Portal do Professor

Início do Conteúdo

Por dentro das cantigas populares: O cravo e a rosa

Autor e Co-autor(es)

Liliany Nascimento Cust?dio imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer e identificar o que s?o cantigas populares do folclore brasileiro.
  • Aprender e vivenciar a cantiga popular ?O cravo e a rosa?.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala dos colegas.
  • Desenvolver pr?ticas de leitura e escrita.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio nenhum conhecimento pr?vio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: O que ? cantiga popular?

As cantigas de roda s?o de extrema import?ncia para a cultura de um local. Atrav?s delas d?-se a conhecer costumes, cotidiano das pessoas, festas t?picas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, flora, fauna, cren?as, dentre muitas outras coisas. Elas tamb?m podem ser chamadas de cirandas, e t?m car?ter folcl?rico. Esta pr?tica, hoje em dia n?o t?o presente na realidade infantil como antigamente devido ?s tecnologias existentes e ao interesse da crian?a em outros tipos de m?sica e brincadeira. ? geralmente usada para entretenimento de crian?as de todas as idades em locais como escolas, creches, parques etc.

Fonte:  http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2007/11/cantigas-de-roda.jpg. Acesso em 18 de julho de 2013.

1. Em uma roda de conversa, pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre as cantigas populares. ? importante que reforce junto aos alunos a necessidade de que todos devem ser ouvidos e que todos devem escutar com aten??o o que est? sendo falado.

  • Voc?s j? ouviram falar sobre cantigas populares?
  • Sabem o que s?o cantigas?
  • Voc?s j? cantaram ou ouviram alguma cantiga popular?
  • Participaram dessa cantiga na escola ou em outro local?
  • Quais as caracter?sticas das cantigas?

Professor, nesse momento, ? importante que explique para os alunos que cantigas populares ou cantigas de roda s?o um tipo de can??o popular, que est? diretamente relacionada com a brincadeira de roda. A pr?tica ? comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com v?rias crian?as, dar as m?os e cantar uma m?sica com caracter?sticas pr?prias, como melodia e ritmo equivalentes ? cultura local, letras de f?cil compreens?o, temas referentes ? realidade da crian?a ou ao seu universo imagin?rio e geralmente com coreografias.

Sugest?o de texto para discuss?o:

Fonte dispon?vel em: http://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/. Acesso em 06 de julho de 2013.

2. Apresente para os alunos a cantiga popular ?O cravo e a rosa?. Escreva a letra da cantiga em um cartaz e cole no quadro para melhor visualiza??o dos alunos.

O cravo e a rosa

O cravo brigou com a rosa

Debaixo de uma sacada

O cravo saiu ferido

E a rosa despeda?ada

?

O cravo ficou doente

E a rosa foi visitar

O cravo teve um desmaio

E a rosa p?s-se a chorar

?

A rosa fez serenata

O cravo foi espiar

E as flores fizeram festa

Porque eles v?o se casar

Fonte: http://folhetimdalit.blogspot.com.br/2010/12/o-cravo-nao-brigou-com-rosa.html. Acesso em 06 de julho de 2013.

3. Cante uma vez a cantiga e proponha que todos os alunos cantem juntos. Vivencie a cantiga em uma roda com todos os alunos de m?os dadas e cantando. Sugira que os alunos, em dupla, dramatizem a m?sica de forma livre, sendo que a cada verso da cantiga eles realizam um movimento ou uma expressem com o corpo.

Sugest?o de dramatiza??o:

  • ?O cravo brigou com a rosa?: um aluno ? o cravo e o outro a rosa e eles encena uma briga.
  • ?O cravo ficou doente e a rosa foi visitar?: o aluno que representa o cravo deita e fica quieto e o aluno que representa a rosa aproxima do cravo e o consola.

4. Entregue aos alunos uma c?pia da letra da cantiga e proponha uma leitura coletiva. Retome com os alunos a import?ncia de escutar e respeitar a vez do colega de se expor e apresentar suas ideias. Ap?s a leitura, solicite aos alunos que sublinhem no texto a palavra que eles desconhe?am.

Fonte: imagem da pr?pria autora.

5. Explique para os alunos o significado de cada palavra desconhecida e leia a cantiga explicando o sentido de cada verso, que essa cantiga mostra a hist?ria de duas flores que n?o se entendiam bem, que brigaram e se machucaram. Que no desenrolar da hist?ria eles se encontram, ainda brigando, mas que no final eles se reconciliam e ficaram felizes.

Aula 2: Interpretando a cantiga

1. Professor: retome com os alunos a cantiga ensinada na aula anterior, pergunte se ainda se lembram da letra da cantiga, do sentindo da hist?ria contada e proponha uma roda para vivenciarem a cantiga novamente.

