Portal do Professor

Início do Conteúdo

UM CONVITE ESPECIAL! VAMOS LANCHAR E BRINCAR DE BOI-DE-MAM?O?

Autor e Co-autor(es)

Thaisa Neiverth imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea C. Fl?r

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Confraternizar com as fam?lias e com crian?as de outros grupos fazendo um lanche;

* Trabalhar aspectos culturais do folclore local;

* Resgatar elementos do Boi-de-Mam?o;

* Propor uma brincadeira de boi-de-mam?o com a participa??o das fam?lias.

Duração das atividades

Essa sugest?o de atividade ter? durabilidade de duas horas. Dessas 30 minutos ser?o para convidar as fam?lias. Os outros 45 minutos dever?o ser destinados para o lanche coletivo com as fam?lias e os restantes para a brincadeira de boi-de-mam?o.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa atividade exige a compreens?o do que significa e como funciona o folclore do boi-de-mam?o em Florian?polis - SC. Na institui??o em que trabalhamos (N?cleo de Desenvolvimento Infantil-UFSC) e que serviu como inspira??o para essa sugest?o de aula, o folclore do boi-de-mam?o foi e ainda ? muito difundido entre as crian?as. Foi desenvolvido um projeto institucional intitulado "Boi-de-Mam?o: inserindo valores culturais no cotidiano da Educa??o Infantil". Esse projeto foi encabe?ado pelas arte-educadora V?nia Broering e pela professora Regiani Parisi Freitas e resultou na produ??o de um livro "Malhado, um boizinho de mam?o" e um CD. (vide recursos complementares)

Em linhas gerais, nas palavras de Broering e Freitas: 

"A brincadeira com o boi-de-mam?o ? uma das mais tradicionais manifesta??es folcl?ricas da Ilha de Santa Catarina e tem se consolidado ao longo dos anos como marca registrada das crian?as que freq?entam o NDI. Devido a isso j? se publicou um livro com a hist?ria do boi-de-mam?o onde ? poss?vel apreciar as ilustra??es elaboradas por diferentes grupos; da mesma forma foi gravado um CD com as m?sicas que acompanham a brincadeira com arranjos feitos especialmente para e pelas crian?as. O folguedo do boi-de-mam?o ? uma das atividades que articula o trabalho desenvolvido pela arte-educa??o com diferentes linguagens que comp?em o cotidiano educativo, como o teatro, a m?sica e a dan?a, possibilitando, entre outras coisas, que a crian?a conhe?a e valorize as tradi??es culturais da regi?o onde vive. Neste trabalho as crian?as participam de diferentes formas, destacando-se: a representa??o dos v?rios personagens que pertencem ? brincadeira, a participa??o na banda que toca instrumentos e no coro que os acompanha; na confec??o dos personagens em diferentes tamanhos, etc. Os personagens que comp?em o boi-de-mam?o s?o confeccionados com material leve e adequado ao tamanho das crian?as. Para ?quelas muito pequenas s?o confeccionados figuras menores que podem ser manipuladas como fantoches, dedoches ou marionetes. Quando convidadas a ?dan?ar o boi-de-mam?o? as crian?as n?o hesitam em demonstrar seu entusiasmo contagiando ao longo do ano inclusive ?queles mais t?midos. Deste modo, elas vivenciam a alegria desse folguedo t?o popular, querido e representativo do folclore de Florian?polis." Acesso 06-07-2013. Dispon?vel em: http://ndi.ufsc.br/projetos-em-andamento/arte-educacao/boi-de-mamao/

Estratégias e recursos da aula

Na Educa??o Infantil o trabalho pedag?gico de qualidade depende da rela??o estabelecida com as fam?lias. Essa  tem um papel fundamental de ajudar a estreitar a rela??o com nossos pequenos alunos. Na perspectiva de Leontiev (2006) as crian?as reconhecem a situa??o de depend?ncia em rela??o aos adultos que a cercam, assim como, sabem que seus comportamentos determinam suas rela??es pessoais e ?ntimas com essas pessoas. Na inf?ncia, ainda segundo o autor, o mundo ao redor da crian?a se decomp?e em dois grupos, o primeiro consiste nas rela??es com pessoas inteiramente relacionadas a elas (pais, m?e, irm?os). Essas rela??es produzem a forma com que as mesmas crian?as se relacionar?o com o segundo c?rculo, que ? ampliado, e formado por todas as outras pessoas. 

Tendo esse pressuposto como base, entendemos que atividades desenvolvidas em parceria com as fam?lias podem nos ajudar a conhecer, estreitar os v?nculos com as crian?as e trabalhar os conte?dos intencionalmente planejados que no caso dessa sugest?o ? o folclore local, a saber: o boi-de-mam?o ou folguedos t?picos da reuni?o.

Primeiro passo - Convidando as fam?lias para confraternizar (30 minutos)

Pelo menos tr?s dias ?teis antes da atividade, o professor deve convidar as fam?lias para a confraterniza??o. Nesse convite j? deve estar inclu?do o que cada fam?lia dever? trazer. A sugest?o ? que seja torradas, pat?s, frutas e suco de uva. Caso o professor considere que n?o deve estipular o tipo de contribui??o, pode deixar que os pais tragam um prato ou uma bebida de sua escolha. A ideia ? que a participa??o no boi-de-mam?o seja uma surpresa s? revelada no dia do lanche. 

Segundo passo - Organizando o espa?o para o caf? e confraternizando com as fam?lias (45 minutos)

O professor dever? deixar as mesas nas quais o lanche ser? servido previamente organizada com toalhas, pratos e copos. Assim, a medida em que as fam?lias chegam ser? mais f?cil acolh?-las. Quando tudo estiver pronto e as fam?lias j? estiverem presentes a confraterniza??o poder? come?ar. O ideal ? que as fam?lias lanchem com seus filhos e conversem entre si e com o professor. Durante o caf? o professor dever? propor a brincadeira do boi com a participa??o das fam?lias. Vale destacar que a brincadeira do boi ? um folclore conhecido na regi?o e pode funcionar tamb?m de maneira improvisada. Em outros lugares se n?o for poss?vel organizar essa atividade por falta de elementos, ela pode ser substitu?da por uma roda ou ciranda, por exemplo. No caso do boi-de-mam?o, o professor dever? dividir os personagens entre as fam?lias e organizar o espa?o para come?ar a brincadeira.

2

Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.

1

Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.

Terceiro passo - Dan?ando o boi com as fam?lias (45 minutos)

Com apoio da arte-educadora e de uma professora que toca viol?o na institui??o e costuma cantar a m?sica do boi-de-mam?o, as fantasias j? dever?o estar separadas e os tapetes para as fam?lias e crian?as sentarem disponibilizados. Nesse momento, a condi??o objetiva das institui??es podem determinar a forma de organiza??o. N?s, no NDI temos a arte-educadora V?nia Broering como parceira e a professora Juliane La Banca como "tocadora" oficial do boi. Mas, se no caso da indisposi??o de recursos como esses, um som mec?nico e uma ajuda da coordena??o pedag?gica na prepara??o do espa?o ser? suficiente.

Com tudo preparado a brincadeira pode come?ar, respeitando a ordem de entrada dos personagens. (Vide abaixo um pouco da hist?ria, a letra e a ordem de entrada)

