Dal?nea C. Fl?r; Giandr?a R. Strenzel; Graziela B. L?pez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
* Trabalhar aspectos de identidade com as crian?as do grupo;
* Conhecer melhor a origem das crian?as;
* Fortalecer o v?nculo com as fam?lias;
* Trabalhar a capoeira como forma de express?o;
* Valorizar manifesta??es culturais e art?sticas das fam?lias.
Essa sugest?o de atividade est? contida em uma proposta de trabalhar nossas origens e a identidade das crian?as brasileiras, entre elas os alunos com quem trabalhamos. Sendo o Brasil um pa?s com uma pluralidade cultural diversificada entendemos a roda de capoeira como uma das express?es que representam nossa heran?a afro-descendente. ? importante que para o desenvolvimento dessa atividade, os professores de Educa??o F?sica da institui??o de Educa??o Infantil sejam convidados a participar, e ainda se for poss?vel, pode-se convidar um mestre de capoeira que tenha disponibilidade de visitar e propor uma roda com as crian?as da institui??o.
Para come?ar...
Na Educa??o Infantil o trabalho pedag?gico de qualidade depende da rela??o estabelecida com as fam?lias. Essa tem um papel fundamental de ajudar a estreitar a rela??o com nossos pequenos alunos. Na perspectiva de Leontiev (2006) as crian?as reconhecem a situa??o de depend?ncia em rela??o aos adultos que a cercam, assim como, sabem que seus comportamentos determinam suas rela??es pessoais e ?ntimas com essas pessoas. Na inf?ncia, ainda segundo o autor, o mundo ao redor da crian?a se decomp?e em dois grupos, o primeiro consiste nas rela??es com pessoas inteiramente relacionadas a elas (pais, m?e, irm?os). Essas rela??es produzem a forma com que as mesmas crian?as se relacionar?o com o segundo c?rculo, que ? ampliado, e formado por todas as outras pessoas.
Tendo esse pressuposto como base, entendemos que atividades desenvolvidas em parceria com as fam?lias podem nos ajudar a conhecer, estreitar os v?nculos com as crian?as e trabalhar os conte?dos intencionalmente planejados que no caso dessa sugest?o ? a identidade.
No caso dessa aula, estamos pensando na constitui??o da identidade das crian?as, portanto, devemos valorizar a pluralidade ?tnica que comp?e o grupo com quem trabalhamos. Dessa maneira propomos aqui uma roda de capoeira com a participa??o de uma fam?lia de origem afro-descendente e tamb?m de um mestre de capoeira. O professor deve entrar em contato com a fam?lia e com o mestre previamente conversando com eles sobre os objetivos dessa atividade e convidando-os para participarem. Caso n?o tenha na sala nenhuma fam?lia que possa falar de capoeira e tamb?m seja imposs?vel estabelecer contato com um mestre de capoeira. O professor dever? organizar esse momento com o profissional de Educa??o F?sica da institui??o.
Primeiro momento - contextualizando a atividade (30 minutos)
Organizar com as crian?as uma roda para conversar sobre a capoeira. Perguntar para elas sobre: Quem j? ouviu falar de capoeira? Quem j? assistiu ou participou de uma roda? Depois de ouvir a resposta das crian?as, o professor deve contextualizar o assunto, priorizando a informa??o de que a capoeira ? parte da nossa cultura, que ela ? uma luta e ao mesmo tempo uma dan?a. Al?m disso, ? imprescind?vel destacar que a fam?lia que vem nos visitar tem a capoeira na constitui??o de sua identidade e que trar? com ela um mestre de capoeira.
V?deo Capoeira. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=0AWMj6m-zUE
Segundo momento - Participando da roda (1 hora)
Organizar um local no espa?o externo da institui??o para a brincadeira de capoeira e recebimento da fam?lia e do mestre. Durante a atividade muitos conte?dos atitudinais podem ser trabalhados. O respeito e a rever?ncia pela fam?lia que veio, assim como pelo mestre de capoeira deve ser condi??o na participa??o dos alunos, posto que o professor deve deixar bem claro que essas pessoas vieram ensinar coisas importantes a respeito da nossa hist?ria. Vale destacar que as crian?as ter?o a oportunidade de assistir uma roda de capoeira, uma express?o do conhecimento popular e depois participar?o dela. Durante a participa??o, o movimento e a express?o corporal tamb?m ser?o explorados trabalhando os limites e possibilidades dos nossos pequenos alunos. Se a fam?lia e o mestre concordarem, pode-se tamb?m convidar outras turmas da institui??o para assistirem a apresenta??o e tamb?m para participarem da atividade.
? de extrema import?ncia que a professora pergunte para a fam?lia e para o mestre no final da atividade como eles se sentiram na institui??o e se eles avaliaram positivamente a experi?ncia em rela??o aos objetivos de trabalhar aspectos da valoriza??o e origem da capoeira e de fortalecimento de v?nculo com as fam?lias e a cultura.
Fonte: Arquivo Institucional NDI - 2013
Fonte: Arquivo Institucional NDI - 2013.
Fonte: Arquivo Institucional NDI - 2013.
Terceiro momento - Registrando a atividade e agradecendo a presen?a dos convidados (30 minutos)
Depois que a atividade estiver encerrada ? importante que o professor retome com as crian?as por interm?dio do registro a atividade desenvolvida. Cada crian?a poder? fazer um desenho de l?pis de cor e canetinhas sobre a participa??o na roda de capoeira. Esses desenhos podem ser entregues ao mestre e a fam?lia convidada como forma de agradecimento ou ent?o expostos na institui??o como forma de registro da atividade.
7 benef?cios da capoeira. Dispon?ve em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/7-beneficios-capoeira-635567.shtml
Capoeira na Educa??o Infantil. Dispon?vel em: http://cincopedagogastrocandoemmiudos.blogspot.com.br/2011/11/plano-de-aula-capoeira-na-educacao.html
Aprendendo sobre a hist?ria da capoeira. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7313
Mestre Barrao e Mestre Nem. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=UKXQVPRTWlA
Mestre Bimba - A capoeira Iluminada. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=EHnPkKZxcmQ
Projeto de Extens?o Capoeira e Educa??o. Dispon?vel em: http://capoeiraeeducacao.blogspot.com.br/2012_11_01_archive.htmlBimba
VIGOTSKI, L.; LURIA, A.; LEONTIEV, A.; Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. S?o Paulo: ?cone, 2006.
A avalia??o na Educa??o Infantil deve ser processual. O professor ? o respons?vel por pensar nela de forma intencional, mas pode tamb?m encontrar algumas respostas nas rea??es das crian?as. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poder? avaliar v?rios aspectos, dentre eles se as crian?as se apropriaram dos conte?dos culturais e identit?rios expressos pela capoeira e que representam a origem de algumas fam?lias da institui??o, assim como poder? avaliar se a atividade atendeu o objetivo de estreitamento de v?nculo com as fam?lias. Aspectos do desenvolvimento motor dos pequenos tamb?m podem ser avaliados pela professora, tomando a participa??o na roda como refer?ncia. A partir do depoimento das fam?lias e do mestre de capoeira, no final da atividade, o professor poder? perceber se o objetivo de valorizar a capoeira como manifesta??es culturais e art?sticas das fam?lias e dos brasileiros foi atendido.