Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Produ??o e organiza??o do espa?o geogr?fico: proje??es cartogr?ficas |
Reconhecer o papel da t?cnica e do trabalho como elementos fundamentais na produ??o espacial, utilizados tanto para o atendimento das necessidades b?sicas das pessoas quanto de seus interesses de acumula??o e poder;
Identificar os impactos ambientais decorrentes da rela??o da sociedade com a natureza, mitigados pelo uso de t?cnicas mais sens?veis e apropriadas;
Identificar a influ?ncia das novas tecnologias no arranjo espacial contempor?neo, considerando as dimens?es econ?mica, cultural, pol?tica e ambiental dessas rela??es.
Conceito de trabalho vivo e trabalho morto
Conceito de espa?o geogr?fico
Implica??es ?ticas da rela??o sociedade natureza no mundo moderno
Impactos ambientais decorrentes das a??es humanas
Aula sugerida para a 1? s?rie do ensino m?dio.
Devido ? multidimensionalidade de abordagens que o tema permite, sugere-se que a aula seja desenvolvida com o envolvimento de v?rios componentes curriculares: Geografia, Biologia, L?ngua portuguesa, Qu?mica, e F?sica.
Nesta aula, prop?em-se a??es que possibilitam a compreens?o da tem?tica apresentada, posicionando-se criticamente frente a ela: de que maneira me valho das t?cnicas e do trabalho vivo e do trabalho morto? Como me posiciono frente a produtos que derivam de trabalho e de t?cnicas conden?veis, tais como: trabalho escravo, uso abusivo de agroqu?micos, desmatamentos ilegais, entre outros? Na condi??o de consumidor respons?vel, como proceder para evitar tais abusos?
Atividade 1
Usando transpar?ncia para retroprojetor ou projetor multim?dia, o professor dever? apresentar a foto selecionada ou outra de sua prefer?ncia, que demonstre algum tipo de dom?nio do homem sobre a natureza. Por meio de um di?logo, o professor dever? instigar a curiosidade dos alunos para que identifiquem a finalidade da constru??o representada na foto, bem como a presen?a de algumas t?cnicas visivelmente presentes nessa paisagem. Nesse momento, considera-se a participa??o oral dos alunos, nas respostas aos questionamentos feitos pelo professor, tais como: De que se trata a imagem apresentada? Qual a finalidade dessa obra? Como est? presente em nosso cotidiano?
Al?m da imagem, o professor dever? propor uma pesquisa sobre mat?rias jornal?sticas relacionadas ao tema Usinas hidrel?tricas. Em grupos de quatro ou cinco alunos, eles dever?o consultar jornais e revistas dispon?veis no acervo da escola. As principais informa??es dever?o ser anotadas no caderno. Essas informa??es ser?o socializadas num debate, quando o professor, reprojetando a imagem selecionada, solicitar? que os estudantes socializem aquilo que aprenderam. Todos dever?o apresentar o que investigaram, ampliando o conhecimento da turma sobre o tema em estudo.
http://blogdaelianegomes.blogspot.com.br/2009/11/usina-hidreletrica-de-itaipu.html (Acesso em 5/6/2013)
Ap?s o debate, o professor dever? imprimir e apresentar a s?ntese sugerida na sequ?ncia. Ainda na fase de sensibiliza??o, a leitura promover? a percep??o de express?es geogr?ficas fundamentais para a compreens?o do tema. Para isso, recomenda-se que a primeira leitura seja feita individual e silenciosamente, sublinhando algumas palavras chave. A compreens?o do texto dever? ser sintetizada em uma frase redigida, no m?ximo, em at? 140 caracteres. Aleatoriamente, o professor dever? solicitar que alguns alunos leiam a sua s?ntese, verificando a compreens?o geral da turma.
Trabalho e t?cnica transformam a natureza
Para a realiza??o da vida, historicamente, a sociedade apropriou-se da natureza. Alimentos, agasalho, abrigo, constituem necessidades vitais, cujo atendimento evoluiu da simples coleta e ca?a para a agricultura e cria??o de animais; das cavernas para as habita??es constru?das a partir da transforma??o dos recursos naturais dispon?veis, e outros sinteticamente obtidos.
A condi??o de seres inteligentes e sens?veis fez com que os desafios do meio estimulassem a criatividade, resultando na descoberta do fogo, na agricultura e na domestica??o de animais. Esses acontecimentos, ocorridos h? cerca de dez mil anos, caracterizam a fase embrion?ria da sociedade humana, como a conhecemos e vivemos hoje. Como se v?, a produ??o do espa?o aconteceu de modo espont?neo e concomitante ? realiza??o da vida: n?o se produz o espa?o antes para nele habitar depois. Ao contr?rio, as necessidades humanas instigam a apropria??o da natureza e a transforma??o espacial.
Considerando as transforma??es que tais acontecimentos proporcionaram na evolu??o da sociedade, destaca-se o papel das t?cnicas e das ferramentas nesse processo, ainda que rudimentares e incipientes. Friccionar duas pedras para provocar o fogo e, com ele, limpar o solo; com uma madeira roli?a e pontiaguda, furar a terra para nela depositar a semente; lixar a ponta de algumas madeiras resistentes facilitando a captura dos animais; amassar o barro ou perfurar rochas transformando minerais em habita??es; estancar a ?gua dos rios guardando-a para a estiagem.
O conhecimento adquirido permite o aprimoramento dessas t?cnicas e das ferramentas desenvolvidas para a realiza??o das tarefas. A sociedade evoluiu em n?mero de pessoas, enquanto o conhecimento acumulado promove aperfei?oamento constante, resultando na complexidade das demandas cotidianas. Um apito rudimentar para atrair aves e animais transformou-se em sofisticados equipamentos que detectam a localiza??o dos cardumes e das manadas selvagens; o amontoado de pedras estancando a ?gua de um rio transformou-se em complexos sistemas de irriga??o; as peles de animais foram substitu?das por tecidos sint?ticos imperme?veis e t?rmicos.
Tanto no passado quanto no presente a a??o humana transforma a natureza, criando e recriando o espa?o geogr?fico. Toda transforma??o gera impacto e a principal diferen?a entre os impactos do passado e os do presente ? a sua intensidade, tanto quantitativa quanto qualitativa. Qual o impacto ambiental do preparo de uma pequena ?rea, utilizando t?cnicas rudimentares, e o de uma grande ?rea, valendo-se de tecnologias industriais? Qual o impacto ambiental de um pequeno aglomerado de habita??es e o de uma megal?pole?
Estudar a evolu??o das t?cnicas, seus usos e seus significados permite compreender aspectos instigantes, tais como: o seu papel na forma??o das diferentes culturas, a sua influ?ncia na forma??o do espa?o, a sua natureza paradoxal tanto atendendo necessidades humanas como provocando v?rios tipos de impactos: ambientais, econ?micos, sociais, pol?ticos, culturais, e outros. (Prof? dr? Izabel Castanha Gil)
A pr?xima etapa consiste na forma??o de duplas para a resolu??o das quest?es propostas.
1- Quais elementos expl?citos e impl?citos na imagem selecionada evidenciam a presen?a de t?cnicas e tecnologias?
2- Qual a diferen?a entre t?cnica e tecnologia?
3- Identifique uma t?cnica presente no ambiente representado na imagem, citando:
a- a utilidade dessa t?cnica naquele ambiente.
b- ferramentas utilizadas para a sua execu??o.
c- diferentes tipos de profissionais envolvidos na sua execu??o.
d- recursos naturais utilizados e a localiza??o espacial da disponibilidade desses recursos.
4- Considerando a ideia de evolu??o t?cnica contemplada no texto, identifique outras formas de obten??o de energia utilizada pelas sociedades, antes da fase industrial, como vivenciamos hoje.
As respostas devem ser anotadas no caderno e socializadas oralmente, demonstrando a diversidade de informa??es observadas. O professor dever? estimular um di?logo entre os alunos para que as ideias fluam espontaneamente.
