Portal do Professor

Início do Conteúdo

O som da vida

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Fonseca Gon?alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino M?dio Biologia Mol?culas, c?lulas e tecidos
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar e localizar os componentes do sistema cardiovascular humano.
  • Compreender as fun??es de cada componente do sistema cardiovascular humano.
  • Compreender o trajeto completo do sangue pelo corpo humano.
  • Perceber a import?ncia de uma alimenta??o equilibrada e saud?vel e das atividades f?sicas como forma de evitar doen?as cardiovasculares.

Duração das atividades

4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Organiza??o do corpo humano: sistemas, ?rg?os, tecidos e c?lulas.
  • Anatomia e funcionamento dos sistemas digest?rio e respirat?rio humano.

Estratégias e recursos da aula

  • Atividades em duplas.
  • Not?cias.
  • Desenhos e esquemas.
  • Discuss?es.
  • Produ??o de texto.
  • Encena??o l?dica.

?

M?DULO 1

ATIVIDADE 1: O cora??o

Para o professor:

1) Entregue para os alunos uma folha impressa com a seguinte imagem do corpo humano.

Corpo humano

Dispon?vel em: http://comunicandomatematica.blogspot.com.br/. Acesso em: 09 julho 2013.

2) Solicite aos alunos que desenhem, com l?pis de cor ou caneta, o cora??o no local que julgarem ser o correto.

3) Ainda na mesma folha, solicite aos alunos que desenhem como eles imaginam ser o cora??o por dentro.

Localiza????o do cora????o no corpo humano.

Dispon?vel em: http://institutosalgado.com.br/blog/?p=191. Acesso em: 09 julho 2013.

?

4) Em seguida, organize a sala em c?rculos e pe?a aos alunos que socializem os desenhos. Os alunos dever?o explicar oralmente os desenhos.

5) Ap?s a socializa??o dos desenhos, inicie uma discuss?o com as seguintes quest?es:

- Como o cora??o trabalha?

- Qual a import?ncia do cora??o?

- Como o sangue bombeado circula pelo corpo humano?

Pe?a os alunos que registrem as respostas no caderno.

6) Discuta com os alunos a localiza??o e a fun??o do cora??o no corpo humano, sendo um ?rg?o protegido pelas costelas com a fun??o de bombear o sangue pelo corpo.

?

ATIVIDADE 2: Os vasos sangu?neos

Para o professor:

1) Pe?a aos alunos que coloquem o dedo indicador e m?dio no pulso (na dire??o do ded?o) ou no pesco?o.

Medindo a pulsa????o

Dispon?vel em: http://marciamantovani.blogspot.com.br/2011/05/frequencia-cardiaca.html. Acesso em: 09 julho 2013.

2) Solicite aos alunos que contem quantas pulsa??es ocorrem em 1 minuto e que registrem, no caderno, o valor obtido. Para isso, marque o tempo com aux?lio de um cron?metro ou rel?gio.

3) Informe aos alunos que cada pulsa??o corresponde a um batimento card?aco.

4) Em seguida, pe?a aos alunos que realizem alguns exerc?cios f?sicos, tais como pular sem sair do lugar, sentar e levantar, levantar e abaixar os bra?os, durante 1 minuto.

5) Novamente, solicite aos alunos que contem quantas pulsa??es ocorrem em 1 minuto e que registre, no caderno, o novo valor. Para isso, marque o tempo com aux?lio de um cron?metro ou rel?gio.

6) Inicie uma discuss?o com as seguintes quest?es:

- O que significa esses valores anotados?

- Por que percebemos as pulsa??es em algumas partes do corpo e nas outras n?o?

- O que acontece quando percebemos uma pulsa??o?

- Ap?s os exerc?cios f?sicos, o valor registrado foi maior ou menor que o medido no primeiro momento? Por qu??

Pe?a aos alunos que registrem as respostas no caderno.

7) Discuta com os alunos que o sangue ? bombeado pelo cora??o por meio dos vasos sangu?neos, como por exemplo, as art?rias e as veias. Os vasos sangu?neos apresentam diferen?as em suas estruturas, sendo que as art?rias apresentam uma parede muscular mais espessa e bombeiam sangue do cora??o para o corpo. Nesse sentido, a press?o sangu?nea nesses locais ? maior, por isso sentimos a pulsa??o de uma art?ria.

?

