registros seus e dos alunos. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verifica??o das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, o aluno tem possibilidade de se conscientizar dos conte?dos que j? aprendeu e daqueles nos quais, para construir seu conhecimento, necessita de um maior investimento. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho observe se os alunos: conseguiram construir e criar imagens com carimbos; produziram textos com autonomia; leram, interpretaram e resolveram quest?es apresentadas; exploraram possibilidades de cria??o por meio de materiais que lhes foram oferecidos; atribu?ram significados ?s formas que se originam por meio da impress?o feita com carimbos. Observe ainda, se durante os desafios os alunos conseguiram desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupos.