Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino M?dio | Biologia | Mol?culas, c?lulas e tecidos |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
ATIVIDADE 1: O cora??o
Para o professor:
1) Entregue para os alunos uma folha impressa com a seguinte imagem do corpo humano.
Dispon?vel em: http://comunicandomatematica.blogspot.com.br/. Acesso em: 09 julho 2013.
2) Solicite aos alunos que desenhem, com l?pis de cor ou caneta, o cora??o no local que julgarem ser o correto.
3) Ainda na mesma folha, solicite aos alunos que desenhem como eles imaginam ser o cora??o por dentro.
Dispon?vel em: http://institutosalgado.com.br/blog/?p=191. Acesso em: 09 julho 2013.
?
4) Em seguida, organize a sala em c?rculos e pe?a aos alunos que socializem os desenhos. Os alunos dever?o explicar oralmente os desenhos.
5) Ap?s a socializa??o dos desenhos, inicie uma discuss?o com as seguintes quest?es:
- Como o cora??o trabalha?
- Qual a import?ncia do cora??o?
- Como o sangue bombeado circula pelo corpo humano?
Pe?a os alunos que registrem as respostas no caderno.
6) Discuta com os alunos a localiza??o e a fun??o do cora??o no corpo humano, sendo um ?rg?o protegido pelas costelas com a fun??o de bombear o sangue pelo corpo.
?
ATIVIDADE 2: Os vasos sangu?neos
Para o professor:
1) Pe?a aos alunos que coloquem o dedo indicador e m?dio no pulso (na dire??o do ded?o) ou no pesco?o.
Dispon?vel em: http://marciamantovani.blogspot.com.br/2011/05/frequencia-cardiaca.html. Acesso em: 09 julho 2013.
2) Solicite aos alunos que contem quantas pulsa??es ocorrem em 1 minuto e que registrem, no caderno, o valor obtido. Para isso, marque o tempo com aux?lio de um cron?metro ou rel?gio.
3) Informe aos alunos que cada pulsa??o corresponde a um batimento card?aco.
4) Em seguida, pe?a aos alunos que realizem alguns exerc?cios f?sicos, tais como pular sem sair do lugar, sentar e levantar, levantar e abaixar os bra?os, durante 1 minuto.
5) Novamente, solicite aos alunos que contem quantas pulsa??es ocorrem em 1 minuto e que registre, no caderno, o novo valor. Para isso, marque o tempo com aux?lio de um cron?metro ou rel?gio.
6) Inicie uma discuss?o com as seguintes quest?es:
- O que significa esses valores anotados?
- Por que percebemos as pulsa??es em algumas partes do corpo e nas outras n?o?
- O que acontece quando percebemos uma pulsa??o?
- Ap?s os exerc?cios f?sicos, o valor registrado foi maior ou menor que o medido no primeiro momento? Por qu??
Pe?a aos alunos que registrem as respostas no caderno.
7) Discuta com os alunos que o sangue ? bombeado pelo cora??o por meio dos vasos sangu?neos, como por exemplo, as art?rias e as veias. Os vasos sangu?neos apresentam diferen?as em suas estruturas, sendo que as art?rias apresentam uma parede muscular mais espessa e bombeiam sangue do cora??o para o corpo. Nesse sentido, a press?o sangu?nea nesses locais ? maior, por isso sentimos a pulsa??o de uma art?ria.
?
ATIVIDADE 3: Produ??o de texto
Para o professor:
1) Pe?a aos alunos que redijam, em uma folha separada, um texto sobre o que foi discutido nas atividades 1 e 2 do m?dulo 1. Para isso, sugira o seguinte t?tulo para o texto "Meu cora??o bate feliz".
2) Recolha o texto para corre??es.
?
ATIVIDADE 1: Rela??o entre os sistemas digest?rio e cardiovascular
1) Disponibilize para os alunos em folha impressa a seguinte not?cia.
Dieta para diminuir hipertens?o e evitar infarto vira moda nos EUA
Luna D'Alama, Do G1, em S?o Paulo
Dieta dash foca ingest?o em carnes magras, frutas, vegetais e cereais. Proposta reduz consumo de s?dio e aumenta o de c?lcio e pot?ssio.
?
?Uma dieta para reduzir a press?o arterial e, consequentemente, o risco de problemas cardiovasculares tem ganhado adeptos nos EUA, com promo??o do Instituto Nacional de Cora??o, Pulm?o e Sangue americano.
A dieta dash (sigla em ingl?s para ?abordagem diet?tica para interromper a hipertens?o?) concentra a ingest?o de alimentos em carnes magras, frutas, vegetais, latic?nios desnatados e cereais integrais.
Al?m disso, reduz consideravelmente o consumo de s?dio a 2,4 g por dia ? a recomenda??o da Organiza??o Mundial da Sa?de (OMS) ? de at? 5 g por dia, e o brasileiro consome tr?s vezes esse valor. Tamb?m busca aumentar os n?veis de c?lcio, pot?ssio e magn?sio nas refei??es.
De acordo com a nutricionista Mariana del Bosco, da Associa??o Brasileira para o Estudo da Obesidade e S?ndrome Metab?lica (Abeso), o aumento de c?lcio e pot?ssio na alimenta??o interfere na maior elimina??o de s?dio pelo rim, o que facilita a redu??o da hipertens?o.
Os benef?cios tamb?m acabam passando pela diminui??o da gordura saturada e de doces, o que tem impacto direto sobre os n?veis de colesterol no sangue. Segundo a nutricionista M?nica Beyruti, tamb?m da Abeso, essa n?o ? uma dieta propriamente dita, mas um programa alimentar que serve de orienta??o para quem tem press?o alta.
[...]?
Dispon?vel em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/01/dieta-para-diminuir-hipertensao-e-evitar-infarto-vira-moda-nos-eua.html Acesso em: 29 junho 2013.
2) Organize os alunos em duplas e solicite que fa?am a leitura.
3) Em seguida, apresente a seguinte quest?o para discuss?es entre a dupla e posterior registro no caderno:
- Com base na not?cia, estabele?a uma rela??o entre os sistemas digest?rio e cardiovascular humano.
4) Solicite que alguns alunos socializem as respostas para os outros colegas.
5) Discuta com os alunos a import?ncia de uma alimenta??o equilibrada e saud?vel como forma de prevenir doen?as cardiovasculares, visto que os alimentos ingeridos pelas pessoas passam por um processo de digest?o no qual as mol?culas de nutrientes quebradas s?o absorvidas e posteriormente transportadas pelo sangue.
?
ATIVIDADE 2: O trajeto do sangue
Para o professor:
1) Organize uma encena??o l?dica a partir da atividade "Pegando carona com o sangue", sugerida pelo professor Roberto Ternes Arrial (UnB, 2008).
2) A atividade est? dispon?vel em: recursos/mec_2409/Pegando_carona_com_o_sangue.pdf. Acesso em: 09 julho 2013.
3) Utilize espa?os maiores, como quadras de esportes, anfiteatros.
4) Ao final da encena??o, solicite aos alunos que produzam um texto explicando o trajeto completo do sangue pelo corpo humano.
5) Recolha o texto para corre??es.
Sugest?o de material de consulta para o professor:
- Sistema cardiovascular. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-circulatorio.htm. Acesso em: 09 julho 2013.
- Sistema circulat?rio. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-circulatorio/. Acesso em: 09 julho 2013.
- Sistema cardiovascular. Dispon?vel em: http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio1.asp. Acesso em: 09 julho 2013.
- V?deo Sistema cardiovascular. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=jQLu7B3i5N8. Acesso em: 09 julho 2013.
O aluno ser? avaliado qualitativamente por meio da participa??o e interesse durante as atividades. Tamb?m poder? ser avaliado de forma quantitativa durante a encena??o l?dica e por meio das produ??es de texto.