Portal do Professor

Início do Conteúdo

Capoeira: entrando na roda

Autor e Co-autor(es)

Cleber Garcia Casagrande imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Tha?s Cristina de Oliveira, Elizabeth Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Educa??o F?sica Luta: Projetos de forma??o dos alunos
Ensino M?dio Educa??o F?sica Luta: Valores culturais
Ensino M?dio Educa??o F?sica Luta: Valores hist?ricos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Estudar a origem,  a import?ncia e significado hist?rico da Capoeira.
  • Valorizar a contribui??o do negro para a cultura brasileira.
  • Conhecer e vivenciar movimentos da capoeira.
  • Interagir com os colegas.
  • Confrontar opini?es e pontos de vista e suas manifesta??es espec?ficas.
  • Valorizar a contribui??o da cultura Afro-Brasileira e Ind?gena para a cultura brasileira (Lei n? 11.645/2008).

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

 Aulas 1 a 3: Capoeira: hist?rico, estilos e movimentos

Atividade 1

Professor apresente aos alunos o tema da aula a ser estudado: Capoeira. A seguir, inicie a aula propondo um debate atrav?s de uma roda de conversa a respeito da Capoeira. O professor deve usar como ponto de partida o conhecimento que os alunos j? trazem sobre a tem?tica ou situa??es j? vividas por eles a partir dos seguintes questionamentos:

  1. O que voc?s sabem sobre Capoeira?
  2. Qual import?ncia desta luta na constru??o da nossa hist?ria?
  3. Quem pode praticar a capoeira? Voc? j? praticou?
  4. Com qual objetivo se pratica a capoeira atualmente?
  5. Quais tipos de golpes e movimentos est?o presentes na capoeira?
  6. Existe mais de um estilo de capoeira? Qual?

capoeira

Dispon?vel em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/19/Rugendasroda.jpg/350px-Rugendasroda.jpg. Acesso em 8 de julho de 2013.

?

Professor, para instrumentaliza-lo, acesse o seguinte v?deo: Capoeira 1. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12095. Acesso em 8 de julho de 2013. Dura??o 14min.

Observa??o: Neste momento o professor tem autonomia para fazer os questionamentos, levando em considera??o as condi??es sociais e culturais da turma.

Durante a discuss?o, explique que todos devem registrar, no programa do Word do computador (no laborat?rio de inform?tica), as perguntas e as respostas foram apresentadas nessa aula, para que sejam confrontadas com a pesquisa que ser? realizada na pr?xima aula e contribuir para a discuss?o do grupo. 

?

Atividade 2

Solicite aos alunos que pesquisem na internet as respostas para as ?perguntas problema? que foram propostas pelo professor/a.

Cada aluno deve ter o netebook do UCA (Um Computador por Aluno) para esta pesquisa. Caso sua escola n?o fa?a parte desse projeto, leve os alunos para o Laborat?rio de Inform?tica de modo que cada aluno possa realizar sua pesquisa individualmente. Mesmo a escola n?o dispondo computador para que todos os alunos pesquisem ao mesmo tempo, marque um tempo para os grupos de alunos e posteriormente fa?a o rod?zio com os grupos.

Todos os alunos devem registrar ou salvar no seu UCA ou em um pen drive as pesquisas que foram realizadas de forma sucinta para um debate.

O professor deve observar durante esta atividade a concentra??o dos alunos nesta atividade e identificar o aproveitamento dos alunos com o conte?do que est?o pesquisando.

Sites que podem ser indicados para os alunos:

1. Hist?ria da Capoeira. Dispon?vel em: http://buscalonge.webnode.com/historia-da-capoeira/. Acesso em 08 de julho de 2013.

2. Hist?ria da Capoeira. Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm. Acesso em 08 de julho de 2013.

3. Revista Capoeira. Dispon?vel em: http://www.revistacapoeira.com.br/. Acesso em 08 de julho de 2013.

4. Estilos de Capoeira. Dispon?vel em: http://www.kimcapoeira.com/capoeira/angola-e-regional/. Acesso em 08 de julho de 2013.