ATIVIDADE 3: Produ??o de texto

Para o professor:

1) Pe?a aos alunos que redijam, em uma folha separada, um texto sobre o que foi discutido nas atividades 1 e 2 do m?dulo 1. Para isso, sugira o seguinte t?tulo para o texto "Meu cora??o bate feliz".

2) Recolha o texto para corre??es.

?

M?DULO 2

ATIVIDADE 1: Rela??o entre os sistemas digest?rio e cardiovascular

1) Disponibilize para os alunos em folha impressa a seguinte not?cia.

Dieta para diminuir hipertens?o e evitar infarto vira moda nos EUA

Luna D'Alama, Do G1, em S?o Paulo

Dieta dash foca ingest?o em carnes magras, frutas, vegetais e cereais. Proposta reduz consumo de s?dio e aumenta o de c?lcio e pot?ssio.

?

?Uma dieta para reduzir a press?o arterial e, consequentemente, o risco de problemas cardiovasculares tem ganhado adeptos nos EUA, com promo??o do Instituto Nacional de Cora??o, Pulm?o e Sangue americano.

A dieta dash (sigla em ingl?s para ?abordagem diet?tica para interromper a hipertens?o?) concentra a ingest?o de alimentos em carnes magras, frutas, vegetais, latic?nios desnatados e cereais integrais.

Al?m disso, reduz consideravelmente o consumo de s?dio a 2,4 g por dia ? a recomenda??o da Organiza??o Mundial da Sa?de (OMS) ? de at? 5 g por dia, e o brasileiro consome tr?s vezes esse valor. Tamb?m busca aumentar os n?veis de c?lcio, pot?ssio e magn?sio nas refei??es.

De acordo com a nutricionista Mariana del Bosco, da Associa??o Brasileira para o Estudo da Obesidade e S?ndrome Metab?lica (Abeso), o aumento de c?lcio e pot?ssio na alimenta??o interfere na maior elimina??o de s?dio pelo rim, o que facilita a redu??o da hipertens?o.

Os benef?cios tamb?m acabam passando pela diminui??o da gordura saturada e de doces, o que tem impacto direto sobre os n?veis de colesterol no sangue. Segundo a nutricionista M?nica Beyruti, tamb?m da Abeso, essa n?o ? uma dieta propriamente dita, mas um programa alimentar que serve de orienta??o para quem tem press?o alta.

[...]?

Dispon?vel em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/01/dieta-para-diminuir-hipertensao-e-evitar-infarto-vira-moda-nos-eua.html Acesso em: 29 junho 2013.

2) Organize os alunos em duplas e solicite que fa?am a leitura.

3) Em seguida, apresente a seguinte quest?o para discuss?es entre a dupla e posterior registro no caderno:

- Com base na not?cia, estabele?a uma rela??o entre os sistemas digest?rio e cardiovascular humano.

4) Solicite que alguns alunos socializem as respostas para os outros colegas.

5) Discuta com os alunos a import?ncia de uma alimenta??o equilibrada e saud?vel como forma de prevenir doen?as cardiovasculares, visto que os alimentos ingeridos pelas pessoas passam por um processo de digest?o no qual as mol?culas de nutrientes quebradas s?o absorvidas e posteriormente transportadas pelo sangue.

?

ATIVIDADE 2: O trajeto do sangue

Para o professor:

1) Organize uma encena??o l?dica a partir da atividade "Pegando carona com o sangue", sugerida pelo professor Roberto Ternes Arrial (UnB, 2008).

2) A atividade est? dispon?vel em: recursos/mec_2409/Pegando_carona_com_o_sangue.pdf. Acesso em: 09 julho 2013.

3) Utilize espa?os maiores, como quadras de esportes, anfiteatros.

4) Ao final da encena??o, solicite aos alunos que produzam um texto explicando o trajeto completo do sangue pelo corpo humano.

5) Recolha o texto para corre??es.

Recursos Complementares

Sugest?o de material de consulta para o professor:

- Sistema cardiovascular. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-circulatorio.htm. Acesso em: 09 julho 2013.

- Sistema circulat?rio. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-circulatorio/. Acesso em: 09 julho 2013.

- Sistema cardiovascular. Dispon?vel em: http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio1.asp. Acesso em: 09 julho 2013.

- V?deo Sistema cardiovascular. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=jQLu7B3i5N8. Acesso em: 09 julho 2013.

Avaliação

O aluno ser? avaliado qualitativamente por meio da participa??o e interesse durante as atividades. Tamb?m poder? ser avaliado de forma quantitativa durante a encena??o l?dica e por meio das produ??es de texto.