Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vegetais amea?ados de extin??o: como proteg?-los?

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Pontua??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Resgatar os conhecimentos pr?vios sobre vegetais;
  • Realizar pesquisas sobre vegetais em extin??o;
  • Sistematizar as informa??es coletadas na pesquisa por meio de relat?rio;
  • Compartilhar conhecimentos e opini?es;
  • Assumir atitudes respons?veis de preserva??o do meio ambiente;
  • Reconhecer o desmatamento como uma pr?tica que causa preju?zo ao meio ambiente;
  • Compreender a import?ncia dos vegetais e, consequentemente, de preserv?-los;
  • Ler diferentes textos de forma aut?noma ou com ajuda;
  • Desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informa??es no texto lido;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 360 minutos ? 6 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que os alunos tenham habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula poder? ser trabalhada em diferentes anos do Ensino Fundamental, desde que planejada de acordo com o n?vel de conhecimento dos alunos. As atividades propostas ser?o realizadas com o aux?lio do laptop do Projeto UCA, conectado ? internet. Utilize os seguintes programas: KWord pelo ?cone do processador de textos da ?rea de trabalho ou KWord [Metasys > Aplicativos > KWord]  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) e KolourPaint (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > Ferramenta de Pintura).

Informa??es ao professor

Professor, acreditamos que a valoriza??o dos vegetais da fauna brasileira e a problem?tica da extin??o de diversas esp?cies precisam ser expostas, discutidas e analisadas com os alunos. Nas an?lises realizadas vemos possibilidades da busca de solu??es desde os primeiros anos escolares, pois cremos que, dessa forma, teremos cidad?os ativos e conscientes em um futuro pr?ximo. Assim, estabele?a di?logos com a turma, fa?a questionamentos que possam refletir juntamente com seus familiares sobre a valoriza??o do meio ambiente, especificamente a nossa tem?tica: Vegetais em extin??o.

Com a tem?tica proposta, nosso planejamento ? de um trabalho interdisciplinar que pressup?e o di?logo entre as diversas ?reas de conhecimento. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa uma das contribui??es do trabalho articulado entre as diferentes ?reas do conhecimento ? a possibilidade de desenvolver nos alunos habilidades e conceitos diversificados de modo que sejam alfabetizados e letrados, expandindo suas percep??es do mundo em que vivem com maior autonomia. (LIMA, Juliana de Melo; TELES, Rosinalda; LEAL,  Telma Ferraz. In:  Brasil. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Planejar para integrar saberes e experi?ncias.  Bras?lia: MEC,SEB, ano 2, unidade 6, 2012.). Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_6_MIOLO.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2013.

Dessa forma, esta aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, tendo como contexto a vida cotidiana, ou seja, ela ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca de vegetais. Com a tem?tica voc? poder? trabalhar diferentes conte?dos curriculares, por exemplo:

Ci?ncias: Conhecer esp?cies de vegetais, locais onde s?o encontradas, suas estruturas, meios de reprodu??o e import?ncia.

Hist?ria: Conhecer vegetais de outras ?pocas, relacionando passado e futuro.

Matem?tica: Fazer gr?ficos com nomes de vegetais em extin??o. Trabalhar  n?meros pares e ?mpares, sucessor e antecessor e escrever por extenso.

L?ngua Portuguesa: Produzir textos, fazer relat?rios de pesquisas, elaborar cartazes, fazer leitura de textos liter?rios.

Geografia: Pesquisar as regi?es brasileiras que s?o o habitat natural dos vegetais utilizando mapa.  

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabele?a um di?logo sobre o que eles sabem sobre  vegetais. Voc? poder? iniciar a conversa por meio de imagens.

Apresente, por exemplo, as cenas do Jardim Bot?nico do Rio de Janeiro para sua turma. Em seguida estabele?a um di?logo para interpret?-las.

Vegetaisemextincao

Cenas do Jardim Bot?nico do Rio de Janeiro

Fonte: S?tio: ?Papo viagem: Jardim Bot?nico Rio de Janeiro?. Dispon?vel em:  http://papo-viagem.blogspot.com.br/2013/03/jardim-botanico-rio-de-janeiro-brasil.html . Acesso em: 19 de maio 2013. (Se for poss?vel leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica, ou se eles possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possu?rem tablet tamb?m poder?o utiliz?-lo).

Para informa??es sobre o Jardim Bot?nico do Rio de Janeiro voc? e seus alunos poder?o visitar o s?tio dele  WWW.jbrj.gov.br. No link ?Visita??o?, por exemplo, ? poss?vel: visualizar o mapa desta institui??o e acessar cole??es, monumentos, projetos ambientais dentre outros.

Vegetaisemextincao

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Comece indagando:

a- O que voc?s est?o vendo em cada imagem apresentada?

b- Qual ? o assunto dessas imagens?

c- Voc?s conhecem alguns desses vegetais? Quais?

d- Que outros vegetais voc?s conhecem?

e- Voc?s j? foram a um ambiente como esse?

f- O que ? um Jardim Bot?nico? (Espera-se que os alunos digam que ? uma ?rea protegida, que possui plantas vivas organizadas, documentadas e identificadas para estudos, pesquisas e documenta??o. ? um local aberto ao p?blico para visita??o.).

g- O que significa a palavra extin??o? (Se necess?rio pe?a que consultem o dicion?rio para descobrirem significado da palavra extin??o.).

h- O que causa extin??o de vegetais? (Observe se os alunos s?o capazes de levantar a hip?tese de que as causas da extin??o incluem a explora??o inadequada dos recursos naturais, polui??o, destrui??o do habitat do vegetal, desmatamento. Tudo isso tem causado a extin??o de centenas de esp?cies da flora brasileira e mundial.).

i- Voc?s conhecem ou j? ouviram falar de algum vegetal que est? em extin??o? Onde est?o localizados estes vegetais?

j- De que forma podemos ajudar a conter a extin??o de esp?cies?

Para finalizar esse momento induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. N?o se esque?a de pedir que justifiquem sua resposta. 

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a aula anterior ressaltando elementos que os alunos acharam relevantes. Em seguida, apresente alguns vegetais que est?o em extin??o. Voc? poder? utilizar as imagens apresentadas no s?tio ?Plantas em extin??o no Brasil?. Dispon?vel em: http://www.dicasfree.com/plantas-em-extincao-no-brasil/ . (Acesso em: 19 de maio 2013.). Veja algumas representa??es dispon?veis neste s?tio: 

Vegetaisemextincao  Nome popular: Aroeira do Sert?o       Vegetaisemextincao Nome popular: Sucupira

VegetaisemextincaoNome popular: Jequitib?                           VegetaisemextincaoNome popular: Castanheira

Agora, proponha que os alunos fa?am uma pesquisa sobre vegetais em extin??o. Voc? poder? registrar na lousa e pedir que os alunos copiem no caderno de Ci?ncias.

     COMUNICACAO

Vegetais em extin??o

a- Escrevam pelo menos o nome de quatro vegetais brasileiros amea?ados de extin??o fazendo uma descri??o de suas caracter?sticas. Se quiserem, podem anotar tamb?m alguma curiosidade a respeito desses vegetais.

b- Perguntem aos seus familiares ou amigos os nomes de vegetais que antes existiam na regi?o onde vivem e que hoje j? n?o s?o mais encontrados. Registrem os nomes destes vegetais.

Observa??o: Voc? poder? fazer uma ficha para os alunos preencherem a partir de suas pesquisas. Caso fa?a op??o pelo uso da ficha, a turma dever? copiar e preencher uma para cada vegetal que pesquisar. Sugerimos o seguinte modelo de ficha:

VEGETAIS EM EXTIN??O (Se poss?vel insira a figura do vegetal.).

Nome cient?fico:

Nome popular:

Caracter?sticas:

Origem:

Ambiente em que vive:

Por que est? amea?ado de extin??o:

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Se voc? preferir n?o realizar a pesquisa por meio de fichas, poder? solicitar que os alunos leiam as informa??es contidas nos s?tios:

?Plantas em via de Extin??o?, dispon?vel em:  http://pedroplantasstars.blogspot.com.br/ - Acesso em: 19 de maio 2013.

?Plantas do Estado de S?o Paulo amea?adas de extin??o, cultivadas no Jardim Bot?nico de S?o Paulo?, dispon?vel em:

http://www.ibot.sp.gov.br/jardim/colecoes_plantas/Plantas%20em%20Extincao%20(Site)2[1].pdf - Acesso em: 21 de maio 2013.

Voc? tamb?m poder? fazer um cartaz com os dados apresentados nos referidos s?tios.

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am o registro utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  Kword ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Essa atividade tamb?m poder? ser realizada atrav?s do tablet.

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Apresenta??o da pesquisa

Professor, com o objetivo de trocar informa??es, organize a turma para apresenta??o da pesquisa proposta anteriormente.

Inicie registrando na lousa os nomes dos vegetais que cada aluno pesquisou.

Em seguida divida a turma em pequenos grupos, procure agrupar os alunos que pesquisaram o mesmo vegetal. Neste caso pe?a que comparem os dados coletados e complementem a pesquisa acrescentando dados que possam enriquecer o trabalho. Instrua-os a fazerem a leitura das fichas dos vegetais que pesquisaram.