Atividade 2
Considerando a ?gua como elemento essencial para a realiza??o da vida, a tarefa seguinte constitui-se numa investiga??o sobre o uso da ?gua nos assentamentos humanos. Divida a turma em oito grupos, sendo que cada grupo pesquisar? sobre um tema.
As informa??es coletadas ser?o sintetizadas em forma de t?picos, destacando as mais relevantes e ilustradas com imagens e ou v?deos pertinentes ao tema, identificados pelos alunos durante as investiga??es.
O resultado ser? socializado por meio de apresenta??es orais, com uso de slides preparados em Power point. Cada grupo (definir? o papel de cada componente do grupo, a fim de que todos trabalhem e se sintam respons?veis e envolvidos)ter? at? seis minutos para suas apresenta??es, contando com a participa??o de todos os membros. As falas poder?o ser distribu?das da seguinte maneira: um deles faz a introdu??o, alguns se encarregam do conte?do e outro apresenta as conclus?es. Os expositores dever?o utilizar t?cnicas para comunica??o oral, tais como intera??o com a turma, dom?nio de conte?do, desenvoltura (evitando leituras em pequenas tiras de papel, no caderno ou na tela), uso das m?os, e emprego da norma culta da l?ngua portuguesa (evitando v?cios de linguagem).
Considerando um sistema de avalia??o baseado em notas (n?o em men??o), apresenta-se uma sugest?o de pontua??o para as compet?ncias e habilidades a serem observadas durante as apresenta??es orais.
Dom?nio de conte?do |
Espontaneidade durante as apresenta??es: argumenta??o, gestos, dom?nio da linguagem oral |
Comunica??o interpessoal: intera??o com os ouvintes |
Slides: clareza, objetividade, ilustra??o, dom?nio da norma culta da l?ngua portuguesa |
3,0 |
2,0 |
2,0 |
3,0 |
Algumas dicas de como falar bem em p?blico est?o dispon?veis em http://oglobo.globo.com/educacao/dez-dicas-para-falar-bem-em-publico-4566443.
A forma??o integral do educando pressup?e a considera??o de todas as dimens?es inerentes ao processo de ensino e aprendizagem. Assim, o envolvimento dos alunos vai al?m da objetividade do conhecimento espec?fico, estendendo-se tamb?m aos aspectos comportamentais. Enquanto os grupos exp?em, os demais devem prestigiar os colegas evitando estudar durante as apresenta??es, conversar paralelamente ou qualquer outro tipo de desaten??o. O professor dever? adotar a seguinte t?tica: a cada 2 grupos expositores, faz-se uma pausa de 3 minutos para que os 2 grupos seguintes revisem seus conte?dos. Dessa forma, minimiza-se a ansiedade e estimula-se a participa??o, evitando o estudo de alguns durante a apresenta??o de outros. Para garantir equidade, o professor dever? dar o mesmo tempo de 3 minutos antes das apresenta??es dos dois primeiros grupos.
Outra orienta??o significativa do professor refere-se ? pr?tica de se fazer perguntas ao final das apresenta??es. T?o importante quanto saber expor ? o ato de saber perguntar: identifica??o de aspectos relevantes durante as falas, objetividade, respeito ? diverg?ncia de opini?o, organiza??o do tempo e da sequ?ncia das perguntas, entre outros, s?o aspectos inerentes ? participa??o por meio de perguntas. Assim, o professor dever? estimular os questionamentos, definindo com a turma o momento de faz?-los: ao final das apresenta??es ou durante as mesmas, conforme surgirem as d?vidas.
? comum o retraimento dos alunos, esperando que o mesmo aconte?a enquanto est?o expondo: n?o questionam para n?o serem questionados. Como forma de est?mulo ao debate, o professor dever? esclarecer que essa pr?tica enriquece a compreens?o dos temas e a sua atua??o ser? a de esclarecer d?vidas, caso algu?m n?o consiga responde-las.
Com o objetivo de enriquecer a performance da comunica??o oral, o professor poder? propor a filmagem das apresenta??es. Um aluno de cada grupo ser? indicado pelos colegas para a realiza??o dessa tarefa, usando seu aparelho de telefone celular. Em momento oportuno, essas filmagens ser?o projetadas para que os expositores visualizem seus pontos fortes e identifiquem aspectos que podem ser melhorados. ? importante que o professor estabele?a crit?rios, tais como: clareza e naturalidade, intera??o com o p?blico ouvinte, dom?nio de conte?do, uso da norma culta da l?ngua portuguesa, entre outros. O item comunica??o pode ser incorporado nos crit?rios de avalia??o.
Grupo 1:Qual o papel dos rios nas primeiras civiliza??es?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9310(13/6/13) Fonte: A import?ncia dos rios para as primeiras civiliza??es http://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf(Acesso em 12/6/2013) ? |
Grupo 5: Doen?as transmitidas pela ?gua. Como evitar epidemias em grandes assentamentos humanos?
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/esquistossomose/esquistossomose-11.phpFonte: Doen?as transmitidas pela ?gua http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua9.php (Acesso em 12/6/2013) Vigil?ncia e controle da ?gua para consumo humano http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/vigilancia_controle_qualidade_agua.pdf (Acesso em 12/6/2013) ? |
Grupo 2: O que se entende por polui??o da ?gua?
http://planeta_verde.no.comunidades.net/index.php?pagina=1250528172 Fontes: Polui??o h?drica: causas e consequ?ncias http://www.vetorial.net/~regissp/pol.pdf (Acesso em 12/6/2013) O rio em perigo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11678 (Acesso em 12/6/2013) ? |
Grupo 6: Cidades e enchentes: ? poss?vel prevenir-se?
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/09/sakamoto-eleicoes-periodo-chuvas.html Fonte: Enchentes http://www.brasilescola.com/geografia/enchentes.htm (Acesso em 12/6/2013) ? poss?vel evitar enchentes nas grandes cidades? http://mundoestranho.abril.com.br/materia/e-possivel-evitar-enchentes-nas-grandes-cidades (Acesso em 12/6/2013) ? |
Grupo 3: Como se faz o tratamento da ?gua que consumimos em casa?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1440 Fonte: Tratamento de ?gua http://www.usp.br/qambiental/tratamentoAgua.html (Acesso em 12/6/2013) Falta de ?gua de qualidade mata uma crian?a a cada 15 segundos no mundo, revela Unicef http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-03-22/falta-de-agua-de-qualidade-mata-uma-crianca-cada-15-segundos-no-mundo-revela-unicef |
Grupo 7: ?guas transpostas: solu??o para cidades com problemas de abastecimento?
http://www.infoescola.com/hidrografia/transposicao-do-rio-sao-francisco/ Fonte: Projeto S?o Francisco Transposi??o do rio S?o Francisco http://www.infoescola.com/hidrografia/transposicao-do-rio-sao-francisco/ (Acesso em 12/6/2013) ? ? ? |
Grupo 4: Como transformar ?gua em energia?
Fonte: Portal das energias renov?veis http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecao.html?id=535 (Acesso em 12/6/2013) Como funciona uma hidrel?trica http://www.infoescola.com/fisica/como-funciona-uma-hidreletrica/ (Acesso em 12/6/2013) ? ? |
Grupo 8: Gest?o da ?gua: quest?o t?cnica ou pol?tica?
Fontes: Das ?guas transpostas ?s ?guas dispostas: uma an?lise da implanta??o do Canal da Integra??o http://www.uvanet.br/rcgs/index.php/RCGS/article/view/21/23(Acesso em 12/6/2013) S?rie sobre ?gua ? Plano de aula 4 ? Gest?o das ?guas http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/gestao-aguas-brasil-mundo-500982.shtml (Acesso em 12/6/2013) Especialistas revelam que a quest?o da falta de ?gua no Brasil est? mais ligada ? gest?o do que ? escassez |
Atividade 3
Combinando com a turma sobre qual o melhor momento (durante as apresenta??es ou no final das mesmas), o professor dever? organizar um debate retomando a centralidade do tema proposto: Qual ? o papel da t?cnica e do trabalho na arruma??o e desarruma??o socioambiental do planeta? A discuss?o dever? focar os desafios impostos pelo desenvolvimento humano: atender as nossas necessidades provocando o m?nimo de impactos ambientais. Novamente, destaca-se o papel da t?cnica, considerando que a escolha das mesmas depende de filtros culturais, pol?ticos e ?ticos. A tecnologia deve estar a servi?o da sociedade e n?o o contr?rio.
O conhecimento adquirido por meio das investiga??es, dos di?logos e do debate dever? ser sistematizado em uma produ??o textual. Considerando a abrang?ncia dos temas propostos, sugere-se que seja produzido um texto jornal?stico, noticiando a outras pessoas o que foi apreendido. Informa??es sobre esse assunto podem ser acessadas em http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/redacao---noticia-a-estrutura-do-texto-jornalistico.htm.
O professor poder? selecionar alguns desses textos para publica??o no jornalzinho ou no site da escola. Para apresentar a atividade realizada, o professor poder? redigir uma breve contextualiza??o te?rico-metodol?gica, refor?ando o aspecto did?tico-pedag?gico da a??o empreendida.
Al?m da s?ntese escrita, o professor dever? solicitar a garimpagem de exerc?cios de vestibular e ou do ENEM, dispostos online ou em livros did?ticos, que abordem a tem?tica investigada. Inicialmente, um/a aluno/a volunt?rio/a atuar? como receptor das quest?es garimpadas pelos membros do seu grupo, sendo uma quest?o por aluno. Outro aluno dever? atuar como volunt?rio recebendo os arquivos dos l?deres de cada grupo, selecionando as quest?es em duplicidade. O arquivo final dever? ser remetido ao professor, que selecionar? algumas para coment?rio em sala de aula. Elas ser?o projetadas na tela ou impressas, de modo que todos acompanhem a sua resolu??o. Outras quest?es poder?o ser reproduzidas na prova bimestral institucional, tornando-se valiosos indicadores da apreens?o da turma, em rela??o ao tema estudado.
Edi??o 20 ? forma??o integral
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=518
Matriz de refer?ncia para o ENEM:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf
O uso da imagem na pesquisa educacional:
http://www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/josyannemilleomartelli.pdf
O espa?o geogr?fico: um esfor?o de defini??o
http://www.geografia.fflch.usp.br/publicacoes/Geousp/Geousp22/Artigo_Rhalf.pdf
Uso da imagem na educa??o: http://penta3.ufrgs.br/edu/imagensEducacao/sld004.htm
Virou not?cia na escola: a cria??o do texto jornal?stico
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6640
Tanto as quest?es de vestibular e ou ENEM selecionadas quanto o conte?do pesquisado pelos grupos ser?o utilizados na elabora??o da prova bimestral institucional, aferindo o dom?nio dos alunos sobre a tem?tica estudada.
O quadro de pontua??o apresentado na atividade 2 facilita o trabalho avaliat?rio do professor. Al?m das apresenta??es orais, todas as etapas devem ser consideradas, de acordo com os objetivos pr?-estabelecidos.
A auto avalia??o tem relevante papel no processo de ensino e aprendizagem. Na sequ?ncia, apresenta-se uma sugest?o de itens para serem aplicados aos alunos. O professor dever? imprimir duas c?pias para cada grupo, sendo uma utilizada como rascunho e outra para entrega ao professor. Os dois ?ltimos itens devem ser respondidos individualmente, enquanto os demais devem ser respondidos a partir do consenso do grupo.
Avalia??o da atividade vivenciada e de auto avalia??o dos membros do grupo
1- Valendo-se do banco de palavras disponibilizado, identifique aquelas que voc? considera apropriadas para a experi?ncia que acabou de vivenciar. As palavras podem ser usadas mais de uma vez.
2- Crie outras palavras que n?o foram relacionadas, mas que julgue apropriadas. Procure utiliz?-las nas colunas correspondentes. |