BOI-DE-MAM?O
?
ORIGEM
?
O Boi-de-Mam?o envolve dan?a e cantoria em torno do tema ?pico da morte e ressurrei??o do boi. Esta brincadeira ? encontrada em v?rias partes do pa?s, recebendo diferentes nomes. No nordeste ? conhecido como "Bumba Meu Boi" ou "Boi Bumb?".
Em Santa Catarina a brincadeira est? presente em quase todos os munic?pios do litoral com o nome de "Boi-de-Mam?o".
Antigamente, a brincadeira era conhecida em nosso litoral como "Boi de Pano", mas com a pressa de faz?-lo, acabaram utilizando um mam?o verde para fazer a cabe?a do boi. Da? o nome de Boi-de-Mam?o, mantido at? a ?poca atual, onde se v? cabe?as de todos os tipos, at? mesmo de boi, menos de mam?o.
A descri??o mais antiga do folguedo, em Florian?polis, ? de 1871 feita pelo historiador Jos? Arthur Boiteux.
?
COMO ? APRESENTADO
?
At? algum tempo atr?s, cerca de trinta anos, o folguedo era apresentado nas ruas da cidade, no per?odo de junho a agosto. Os grupos percorriam as ruas do bairro, e se apresentavam em frente da casa daquele que contribu?a com alguns trocados, o ?dono da casa,? mencionado nos versos. N?o havia valor fixo, cada um contribuia com o que podia. Hoje as apresenta??es se restringem a eventos e datas comemorativos, mas continuam tocando o cora??o de todos, principalmente das crian?as.
Al?m dos integrantes do grupo que vestem fantasias e d?o vida a diversos personagens, a cantoria ? acompanhada por 3 m?sicos com pandeiro, viol?o, gaita, incluindo um cantor que narra a est?ria.
?
ENREDO
?
O boi de estima??o de Mateus, homem simples do interior da ilha, come algo que lhe faz mal e acaba morrendo. Desesperado, Mateus busca ajuda do m?dico e curandeiro para ressuscit?-lo. O boi ressuscita, e toda a freguesia festeja. 
?
PERSONAGENS E CANTORIAS
?
Os personagens s?o confeccionados com pano, esponja, papel mach?, arame, madeira e materiais diversos.
Antes da apresenta??o dos personagens h? a chamada do povo, com a seguinte cantoria:
?
VAMOS MORENINHA,
VAMOS AT? L?
VAMOS L? NA VILA
PARA VER MEU BOI DAN?AR 
bis
?
EU CAIO, EU CAIO
NA BOCA DA NOITE
SERENO EU CAIO
bis
?
A FOLHA DO LIM?O VERDE
TEM CHEIRO DE LIM?O
MORENA ME D? UM BEIJO
QUE EU TE DOU MEU CORA??O 
bis
?
EU CAIO, EU CAIO
NA BOCA DA NOITE
SERENO EU CAIO
bis
?
A ENTRADA DO BOI
?
TE LEVANTE BOI MALHADO
TE LEVANTA DEVAGAR
?
Vem c? meu boi, vem c?
?
TE LEVANTA DEVAGAR
QUE ? PRA N?O ESCORREGAR
?
Vem c? meu boi, vem c?
?
O MEU BOI ? DE MAM?O
DA CABE?A AT? O CH?O
?
Vem c? meu boi, vem c?
?
OLHA A VOLTA QUE ELE DEU
OLHA A VOLTA QUE ELE D?
?
Vem c? meu boi, vem c?
?
ESSE BOI ? DE MAM?O
FAZ A TUA OBRIGA??O
?
Vem c? meu boi, vem c?
?
ESSE BOI ? DE FOLIA
D? GALHADA NA GURIA
?
Vem c? meu boi, vem c?
?
A MORTE DO BOI
?
O MEU BOI MORREU
QUE SER? DE MIM
MANDA BUSCAR OUTRO,
