Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Forma??o territorial brasileira |
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
Em conformidade com a proposta da matriz de refer?ncia do ENEM - Ci?ncias Humanas e suas Tecnologias - esta proposta did?tica tem por objetivo principal compreender as transforma??es dos espa?os geogr?ficos como produto das rela??es socioecon?micas e culturais de poder, com vistas, especificamente, a:
- Conhecer a hist?ria da capital do nosso pa?s;
- Entender o planejamento urbano e a fun??o pol?tico-administrativa de Bras?lia;
- Compreender as causas do desenvolvimento urbano acelerado e os problemas decorrentes deste processo.
No??es sobre o processo de forma??o e organiza??o do territ?rio brasileiro.
Nesta proposta de aula, por meio de uma visita in loco, a inten??o ? propiciar situa??es nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem melhor alguns aspectos geogr?ficos, culturais e sociais da cidade de BRASILIA, ressaltando o seu importante papel na Hist?ria do Brasil. A ideia ? proposta a partir do programa da s?rie "Breve Hist?ria das Capitais Brasileiras - BRAS?LIA" dispon?vel no canal TV Escola e no link <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=4031&option=com_zoo&view=item> (Acesso em 15/06/2013).
Sugerimos que parte destas atividades seja desenvolvida em sala de aula ou, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) s?o desenvolvidos, em um laborat?rio de inform?tica. Dependendo da realidade da escola, ? poss?vel realizar a aula utilizando um computador apenas conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01: V?deo e debate
PASSO A PASSO
Professor (a),
- Inicie a aula comentando com os estudantes sobre a import?ncia de Bras?lia para a ocupa??o do interior de nosso pa?s. Problematize:
?
- Permita que os estudantes expressem seus conhecimentos e registre-os e, a partir da "sementeira de ideias", auxilie-os a elaborar um quadro-s?ntese. Instigue-os a entenderem os principais aspectos geogr?ficos, culturais e sociais da cidade de BRAS?LIA, por meio de um "Trabalho de Campo".
?
http://escola.britannica.com.br/> (reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso f?cil e gratuito para pesquisas escolares), com vistas a levantarem informa??es diversas sobre a cidade de Bras?lia.
- Primeiramente, oriente os estudantes a irem at? a biblioteca para pesquisar em livros, revistas, materiais paradid?ticos ou irem ao laborat?rio de inform?tica (caso a escola disponibilize) acessar sites espec?ficos para pesquisas escolares, que disp?em de informa??es confi?veis, como por exemplo, a Plataforma Multim?dia Britannica Escola Online dispon?vel no endere?o web <
Britannica Escola Online. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 14/07/2013.
?
- Posteriormente, apresente o v?deo BRAS?LIA, dispon?vel em "TV ESCOLA - V?DEOS" <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=4031&option=com_zoo&view=item> (Acesso em 15/06/2013).
BRAS?LIA. <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=4031&option=com_zoo&view=item>. Acesso em 15/06/2013.
?
Coment?rio: Antes de mostrar o v?deo, explique aos estudantes que este document?rio faz parte da s?rie "Breve Hist?ria das Capitais Brasileiras", e dedica-se a narrar a hist?ria da capital do nosso pa?s.
- Oriente-os a ficarem atentos e a fazerem anota??es dos fatos descritos pelo document?rio, resumindo, cronologicamente, a hist?ria de Bras?lia, dos antecedentes do seu projeto at? os dias atuais, ressaltando aspectos pol?ticos, econ?micos, sociais e culturais.
- Posteriormente, oriente os estudantes a formarem um c?rculo e medie uma "roda de conversa" sobre os fatos narrados pelo document?rio que mais lhes despertaram a aten??o. Promova um debate com o grupo buscando ressaltar alguns aspectos mais relevantes do v?deo, com destaque ?s propostas de planejamento e fun??o da capital de nosso pa?s.
?
Atividade 02: Trabalho de Campo
?
PASSO A PASSO
?
- Convide os estudantes a realizarem um trabalho de campo ? Bras?lia. Organize-os em grupos de 04 a 05 estudantes e auxilie-os a realizar um levantamento sobre:
?
- Atribua uma fun??o para cada grupo, responsabilizando-os pelo levantamento das informa??es. Disponibilize, caso poss?vel, o telefone da escola para fazerem liga??es interurbanas (se necess?rio), e tamb?m oriente-os a realizarem pesquisas em sites de busca de hot?is/alojamentos/albergues, restaurantes, associa??es de turismo, dentre outras, com vistas a levantar as informa??es que se fizerem necess?rias.
- Ressalte que o objetivo da viagem ? promover o conhecimento in loco do projeto ousado de transfer?ncia da capital federal para o Planalto Central, bem como conhecer o conjunto arquitet?nico projetado por L?cio Costa e Oscar Niemeyer, a organiza??o e funcionamento de importantes ?rg?os que comp?em os "Poderes de Estado" (Legislativo ? Executivo ? Judici?rio).
- Planeje visitas que permitam conhecer a realidade de uso e ocupa??o do solo urbano, reconhecer a proposta de planejamento da capital do pa?s, levando-se em considera??o o significado pol?tico de diversos pr?dios p?blicos ? desde o Catetinho, primeira resid?ncia em Bras?lia do ent?o presidente Juscelino Kubitschek, ainda na ?poca em que a cidade estava em constru??o, at? o Pal?cio da Alvorada, a atual resid?ncia oficial da presid?ncia da Rep?blica, bem como outros espa?os como: Congresso Nacional, Senado, C?mara dos Deputados, Museu JK, Museu do Banco Central, Museu Nacional, Torre de TV, embaixadas (de matriz africana no Brasil, por exemplo), dentre outros.
