Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
| Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
| Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
| Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Dever? tamb?m ser capaz de reconhecer os n?meros e de expor seu pensamento.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para outras informa??es acesse: BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Dispon?vel em: < http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11 >. Acesso em: 01 de jul. 2013.
Ressaltamos que os Par?metros Curriculares Nacionais estabelecem que ao final do 1o Ciclo os alunos devem ?[...] resolver problemas expressos por situa??es orais, textos ou representa??es matem?ticas e utilize conhecimentos relacionados aos n?meros, aos significados das opera??es, selecionando um procedimento de c?lculo pessoal ou convencional e produzindo sua express?o gr?fica. Ao finalizar este ciclo, os diferentes significados das opera??es n?o est?o consolidados; por isso, os problemas devem abordar os significados que j? foram apropriados pelos alunos, priorizando as situa??es de adi??o e subtra??o. (BRASIL, Secretaria de Educa??o Fundamental. Par?metros Curriculares Nacionais: Matem?tica. Bras?lia MEC/SEF, v. 3, p. 76, 1997.). Nessa perspectiva, esta aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, ela ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca da adi??o.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, possivelmente seus alunos j? tiveram contato com a adi??o, dentro ou fora da escola. Portanto, a essa altura, voc? poder? iniciar a tem?tica de nossa aula utilizando jogos ou at? mesmo brincadeiras infantis conhecidas pela turma, que oportunizem a compreens?o de que adicionar ? sin?nimo de juntar e acrescentar. Sugerimos: boliche, jogos com trilhas e domin?.
Os livros did?ticos trazem algumas estrat?gias que podem ser utilizadas para a introdu??o desse conte?do e que tamb?m, contribuem para a explora??o da linguagem escrita, muito importante para essa fase inicial da aprendizagem formal.
A opera??o de adi??o, n?o se restringe ? ideia de juntar quantidades, ela tamb?m corresponde ? ideia de acrescentar uma quantidade ? outra. Nos jogos com trilhas acontece exatamente isso: a cada jogada acrescenta-se um n?mero ao que j? havia. Desta maneira, ao executar este tipo de jogo, os alunos poder?o descobrir uma t?cnica para efetuar adi??es mentalmente. Por exemplo, eles podem efetuar 4+8 pensando o n?mero 4 e contando 8 unidades para a frente.
Veja um exemplo de "Jogo com Trilhas".
I
Fonte: Acervo da pr?pria autora.
Professor, prepare uma trilha para cada dupla. Ou se preferir poder? solicitar que os alunos confeccionem as trilhas. Ressalte o significado das cores da plaquinha, ou seja, o significado das cores azul e vermelha.
Placa com o significado das bandeiras no "Jogo com Trilhas".
Fonte: Acervo da pr?pria autora.
Instrua a turma a jogar assim:
Varia??es do jogo:
1. Voc? poder? realizar as partidas sem considerar as bandeiras e as casas coloridas, ou seja, apenas avan?ar as casas conforme os n?meros sorteados nos papeizinhos;
2. A competi??o poder? ser realizada entre fileiras. Voc? passa entre as fileiras, um aluno sorteia um papelzinho que valer? para a fila toda. Neste caso, poder? ter uma fileira inteira de alunos que chegar? ? frente;
3. Voc? poder? utilizar giz e desenhar as trilhas no piso da quadra de esporte ou de outro espa?o livre. Para isto, pe?a ajuda a outros profissionais da escola ou convide alguns pais para ajud?-lo.
Professor, durante a realiza??o da atividade caminhe sempre entre eles, observando aqueles que t?m mais ou menos facilidade em resolver as instru??es apresentadas, fa?a questionamentos exclusivos a cada etapa de aprendizagem dos diferentes participantes.Observe se os alunos est?o respeitando as regras, se percorrem corretamente as casas do tabuleiro. Analise tamb?m se relacionam o termo avance com a ideia de acrescentar uma quantidade ? outra, e o termo voltar com a ideia de subtrair uma quantidade da outra.
Ao final, fa?a uma roda de conversa com os alunos. Pergunte o que eles acharam, o que foi f?cil e o que foi dif?cil.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Pensando no "Jogo com Trilhas"
Retome o jogo realizado na aula anterior. Fa?a c?pia impressa com a imagem do tabuleiro e distribua para que os alunos colem no caderno de Matem?tica.
Registre na lousa as atividades a seguir, pe?a que os alunos copiem e resolvam o proposto.
Atividades sobre o "Jogo de Trilha"
1- Cole a ilustra??o do tabuleiro do jogo.
2- Observe a ilustra??o do jogo, pense e responda:
a- Na primeira jogada, quem vai mais longe: quem sorteia 5 ou quem sorteia 8? Por qu?? (Quem sorteia 5 vai para casa 9, logo vai mais longe.).
b- Nesta trilha, quais n?meros v?m depois do 27 e antes do 33? (28, 29, 30, 31 e 32.).
c- Quem est? na casa 15 e sorteia 6, em que casa vai parar? (Na casa 21.).
d- Quem est? na casa 34 e sorteia 8, onde vai parar? (Da casa 34 vai para casa 42, da casa 42 volta para casa 39.).
e- Camila estava na casa 16 e sorteou 3. Para qual casa ela foi? (Da casa 16 foi para casa 19 e, da?, volta para casa 16.).
f- Escreva com suas palavras algumas coisas que voc? aprendeu neste "Jogo com Trilhas".
Observa??o: As quest?es acima poder?o variar de acordo com o n?vel de seus alunos. Voc? tamb?m poder? faz?-las oralmente.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, neste momento sugerimos que formalize a ideia da adi??o, caso ainda n?o tenha sistematizado. Apresente o sinal que representa a soma (+) e explique que esse sinal indica que estamos juntando ou adicionando e o resultado dessa soma ? representado ap?s o sinal (=). Pergunte, por exemplo, aos alunos ?Quantos meninos t?m na sala??, ?E quantas meninas t?m na sala??. Ap?s esse momento realize junto com eles a soma dos alunos da sala. Por exemplo: 12 meninos + 14 meninas = ?
D? outros exemplos. Voc? poder? realizar a soma da idade de dois ou tr?s alunos.
Em seguida, acompanhe a turma at? ao Laborat?rio de Inform?tica, a fim de realizar alguns jogos com opera??es de adi??o. Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA pe?a que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). O tablet tamb?m poder? ser utilizado. (Professor, ? importante que voc? j? tenha conhecimento das atividades para que possa fazer interven??es/coment?rios pertinentes aos conte?dos trabalhados.). Utilize os s?tios:
S?tio ?Parquinho da Matem?tica? dispon?vel em: <http://math.cilenia.com/pt>
S?tio ?Jogos da adi??o? dispon?vel em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-jogo-da-adicao.html>
S?tio ?Tabuada do Dino? dispon?vel em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/ >
S?tio ?Jogos de Matem?tica- Adi??o? dispon?vel em: <http://jogoseducativos.jogosja.com/jogos-educativos-de-Matem%C3%A1tica.aspx >- Acessados em: 03 de jul. 2013.
Ao t?rmino dos jogos, fa?a uma avalia??o dessa atividade. Desafie, por meio de di?logo coletivo, a participa??o de todos, insira aqueles que n?o t?m o h?bito de falar, questione-os sobre o que (re) descobriram.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para sistematizar ainda mais a opera??o adi??o, utilize alguns dos poemas registrados na obra: (BUENO, Renata. Poemas problemas. S?o Paulo: Editora do Brasil, 2011). Esta obra faz parte dos livros enviados pelo acervo complementar do PNLD 2013. (Verifique se a sua escola recebeu este livro.). Conforme dados apresentados pelo Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, os acervos deste Programa est?o inclu?dos nos materiais did?ticos distribu?dos. Para saber sobre a lista de obras dos acervos complementares do PNLD 2010 e 2013, que favorecem a reflex?o sobre conceitos matem?ticos acesse o s?tio "Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" dispon?vel em: < http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf> Acesso em: 03 de jul. 2013.
No s?tio ?Renata Bueno?, dispon?vel em: < http://www.renatabueno.art.br/index.php?/livro/poemas-problemas/2/ > (Acesso em: 3 de jul. 2013) voc? ter? acesso aos poemas do livro. A obra ?Poemas Problemas? comp?e-se de 17 problemas, em forma de poemas, com ideias criativas e divertidas que exploram conte?dos matem?ticos, dentre eles opera??es de adi??o. Selecione alguns ?Poemas Problemas? para trabalhar com a turma. Veja um dos problemas apresentados:
Fonte: BUENO, Renata. Poemas problemas. S?o Paulo: Editora do Brasil, 2011, p. 7. - Acervo da pr?pria autora.
Observa??o: Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA pe?a que acessem o s?tio registrado anteriormente, assim poder?o ver a capa do livro e as imagens, al?m de ler os enigmas e fazer as opera??es. Depois de apresentadas e resolvidas algumas das situa??es problema, incentive os alunos a criarem, oralmente, outras situa??es que envolvam a adi??o.
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, registre as atividades a seguir na lousa e pe?a que os alunos as copiem no caderno de Matem?tica.
Treinando a adi??o
1- Complete a sequ?ncia abaixo sempre somando 7:
Fonte: Acervo da pr?pria autora.
2- Calcule os resultados das adi??es que est?o dentro de cada figura. Depois, escreva o resultado.
Fonte: Acervo da pr?pria autora.
3- Leia a situa??o problema abaixo. Observe como ela foi resolvida:
Fonte: Acervo da pr?pria autora.
Observa??o: Professor, apresente a situa??o problema acima e estabele?a um di?logo com a turma. Leve os alunos a pensarem sobre o que o problema j? revelou e o que est? sendo pedido. Acrescente novos questionamentos at? chegarem ? resposta esperada. Modifique o exemplo de acordo com o n?vel de seus alunos.
b) Agora, ? a sua vez.!
Invente uma situa??o problema que utilize a opera??o de adi??o. Em seguida, pe?a que um de seus colegas resolva-a. Informe a ele que poder? utilizar desenhos para encontrar a resposta.
Sugest?o de links para o aluno:
S?tio ?Revista Nova Escola: Jogo - Fecha a caixa? dispon?vel em: < http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/feche-caixa-428064.shtml>
S?tio ?Adi??o de n?meros? dispon?vel em: < http://www.escolakids.com/adicao-de-numeros.htm >
Acessados em: 3 de jul. 2013.
Sugest?es de links para professores:
S?tio ?Revista Nova Escola: Adi??o e subtra??o - interpreta??o de enunciados? dispon?vel em:
<http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/roteiro-didatico-adicao-subtracao-1-2-3-ano-matematica-637802.shtml?page=0 > Acesso em: 3 de jul. 2013.
BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: vamos brincar de construir as nossas e outras hist?rias: MEC, SEB, ano 4: unidade 2, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_4_MIOLO.pdf >. Acesso em: 3 de jul. 2013.
A avalia??o dever? ser feita durante a realiza??o de cada atividade proposta, por?m dever? ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento do uso de opera??es de adi??o. Utilize seus registros e suas observa??es para verificar se os alunos foram capazes de: identificar as situa??es em que se usa a soma; ler diferentes textos de forma aut?noma ou com ajuda; formular hip?teses sobre o tema ou assunto abordado; interpretar e resolver as situa??es problema; desenvolver o racioc?nio l?gico matem?tico; interagir com os pares sabendo respeitar a opini?o dos colegas. Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu refletir sobre a utiliza??o da adi??o em diferentes situa??es do cotidiano.