MANINHA
L? NO PIAU?
Bis
?
UM MINUTO DE SIL?NCIO
PRO BOIZINHO QUE MORREU
VOU CHAMAR O SEU DOUTOR
PRA VER O QUE ACONTECEU
A RESSURREI??O DO BOI
?
TE LEVANTA BOI DOURADO
TE LEVANTE DEVAGAR
?
Vem c? meu boi, vem c?
?
TE LEVANTA DEVAGAR
QUE ? PRA N?O ESCORREGAR
?
Vem c? meu boi, vem c?
?
OLHA A VOLTA QUE ELE DEU
OLHA A VOLTA QUE ELE D?
Vem c? meu boi, vem c?
?
ESSE BOI N?O ? DAQUI
? DO SERT?O DO PIAU?
?
Vem c? meu boi, vem c?
?
TE APRESENTA SEU CAVALO
TUA HORA VAI CHEGAR
?
Vem c? meu boi, vem c?
?
A ENTRADA DO CAVALINHO
?
O MEU CAVALINHO
ELE J? CHEGOU
E O DONO DA CASA
J? CUMPRIMENTOU
?
O MEU CAVALINHO
DO P?LO VERMELHO
QUEM MONTA NELE
? UM CAVALEIRO
?
O MEU CAVALINHO
CAVALO BONDOSO
OI, QUEM MONTA NELE
? MO?O BONDOSO
?
O MEU CAVALINHO
CAVALO LIGEIRO
VAI LA?AR O BOI
DENTRO DO TERREIRO
?
O MEU CAVALINHO
EST? CHEGANDO A HORA
BOTA O BOI NO LA?O 
N?O TENHA DEMORA
?
O MEU CAVALINHO
N?O TENHA DEMORA
BOTA O BOI NO LA?O
SAI DE PORTA AFORA
A VEZ DA CABRINHA
?
(O boi das crian?as, tem menor porte e dan?a mais r?pido)
?
E O VAQUEIRO CHAMA A CABRA 
?
? CABRA, ? CABRA
?
CHAMA A CABRA PRO SAL?O
? CABRA, ? CABRA
?
ESSA CABRA N?O BERRA
? CABRA, ? CABRA
?
QUERO VER ELA BERRAR
? CABRA, ? CABRA
?
D? UM PULO E D? UM BERRO
? CABRA, ? CABRA
?
ELA COMEU MINHA PARREIRA
? CABRA, ? CABRA
?
ELA EST? COM CAGANEIRA
? CABRA, ? CABRA
?
? CABRINHA DANADA 
? CABRA, ? CABRA
?
D? GALHADA NO VAQUEIRO
? CABRA, ? CABRA
?
? VAQUEIRO DA CABRINHA
? CABRA, ? CABRA
?
FAZ A TUA OBRIGA??O
? CABRA, ? CABRA
?
PEGA A CABRA PELO GALHO
? CABRA, ? CABRA
?
D? UMA VOLTA NO SAL?O
? CABRA, ? CABRA
?
D? UMA VOLTA E VAI EMBORA
? CABRA, ? CABRA
?
TUA HORA J? CHEGOU
? CABRA, ? CABRA
?
D? UM PULO E VAI EMBORA
? CABRA, ? CABRA
?
TUA HORA J? CHEGOU
? CABRA, ? CABRA
?
D? UM PULO E VAI EMBORA
L? VEM A BERNUN?A
?
A BERNUN?A ? figura fantasmag?rica que teria sido inspirada na figura do drag?o celeste chin?s. Durante sua apresenta??o, a bernun?a investe sobre o p?blico engolindo crian?as e dando ? luz, em seguida, a uma bernuncinha.
?
BERNUN?A MINHA BERNUN?A
BERNUN?A DO CORA??O
BERNUN?A S? DAN?A BEM
QUANDO ENTRA NO SAL?O
?
OL?, OL?, OL?, OL?, OL?
ARREDA DO CAMINHO
QUE A BERNUN?A QUER PASSAR
?
TAVA DEITADO NA SOMBRA
QUANDO OUVI FALAR EM GUERRA
QUANDO ACABA ERA A BERNUN?A
QUE VINHA DESCENDO A SERRA
?
A BERNUN?A ? UM BICHO BRABO
J? ENGOLIU MAN? JO?O
COME P?O, COME BOLACHA
COME TUDO QUE LHE D?O
?
OH, SENHOR DONO DA CASA
VENHA NA PORTA DA FRENTE
VENHA VER A BRINCADEIRA
DO BICHO QUE ENGOLE GENTE
?
BERNUN?A QUE DAN?A BEM
ENT?O PRESTE ATEN??O
D? UMA OLHADA EM TUA VOLTA
E ENGOLE ESSA MULTID?O
?
OH, SENHOR DONO DA CASA
VENHA NA PORTA DOS FUNDOS
VENHA VER A BRINCADEIRA
DO BICHO QUE ENGOLE O MUNDO
?
A MARICOTA
?
? uma mulher alt?ssima, vaidosa e desengon?ada, que ao dan?ar rodopiando esbarra seus enormes bra?os em quem estiver descuidado.