2. A seguir, proponha aos alunos que fa?am uma brincadeira: ?Bingo da cantiga?. Professor fixe no quadro novamente o cartaz com a letra da cantiga. Entregue para cada aluno uma cartela com seis espa?os em branco e solicite que cada aluno escolha, sem mostrar para seus colegas, seis palavras da cantiga e escrevam em cada espa?o da cartela.

Fonte: http://www.fradleycroft-events.co.uk/blog/ice-breakers/board-room-bingo-a-fun-way-to-network/. Acesso em 06 de julho de 2013.

Sugest?o de instrumentos:

Cartela entregue pelo professor aos alunos.

? ? ?
? ? ?

Cartela preenchida pelos alunos.

Sacada Rosa Festa
Brigou Flores Visitar

Fonte: imagens da pr?pria autora.

3. Organizar em um envelope, v?rias palavras da cantiga em fichinhas. Exemplos de palavras da cantiga: cravo; brigou; debaixo; sacada; saiu; ferido; despeda?ada; ficou; doente; foi; visitar; teve; desmaio; chorar; serenata; espiar; flores; fizeram; festa; por que; eles; casar.

Sugest?o de fichinhas de palavras da cantiga para o bingo:

Fonte: imagens da pr?pria autora.

Fonte: http://cantinhomeubem.blogspot.com.br/2011/02/o-cravo-e-rosa.html. Acesso em 06 de julho de 2013.

4. Professor, conforme um bingo tradicional retire uma fichinha de cada vez do envelope e apresente para os alunos a palavra sorteada. O aluno que tiver escrito na cartela a palavra sorteada dever?, com um l?pis de cor, colorir o espa?o correspondente. O professor dever? tamb?m fixar no quadro negro, todas as palavras sorteadas, de maneira que as mesmas fiquem na ordem que foram sorteadas.

5. A atividade termina quando um aluno colorir toda a sua cartela primeiro. Este dever? gritar ?Bingo? e mostrar sua cartela para toda a turma. Relembre com os alunos que ? sempre importante o respeito com os colegas durante o jogo.

Aula 3: ?Varal de Cantiga Popular?

1. Divida a turma em seis grupos e distribua para cada grupo uma ficha com um verso da cantiga.

Fonte: imagens da pr?pria autora.

Professor, nesse contexto, explique para os alunos que verso corresponde a cada linha de um poema, cantiga ou m?sica e que pode ser apresentada como uma palavra ou segmento de palavras com um tipo de r?tmica.

2. Informe aos alunos que ser? constru?do um ?Varal de Cantiga Popular: O Cravo e a Rosa? no corredor da escola, em que a cantiga ser? contada e ilustrada pelos pr?prios alunos. Assim, entregue para cada grupo uma folha de tamanho A3 para que eles desenhem a cena descrita pela fichinha, reescrevam a letra do verso retirado da cantiga e representem o verso que foi destinado ao seu grupo.

Fonte: http://dicasmil.com.br/atividades-com-musica-o-cravo-brigou-com-a-rosa.html/atividades-com-musica-o-cravo-brigou-com-a-rosa-4. Acesso em 06 de julho de 2013.

3. Depois de confeccionada cada cena da cantiga, construa com os alunos um ?varal? na parede da sala de aula.

Fonte: http://www.vemprapomerode.com.br/cultura/projetos-culturais/pagina/varal-literario. Acesso em 06 de julho de 2013.

Aula 4: Apresenta??o do varal

1. Organize um momento durante as aulas e convide as outras turmas da escola para conhecer o ?Varal de Cantiga Popular: o Cravo e a Rosa? organizado pela turma na pr?pria sala de aula. Coloque uma televis?o com DVD que mostre um v?deo da cantiga ?O cravo e a rosa?.

Sugest?o de v?deo:

Turma da Mel ? O Cravo e a Rosa. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=811e-st2NcM. Acesso em 06 de julho de 2013. Tempo de dura??o: 2 minutos.

2. Solicite aos alunos que mostrem para os convidados os desenhos e a hist?ria que montaram, mostrando o sentido da hist?ria, o que ela retrata, como s?o os personagens e como a hist?ria se encaminha. Professor retome a discuss?o feita na primeira aula e auxilie os alunos na apresenta??o. Registre com fotos e filmagem.

Recursos Complementares

Cantigas de Roda. Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/cantigas_de_roda.htm. Acesso em 06 de julho de 2013.

O Cravo brigou com a Rosa. Dispon?vel em: http://letras.mus.br/cantigas-populares/631308/. Acesso em 06 de julho de 2013.

Avaliação

Observar a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram identificar as caracter?sticas das cantigas populares; se contribu?ram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita; se desenvolveram habilidades de escuta e respeito pela fala dos colegas; se empenharam na organiza??o do varal. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.