- Delimite um tempo para o levantamento destas informa??es e busque aux?lio financeiro de institui??es p?blicas e/ou privadas com vistas a proporcionar a viagem aos estudantes com o menor custo poss?vel.
- Defina a data da viagem e agende todas as atividades com anteced?ncia, escolha os espa?os a serem visitados e proponha uma "caderneta de campo" para registro das informa??es sobre cada local.
- Se necess?rio, auxilie os estudantes a promoverem eventos beneficentes (galinhada, festival de sorvete, macarronada, etc.) para levantar dinheiro para cobrir parte dos custos com a viagem.
Atividade 03: Viajem ? Bras?lia
PASSO A PASSO
?
- A partir do planejamento pr?vio, realize a atividade de campo com o grupo de estudantes. No caminho, durante o percurso, solicite que observem a paisagem buscando visualizar as grandes transforma??es ocasionadas pela constru??o de Bras?lia na regi?o centro-oeste ? como na paisagem natural do Cerrado, na ocupa??o do territ?rio e na economia.
- Durante a visita ? capital, ressalte:
?
- Oriente os alunos a fazerem registros de imagens utilizando c?meras, celulares, computadores port?teis, dentre outros, para auxiliar na apresenta??o visual dos conhecimentos adquiridos sobre a cidade de Bras?lia. Ressalte que cada grupo ser? respons?vel pela organiza??o de uma exposi??o tem?tica para divulgar os conhecimentos adquiridos durante a visita.
O edif?cio do Congresso Nacional em Bras?lia, a capital do Brasil, e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. <http://escola.britannica.com.br/assembly-168999>. Acesso em 15/06/2013.
?
A Catedral Metropolitana de Bras?lia, projetada por Oscar Niemeyer, tem visual moderno e arrojado. Sua forma tanto ? vista como a idealiza??o de m?os rezando como pode ser a representa??o da coroa de espinhos de Cristo. <http://escola.britannica.com.br/assembly-145863>. Acesso em 15/06/2013.
?
Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil que fez construir Bras?lia, diante de um edif?cio da nova capital, em 1960. <http://escola.britannica.com.br/assembly-145905>. Acesso em 15/06/2013.
?
Vista panor?mica de Bras?lia, localizada no planalto Central do Brasil. <http://escola.britannica.com.br/assembly-168477>. Acesso em 15/06/2013.
?
- Acompanhe cada etapa da atividade de campo orientando-os, esclarecendo eventuais d?vidas e equ?vocos, com vistas a propiciar a constru??o de conhecimentos significativos por todos os estudantes.
Atividade 03: Socializa??o dos resultados e considera??es finais
O que aprendemos e sabemos explicar
?
- Ap?s a viagem, cada grupo deve sistematizar os conhecimentos adquiridos e organizar uma apresenta??o divulgando os resultados atrav?s de pain?is ilustrativos ou com o aux?lio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).
- Fique atendo se as apresenta??es dos resultados pelos grupos contemplam as quest?es discutidas durante todas as etapas do projeto.
- Al?m da exposi??o dos pain?is, o grupo pode produzir um telejornal digital. Os alunos dever?o selecionar os textos da not?cia para o telejornal, que devem ser curtos e objetivos e com o aux?lio da webcam e do Movie Maker, gravar as cenas/imagens necess?rias para apresentar uma mat?ria informativa e ilustrativa, enfocando a informa??es geogr?ficas sobre Bras?lia. ? importante que os alunos consigam explicar, atrav?s da exibi??o da mat?ria:
- As formas arquitet?nicas dos pr?dios p?blicos, destacando os participantes em suas diferentes ?reas: L?cio Costa (urbanismo), Oscar Niemaeyer (arquitetura) e Burle Marx (paisagismo);
- O significado pol?tico da cidade e sua organiza??o em setores;
- O desenvolvimento urbano nas ?ltimas d?cadas e os problemas socioambientais decorrentes deste processo.
?
- Ap?s as apresenta??es dos grupos, sugerimos que o professor, com o apoio dos alunos, re?na todos os v?deos apresentados por cada grupo em um s? arquivo, formando um ?nico telejornal apresentado pela turma com o aux?lio do projetor multim?dia durante os intervalos a todos os alunos da escola e, se poss?vel, ? comunidade escolar, em algum evento, como por exemplo, uma feira cultural.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um f?rum tem?tico de discuss?o na internet (sugerimos acessar o artigo "Uso pedag?gico dos f?runs" no endere?o web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013, para saber mais sobre o assunto), buscando promover a troca de experi?ncias e reflex?es, apresentar sugest?es, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
?
- Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplica??es no cotidiano. Em Portugu?s, os alunos podem trabalhar com produ??o e interpreta??o de textos sobre a tem?tica; com Hist?ria e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriaram do espa?o geogr?fico e modificaram a paisagem na cidade de Bras?lia; em Ci?ncias podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econ?micas desenvolvidas na capital do pa?s; em Artes, podem confeccionar pain?is tem?ticos; em Matem?tica, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.
Britannica Escola Online. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 14/07/2013.
BRAS?LIA 50 ANOS. Dispon?vel em: <http://www.brasil.gov.br/brasilia#/home>. Acesso em 10/07/2013.
NO PLANALTO CENTRAL, A CAPITAL DO BRASIL. Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/planalto-central-capital-brasil-427045.shtml>. Acesso em 10/07/2013.
PROJETO BRAS?LIA. Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/projeto-brasilia-cidade-planejada-528737.shtml>. Acesso em 10/07/2013.
A avalia??o deve acontecer durante todo o processo, e considerar entre outros, a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, ? relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:
?
Observando o desenvolvimento das atividades o professor poder?, por meio da an?lise das discuss?es, de trabalhos escritos, de exposi??es, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.