?
FIZEMOS UM BAILE DE REIS
FIZEMOS UM BAILE DE COTA
EST? CHEGANDO A HORA
DE DAN?AR A MARICOTA
EST? CHEGANDO A HORA
DE DAN?AR A MARICOTA
?
A MARICOTA ? MO?A
? MO?A E VAI SE CASAR
UMA MO?A T?O BONITA
MAIS PARECE UM PAU-DE-FITA
UMA MO?A T?O BONITA
MAIS PARECE UM PAU-DE-FITA
?
DONA MARICOTA
NARIZ DE PIMENT?O
DEIXOU CAIR AS CAL?AS
NO MEIO DO SAL?O
DEIXOU CAIR AS CAL?AS
NO MEIO DO SAL?O
?
A DONA MARICOTA
? MO?A T?O BONITA
ELA S? DAN?A BEM
COM SEU VESTIDO DE CHITA
ELA S? DAN?A BEM
COM SEU VESTIDO DE CHITA
?
A NOSSA MARICOTA
ELA ? TRABALHADEIRA
AQUI VAI NOSSA HOMENAGEM
?S MARICOTAS RENDEIRAS
AQUI VAI NOSSA HOMENAGEM
?S MARICOTAS RENDEIRAS
?
FIZEMOS UM BAILE DE REIS
FIZEMOS UM BAILE DE COTA
EST? CHEGANDO A HORA
DA MARICOTA IR EMBORA
EST? CHEGANDO A HORA
DA MARICOTA IR EMBORA
CANTIGA FINAL
?
E TODOS OS BICHOS NO SAL?O
?
OI CIDADE SIM
OI CIDADE N?O
?
EU QUERO VER BOI-DE-MAM?O
?
OI CIDADE SIM
OI CIDADE N?O
?
O NOSSO BOI J? VAI EMBORA
?
OI CIDADE SIM
OI CIDADE N?O
MEIA-LUA DENTRO
MEIA-LUA FORA
SENHOR DONO DA CASA
NOSSO BOI J? VAI EMBORA
Bis
?
EU CAIO, EU CAIO
NA BOCA DA NOITE
SERENO EU CAIO
Bis"
?
?
4
?
Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.
5
Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.
3
Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.
6
Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.

Recursos Complementares

Creche de Florian?polis investe na diversidade cultural. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1266

Conhecendo a nossa Ilha! Vamos visitar o Ecomuseu? Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48917

Boi-de-Mam?o: inserindo valores culturais no cotidiano da Educa??o Infantil. Dispon?vel em: http://ndi.ufsc.br/projetos-em-andamento/arte-educacao/boi-de-mamao/

V?deo de apresenta??o do boi-de-mam?o do NDI. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=qThOUGJ9eKg
?
Malhado: um boizinho de mam?o. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=nRieNPx2RYc
?
?
CD do boi. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=SkUazTZEYSI
?
VIGOTSKI, L.; LURIA, A.; LEONTIEV, A.; Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. S?o Paulo: ?cone, 2006.

Avaliação

A avalia??o na Educa??o Infantil deve ser processual. O professor ? o respons?vel por pensar nela de forma intencional, mas pode tamb?m encontrar algumas respostas nas rea??es das crian?as. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poder? avaliar v?rios aspectos, dentre eles se as crian?as se apropriaram dos conte?dos folcl?ricos presente na brincadeira do boi-de-mam?o. Poder? ainda ser avaliado se as fam?lias interagiram com seus filhos, com as outras fam?lias, com os professores e com a cultura local.