Durante a leitura das fichas solicite que cada aluno escolha um vegetal para apresentar aos demais colegas.

Quando terminar o tempo que voc? estabeleceu para o trabalho nos pequenos grupos reorganize as carteiras para que os alunos possam visualizar uns aos outros durante a apresenta??o.

Cada aluno na sua vez dever? ler e/ou explicar com suas palavras o que descobriu sobre o vegetal que apresentar?. Antes de iniciar as apresenta??es informe aos alunos que perguntas, esclarecimentos ou informa??es a acrescentarem, poder?o ser feitas ap?s a exposi??o do colega.

Para finalizar esse momento induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. N?o se esque?a de pedir que justifiquem sua resposta.

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Explore com seus alunos as tirinhas abaixo. Distribua-as reproduzindo-as ou copie em um arquivo- CD ou pendrive, e apresente-as.

A primeira tirinha possibilita uma an?lise do dialeto utilizado pelo personagem em contraposi??o com a linguagem formal, e tamb?m, como a segunda, nos leva a dialogar sobre a preserva??o da natureza e sua import?ncia para a vida do planeta e no planeta. Questione a turma sobre o motivo que levou o Chico Bento a plantar a ??rvore da Isperan?a?. Por que Chico Bento chama a muda de ?rvore de ?Isperan?a?? (N?o se esque?a de dizer aos alunos que as palavras utilizadas por Chico Bento e Z? Lel? s?o uma das diferentes linguagens da varia??o lingu?stica. Ou seja, s?o os diferentes usos de uma mesma l?ngua, considerando dentre outras coisas o n?vel de formalidade, o grau de escolaridade, condi??es culturais e regionais.).

Vegetaisemextincao

Fonte: S?tio: ?Turma da M?nica: Quadrinhos - Tira 195. Dispon?vel em: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira195.htm - Acesso em: 19 de maio 2013.

Vegetaisemextincao

Fonte: S?tio: ?Realce em leitura?. Dispon?vel em:  http://realceemleitura.blogspot.com.br/2011/05/atividade.html - Acesso em: 19 de maio 2013.

Aproveite o momento e dialogue com os alunos sobre o desmatamento. Verifique os conhecimentos pr?vios que eles t?m sobre este assunto, ou?a-os e ressalte que:

  • O desmatamento ? a retirada total ou de parte da vegeta??o nativa para uso do solo (agricultura, pecu?ria ou constru??o de cidades). Pode ser realizado por meio de cortes, capina ou queimadas, retirando a cobertura vegetal de uma determinada ?rea;
  • O desmatamento ? crime e pode levar o indiv?duo ? pris?o;
  • O desmatamento ? um problema ambiental  grave, principalmente no Brasil. Esta pr?tica causa impactos sobre o ambiente e os seres vivos, que dependem dos vegetais para sobreviver e os utilizam na alimenta??o, como apoio e abrigo. Quando derrubamos uma ?rvore, muitos seres vivos s?o prejudicados;
  • O desmatamento diminui o n?mero de esp?cies vegetais, modifica a paisagem, retira nutrientes do solo, impedindo o nascimento/desenvolvimento de novas plantas.

Apresente algumas imagens que representam desmatamento. Veja algumas sugest?es:

Vegetaisemextincao

Fonte: S?tio: ?O ?Dia D? Amaz?nia?. Dispon?vel em: http://essetalmeioambiente.com/o-dia-d-amazonia/ - Acesso em: 19 de maio 2013.

Vegetaisemextincao

Fonte: S?tio: ?Brasil Escola?. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/geografia/desmatamento-poluicao-ar.htm - Acesso em: 19 de maio 2013.

Vegetaisemextincao

Fonte: S?tio: ?Globo Amaz?nia?. Dispon?vel em:  http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1633101-16052,00.html - Acesso em: 19 de maio 2013.

Para concluir este momento induza os alunos a dizerem o que foi poss?vel aprender com esta atividade. N?o se esque?a de pedir que justifiquem sua resposta.

5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Textos online

Utilize o s?tio ?Servi?o florestal brasileiro?. Dispon?vel em:   http://www.florestal.gov.br/snif/recursos-florestais/especies-florestais (acesso em: 21 de maio 2013) para que os alunos possam ler um texto sobre as esp?cies florestais brasileira em perigo de extin??o. Providencie o texto impresso ou os alunos poder?o l?-lo utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Caso os alunos possuam tablet tamb?m ter?o possibilidades de utiliz?-lo. 

