Dal?nea C. Fl?r
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
* Confraternizar com as fam?lias e com crian?as de outros grupos fazendo um lanche;
* Trabalhar aspectos culturais do folclore local;
* Resgatar elementos do Boi-de-Mam?o;
* Propor uma brincadeira de boi-de-mam?o com a participa??o das fam?lias.
Essa atividade exige a compreens?o do que significa e como funciona o folclore do boi-de-mam?o em Florian?polis - SC. Na institui??o em que trabalhamos (N?cleo de Desenvolvimento Infantil-UFSC) e que serviu como inspira??o para essa sugest?o de aula, o folclore do boi-de-mam?o foi e ainda ? muito difundido entre as crian?as. Foi desenvolvido um projeto institucional intitulado "Boi-de-Mam?o: inserindo valores culturais no cotidiano da Educa??o Infantil". Esse projeto foi encabe?ado pelas arte-educadora V?nia Broering e pela professora Regiani Parisi Freitas e resultou na produ??o de um livro "Malhado, um boizinho de mam?o" e um CD. (vide recursos complementares)
Em linhas gerais, nas palavras de Broering e Freitas:
"A brincadeira com o boi-de-mam?o ? uma das mais tradicionais manifesta??es folcl?ricas da Ilha de Santa Catarina e tem se consolidado ao longo dos anos como marca registrada das crian?as que freq?entam o NDI. Devido a isso j? se publicou um livro com a hist?ria do boi-de-mam?o onde ? poss?vel apreciar as ilustra??es elaboradas por diferentes grupos; da mesma forma foi gravado um CD com as m?sicas que acompanham a brincadeira com arranjos feitos especialmente para e pelas crian?as. O folguedo do boi-de-mam?o ? uma das atividades que articula o trabalho desenvolvido pela arte-educa??o com diferentes linguagens que comp?em o cotidiano educativo, como o teatro, a m?sica e a dan?a, possibilitando, entre outras coisas, que a crian?a conhe?a e valorize as tradi??es culturais da regi?o onde vive. Neste trabalho as crian?as participam de diferentes formas, destacando-se: a representa??o dos v?rios personagens que pertencem ? brincadeira, a participa??o na banda que toca instrumentos e no coro que os acompanha; na confec??o dos personagens em diferentes tamanhos, etc. Os personagens que comp?em o boi-de-mam?o s?o confeccionados com material leve e adequado ao tamanho das crian?as. Para ?quelas muito pequenas s?o confeccionados figuras menores que podem ser manipuladas como fantoches, dedoches ou marionetes. Quando convidadas a ?dan?ar o boi-de-mam?o? as crian?as n?o hesitam em demonstrar seu entusiasmo contagiando ao longo do ano inclusive ?queles mais t?midos. Deste modo, elas vivenciam a alegria desse folguedo t?o popular, querido e representativo do folclore de Florian?polis." Acesso 06-07-2013. Dispon?vel em: http://ndi.ufsc.br/projetos-em-andamento/arte-educacao/boi-de-mamao/
Na Educa??o Infantil o trabalho pedag?gico de qualidade depende da rela??o estabelecida com as fam?lias. Essa tem um papel fundamental de ajudar a estreitar a rela??o com nossos pequenos alunos. Na perspectiva de Leontiev (2006) as crian?as reconhecem a situa??o de depend?ncia em rela??o aos adultos que a cercam, assim como, sabem que seus comportamentos determinam suas rela??es pessoais e ?ntimas com essas pessoas. Na inf?ncia, ainda segundo o autor, o mundo ao redor da crian?a se decomp?e em dois grupos, o primeiro consiste nas rela??es com pessoas inteiramente relacionadas a elas (pais, m?e, irm?os). Essas rela??es produzem a forma com que as mesmas crian?as se relacionar?o com o segundo c?rculo, que ? ampliado, e formado por todas as outras pessoas.
Tendo esse pressuposto como base, entendemos que atividades desenvolvidas em parceria com as fam?lias podem nos ajudar a conhecer, estreitar os v?nculos com as crian?as e trabalhar os conte?dos intencionalmente planejados que no caso dessa sugest?o ? o folclore local, a saber: o boi-de-mam?o ou folguedos t?picos da reuni?o.
Primeiro passo - Convidando as fam?lias para confraternizar (30 minutos)
Pelo menos tr?s dias ?teis antes da atividade, o professor deve convidar as fam?lias para a confraterniza??o. Nesse convite j? deve estar inclu?do o que cada fam?lia dever? trazer. A sugest?o ? que seja torradas, pat?s, frutas e suco de uva. Caso o professor considere que n?o deve estipular o tipo de contribui??o, pode deixar que os pais tragam um prato ou uma bebida de sua escolha. A ideia ? que a participa??o no boi-de-mam?o seja uma surpresa s? revelada no dia do lanche.
Segundo passo - Organizando o espa?o para o caf? e confraternizando com as fam?lias (45 minutos)
O professor dever? deixar as mesas nas quais o lanche ser? servido previamente organizada com toalhas, pratos e copos. Assim, a medida em que as fam?lias chegam ser? mais f?cil acolh?-las. Quando tudo estiver pronto e as fam?lias j? estiverem presentes a confraterniza??o poder? come?ar. O ideal ? que as fam?lias lanchem com seus filhos e conversem entre si e com o professor. Durante o caf? o professor dever? propor a brincadeira do boi com a participa??o das fam?lias. Vale destacar que a brincadeira do boi ? um folclore conhecido na regi?o e pode funcionar tamb?m de maneira improvisada. Em outros lugares se n?o for poss?vel organizar essa atividade por falta de elementos, ela pode ser substitu?da por uma roda ou ciranda, por exemplo. No caso do boi-de-mam?o, o professor dever? dividir os personagens entre as fam?lias e organizar o espa?o para come?ar a brincadeira.
Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.
Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.
Terceiro passo - Dan?ando o boi com as fam?lias (45 minutos)
Com apoio da arte-educadora e de uma professora que toca viol?o na institui??o e costuma cantar a m?sica do boi-de-mam?o, as fantasias j? dever?o estar separadas e os tapetes para as fam?lias e crian?as sentarem disponibilizados. Nesse momento, a condi??o objetiva das institui??es podem determinar a forma de organiza??o. N?s, no NDI temos a arte-educadora V?nia Broering como parceira e a professora Juliane La Banca como "tocadora" oficial do boi. Mas, se no caso da indisposi??o de recursos como esses, um som mec?nico e uma ajuda da coordena??o pedag?gica na prepara??o do espa?o ser? suficiente.
Com tudo preparado a brincadeira pode come?ar, respeitando a ordem de entrada dos personagens. (Vide abaixo um pouco da hist?ria, a letra e a ordem de entrada)
Creche de Florian?polis investe na diversidade cultural. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1266
Conhecendo a nossa Ilha! Vamos visitar o Ecomuseu? Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48917
Boi-de-Mam?o: inserindo valores culturais no cotidiano da Educa??o Infantil. Dispon?vel em: http://ndi.ufsc.br/projetos-em-andamento/arte-educacao/boi-de-mamao/
A avalia??o na Educa??o Infantil deve ser processual. O professor ? o respons?vel por pensar nela de forma intencional, mas pode tamb?m encontrar algumas respostas nas rea??es das crian?as. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poder? avaliar v?rios aspectos, dentre eles se as crian?as se apropriaram dos conte?dos folcl?ricos presente na brincadeira do boi-de-mam?o. Poder? ainda ser avaliado se as fam?lias interagiram com seus filhos, com as outras fam?lias, com os professores e com a cultura local.