5. Arte da Capoeira. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capoeira/golpes-de-capoeira-2.php. Acesso em 08 de julho de 2013.

6. Golpes da capoeira. Dispon?vel em: http://martialkombat.blogspot.com.br/2013/04/golpes-e-movimentos-de-capoeira.html. Acesso em 08 de julho de 2013.

?

Atividade 3

Professor, terminada essa pesquisa, proponha para os alunos a realiza??o de um C?rculo de Debate com a seguinte tem?tica:  O que ? Capoeira: arte, luta, dan?a ou esporte?

?

Sobre a din?mica do C?rculo de Debate, acessar o site: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/circulo-debate.htm. Acesso em 18 de julho de 2013.

Divida a turma em quatro grupos e os organize em um grande c?rculo. Anote os nomes dos componentes de cada grupo, pois precisar? acompanhar quem est? participando das discuss?es.

Antes de iniciar o debate, pe?a para que cada grupo redija no m?nimo tr?s perguntas que poder?o ser utilizadas nessa din?mica. Essas perguntas poder?o ser as que foram apresentadas na Atividade 1, como tamb?m poder?o ser desdobramentos do tema do Debate. Por exemplo: A capoeira ? um esporte? Por qu??

Inicie o debate sorteando um grupo para realizar a primeira pergunta e outro grupo para respond?-la. N?o se esque?a de informar aos grupos que o grupo que perguntou tamb?m ter? que, ao final, completar ou responder a pergunta feita.

Nesta atividade todos os alunos dever?o participar da discuss?o, tendo como base seus conhecimentos e suas pesquisas individuais realizadas.

Professor, voc? tamb?m deve pesquisar sobre as quest?es presentes na primeira atividade, pois certamente ter? que intervir e ampliar as discuss?es propostas, destacando a import?ncia da capoeira na nossa cultura.

?

Aulas 4 e 5: Estilos de Capoeira: vamos fazer uma roda

?

Local: Ser?o necess?rios tr?s locais para a realiza??o dessas aulas, um espa?o para cada grupo preparar sua apresenta??o e posteriormente a quadra para a apresenta??o dos grupos. 

Material: L?pis, som ou instrumentos como berimbau, atabaque, caxixi, pandeiro, reco-reco (caso o professor ou os alunos tenham dispon?veis).

?

Atividade 1

Professor, a partir das discuss?es da aula anterior prepare alguns slides de modo que os alunos possam identificar claramente o que foi apresentado por eles. Retome a discuss?o e inicie a atividade. Na apresenta??o dever? constar um breve hist?rico da capoeira, os diferentes estilos de capoeira, os principais instrumentos utilizados, os principais golpes e movimentos para gingar na roda.

?

Atividade 2

Os alunos devem se organizar em tr?s grupos, cada grupo ter? a fun??o de preparar uma breve apresenta??o. O grupo 1 sobre Capoeira Angola, o grupo 2 sobre Capoeira Regional e o grupo 3 apresenta sobre os golpes b?sicos da Capoeira. Para esta apresenta??o os alunos ter?o como refer?ncia suas pesquisas realizadas na aula anterior.

Durante a apresenta??o de cada grupo os outros grupos far?o breves anota??es em pequenas fichas sobre as principais caracter?sticas dos estilos de Capoeira.

Sugest?o de Ficha:

Estilo de Capoeira:

?

?

Quem criou?

?

?

Principais caracter?sticas?

?

?

?

Instrumentos utilizados:

?

?

Imagem do pr?prio autor, 18 de julho de 2013.

Esta ficha ? apenas um exemplo, o professor poder? cria-la a partir dos assuntos pesquisados pelos alunos na aula anterior.

Ap?s a apresenta??o dos grupos 1 e 2, o grupo 3 far? a sua apresenta??o e todos os alunos dever?o tentar realizar os movimentos propostos por eles, principalmente os movimentos b?sicos: Ginga (peneirar ou pentear), A?, Queda de Quatro, Cocorinha, Negativa, Batida de Tr?s e Rol?, Queda de Rim, Resist?ncia.

movimentos

Dispon?vel em: http://www.nupep.org/capoeiramistica/images/capoeira_curso_aula5.jpg. Acesso em: 18 de julho de 2013.

