L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Utilizar blogs para a socializa??o de conte?do sobre a paisagem urbana e a degrada??o ambiental, conforme habilidade H21 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias e suas Tecnologias do ENEM.
Explorar a r?dio da escola para a divulga??o de informa??es sobre problemas ambientais urbanos, conforme habilidade H28 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias e suas Tecnologias do ENEM.
Aprofundar a consci?ncia ecol?gica sobre a cidade em que vive, conforme habilidade H30 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias e suas Tecnologias do ENEM.
No??es b?sicas de Ecologia (Ensino Fundamental).
No??es b?sicas de Inform?tica.
Essa aula, como seu pr?prio t?tulo indica, representa a continuidade da aula Educa??o ambiental: problemas ambientais urbanos ? Parte 1, dispon?vel no Portal do Professor.
Esse momento da aula poder? ser desenvolvido em sala de aula. Com base nos conte?dos trabalhados na aula anterior Educa??o ambiental: problemas ambientais urbanos ? Parte 1, o professor dever? solicitar aos alunos que, individualmente, elaborem uma reda??o com o seguinte tema:
?O ser humano est? ciente dos problemas ambientais da atualidade? Em que aspectos??
Essa atividade poder? ser feita em conjunto com o professor de L?ngua Portuguesa, que poder?, durante sua aula, realizar, com alunos, uma discuss?o sobre como elaborar uma reda??o dissertativa, por exemplo. Com isso, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conte?do trabalhado na aula em ambos os conte?dos.
As reda??es dever?o ser corrigidas pelo professor e devolvidas aos alunos para que os mesmos as utilizem nas pr?ximas atividades.
Esse momento da aula poder? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser? destinado ? cria??o de um blog, para a divulga??o dos conhecimentos adquiridos pelos alunos a respeito do tema da aula.
Inicialmente ser? necess?rio um computador com acesso ? internet e um projetor multim?dia para a exibi??o dos v?deos selecionados abaixo, que s?o tutoriais para a cria??o de um blog.
Os v?deos apresentam o passo-a-passo da cria??o de um blog.
Fonte: v?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0 (Acesso em 29/06/2013)
Fonte: v?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related (Acesso em 29/06/2013)
Cabe ao professor esclarecer, ap?s a exibi??o dos v?deos, eventuais d?vidas dos alunos de forma a garantir que o conte?do sobre a cria??o de um blog possa ser consolidado.
Observa??o: O professor pode tamb?m fazer o download do v?deo previamente e grav?-lo em DVD, para exibi??o em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.
Ap?s a apresenta??o dos v?deos, o professor deve solicitar aos alunos que retomem os grupos j? definidos anteriormente na aula Educa??o ambiental: problemas ambientais urbanos ? Parte 1. Cada grupo ficar? respons?vel pela cria??o de um blog.
Ser? necess?rio, no m?nimo, um computador por grupo com acesso ? internet.
O professor deve orientar os grupos a acessar o site abaixo, por meio do qual poder?o criar gratuitamente seus blogs. Inicialmente, cada grupo dever? fazer sua inscri??o com uma senha. Cabe ao professor acompanhar atentamente esse processo.
Fonte: site dispon?vel: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 29/06/2013)
Finalizada a inscri??o dos blogs, os grupos dever?o iniciar a inclus?o das imagens da paisagem urbana obtidas na aula Educa??o ambiental: problemas ambientais urbanos ? Parte 1, assim como as reda??es dos integrantes do grupo elaboradas nesta aula.
Depois que todos os seis blogs forem criados, o professor dever? orientar cada um dos grupos a inserirem em seus blogs os links dos demais. Desse modo, os mesmos poder?o ter acesso aos blogs uns dos outros, o que contribuir? para a socializa??o do conhecimento referente ao tema da aula.
Os alunos dever?o ser orientados pelo professor a navegar nos blogs dos colegas e coment?-los por meio de posts. Em casa, os alunos dever?o ainda convidar seus familiares para navegarem em seus blogs para explorar mais esse recurso digital.
Observa??o: A cria??o dos blogs poder? ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares.
Esse momento da aula o professor dever? orientar os alunos a criarem um programa sobre o tema ?Problemas ambientais urbanos? para a r?dio da escola, do qual os mesmos ser?o respons?veis por todo o conte?do.
Se a escola n?o tiver uma r?dio, ? poss?vel criar uma. Inicialmente ser? necess?rio escolher um nome para a r?dio, o que poder? ser feito por meio de uma gincana ou de uma elei??o. Dessa forma, toda a comunidade escolar poder? participar. O nome do programa tamb?m poder? ser escolhido do mesmo modo.
Al?m disso, os materiais necess?rios para a cria??o de uma r?dio da escola s?o os seguintes:
1. Aparelho de som com CD player, r?dio, toca-fitas e entrada para microfone. Ser? utilizado para reproduzir sons e gravar aquilo vinhetas e comerciais;
2. Fone de ouvido. Ser? utilizado para prover o retorno do som em execu??o para o aluno que estar? no comando do som;
3. Sistema de alto-falantes. Ser? utilizado para reproduzir o que est? sendo veiculado pela r?dio da escola.
4. Microfone. Ser? utilizado para captar a voz do aluno respons?vel pela locu??o;
5. Mesa de som e pot?ncia. Ser? utilizada para conectar o microsystem, o microfone e os fones de ouvido. Al?m disso, da mesa de som ? que sair? a fia??o para as caixas de som.
Ser? necess?rio construir um projeto para o programa, o qual dever? estar vinculado ao projeto pedag?gico da escola. Os alunos poder?o buscar o apoio e a orienta??o de professores de diferentes ?reas, exercitando, assim, a interdisciplinaridade na escola.
O programa poder? funcionar uma vez por semana, por exemplo, ?s sextas-feiras durante o intervalo. O programa poder? ter duas partes. Na primeira, podem ser destinados quatro minutos para not?cias, cinco para m?sicas e um para o intervalo comercial. Na segunda parte, pode haver uma entrevista de tr?s minutos, dois minutos para presta??o de servi?os (avisos, recados, divulga??o de eventos, achados e perdidos, etc) e mais cinco minutos para m?sicas. Tanto no quadro de not?cias quanto no quadro de presta??o de servi?os e nas entrevistas o tema ?Problemas ambientais urbanos? dever? ser abordado, de modo a sensibilizar e informar a todos acerca do assunto.
Dispon?vel: http://www.infoescola.com/comunicacao/radio-escolar/ (Acesso em 02/07/2013)
Sugest?es de links para professores:
Artigo ?A import?ncia do blog na educa??o?, site Blog Aline Souza
Dispon?vel: http://alinedesouzaeducar.blogspot.com.br/2013/03/a-importancia-do-blog-na-educacao.html (Acesso em 01/07/2013)
Artigo ?Potencialidade do uso do Blogs em educa??o?, site Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Dispon?vel: http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_arquivos/9/TDE-2010-04-27T013000Z-2558/Publico/MicheleCMUA.pdf (Acesso em 01/07/2013)
Sugest?es de links para alunos:
Artigo: ?Aprendendo com os blogs?, site Conex?o Aluno
Dispon?vel:http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/temas-especiais.asp?EditeCodigoDaPagina=4468 (Acesso em 01/07/2013)
Artigo ?Projeto R?dio na Escola?, site A R?dio na Escola
Dispon?vel: http://radiofonicaescolar.blogspot.com.br/ (Acesso em 01/07/2013)
A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula. Como sugest?o, o professor pode avaliar a participa??o e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e coment?rios, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho da cria??o dos blogs ou na elabora??o do programa de r?dio.