Portal do Professor

Início do Conteúdo

RALA O COCO! MEXE A CANJICA...

Autor e Co-autor(es)

Thaisa Neiverth imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea C. Fl?r; Giandr?a R. Strenzel; Graziela B. L?pez

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Compreender a festa junina como parte da cultura historicamente produzida pela humanidade;

* Conhecer alguns elementos e s?mbolos que caracteriza a festa junina (culin?ria, m?sicas, bandeiras, fogueira, bandeira, quadrilha);

* Decorar o espa?o institucional com as crian?as;

* Fazer uma culin?ria t?pica (canjica);

* Estreitar v?nculo com as fam?lias.

Duração das atividades

Ser?o necess?rios 4 dias de atividades com as crian?as, que poder?o ser alternados ou em sequ?ncia. cada atividade durar? em m?dia de 40 minutos a 1 hora: hist?ria da festa junina (40 minutos); brincadeira da quadrilha (40 minutos); confec??o de bandeiras, bal?es e correntes (1 hora); Prepara??o e degusta??o da canjica (1 hora).

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa atividade n?o exige conhecimento pr?vio por parte das crian?as, no entanto ? muito importante que o professor organize os materiais com anteced?ncia, em especial por ser uma sugest?o que envolve culin?ria e encontro com as fam?lias. A atividade aqui sugerida contempla a faixa-et?ria de 0 a 6 anos.

Estratégias e recursos da aula

Ponto de partida...

        Estamos entendendo nessa aula que as festas juninas fazem parte da cultura brasileira, e como tal, as crian?as devem ter acesso a esse legado. O professor de Educa??o Infantil deve trabalhar essa festa como parte do conte?do intencionalmente planejado, mas tamb?m, como acervo cultural que constitui a hist?ria de nossas crian?as. Levando em conta o aspecto cultural ? importante envolver as fam?lias para que juntos possamos compartilhar momentos que possibilitem estreitar os v?nculos com as crian?as e com a produ??o da humanidade.

Material Utilizado:

* Imagens e v?deos de festa junina;

* Aparelho de som;

* CD Luiz Gonzaga;

* Folhas coloridas e revistas para a confec??o das bandeiras e dos bal?es;

* Canetinhas e l?pis coloridos;

* Cola, cord?es e fita adesiva para colar 

* Panela para a canjica;

* Copos descart?veis ou potes de sobremesa e colheres para servir a canjica;

* Ingredientes: milho para canjica; leite; a??car; leite condensado; leite de coco;  coco ralado; cravo da ?ndia; canela em pau.

?

Primeira etapa - Hist?ria da Festa Junina (40 minutos)

       O professor deve organizar algumas informa??es para contextualizar a festa junina. Nesse momento, o professor pode organizar as crian?as em roda para contar a hist?ria das festas juninas, ouvir as experi?ncias que os alunos t?m a respeito e tamb?m mostrar imagens e o v?deo que ajudar? a trazer elementos para a continuidade da atividade. Para a faixa et?ria contemplada por essa sugest?o as informa??es mais importantes a serem demarcadas s?o:

* As festas s?o comemoradas no m?s de junho e julho no Brasil inteiro (? importante que o professor fa?a isso no calend?rio usado pela turma e se puder que mostre imagens ou v?deos de festas);

* A culin?ria t?pica contempla preparados que t?m como base o milho verde, por ser a ?poca de sua colheita;

* Tradi??es: fogueira, bal?es, bandeiras e quadrilha.

?

3

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_KafaFtnFe88/TE9mCa_3C1I/AAAAAAAAefo/kXY4PH3nA1Y/s400/007.png&imgrefurl=http://alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com/2010/07/festa-junina-imagens-coloridas.html&h=1137&w=1600&sz=1027&tbnid=RBD69c6MeF0JNM:&tbnh=83&tbnw=117&zoom=1&usg=__vJes-OI-GxaIgY7stoflpVotX5k=&docid=aERzIBeYFFUZqM&sa=X&ei=GHLZUfqkEqLD0gHgu4D4Bg&ved=0CD8Q9QEwAw&dur=842

1

Fonte 2: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&q=festa%20junina&um=1&ie=UTF-8&hl=en&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=GHLZUfqkEqLD0gHgu4D4Bg&biw=1366&bih=667&sei=HHLZUYuOBYjR0wHKv4CoCA#facrc=0%3Bfesta%20junina%20food&imgdii=_&imgrc=_

2

Fonte 3: https://www.google.com.br/search?q=festa+junina&newwindow=1&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=GHLZUfqkEqLD0gHgu4D4Bg&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=7A-MDW86XLBSiM%3A%3BaM5q0X16Anl8HM%3Bhttp%253A%252F%252Fthebrazilianfoodie.files.wordpress.com%252F2012%252F05%252Ffesta-junina-image-1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fblog.chefleticia.com%252F2012%252F06%252F01%252Ffesta-junina-and-sweet-corn-pudding-canjica-de-milho%252F%3B597%3B381

4

Fonte 4: https://www.google.com.br/search?q=festa+junina&newwindow=1&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=GHLZUfqkEqLD0gHgu4D4Bg&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=3Yy4FSVGNDx14M%3A%3BsLkkzEwYSqaTyM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F-tg8mkn33iFI%252FTe6NHuuAASI%252FAAAAAAAAG0U%252F3OXNS1SFYqA%252Fs1600%252Fdecoracao-para-festa-junina.gif%3Bhttp%253A%252F%252Fkarolpoerner.blogspot.com%252F2011%252F06%252Ffesta-junina-ensinando-luz-da-palavra.html%3B1600%3B1066

V?deo 1: Quadrilha Tradicional: http://www.youtube.com/watch?v=fGyZhtTopM4

Segunda Etapa - Brincadeira de quadrilha (40 minutos)

        Inspirados pelas informa??es trazidas para as crian?as no primeiro momento dessa atividade, em um outro dia o professor poder? propor para os alunos uma brincadeira de quadrilha. Essa brincadeira pode ser organizada no espa?o externo da institui??o. Como sugest?o de m?sicas temos o CD de Luiz Gonzaga que pode ser encontrado nesse site: http://www.vagalume.com.br/luiz-gonzaga/discografia/quadrilhas-e-marchinhas-juninas.html.

        Essa brincadeira pode ser organizada no espa?o externo da institui??o, fazendo uma roda, ou dividindo as crian?as em casais. Nessa brincadeira o l?dico deve ser prioridade, o importante ? que movimentos significativos e tradicionais da quadrilha estejam presentes. Por exemplo, uma m?sica de quadrilha instrumental de fundo e um narrador (que poder? ser o professor) que fale frases como "Olha a chuva!"... "? mentira..."

Terceira Etapa - Enfeitando a nossa creche para a festa! (1 hora)

        No dia seguinte o professor deve trazer j? bandeiras e correntes j? recortadas e os bal?es j? dobrados em fun??o da faixa et?ria das crian?as. A colabora??o das crian?as ser? na ilustra??o dos enfeites,  elas poder?o pintar os bal?es com tintas coloridas, desenhar, colorir e colar pap?is coloridos nas bandeiras e correntes. Para isso, o professor deve  dispor as crian?as em mesas com canetinhas e l?pis coloridos, colas e retalhos de papel. Quando estiverem prontos os enfeites dever?o ser pendurados em barbantes nos espa?os da institui??o.

Dobradura de bal?o: http://www.youtube.com/watch?v=CgmBB9y1ASc

Quarta etapa - Fazendo e experimentando a canjica!! (1 hora)

      Em outro dia o professor pode retomar o assunto da culin?ria t?pica de festa junina e mobilizar as crian?as para a receita da canjica, colocando para assistirem o v?deo da m?sica "Rala o coco, mexe a canjica", dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ztmwUBRX90Q.

      Nesse momento ? importante que o professor tenha organizado previamente a estrutura para o preparo da receita (fog?o, panela, ingredientes) e tamb?m convidado as fam?lias para confraternizar e degustar a canjica. Caso a escola n?o tenha dispon?vel um espa?o para cozinhar, os professores podem pedir para que cada fam?lia traga um prato inspirado na culin?ria junina para a confraterniza??o. Os pais tamb?m podem ajudar a providenciar os ingredientes para a receita.

      Lendo a receita em voz alta, (http://tudogostoso.uol.com.br/receita/79439-canjica-deliciosa-com-coco.html) o professor deve possibilitar que as crian?as coloquem os ingredientes da canjica na panela, sempre que tiver oportunidade remetendo a atividade ? m?sica "Rala o coco, mexe a canjica". Quando tudo estiver colocado, um adulto dever? levar a panela ao fogo para terminar o preparo da receita.

5

Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013

     O espa?o para as fam?lias deve estar organizado de maneira que todos possam experimentar a canjica confortavelmente. Durante a confraterniza??o, m?sicas t?picas podem estar tocando. Vale lembrar que essa n?o ? uma sugest?o de festa junina que envolva a escola toda, mas sim, uma atividade que envolve as fam?lias e que tem como tema a festa junina!

6

Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013

Recursos Complementares

Rala o coco, mexe a canjica. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ztmwUBRX90Q

Aula do Portal do Professor: Festa Junina. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24969

Festas Juninas: seu significado e seus s?mbolos. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19641

Origem da festa junina. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm

Hist?ria da festa junina e tradi??es. Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm

Quadrilha Tradicional. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=fGyZhtTopM4

Quadrilhas e marchinhas juninas - Luiz Gonzaga. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/portaldoprofessor-fa/FerramentaAulaGwt.jsp?e=414251&i=true&r=false&a=50371#passo4

Dobradura de bal?o. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=CgmBB9y1ASc

Receita de canjica. Dispon?vel em:http://tudogostoso.uol.com.br/receita/79439-canjica-deliciosa-com-coco.html

Avaliação

A avalia??o na Educa??o Infantil deve ser processual. O professor ? o respons?vel por pensar nela de forma intencional, mas pode tamb?m encontrar algumas respostas nas rea??es das crian?as. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poder? avaliar v?rios aspectos, dentre eles se as crian?as se apropriaram dos conte?dos historicamente produzidos pela humanidade que constitui a festa junina, como seus principais signos (culin?ria, m?sicas, bandeiras, fogueira, bandeira, quadrilha). Ainda pode avaliar se as crian?as participaram ativamente do processo de decora??o do espa?o e da brincadeira de quadrilha. Al?m disso, avaliar se a culin?ria e a confraterniza??o permitiram que as crian?as interagiram entre si e se os v?nculos entre fam?lia e escola foram fortalecidos.