?

mov capoeira

Dispon?vel em: http://pasioncapoeira.com/wp-content/uploads/2012/06/tercera-secuencia-de-movimientos-de-capoeira.gif. Acesso em: 18 de julho de 2013.

?

Atividade 3

Ao final das apresenta??es, o professor coloca alguns toques (m?sica para jogar Capoeira), alternando entre Capoeira Angola e Capoeira Regional, caso nenhum aluno saiba tocar os instrumentos.  Os alunos se posicionam em roda e cada dupla faz,dentro da roda, os movimentos que aprenderam. A m?sica auxiliar? os alunos na ginga, os colegas da roda poder?o ajudar batendo palmas e cantando para acompanhar.

O grupo respons?vel pela apresenta??o da Capoeira Angola e o grupo respons?vel pela Capoeira Regional nomear?o um colega para registrar com fotos e/ou filmagens essa roda de Capoeira. A cada ritmo de toque, o respons?vel pelo estilo se disp?e a filmar e fotografar os colegas gingando na roda de Capoeira. Exemplo: O primeiro o toque ? mais lento, cadenciado, batido no atabaque, tem um sentido triste caracterizando a Capoeira Angola, ent?o o aluno do Grupo 1 ? respons?vel por registrar as imagens desse estilo e assim sucessivamente. Ao final os alunos repassam essas imagens ao professor para serem utilizadas na pr?xima aula.

?

Aula 6: Identificando nossos movimentos

Local: Sala de aula

 Material: computador, projetor de imagens, prepare as imagens e as filmagens de forma numerada para apresenta-las aos alunos para posterior preenchimento de um quadro (sugest?o de modelo abaixo). Prepare um quadro.

?

Atividade 1

Construa um quadro para que, durante a apresenta??o das imagens e filmagens registradas, todos os alunos possam preencher. Projete esse quadro nos slides para que os alunos fa?am cada um em seu computador UCA. Caso sua escola n?o fa?a parte desse projeto, este quadro pode ser entregue impresso para os alunos preencherem.

?

Sugest?o de quadros:

Imagens/Fotos

Imagens/Fotos

N?mero da imagem

N?mero da imagem

Nome do movimento?

?

Nome do movimento?

?

Imagem do pr?prio autor. 18 de julho de 2013.

?

Sugest?o de Quadro:

Filmagens

Filmagens

N?mero da imagem

N?mero da imagem

Estilo?

Estilo?

Instrumentos utilizados?

?

Instrumentos utilizados?

?

Nome dos Movimentos?

Nome dos Movimentos?

Imagem do pr?prio autor. 18 de julho de 2013.

?

O professor relembre com os alunos quais foram as atividades realizadas na aula anterior e apresenta primeiramente as imagens. A partir delas e do que foi apresentado, os alunos dever?o identificar o movimento que os colegas est?o realizando.

Posteriormente apresente as filmagens com ?udio e todos dever?o identificar os estilos apresentados.

?

Atividade 2

Ap?s a apresenta??o das fotos e filmagens, cada aluno apresenta suas respostas e todos verificam se realmente corresponde ao que foi apresentado.

Ao final da aula o professor conversar? com os alunos sobre a import?ncia da Capoeira na nossa hist?ria, questionando os alunos sobre algo inusitado que encontraram em suas pesquisas.

Recursos Complementares

Sugest?o de filme sobre a capoeira. Besouro o filme. Dura??o: 1h33min36seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=q-t5cL-Pdfw&feature=fvwrel. Acesso em 08 de julho de 2013.

Sugest?es de leitura: Art. 26 da LDB 9394/96 modificado pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08. Dispon?vel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 08 de julho de 2013.

Avaliação

Observar a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, registrando suas observa??es para orientar seu planejamento. Avaliar se os alunos ampliaram o seu conhecimento a respeito da capoeira e da contribui??o do negro para a cultura brasileira.