Professor, ? importante que voc? j? tenha conhecimento do texto para que possa fazer interven??es/coment?rios pertinentes aos conte?dos trabalhados. No s?tio sugerido, h? alguns links: ?Riqueza de esp?cies na floresta?; ?Diversidade de esp?cies arb?reas?; ?Esp?cies amea?adas ou em perigo de extin??o?; ?Informa??es sobre esp?cies florestais?. Voc? poder? selecionar os links que forem adequados ao n?vel de seus alunos.

Explorando o texto online

O trabalho com textos online em sala de aula ? um excelente recurso pedag?gico. Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adapta??o dos mesmos, ?s suas caracter?sticas individuais de ritmo, pontua??o, compreens?o e interpreta??o. Em seguida leia para a turma em voz alta. Fa?a interrup??es ao final de cada par?grafo, ressalte as informa??es que voc? e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados. A atividade a ser realizada, ap?s a leitura da turma ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes quest?es para permear o di?logo:

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem/?m alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • O que foi poss?vel descobrir a partir do texto que voc?s leram?
  • O que gostariam de descobrir mais?

Ao final do di?logo, fa?a um relat?rio coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes do di?logo e para concluir a produ??o, instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpreta??o dos textos.

6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

      COMUNICACAO

Professor, depois que os alunos j? vivenciaram diferentes atividades, voc? poder? propor mais algumas. Registre-as na lousa e pe?a aos alunos que as copiem no caderno de Ci?ncias.

Pensando nos vegetais que est?o em extin??o

 a- Escreva tr?s nomes de vegetais que fazem parte da flora brasileira e que est?o correndo risco de serem extintos.

 b- Escreva tr?s nomes de vegetais que n?o fazem parte da flora brasileira e que est?o correndo risco de serem extintos.

 c- Explique com suas palavras, o que ? extin??o.

d- Cite os principais fatores que contribuem para a extin??o dos vegetais.

Para socializar as respostas, fa?a leituras em voz alta: voc? l? as perguntas e os alunos respondem.

Outras possibilidades 

Professor, voc? poder? enriquecer sua aula com as seguintes atividades:

1a ? Produzir cartazes informando o que descobriram e tamb?m alertando as pessoas sobre a necessidade de preserva??o dos vegetais, principalmente daqueles que est?o em risco de extin??o. Divida a turma em duplas, ou grupos de at? quatro alunos. Leve para sala de aula revistas para recortes, cartolinas, colas, tesouras, canetas, tintas para pintura em papel, dentre outros materiais que voc? julgar necess?rio para confec??o de cartazes. Ap?s a produ??o permita que cada grupo socialize seu trabalho. Em seguida pe?a que escolham diferentes espa?os no interior da escola para que possam colar os cartazes dos grupos. N?o se esque?a de pedir que escrevam: t?tulo, nomes dos autores e seu respectivo ano de estudo.

2a - Resolver cruzadinhas e ca?a palavras com nomes de vegetais que est?o em extin??o.

3a - Elaborar frases sobre a tem?tica.

4a - Produzir texto coletivo ou individual sobre a tem?tica.

5a - Procurar em revistas e jornais palavras que iniciam com as mesmas letras dos nomes dos vegetais que voc? solicitar.

6a - Resolver situa??es problema envolvendo informa??es de di?logos e/ou registros realizados sobre a tem?tica.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

S?tio: ?Mundo das plantas?. Dispon?vel em: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodasplantas/mogno.htm - Acesso em: 21 de jun. 2013.

S?tio: ?Meio ambiente: mundo das plantas?. Dispon?vel em:  http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodasplantas/ - Acesso em: 21 de jun. 2013.

Sugest?es de links para professores:

S?tio: Portal do Professor ? Aula "Utilidades dos vegetais: as plantas e o mundo que constru?mos ? Metodologia Cient?fica -UCA".Dispon?vel em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40596 - Acesso em: 21 de jun. 2013.

S?tio: ?Biomas brasileiros  e biodiversidade?. Dispon?vel em:  http://www.multirio.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=233&Itemid=114 ? Acesso em: 21 de jun. 2013.

S?tio: ?Preserva??o do Pau Brasil?. Dispon?vel em:  http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/paubrasil/cap6/preserva.htm ? Acesso em: 21 de jun. 2013.

Avaliação

A avalia??o faz parte de todo o processo. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verifica??o das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, a observa??o da turma, e de cada aluno em espec?fico em seu processo pr?prio de vivenciar cada atividade, poder? ser acompanhada pelos seus registros. Utilize suas anota??es e observa??es para verificar se os alunos foram capazes de: resgatar seus conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica; realizar pesquisas sobre vegetais em extin??o; sistematizar as informa??es coletadas na pesquisa por meio das atividades propostas; ler diferentes textos de forma aut?noma ou com ajuda. Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupos.