Portal do Professor

Início do Conteúdo

Adi??o: juntando e acrescentando quantidades

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Sistematizar a no??o de que adicionar equivale a: acrescentar, juntar;
  • Identificar as situa??es em que se usa a soma;
  • Sistematizar conhecimentos a cerca da adi??o;
  • Desenvolver o racioc?nio l?gico matem?tico e a concentra??o;
  • Ler diferentes textos de forma aut?noma ou com ajuda;
  • Produzir texto de forma aut?noma;
  • Calcular fatos fundamentais utilizando o c?lculo mental;
  • Resolver situa??es problemas que envolva adi??o;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ? 5 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Dever? tamb?m ser capaz de reconhecer os n?meros e de expor seu pensamento.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para outras informa??es acesse: BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Bras?lia: MEC, SEB,  2012. Dispon?vel em: < http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11 >. Acesso em: 01 de jul. 2013.

Ressaltamos que os Par?metros Curriculares Nacionais estabelecem que ao final do 1o Ciclo os alunos devem ?[...] resolver problemas expressos por situa??es orais, textos ou representa??es matem?ticas e utilize conhecimentos relacionados aos n?meros, aos significados das opera??es, selecionando um procedimento de c?lculo pessoal ou convencional e produzindo sua express?o gr?fica. Ao finalizar este ciclo, os diferentes significados das opera??es n?o est?o consolidados; por isso, os problemas devem abordar os significados que j? foram apropriados pelos alunos, priorizando as situa??es de adi??o e subtra??o. (BRASIL, Secretaria de Educa??o Fundamental. Par?metros Curriculares Nacionais: Matem?tica. Bras?lia MEC/SEF, v. 3, p. 76, 1997.). Nessa perspectiva, esta aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios da turma, ela ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca da adi??o.

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, possivelmente seus alunos j? tiveram contato com a adi??o, dentro ou fora da escola. Portanto, a essa altura, voc? poder? iniciar a tem?tica de nossa aula utilizando jogos ou at? mesmo brincadeiras infantis conhecidas pela turma, que oportunizem a compreens?o de que adicionar ? sin?nimo de juntar e acrescentar. Sugerimos: boliche, jogos com trilhas e domin?.

Os livros did?ticos trazem algumas estrat?gias que podem ser utilizadas para a introdu??o desse conte?do e que tamb?m, contribuem para a explora??o da linguagem escrita, muito importante para essa fase inicial da aprendizagem formal.

A opera??o de adi??o, n?o se restringe ? ideia de juntar quantidades, ela tamb?m corresponde ? ideia de acrescentar uma quantidade ? outra. Nos jogos com trilhas acontece exatamente isso: a cada jogada acrescenta-se um n?mero ao que j? havia. Desta maneira, ao executar este tipo de jogo, os alunos poder?o descobrir uma t?cnica para efetuar adi??es mentalmente. Por exemplo, eles podem efetuar 4+8 pensando o n?mero 4 e contando 8 unidades para a frente.

Veja um exemplo de "Jogo com Trilhas".

AdicaoI

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Professor, prepare uma trilha para cada dupla. Ou se preferir poder? solicitar que os alunos confeccionem as trilhas. Ressalte o significado das cores da plaquinha, ou seja, o significado das cores azul e vermelha.

Adicao

Placa com o significado das bandeiras no "Jogo com Trilhas".

Fonte: Acervo da pr?pria autora. 

Instrua a turma a jogar assim:

  • Forme dupla com um colega;
  • Em dupla prepare dez papeizinhos com n?meros 1, 2, 3... at? 10;
  • Cada jogador dever? escolher seu marcador e coloc?-lo na casa zero (o marcador poder? ser tampinhas pl?sticas ou fichas de pap?is coloridos.);
  • Na sua vez, cada um sorteia um papelzinho e avan?a com seu marcador o n?mero de casas indicado;
  • Nas casas verdes: aten??o! O jogador avan?a ou volta de acordo com a cor da plaquinha:  Adicao Avance 4 casas  Adicao Volte 3 casas
  • O jogo termina quando um jogador passa pela casa 50 ou quando termina os papeizinhos. Quem est? na frente vence.

Varia??es do jogo: 

1. Voc? poder? realizar as partidas sem considerar as bandeiras e as casas coloridas, ou seja, apenas avan?ar as casas conforme os n?meros sorteados nos papeizinhos;

2.  A competi??o poder? ser realizada entre fileiras. Voc? passa entre as fileiras, um aluno sorteia um papelzinho que valer? para a fila toda. Neste caso, poder? ter uma fileira inteira de alunos que chegar? ? frente;

3. Voc? poder? utilizar giz e desenhar as trilhas no piso da quadra de esporte ou de outro espa?o livre. Para isto, pe?a ajuda a outros profissionais da escola ou convide alguns pais para ajud?-lo.

Professor, durante a realiza??o da atividade caminhe sempre entre eles, observando  aqueles que t?m mais ou menos facilidade em resolver as instru??es apresentadas, fa?a questionamentos exclusivos a cada etapa de aprendizagem dos diferentes participantes.Observe se os alunos est?o respeitando as regras, se percorrem corretamente as casas do tabuleiro. Analise tamb?m se relacionam o termo avance com a ideia de acrescentar uma quantidade ? outra, e o termo voltar com a ideia de subtrair uma quantidade da outra.  

Ao final, fa?a uma roda de conversa com os alunos. Pergunte o que eles acharam, o que foi f?cil e o que foi dif?cil.

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Pensando no "Jogo com Trilhas"

Retome o jogo realizado na aula anterior. Fa?a c?pia impressa com a imagem do tabuleiro e distribua para que os alunos colem no caderno de Matem?tica.

Registre na lousa as atividades a seguir, pe?a que os alunos copiem e resolvam o proposto.

Atividades sobre o "Jogo de Trilha"

1- Cole a ilustra??o do tabuleiro do jogo.

2- Observe a ilustra??o do jogo, pense e responda:

a- Na primeira jogada, quem vai mais longe: quem sorteia 5 ou quem sorteia 8? Por qu?? (Quem sorteia 5 vai para casa 9, logo vai mais longe.).

b- Nesta trilha, quais n?meros v?m depois do 27 e antes do 33? (28, 29, 30, 31 e 32.).

c- Quem est? na casa 15 e sorteia 6, em que casa vai parar? (Na casa 21.).

d- Quem est? na casa 34 e sorteia 8, onde vai parar? (Da casa 34 vai para casa 42, da casa 42 volta  para casa  39.).

e- Camila estava na casa 16 e sorteou 3. Para qual casa ela foi? (Da casa 16 foi para casa 19 e, da?, volta para casa 16.).

f- Escreva com suas palavras algumas coisas que voc? aprendeu neste "Jogo com Trilhas".

Observa??o: As quest?es acima poder?o variar de acordo com o n?vel de seus alunos. Voc? tamb?m poder? faz?-las oralmente.

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, neste momento sugerimos que formalize a ideia da adi??o, caso ainda n?o tenha sistematizado. Apresente o sinal que representa a soma (+) e explique que esse sinal indica que estamos juntando ou adicionando e o resultado dessa soma ? representado ap?s o sinal (=). Pergunte, por exemplo, aos alunos ?Quantos meninos t?m na sala??, ?E quantas meninas t?m na sala??. Ap?s esse momento realize junto com eles a soma dos alunos da sala. Por exemplo: 12 meninos + 14 meninas = ?

                                                           Adicao

D? outros exemplos. Voc? poder? realizar a soma da idade de dois ou tr?s alunos.

Em seguida, acompanhe a turma at? ao Laborat?rio de Inform?tica, a fim de realizar alguns jogos com opera??es de adi??o. Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA pe?a que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). O tablet tamb?m poder? ser utilizado. (Professor, ? importante que voc? j? tenha conhecimento das atividades para que possa fazer interven??es/coment?rios pertinentes aos conte?dos trabalhados.). Utilize os s?tios:

S?tio ?Parquinho da Matem?tica? dispon?vel em: <http://math.cilenia.com/pt

S?tio ?Jogos da adi??o? dispon?vel em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-jogo-da-adicao.html>

S?tio ?Tabuada do Dino? dispon?vel em:  <http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/ >

S?tio ?Jogos de Matem?tica- Adi??o? dispon?vel em:  <http://jogoseducativos.jogosja.com/jogos-educativos-de-Matem%C3%A1tica.aspx >-  Acessados em: 03 de jul. 2013.

Ao t?rmino dos jogos, fa?a uma avalia??o dessa atividade. Desafie, por meio de di?logo coletivo, a participa??o de todos, insira aqueles que n?o t?m o h?bito de falar, questione-os sobre o que (re) descobriram.

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, para sistematizar ainda mais a opera??o adi??o, utilize alguns dos poemas registrados na obra: (BUENO, Renata. Poemas problemas. S?o Paulo: Editora do Brasil, 2011). Esta obra faz parte dos livros enviados pelo acervo complementar do PNLD 2013. (Verifique se a sua escola recebeu este livro.). Conforme dados apresentados pelo Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, os acervos deste Programa est?o inclu?dos nos materiais did?ticos distribu?dos. Para saber sobre a lista de obras dos acervos complementares do PNLD 2010 e 2013, que favorecem a reflex?o sobre conceitos matem?ticos acesse o s?tio "Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa" dispon?vel em: < http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>   Acesso em: 03 de jul. 2013.

No s?tio ?Renata Bueno?, dispon?vel em: < http://www.renatabueno.art.br/index.php?/livro/poemas-problemas/2/ > (Acesso em: 3 de jul. 2013) voc? ter? acesso aos poemas do livro. A obra ?Poemas Problemas? comp?e-se de 17 problemas, em forma de poemas, com ideias criativas e divertidas que exploram conte?dos matem?ticos, dentre eles opera??es de adi??o. Selecione alguns ?Poemas Problemas? para trabalhar com a turma. Veja um dos problemas apresentados:

Adicao

Fonte: BUENO, Renata. Poemas problemas. S?o Paulo: Editora do Brasil, 2011, p. 7. - Acervo da pr?pria autora.

Observa??o: Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA pe?a que acessem o s?tio registrado anteriormente, assim poder?o ver a capa do livro e as imagens, al?m de ler os enigmas e fazer as opera??es. Depois de apresentadas e resolvidas algumas das situa??es problema, incentive os alunos a criarem, oralmente, outras situa??es que envolvam a adi??o. 

5? Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, registre as atividades a seguir na lousa e pe?a que os alunos as copiem no caderno de Matem?tica.

     COMUNICACAO

Treinando a adi??o 

1-  Complete a sequ?ncia abaixo sempre somando 7:

Adicao

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

2- Calcule os resultados das adi??es que est?o dentro de cada figura. Depois, escreva o resultado.

Adicao

  Fonte: Acervo da pr?pria autora.

3- Leia a situa??o problema abaixo. Observe como ela foi resolvida:

Adicao

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Observa??o: Professor, apresente a situa??o problema acima e estabele?a um di?logo com a turma. Leve os alunos a pensarem sobre o que o problema j? revelou e o que est? sendo pedido. Acrescente novos questionamentos at? chegarem ? resposta esperada. Modifique o exemplo de acordo com o n?vel de seus alunos.

b) Agora, ? a sua vez.!

Invente uma situa??o problema que utilize a opera??o de adi??o. Em seguida, pe?a que um de seus colegas resolva-a. Informe a ele que poder? utilizar desenhos para encontrar a resposta. 

Recursos Complementares

Sugest?o de links para o aluno:

S?tio ?Revista Nova Escola: Jogo - Fecha a caixa? dispon?vel em: < http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/feche-caixa-428064.shtml>

S?tio ?Adi??o de n?meros? dispon?vel em: <  http://www.escolakids.com/adicao-de-numeros.htm >

Acessados em: 3 de jul. 2013.

Sugest?es de links para professores:

S?tio ?Revista Nova Escola: Adi??o e subtra??o - interpreta??o de enunciados? dispon?vel em: 

<http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/roteiro-didatico-adicao-subtracao-1-2-3-ano-matematica-637802.shtml?page=0 > Acesso em: 3 de jul. 2013.

BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: vamos brincar de construir as nossas e outras hist?rias: MEC, SEB, ano 4: unidade 2, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_4_MIOLO.pdf >. Acesso em: 3 de jul. 2013.

Avaliação

A avalia??o dever? ser feita durante a realiza??o de cada atividade proposta, por?m dever? ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento do uso de opera??es de adi??o. Utilize seus registros e suas observa??es para verificar se os alunos foram capazes de: identificar as situa??es em que se usa a soma; ler diferentes textos de forma aut?noma ou com ajuda; formular hip?teses sobre o tema ou assunto abordado; interpretar e resolver as situa??es problema; desenvolver o racioc?nio l?gico matem?tico; interagir com os pares sabendo respeitar a opini?o dos colegas. Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu refletir sobre a utiliza??o da adi??o em diferentes situa??es do cotidiano.